sábado, 22 de março de 2014

Faetec vai oferecer Ensino Superior a Distância


A Faetec (Fundação de Apoio à Escola Técnica), vinculada à Secretaria de Ciência e Tecnologia, vai oferecer Ensino Superior a distância a partir de 2015. A instituição foi aprovada por unanimidade, na última segunda-feira (17/3), para compor o consórcio Cederj (Centro de Educação a Distância do Estado do Rio) / Cecierj (Centro de Ciências e Educação Superior a Distância), que reúne as mais respeitadas universidades públicas do Rio de Janeiro.

De acordo com o diretor de Ensino Superior da Faetec, Fernando Mota, o próximo passo será solicitar o credenciamento da instituição no Ministério da Educação para ofertar o curso de Tecnólogo em Logística a distância. Em paralelo ao processo, o gestor reunirá mestres e doutores da disciplina para preparar os materiais que serão utilizados na qualificação.

– Foi um reconhecimento do trabalho da Faetec na educação superior. Inicialmente podemos oferecer apenas um curso, mas tenho certeza que essa aprovação é uma semente muito positiva para o Rio de Janeiro. Disseminar cursos de tecnólogo em um estado em desenvolvimento acelerado é crucial. Vamos qualificar nossos jovens e as empresas não terão que buscar mão de obra fora – afirmou Mota.

O Consórcio Cederj é formado pelas instituições públicas de Ensino Superior no Rio (Cefet, Uenf, Uerj, UFF, UFRJ, UFRRJ e a UniRio) em parceria com a Universidade Aberta do Brasil. O objetivo é oferecer cursos de graduação a distância, no regime semipresencial, em 32 polos no estado.

Pedidos de isenção do Vestibular Cederj

Os interessados em cursar a graduação pelo sistema podem se inscrever para pedidos de isenção do pagamento da taxa de inscrição e para pré-inscrição no Sistema de Cotas do Vestibular Cederj 2014, para ingresso no segundo semestre. O benefício será concedido a quem comprovar renda bruta mensal por pessoa igual ou inferior a R$1.017, referente àqueles que forem citados no requerimento de Isenção e Pré-Inscrição para Cotas.

O candidato deve preencher o requerimento, imprimi-lo e enviá-lo até 28 de março, junto com a documentação exigida, para a Coordenação de Educação a Distância da UFF, localizada na Rua Lara Vilela, 197, São Domingos, em Niterói. É possível ainda entregar o pedido em um dos polos até 29 de março, de terça a sexta-feira, das 13h às 19h, e aos sábados, das 9h às 17h.

Além do Elegê, Procon Estadual suspende a venda dos leites Líder e Parmalat em todo o estado do Rio



Assim como fizera com o Leite Elegê, a Secretaria de Estado de Proteção e Defesa do Consumidor (Seprocon), por meio do Procon Estadual, abriu processo administrativo nesta sexta-feira (21/03) que suspende preventivamente a venda de leite das marcas Líder e Parmalat em todo o estado do Rio. O processo foi instaurado a partir da informação veiculada nos meios de comunicação, pelo Ministério Público do Rio Grande do Sul, que esses leites podem ter sido processados com matéria-prima contaminada com formol. O Procon Estadual instaurou o processo para averiguar se os produtos das marcas distribuídos no estado do Rio apresentam o mesmo problema.

Este é o segundo processo administrativo instaurado nesta sexta-feira suspendendo a distribuição de leite no Rio de Janeiro. O alvo do primeiro processo foi o leite Elegê, devido a informação veiculada pelo Procon Carioca de que o produto estaria impróprio. O Procon-RJ recolheu reclamações que havia recebido de consumidores através do telefone 151 e em sites de reclamações e decidiu suspender a venda dessa marca de leite também em todo o estado.

“O Procon Carioca só tem competência para atuar no município do Rio. O Procon-RJ atua em todo o estado, por isso nós agimos”, comentou a secretária de Estado de Proteção e Defesa do Consumidor, Cidinha Campos.  

Tanto a BRF, empresa detentora da marca Elegê, quanto a LBR, responsável pelas marcas Líder e Parmalat, já foram notificadas sobre os processos e deverão realizar exames de amostras de todos os lotes de seus produtos que estiverem à venda no estado. O teste deverá ser realizado pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) com amostras recolhidas após a instauração destes processos. Somente após a apresentação desses exames, atestando a qualidade dos produtos, eles poderão voltar a ser comercializados no Rio de Janeiro.

Dia da Água: Meio Ambiente mobiliza comunidade e parceiros em ação ambiental no Vale da Revolta


Neste sábado, 22 de março, Dia Mundial da Água, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente, em parceria com a associação de moradores do bairro, coordenou uma importante ação de conscientização sobre preservação ambiental no Vale da Revolta.
Mutirão de limpeza de encostas e de rio, bem como das margens da Estrada Rio-Bahia, no trecho que corta a comunidade, entre os quilômetros 83 e 84; reflorestamento de uma área de encosta com o plantio de 50 mudas; ações preventiva de desratização e educativa de combate ao mosquito transmissor da dengue; e análise da água das nascentes da comunidade fizeram parte da programação.
As atividades contaram com a parceria das secretarias municipais de Saúde/Controle de Zoonoses, Defesa Civil, Serviços Públicos e Segurança/Guarda Municipal. Também foram parceiros o Unifeso (Centro Universitário Serra dos Órgãos), CRT (Concessionária Rio-Teresópolis), INEA (Instituto Estadual do Ambiente)/Parque Estadual dos Três Picos e Corpo de Bombeiros.
“É o terceiro ano que realizamos essa atividade no Vale da Revolta e pudemos ver o progresso da conscientização ambiental. No primeiro ano, a quantidade de lixo foi muito maior, e agora nos deparamos com um montante bem inferior”, comemorou o secretário municipal de Meio Ambiente, André de Mello.
O presidente da Associação de Moradores e Amigos do Vale da Revolta, Judas Tadeu Florêncio, festejou o resultado positivo da ação ambiental. “Estou muito feliz com o resultado a respeito do lixo. Na primeira ação ambiental nós tiramos três ou quatro caminhões de lixo. Na segunda, foram dois, e hoje nós recolhemos 200 quilos. Olha a diferença! Para mim o maior ganho foi esse”, vibrou Tadeu.
A ação de desratização e de combate ao mosquito transmissor da dengue foi acompanhada pelo chefe da Vigilância Ambiental em Saúde, Alonso de Faria, e realizada pela equipe do Setor de Controle de Zoonoses, da Secretaria Municipal de Saúde. “Percorremos o bairro numa ação educativa, chamando a atenção dos moradores para a importância de manter as caixas d'água tampadas para evitar focos do mosquito transmissor da dengue. Também distribuímos iscas contra roedores em locais estratégicos”, comentou Alonso de Faria.
Paralelamente, as crianças do bairro fizeram uma caminhada até a subsede do Parque Estadual dos Três Picos, onde participaram de palestra sobre a importância da proteção de plantas e animais e a preservação da água. Depois, foi feito o plantio de 50 mudas nativas da Mata Atlântica.
“A Secretaria procura fazer, todo mês, um trabalho em uma comunidade, dentro do nosso programa municipal de educação ambiental, além daquele que fazemos nas escolas, voltado para a conscientização da população”, assinalou o subsecretário municipal de Meio Ambiente, Leandro Coutinho da Graça, que acompanhou a ação com o subsecretário administrativo, Eduardo Niebus, e equipe.
O subchefe do Núcleo Vale da Revolta do Parque Estadual dos Três Picos, Octacílio Jr, parabenizou a mobilização da comunidade, o que demonstra o avanço da conscientização ambiental. “A gente vem trabalhando ao longo de três com a comunidade do Vale da Revolta. É fundamental ter essa parceria envolvendo a comunidade e os órgãos co-irmãos, para que os moradores percebam a importância de preservar esse local, que é para uso deles e de todos nós”.

Prefeitura conclui asfalto na rua de acesso à CBF e faz manutenção nos bairros

Entrada para o campo e alojamento da CBF




Vista interna da CBF
 A Secretaria Municipal de Serviços Públicos concluiu nesta sexta-feira, 21, a colocação de novo asfalto na Rua Hercílio Ferreira dos Santos, que dá acesso ao Centro de Treinamento da CBF, na Granja Comary. O trabalho teve início na terça-feira, 19, com a utilização de 30 caminhões de asfalto para cobrir cerca de 300 metros de extensão da via. Equipe da Sinalização da Secretaria Municipal de Segurança Pública providenciou a pintura de demarcação de pista, completando o trabalho. A iniciativa faz parte do projeto de revitalização da cidade para receber a Seleção Brasileira de Futebol para os treinamentos para a Copa do Mundo.

“Esta semana a Prefeitura fez manutenção geral, com capina e limpeza, de várias ruas do entorno da CBF, na Granja Comary, na Vila Olímpica e no canteiro central da Avenida Jorge Lima, no bairro de São Pedro, entre outras ações”, pontuou o secretário Beto Rosa.

Na Granja Comary, receberam as equipes da Prefeitura as ruas Castro Alves e Coelho Neto, com limpeza geral, e a Rua Renato de Miranda, com reparos de galeria pluvial. Consertos da rede de manilhamento também foram executados na Travessa Coronel Claussen, na Várzea; nas ruas Caramuru, no Meudon; Otávio Mangabeira, no Taumaturgo; e Vicente Celestino, no Jardim Féo.

O faxinaço de capina, roçada e retirada de lixo também foi levado às ruas Guandu, em Pimenteira; José Oscar da Silva, no Panorama; Melvin Jones, no Meudon; e Beira Rio, em Araras. Operação tapa-buracos, com a recuperação de trechos danificados de vias públicas, foi realizada nas ruas Pérola, no Vale da Prata; Luiza Pereira Soares e Silvestre Pereira Soares, no Recanto dos Artistas.

Acontece em Teresópolis






De 21 a 27 de Março de 2014

CINE SHOW
Local: Teresópolis Shopping Center
Endereço: Rua Edmundo Bittencourt, 202, loja 201 - Várzea
Telefone: (21) 2641-4961

Confira os horários, a programação completa, os preços dos ingressos e compre seu ingresso online no site:






AOS NOSSOS FILHOS


A peça se passa na noite em que a filha conta a sua mãe que vai ter um filho através da barriga de sua companheira. A notícia traz à tona encontros e conflitos das duas gerações. Neste momento, o espetáculo coloca em confronto duas mulheres, mãe e filha, ambas revolucionárias a seu tempo. O projeto leva pela primeira vez aos palcos brasileiros a atriz portuguesa Maria de Medeiros, conhecida mundialmente por sua atuação nos filmes Pulp Fiction, de Quentin Tarantino, e Henry e June, Philip Kaufman. Texto de Laura Castro e direção de João das Neves. 
Dia: 21/03, às 21h.
Ingresso: R$ 2,00 (assoc. Sesc), R$ 4,00 (est. idoso) e R$ 8,00.
Classificação: 14 anos.
Maiores informações: Tel (21) 2743-6921
Local: SESC Teatro. Endereço: Avenida Delfim Moreira, 749 – Várzea.

NA COMÉDIA DE EDGAR, ALAN PÔE O BICO
O espetáculo mostra a dificuldade em compreender o espírito trágico nos dias atuais em contraponto à banalização do espírito cômico. A montagem pretende aproximar teatro e literatura, tendo o poema O Corvo, de Edgar Alan Poe, como fonte inspiradora para a criação dramatúrgica e a famosa análise que o próprio autor faz dele em Filosofia de composição.


Dia: 22/03, das 21h às 22h:30h.
Ingresso: R$ 2,00 (assoc. Sesc), R$ 4,00 (est., idoso) e R$ 8,00.
Classificação: 14 anos.
Maiores informações: Tel (21) 2743-6921
Local: SESC Teatro. Endereço: Avenida Delfim Moreira, 749 – Várzea.


INTERVENÇÃO PALHACE ATADA
Uma verdadeira palhaceata em forma de cortejo. Nela, os palhaços da Trupe vêm paramentados de Mechicanos Chicoteadores e saem à procura do melhor local para sua apresentação. Enquanto procuuram, vão convidando as pessoas e improvisando pequenas cenas circenses, com muito malabarismo com chapéus, números com corda, esquetes cômicas e equilibrismos. Quando os três palhaços atrapalhados encontram o local da apresentação, finalizam com um musical inusitado.


Dia: 23/03, às 11h.
Ingresso: grátis
Classificação: Livre.
Maiores informações: Tel (21) 2743-6921
Local: Feirarte.

TRÊS VARIANDO
No espetáculo “Três Variando”, o público é recepcionado pelo palhaço Sandoval, que dá as boas vindas aos que entram no seu circo. No palco, vê-se o picadeiro todo desmontado, revelando ao público a precariedade desse circo de variedades. Pouco a pouco, os palhaços Pabrito, Sandoval e Jacinto se revelam e iniciam uma atrapalhada montagem da lona para o espetáculo. Sob o comando do palhaço Granado, um mágico atrapalhado e dono do circo, esses três palhaços executam sucessivos números circenses e demonstram suas habilidades com malabares de chapéu e equilíbrio, telepatia chicote com bolhas de sabão, karatê e dança.
Dia: 23/03, às 16h.
Ingresso: Grátis.
Classificação: Livre.
Maiores informações: Tel (21) 2743-6921
Local: SESC Teatro. Endereço: Avenida Delfim Moreira, 749 – Várzea.






INSTALAÇÃO FAVELAS
O artista Sérgio Cezar, mais conhecido como o Arquiteto do Papelão, traz em sua mostra 10 obras feitas de papelão e microfixo, além do reaproveitamento de materiais do acervo do artista que, há mais de 30 anos, transforma lixo em esculturas.


Dia: de 21/03 às 31/03, de terça a domingo das 9h às 18h.
Ingresso: Grátis.
Classificação: Livre.
Maiores informações: Tel (21) 2743-6921
Local: SESC. Endereço: Avenida Delfim Moreira, 749 – Várzea.

MURAL DE FOTOS E CURIOSIDADES
Personagens femininas da Literatura universal e curiosidades de países que participarão da Copa 2014.
Dia: de 01/03 à 31/03, de terça a sexta, das 9h às 18h.
Ingresso: Grátis.
Classificação: Livre.
Maiores informações: Tel (21) 2743-6921
Local: SESC. Endereço: Avenida Delfim Moreira, 749 – Várzea.

FAMÍLIA GRANADO 100 ANOS.
Em comemoração ao centenário da Família Granado.
Dia: de 01/03 à 31/03, de terça a domingo, das 9h às 18h.
Ingresso: Grátis.
Classificação: Livre.
Maiores informações: Tel (21) 2743-6921
Local: SESC. Endereço: Avenida Delfim Moreira, 749 – Várzea.

CARNAVAL CRIADO
A oficina tem como proposta resgatar os valores culturais na história do Carnaval, a partir da abordagem artística encontrada na temática, tendo como culminância a releitura de quadros de Juan Miró i Ferrá, um dos maiores expoentes dos pintores surrealistas no mundo.


Dia: de 01/03 à 26/03, Quartas das 13h às 19h.
Ingresso: Grátis.
Classificação: Livre.
Maiores informações: Tel (21) 2743-6921
Local: SESC. Endereço: Avenida Delfim Moreira, 749 – Várzea.

EXPOSIÇÃO MÁRCIA NOGUEIRA
“Ela é carioca, radicada em Teresópolis, e desenvolveu sua técnica no atelier da artista plástica e curadora Lena Bergstein. Pintora habilidosa, suas abstrações são suaves, de colorido rico e elegante. Sua obra mostra o quanto as cores tocam, comunicam e expressam estados de emoção.”
Dia: de 06/02 à 27/04.
Local: Restaurante e Pizzaria Manjericão. Endereço: Rua Prefeito Flávio Bortoluzzi de Souza, nº 314 – Alto.
Maiores informações: Tel (21) 2642-4242

“EXPOSIÇÃO MEMÓRIAS DA CIDADE” – A história de Teresópolis contada através de Fatos e Imagens e está sendo contato a história do Alto.
Local: Calçada da Fama

“MEU AVÔ E SUA HISTÓRIA” – A Exposição mostra onde a memória de José Francisco Lippi, o “Seu Pepino” sendo preservada em documentos e objetos que contam também a História de Venda Nova.
Sábados, Domingos e Feriados, das 10h ás 17h.
Local: Museu de Venda Nova, Estrada Teresópolis-Friburgo, km 15 – Venda
Nova

FEIRINHA DE TERESÓPOLIS Artesanatos, roupas, acessórios, comidas e etc.
Sábados e Domingos das 10h às 18h.
Local: Praça Higino da Silveira - Alto

ESPAÇO MULHER – Artesanatos locais, valorizando a autonomia feminina, com responsabilidade ambiental, baseando-se nos princípios da Economia Solidária.            
Sextas, Sábados e Feriados das 9h às 18h.
Local: Praça da Matriz de Santa Teresa - Várzea




ADELAIDE CHIOZZO
Adelaide Chiozzo é atriz, cantora instrumentista, compositora e tem se apresentado em todo o Brasil surpreendendo com sua performance. Nos shows, a formação de banda que acompanha é bateria, baixo, teclado e guitarra, cada aparição sua traz uma alegria contagiante. Muito atualizada em seu repertório, mostra também os seus antigos sucessos com um pocuo de ingenuidade.


Dia: 26/03, às 19h.
Ingresso: grátis (assoc. Sesc) , R$ 2,00 (est. idoso) e R$ 4,00.
Classificação: 12 anos.
Maiores informações: Tel (21) 2743-6921
Local: SESC Quadra. Endereço: Avenida Delfim Moreira, 749 – Várzea.

QUARTETO EM CY GEORGIANA DE MORAES – COMO DIZIA O POETA VINÍCIUS.
Passeando pelos sucessos de Vinícius e seus parceiros, o Quarteto e a filha do poeta também contam histórias que só elas viveram ao lado dele, além de mostrarem os poemas que Vinícius mais fostava.


Dia: 27/03, Às 20h.
Ingresso: R$ 2,00 (assoc Sesc), R$ 4,00 (est. idoso) e R$ 8,00.
Classificação: Livre.
Maiores informações: Tel (21) 2743-6921
Local: SESC Quadra. Endereço: Avenida Delfim Moreira, 749 – Várzea.

ALMOÇO MUSICAL
Apresentação de música instrumental durante o horário de almoço, no Sesc Café, levando a boa música aos freqüentadores do Sesc. Domingos, das 13h às 15h.
Show com Henrique (teclado) e Rodrigo (percussão).


Dia: 23/03.
Ingresso: Grátis.
Classificação: Livre.
Maiores informações: Tel (21) 2743-6921
Local: SESC. Endereço: Avenida Delfim Moreira, 749 – Várzea.

BOITE MADAM MARY
FESTA DO SINAL – Com vários DJs.
Dia: 22/03, a partir das 23h.
Classificação: 18 anos
Local: Casarão Itaipava - Avenida Feliciano Sodré, nº 901 – Várzea

HAUS BOWLING CENTRO DE ENTRETENIMENTO (BOLICHE)
SAMBA FUNK COM LUCAS DE MORAES E MC LEXA


Dia: 21/03, a partir das 22h.
Classificação: 18 anos
Maiores informações: Telefone: (21) 2643-3214
Local: Av. Tenente Luiz Meirelles, nº 1900 – Bom Retiro

BAR CENÁRIO BIER
HAPPY HOUR COM MÚSICA AO VIVO, sempre às sextas-feiras a partir das 18:30h.


Dia: 21/03 – Show com Maurício Gielman.
Maiores informações: 9-8883-8232
Local: Rua Prefeiro Sebastião Teixeira, nº 20 lj. 203 – Shopping New Faschion – Várzea.

BAR E RESTAURANTE 87 – PROJETO SÁBADO COM ARTE – Música ao Vivo
Maiores informações: Tel (21):2642-2114
Local: Avenida Oliveira Botelho, nº 87 – Alto.

BAR SEMÁFORO - SHOW AO VIVO
Horário: A partir das 22h


Dia: 22/03 – Show com a Banda Biótipo;
Classificação: 18 anos
Local: Rua Julio Rosa, 334 - Tijuca

CAFÉ COM BOLHAS - HAPPY HOUR


Dia: 21/03, a partir das 21h – Show com Maestrio;
Dia: 22/03, a partir das 21h – Show com D. Flor.
Entrada: Couvert: R$ 7,00
Maiores informações: Tel (21) 2641-0224
Local: Rua Heitor de Mora Estevão, nº 229 – Várzea.

FORRÓ NEJA DO SANCHO - TRIO XOTE CARIOCA
Toda quinta-feira, às 22h.


Classificação: 18 anos
Ingresso: Mulheres: R$ 5,00 e Homens: R$ 8,00
Local: Sancho Panza Café - Av. Oliveira Botelho, 72 - Alto

VILLA ST. GALLEN – BEER & BLUES – Com as melhores cervejas acompanhadas das melhores bandas da região.
Local: Villa St. Gallen - Rua Augusto do Amaral Peixoto, 166 - Alto        
Maiores Informações: (21) 2642-1575

FLASH BACK


Dia: Toda sexta-feira, a partir das 22h30
Ingresso: R$ 10,00 (feminino) e R$ 15,00 (masculino).
Classificação: 18 anos
Maiores informações: (21) 2742-1505.
Local: Casa de Portugal – Av. Lucio Meira, 850 – Várzea

MELHOR DO BAILE – COM MÚSICA AO VIVO NA CASA DE PORTUGAL
Todo Domingo a partir das 20h
Ingresso: R$ 5,00 (Dama) R$ 7,00 (Cavalheiro)
Classificação: 18 anos
Maiores informações: (21) 2742-1505.
Local: Casa de Portugal – Av. Lucio Meira, 850 – Várzea

KARAOKÊ CASA DA SOGRA – Com Música ao Vivo
Local: Av. Feliciano Sodré, 911 – Várzea
De Quinta a Domingo a partir das 20h30 até o último cliente.
Maiores Informações: (21) 2743-8005




EMBALA RIO - FUTEBOL SOLIDÁRIO


Dia: 22/03 a partir das 14h
Ingresso: 1 kg de alimento não perecível
Local: Várzea Futebol Clube – Rua Manoel José Lebrão, 1.364 – Ermitage






PROJETO UM POUCO DE HISTÓRIA – MUSEU DE ESPORTES – Conta um pouco da história dos Desportistas Teresopolitanos que representam ou representaram a cidade em competições nacionais e internacionais. Entre as atrações do acervo estão medalhas, troféus, equipamentos e materiais esportivos utilizados nas competições, além de fotos. De segunda a sexta-feira, das 12h às 18h. O público também terá acesso ao local nos finais de semana em que houver eventos no Ginásio Pedrão.
Local: Ginásio Pedrão– Rua Tenente Luiz Meirelles, 211 – Várzea



VILLA ST. GALLEN – Uma Vila inteiramente montada aos moldes dos pequenos vilarejos europeus. A vila oferece desde o requinte da culinária francesa e variados tipos e classificações de cervejas ao lado de uma micro cervejaria, na Bierfest.
Local: Rua Augusto do Amaral Peixoto, 166 - Alto        
Maiores Informações: (21) 2642-1575

KARAOKÊ CASA DA SOGRA
Local: Av. Feliciano Sodré, 911 – Várzea
De Terça a Domingo a partir das 15h até o último cliente.
Maiores Informações: (21) 2743-8005

HAUS BOWLING CENTRO DE ENTRETENIMENTO (BOLICHE)
Local: Av. Tenente Luiz Meirelles, nº 1900 – Bom Retiro
Telefone: (21) 2643-3214
De Terça à Sexta das 17h às 01h.
Sábados e Domingos das 15h às 02h.


PARC MAGIQUE - Parque de Diversões Coberto


Local: Hotel Village Le Canton
Endereço: Estrada Teresópolis-Friburgo  (RJ-130), Km 12,5 - Vargem Grande
Telefone: (21) 2741-4200
Horários de Funcionamento:
Quartas e Quintas, das 10h ás 17h. (Somente para Excursões)
Sextas e Sábados, das 16h ás 21h30.
Domingos e Feriados, das 11h ás 18h30.
Manutenção: Segundas e Terças

PATINAÇÃO NO GELO


Local: Hotel Village Le Canton (Anexo ao Parc Magique)
Endereço: Estrada Teresópolis-Friburgo (RJ-130), Km 12,5 - Vargem Grande
Telefone: (21) 2741-4200

CRT PARTICIPA DE MUTIRÃO AMBIENTAL NO VALE DA REVOLTA



 
Neste sábado (22/3), entre 9h e 16h, acontece na localidade de Vale da Revolta, em Teresópolis, um mutirão ambiental, reunindo participantes entre ambientalistas, autoridades, moradores e crianças da comunidade, visando à conscientização sobre a importância de se preservar o meio ambiente. A Concessionária Rio-Teresópolis (CRT) é uma das realizadoras do evento em conjunto com a Prefeitura de Teresópolis por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente.
Como o mutirão prevê ações para limpeza do bairro, haverá a necessidade de fechamento do acostamento da Rodovia Santos Dumont (BR-116/RJ) entre os quilômetros 83 e 84 em ambos os sentidos durante o evento. Por isso a concessionária pede aos motoristas para que redobrem a atenção ao trafegarem pelo local, pois neste horário deve ser grande o número de pessoas transitando em áreas próximas à via.
A iniciativa visa despertar a consciência ecológica junto à comunidade o que, entre outros benefícios, é uma forma de atuação preventiva para se minimizar o impacto das chuvas, principalmente nas comunidades situadas próximas a encostas como é o caso do Vale da Revolta evitando possíveis incidentes.
O Encontro Vale da Revolta para o Meio Ambiente é uma realização da Concessionária Rio-Teresópolis (CRT), da Prefeitura de Teresópolis, por meio da Secretaria de Meio Ambiente e Defesa Civil, com apoio da ANTT, Parque Estadual dos Três Picos, Corpo de Bombeiros de Teresópolis e participação da Associação de Moradores do Vale da Revolta.

sexta-feira, 21 de março de 2014

COMARCA DA CAPITAL TERÁ MAIS UM JUIZADO PARA MULHER




A Assembleia Legislativa do Rio aprovou nesta quinta-feira (20/03), em discussão única, o projeto de lei 2.809/14, de autoria do Poder Judiciário, que cria o VII Juizado de Violência Doméstica e Familiar Contra a Mulher na Comarca da Capital. O projeto desmembra o III Juizado de Violência Doméstica e Familiar Contra a Mulher da Regional de Jacarepaguá que, em função da elevada demanda, terá mais esse juizado para aparelhar o judiciário nos processamentos contra a mulher. O texto fala que o VII Juizado terá a mesma competência territorial do III Juizado. O projeto segue agora para análise do governador Sérgio Cabral, que terá 15 dias úteis para sancionar ou vetar o texto.

PROJETO AUTORIZA UNIDADES DE SAÚDE A TEREM CADEIRA DE ASSEIO




A Assembleia Legislativa do Rio aprovou nesta quinta-feira (20/03), em segunda discussão, o projeto de lei 235-A/11, de autoria da deputada Janira Rocha (PSol), que dispõe sobre a obrigatoriedade dos hospitais e dos postos de saúde da rede pública de manter cadeira de asseio em suas enfermarias. O projeto, transformado em autorizativo após emenda, propõe que hospitais e postos de saúde disponibilizem, no mínimo, uma cadeira de asseio dentro de cada uma de suas enfermarias. “A falta de recursos materiais e de equipamentos é questão das mais sérias, a qual tem comprometido não apenas a qualidade do serviço médico oferecido, como também o respeito à dignidade dos pacientes usuários do sistema”, disse a deputada. O projeto segue agora para análise do governador Sérgio Cabral, que terá 15 dias úteis para sancionar ou vetar o texto.

AGORA É LEI: SITES TERÃO QUE DIRECIONAR LINK PARA O PROCON





Agora é lei: empresas que vendem bens e serviços pela internet deverão incluir link para o Procon-RJ  em seus sites. A regra prevista na Lei 6.718/14 – publicada no Diário Oficial do Executivo desta quinta-feira (20/03) – vale tanto para concessionárias e permissionárias de serviços públicos quanto para empresas comuns sediadas no estado do Rio. A opção de redirecionamento foi proposta pelo deputado Wagner Montes (PSD) e, segundo o texto, os links deverão ser disponibilizados no mesmo alinhamento vertical ou horizontal dos principais anúncios ou tópicos oferecidos pela empresa, e ter o mesmo tamanho das propagandas. “Isso aumenta o grau de segurança para o consumidor. A pessoa que fizer algum pedido, se tiver algum problema, já pode entrar direto no site do Procon”, assegura o deputado. A novidade entrará em vigor em 90 dias.
A lei foi sancionada sem dois artigos, vetados pelo governador Sérgio Cabral. Eles previam pena de suspensão temporária do site até a adequação à norma e a fiscalização pelos órgãos do Sistema estadual de Defesa do Consumidor e pela Comissão de Defesa do Consumidor da Alerj. O governador justificou os vetos alegando vício de iniciativa, mas os trechos rejeitados ainda serão submetidos ao plenário da Assembleia Legislativa do Rio (Alerj), podendo voltar a integrar a norma. De acordo com a lei, as empresas que não seguirem a regra serão punidas com as penalidades previstas no Código de Defesa do Consumidor, que vão de multa à imposição de contrapropaganda.

quinta-feira, 20 de março de 2014

Procon determina suspensão da venda de leite UHT da marca Elegê no Rio



O Procon Carioca determinou a suspensão temporária da venda e a retirada do mercado do leite UHT da marca Elegê na cidade do Rio de Janeiro, por suspeita de produto impróprio para o consumo. A BRF, fabricante do leite Elegê, já foi notificada na manhã desta quinta-feira (20).

Em nota, o Procon Carioca diz que as suspeitas recaem especificamente sobre três lotes: CDSA16:533, CDNZ23:553 e CDVP06:09.

O órgão afirma ter recebido reclamações dos consumidores cariocas relacionadas ao "gosto ruim" ou "amargo" do produto, e que estariam "estragados apesar de dentro do prazo de validade que consta na caixa". Há ainda relatos de pessoas que passaram mal após ingerir a bebida.

Em nota, a BRF informou que o sabor e cor alterados do produto são provenientes de "uma quebra de cadeia de proteínas" do leite, o que não causaria danos à saúde ou à integridade física dos consumidores.
De acordo com a empresa, a alteração no produto "não possui relação com o crescimento microbiológico e/ou adição de químicos". 

FÓRUM DISCUTE OPORTUNIDADES PARA O VOLUNTARIADO DA OLIMPÍADA RIO 2016





O Fórum Permanente de Desenvolvimento do Estado inaugura mais uma Câmara Setorial – a CS de Formação Profissional e Educação Tecnológica – nesta sexta-feira (21/03). Em seu primeiro encontro, o grupo tratará das oportunidades oferecidas aos voluntários da Olimpíada Rio 2016. "Queremos ver a possibilidade de qualificar o voluntariado da Olimpíada usando o exemplo de Vancouver, onde foi feita uma formação semiprofissional, além da capacitação já realizada e voltada ao trabalho nos jogos. Falta apenas um ano e meio para os jogos, mas queremos encontrar caminhos para trazer esse benefício para esses voluntários" afirmou a secretária-geral do Fórum, Geiza Rocha.
A reunião que acontece às 10h na sala 311 do Palácio Tiradentes, na Rua Dom Manuel s/n, Centro da capital, receberá a Professora Bianca Gama Penna da Universidade Gama Filho. Ela falará sobre o modelo de capacitação realizado junto ao voluntariado dos Jogos de Inverno de Vancouver, no Canadá.

Cursos culturais do Pronatec começam em maio


           
- Terminado o processo de inscrições, a Secretaria de Cultura de Teresópolis informou esta semana ao sistema do Pronatec a relação dos candidatos inscritos para os dois cursos na área cultural a serem realizados em Teresópolis. A iniciativa é resultado de negociações iniciadas no ano passado entre a Secretaria de Cultura e o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro (IFRJ). As aulas gratuitas, para assistente de produção cultural e auxiliar de conservação de acervos, serão iniciadas em 5 de maio.

As inscrições foram realizadas de 24 a 28 de fevereiro, na Casa da Memória Arthur Dalmasso, sede da Secretaria de Cultura. Para o curso de assistente de produção cultural, 30 pessoas se inscreveram, enquanto outras 25 fizeram inscrição para o curso de auxiliar de conservação de acervos. Os dados dos 55 candidatos já foram repassados ao sistema do IFRJ / Pronatec que, após análise criteriosa e conferência de toda documentação, efetivará as inscrições.

Por decisão do Pronatec e do IFRJ, as aulas, previstas anteriormente para começarem em abril, serão agora iniciadas em 5 de maio. E até lá, os candidatos selecionados receberão e-mail a ser enviado pela Secretaria de Cultura confirmando sua inscrição.

As aulas serão realizadas em duas unidades da Secretaria de Cultura. O curso de auxiliar de conservação de acervos será ministrado na Casa da Memória Arthur Dalmasso, na Várzea, às segundas, quartas e sextas, das 14h às 18h, totalizando carga-horária de 200 horas. Já com relação ao curso de assistente de produção cultural, as aulas serão realizadas no Centro Cultural Bernardo Monteverde, no Alto, às segundas, terças e quartas, das 18h às 21h, totalizando carga-horária de 160 horas. Cada aluno receberá auxílio de custo no valor R$ 12,00/dia, além de uniforme. Os professores serão selecionados diretamente pelo Pronatec através de edital.

A iniciativa é uma realização do MEC, através do Pronatec e do IFRJ, em parceria com o Ministério da Cultura e a Prefeitura de Teresópolis, através da Secretaria de Cultura.

quarta-feira, 19 de março de 2014

XLVI Concurso para Magistratura: inscrições até o dia 11 de abril


As inscrições para o XLVI Concurso Público de Ingresso na Magistratura de Carreira do Estado do Rio de Janeiro prosseguem até as 16h do dia 11 de abril. O concurso oferece 22 vagas para o cargo de Juiz substituto. Os candidatos podem inscrever-se pela internet, no site da Vunesp.
 
A primeira etapa do concurso, a aplicação de prova objetiva, será realizada no dia 1º de junho e terá caráter eliminatório e classificatório. Nessa fase, o candidato responderá a 80 questões sobre Direito Civil, Direito Processual Civil, Direito do Consumidor, Direito da Criança e do Adolescente, Direito Penal, Direito Processual Penal, Direito Constitucional, Direito Eleitoral, Direito Empresarial, Direito Tributário, Direito Ambiental e Direito Administrativo.
 
A segunda etapa será composta de provas escritas. A primeira prova escrita será discursiva e aplicada no dia 27 de junho. Em seguida, o candidato fará provas práticas de sentença, uma de natureza cível e outra de natureza penal, nos dias 20 e 21 de setembro.
 
A terceira etapa do concurso consistirá na inscrição definitiva, em exames de sanidade física e mental, exame psicotécnico, avaliação social e investigação social, de caráter eliminatório. A quarta etapa é formada por uma prova oral, seguida pela quinta, de avaliação de títulos.
 
O concurso, que terá validade de dois anos a partir da data da publicação da homologação do resultado, é coordenado e executado pela Comissão de Concurso do Tribunal de Justiça do Rio e pela Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (Vunesp). A Comissão é presidida pelo Desembargador Sergio Lucio de Oliveira e Cruz,  e tem como integrantes os Desembargadores Leila Maria Rodrigues Pinto de Carvalho e Albuquerque (Secretária), Marcus Quaresma Ferraz e Gilda Maria Dias Carrapatoso, e o Advogado Sérgio Eduardo Fisher, da Ordem dos Advogados do Brasil-Rio de Janeiro; e, como suplentes, a Desembargadora Jacqueline Lima Montenegro e o Advogado Mauro Abdon Gabriel, da OAB. 
A íntegra do edital pode ser consultada no site www.tjrj.jus.br.
 
Veja o cronograma:
 
Datas Etapas
10/03/2014 Publicação do Edital de Abertura 
10/03 até 11/04/2014 Período de inscrições
01/06/2014 Aplicação da prova objetiva 
Até 09/07/2014 Publicação do resultado da prova objetiva
27/07/2014 Aplicação da primeira prova discursiva
20 e 21/09/2014 Aplicação das provas de sentença
Outubro/Novembro Inscrição definitiva
09 a 12/12/2014 Aplicação das provas orais