sábado, 23 de janeiro de 2016

EDUCAÇÃO JÁ RECEBEU MAIS DE 21 MIL INSCRIÇÕES NA 2ª FASE DA MATRÍCULA


 » Ascom da Secretaria de Educação
Estudantes que perderam os prazos terão os dias 25 e 26 para realizar a inscrição

A Secretaria de Educação registrou, até o fim de sexta-feira (22/01), mais de 21 mil inscrições na segunda fase da matrícula. Os dias 21 e 22 foram destinados, exclusivamente, aos candidatos não alocados na primeira etapa.
Os alunos que perderam os prazos ou não confirmaram a reserva terão os dias 25 e 26 deste mês para a inscrição. Nessa etapa, será considerada a ordem da inscrição efetuada na internet para a distribuição das vagas remanescentes. A matrícula informatizada, que acontece até o dia 26, pode ser feita no sitewww.matriculafacil.rj.gov.br.

Os candidatos interessados poderão ingressar nas seguintes séries: 6º, 7º, 8º e 9º anos do Ensino Fundamental Regular; fases VI, VII, VIII e IX do Ensino Fundamental da Educação de Jovens e Adultos; 1ª, 2ª e 3ª séries do Ensino Médio Regular; 1ª, 2ª e 3ª séries do Ensino Médio Inovador; 1ª série do Ensino Médio Nova Geração; módulos I, II, III e IV do Ensino Médio da Educação de Jovens e Adultos; 1ª, 2ª e 3ª séries do Ensino Médio Normal (Formação de Professores em horário integral); 1ª série do Ensino Médio Vocacional Profissionalizante; 1ª série do Ensino Médio Vocacional Intercultural; e 1ª série do Ensino Médio Articulado ao Técnico.


AGRICULTORES FAMILIARES FORNECERÃO LEITE PARA MERENDA


 » Ascom da Secretaria de Agricultura
Cooperativa de Barra Mansa é beneficiada pelo programa Rio Rural

Beneficiada pelo programa Rio Rural, da Secretaria de Agricultura e Pecuária, a cooperativa de produtores de leite de Amparo, distrito de Barra Mansa, no Centro-Sul, venceu a chamada pública para fornecer leite para a merenda escolar da cidade. O grupo disponibilizará cerca de 35 mil litros de leite por mês a 73 unidades escolares, atendendo a 22 mil alunos.

A Lei 11.947/09 determina que, pelo menos, 30% da merenda escolar seja adquirida de agricultores familiares ou organizações por meio do PNAE (Programa Nacional de Alimentação Escolar). Essa foi a primeira vez que a cooperativa de Amparo participou de uma chamada pública desde que recebeu a DAP (Declaração de Aptidão ao Pronaf) Jurídica, que certifica que 70% dos cooperados se enquadram no segmento de agricultura familiar.


Para o presidente da Cooperativa Agropecuária de Nossa Senhora do Amparo, Delair Dutra, além de agregar valor ao leite, o PNAE vai garantir novo ânimo à organização, que receberá R$ 1,2 milhão pelo fornecimento do produto. A cooperativa reúne 128 agricultores, que têm capacidade para produzir aproximadamente 13 mil litros de leite por dia.


- Com o contrato, teremos condições de pagar melhor os nossos produtores, atraindo cooperados e dinamizando ainda mais a cooperativa - explicou Dutra, que destacou ainda a parceria com a Emater-Rio.

Visualizações de página; Anuncie aqui; wilsonmendes21@gmail.com Tel; 21 97673-0962

Visualizações de páginaMais estatísticas »
Gráfico de visualizações de página do Blogger
Principais origens de tráfego - www.google.com.br | m.facebook.com |www.facebook.com

Atualizações

INSCRIÇÕES PARA CURSOS DA FAETEC TERMINAM NO DOMINGO


São mais de 170 opções gratuitas em unidades de todo o estado

As inscrições para cursos profissionalizantes gratuitos da Faetec terminam neste domingo (24/1). São oferecidas mais de 70 mil vagas e cerca de 170 opções de qualificações em unidades de todo o estado. As inscrições devem ser feitas no site www.faetec.rj.gov.br.

Os candidatos devem ter o Ensino Fundamental completo e, dependendo do curso, a idade mínima varia de 14 a 18 anos. As capacitações têm duração de 10 a 20 semanas.


– Estamos acompanhando esse processo de seleção e verificamos um bom número de inscritos, prova de que a população do Rio de Janeiro tem acreditado cada vez mais na qualidade dos cursos da Faetec – disse o presidente da Fundação, Wagner Victer.
 

Entre as opções de cursos mais procurados estão Assistente Administrativo, Auxiliar de Cozinha, Cabeleireiro, Eletricista Instalador Predial de Baixa Tensão, Informática, Assistente Financeiro, Montador e Reparador de Computadores, Salgadeiro e Vendedor.
 

– Os cursos são reconhecidos pelo mercado e valorizados pelos empregadores – destacou o secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação, Gustavo Tutuca.

O sorteio público das vagas será realizado no dia 26, a partir das 10h. Após a publicação, os candidatos sorteados terão entre os dias 27 e 30 deste mês para efetivar a matrícula. As aulas começam em 15 de fevereiro.

CIDADE DE ARARUAMA GANHARÁ NOVO PARQUE MUNICIPAL


 » Ascom da Secretaria de Turismo
Área turística será construída em terreno cedido pelo Governo do Estado

O município de Araruama, na Região dos Lagos, ganhará mais um espaço de lazer. Em uma área da TurisRio – Cia.de Turismo, será construído um parque. O comodato firmado entre a prefeitura e o Governo do Estado por tempo indeterminado será assinado neste sábado (23/1).

A área de 17,1 mil m² está localizada no bairro Parque Hotel, que abrigava o antigo Camping Clube Brasil. A Prefeitura de Araruama transformará a área em um grande parque verde urbanizado, com orquidário, lago e estacionamento para os visitantes.

– Nossa missão é apoiar e auxiliar os municípios a incrementar a atividade turística em suas cidades. A área entregue à prefeitura é um estímulo para que Araruama acrescente a seu leque de atrativos um local voltado para a prática de ecoturismo, com possibilidades de atividades saudáveis para visitantes e moradores da região – disse o secretário de Turismo, Nilo Sergio Felix.

BOMBEIROS GANHAM PRÊMIO DE MELHOR ATUAÇÃO DO MUNDO

 2

 » Ascom da Defesa Civil
Militares foram reconhecidos pelo combate a incêndio em shopping

Pelo segundo ano consecutivo, o Corpo de Bombeiros do Rio de Janeiro, representado pelos militares do Méier, ganhou o prêmio Conrad Dietrich Magirus. A premiação elegeu as melhores atuações de equipes de bombeiros do mundo e, na edição 2015, os brasileiros saíram na frente de outras 10 corporações. O prêmio foi entregue na sexta-feira (22.1), na Alemanha.
 

A ocorrência que rendeu o prêmio para o grupo foi o combate ao incêndio no Shopping Nova América, na Zona Norte do Rio, no dia 16 de fevereiro do ano passado.

Com 400 lojas em funcionamento, duas praças de alimentação, um centro empresarial e um campus universitário, o empreendimento fica a quatro quilômetros do quartel. Graças à agilidade e eficiência das equipes de salvamento, combate a incêndio e atendimento pré-hospitalar, não houve vítimas fatais e o shopping foi reaberto três dias depois do acidente. Cerca de 100 militares participaram da operação, com o apoio de 30 viaturas e dois helicópteros, pela primeira vez utilizados em área urbana. Em 2014, o 2º GBM venceu o Conrad Dietrich Magirus pela atuação no resgate de vítimas após a queda de uma passarela na Linha Amarela, em 28 de janeiro de 2014.


Para o comandante do 2º GBM, no Méier, coronel Cláudio Nicacio, é muito gratificante ter o trabalho reconhecido, mas o mais importante é saber que a missão foi cumprida e que nenhuma vida foi perdida.
 

- Estamos muito orgulhosos em poder representar a nossa instituição e nos sobressair perante profissionais conceituados como australianos, americanos e austríacos, por exemplo. Os militares agora vão se preparar para a viagem a Nova Iorque, que faz parte da premiação. Lá, os militares terão a oportunidade de conhecer o trabalho dos bombeiros americanos e trocar experiências - disse o comandante.

Os militares concorreram com os seguintes grupos:


  • Austrália: Resgate de seis pessoas em montanha russa em parque de diversões, em Queensland
     
  • Áustria: Incêndio em depósito de materiais plásticos, em Wildon
     
  • Áustria: Resgate de 27 pessoas em prédio residencial em chamas, em Braunau Am Inn
     
  • Brasil: Incêndio nos tanques de depósito de combustíveis, em Santos
     
  • Chile: Colisão de carro em poste de luz, em Talcahuano
     
  • França: Queda de avião, nos Alpes Franceses
     
  • Hungria: Incêndio em um depósito, em Budapeste
     
  • Irã: Explosão de tanques de gás industrial e doméstico na Companhia Orsa Gas, em Isfahã
     
  • República Tcheca: Incêndio em um depósito de tecido, em Praga
     
  • Turquia: Explosão de um tanque de solvente, em Istambul

sexta-feira, 22 de janeiro de 2016

Final de semana terá sete praias próprias para o banho nas Zonas Sul e Oeste do Rio


Os boletins de balneabilidade das praias do estado podem ser consultados no site do Inea

Ascom SEA/Inea

O boletim de balneabilidade do Instituto Estadual do Ambiente (Inea) divulgado nesta sexta-feira (22/01) traz sete praias próprias para o banho nas Zonas Sul e Oeste do Rio neste final de semana.
As praias liberadas são Grumari, Prainha, Recreio, Joatinga, Copacabana, Leme e Vermelha. Estão impróprias as praias da Barra de Guaratiba, Pepino, São Conrado, Vidigal, Leblon, Ipanema, Arpoador, Diabo, Urca, Botafogo e Flamengo.
Em Pontal de Sernambetiba, o ponto em frente ao Canal de Sernambetiba está impróprio. Os banhistas podem frequentar sem problemas o ponto em frente ao número 6.287 da Estrada do Pontal.
Na praia da Barra da Tijuca, estão próprios os pontos em frente à Avenida Ayrton Senna e ao Riviera Country Club. Os banhistas devem evitar os pontos em frente ao 2º GBM e ao Quebra-Mar.
Tanto na Ilha de Paquetá quanto na do Governador todas as praias estão impróprias.
O Inea alerta que o banho de mar deve ser evitado nas primeiras horas após a ocorrência de chuvas e próximo à saída de galeria de águas pluviais ou canais de drenagem. O boletim de balneabilidade pode ser consultado no site do Inea (www.inea.rj.gov.br).

DETRAN NOTIFICA 2.835 CONDUTORES SOBRE SUSPENSÃO DE HABILITAÇÃO

 

 » Ascom do Detran
Lista foi publicada, nesta sexta-feira (22/1), no Diário Oficial

O Detran notificou mais 2.835 motoristas e motoqueiros que podem ter suas habilitações suspensas por terem cometido infrações consideradas gravíssimas, como dirigir embriagado, disputar rachas ou pilotar sem capacete. A lista foi publicada, nesta sexta-feira (22/1), no Diário Oficial. Todos respondem a processo para suspensão do direito de dirigir e tiveram seus recursos indeferidos pelas Juntas Administrativas de Recursos e Infrações (Jaris).

Esses condutores ainda podem apresentar um último recurso ao Conselho Estadual de Trânsito, em 30 dias, contados a partir de hoje. Outros 160 tiveram suas alegações deferidas pelas Jaris.

A lista dos processos administrativos para suspensão da Carteira Nacional de Habilitação pode ser conferida no portal do Detran (www.detran.rj.gov.br).

SEMINÁRIO SOBRE ARRECADAÇÃO DE MUNICÍPIOS É ABERTO EM TERESÓPOLIS


Encontro reúne secretários de Fazenda e de Planejamento da Região Metropolitana

Melhorar a arrecadação dos municípios e encontrar soluções para o aumento da receita das prefeituras. Este é o principal objetivo do 2º Encontro de Secretários (Workshop sobre Desempenho e Eficiência Tributária nos Municípios da Região Metropolitana), que começou nesta sexta-feira (22/1) e segue até amanhã, no Hotel Alpina, em Teresópolis. O seminário, promovido pelo Governo do Estado, através da Câmara Metropolitana, reúne secretários de Fazenda, de Planejamento e de Urbanismo dos 21 municípios da região.

- Fizemos este seminário com o objetivo de discutir alternativas para a melhoria do setor de cadastro das prefeituras. Esperamos, com essas informações, que as prefeituras possam cobrar impostos mais justos, mais de acordo com a realidade dos cidadãos - destacou o diretor-executivo da Câmara Metropolitana, Vicente Loureiro.


Segundo Vicente, os municípios da Região Metropolitana, exceto Rio de Janeiro e Niterói, perdem anualmente de R$ 800 milhões a R$ 1 bilhão, com perda de receita.


- São impostos que não são cobrados que poderiam contribuir para a melhoria da saúde e da educação de muitos municípios - acrescentou.


Também presente ao encontro, a secretária estadual de Planejamento e Gestão, Cláudia Uchôa, destacou a importância do encontro por conseguir reunir representantes dos municípios que poderão contribuir com informações úteis à melhoria da arrecadação das prefeituras.


- Este seminário serve também para que o Estado interaja com os municípios, conhecendo de perto a realidade de cada um. Eu vejo um ano de 2016 com muita esperança, apesar da crise que atravessa o país - afirmou a secretária.


Para a secretária de Fazenda de Nilópolis, Sueli Abrahão, o encontro serve para a troca de experiência entre as cidades e para a discussão de soluções de problemas comuns a muitas cidades. Ela afirma que um dos grandes problemas nas cidades da Região Metropolitana é a inadimplência e a baixa arrecadação.


Com R$ 350 milhões de arrecadação anual, o município tem apenas R$ 12 milhões contabilizados em cobrança de IPTU. De acordo com a secretária, a inadimplência chega a 40%.


- Estamos em busca de soluções criativas para que a nossa arrecadação aumente - explicou Sueli Abrahão.


O seminário usa a tecnologia do design thinking, um método participativo que usa a tecnologia do desenho e do post-it para o encontro de soluções.

OPERAÇÃO VERÃO GANHA REFORÇO DE HELICÓPTERO


Equipamento conta com alta tecnologia de monitoramento

Para reforçar a segurança nas praias do Rio, a Polícia Militar utiliza na Operação Verão um helicóptero do Grupamento Aeromóvel (GAM), que conta com tecnologia de monitoramento. Chamado de Sistema Imageador Aéreo, o equipamento – composto por câmeras, transmissores e antenas – capta e transmite imagens da orla carioca, contribuindo para agilizar a resolução de possíveis ocorrências.

As imagens registradas em tempo real são transmitidas para receptores portáteis e para o Centro de Comando e Controle Móvel, localizado no Arpoador, nos finais de semana. As câmeras acopladas ao helicóptero possuem alta definição e capacidade para baixa luminosidade e infravermelho.

- A ferramenta tem auxiliado inúmeras investigações e agilizado decisões na Operação Verão. A tecnologia nos ajuda a realizar abordagens com maior precisão. Por meio das imagens, nosso tempo de resposta às demandas tem se reduzido, inclusive já identificamos pessoas que participaram de furtos e roubos - afirmou o comandante do 1º Comando de Policiamento de Área (CPA), coronel Joseli Cândido da Silva.

O helicóptero do GAM cobre de Botafogo, na Zona Sul, ao Recreio, na Zona Oeste. As imagens são realizadas de acordo com a demanda do responsável pela Operação Verão escalado para o dia. A tecnologia já atendia a ações do Comando de Operações Especiais (COE). Usada em eventos como a Copa do Mundo, a ferramenta servirá para os Jogos Olímpicos.

Contamos com um piloto, um copiloto e um operador do sistema. Voamos mil e 500 horas utilizando o equipamento” disse o comandante do GAM, coronel Miguel Ramos Junior.

Ações foram iniciadas em setembro do ano passado - Iniciada em setembro de 2015, a Operação Verão conta com mais de 700 agentes de diversas unidades especializadas da Polícia Militar, como o Batalhão de Choque, o Batalhão de Ações com Cães, o Batalhão de Policiamento em Grandes Eventos e o Regimento de Polícia Montada.

Agentes do Batalhão de Policiamento em Grandes Eventos, capacitados para trabalhar em aglomerações e com armamento não-letal e uso progressivo da força, também reforçam a ação. A Secretaria Especial de Ordem Pública e a Guarda Municipal participam da operação da PM.