quinta-feira, 11 de agosto de 2016

FAETEC abre edital para bolsistas Pronatec





O Governo do Estado e a Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação, através da Fundação de Apoio à Escola Técnica (FAETEC), tornará público a partir desta segunda-feira, dia 15, a inscrição para seleção pública simplificada de profissionais bolsistas para atuação no Pronatec.

O cadastro reserva de temporários será aberto aos servidores efetivos (exceto os que já possuem contrato temporário) da Fundação, assim como a profissionais que não possuem vínculo com a FAETEC. Eles atuarão nas funções de Professor e Instrutor pelo período de vigência e necessidades exigidas pelo curso.

As inscrições podem ser feitas somente até o dia 23 deste mês, por meio do site: (www.faetec.rj.gov.br), no link “Edital Pronatec”. Os interessados deverão preencher corretamente a ficha de inscrição e seguir todos os pré-requisitos de acordo com as especificações do edital.

As vagas serão destinadas ao desenvolvimento dos cursos de Edificações e Desenho (com exigência de graduação em Engenharia Civil ou Arquitetura); Matemática (licenciatura em Matemática); Mecânica (graduação em Engenharia Mecânica, ou Técnico em Mecânica para a opção de instrutor); Qualidade (graduação com Especialização em Qualidade); Administração (graduação em Administração) e Psicologia (graduação em Psicologia).

 

Agenda:

Inscrições: 15 a 23 de agosto.
Classificação Final: 25 de agosto.
Período de validade do edital: dezembro de 2017.

Câmara Municipal de Teresópolis marca comparecimento dos secretários municipais


        Na Sessão Ordinária desta quinta-feira, 11.08, o presidente da Câmara Municipal de Teresópolis, Maurício Lopes (PHS), anunciou para a próxima Sessão Ordinária, 16.08, terça-feira, às 10h, o comparecimento do Secretário Municipal de Saúde e do Secretário Municipal de Obras. Ambos foram convocados na última Sessão Ordinária do dia 09.08.
        “Faleceram duas pessoas na UPA por falta de oxigênio. Não tenho nada contra o secretário de Saúde, mas é muito descaso”, denunciou o vereador DaPonte (PSDB). 
        O presidente, Maurício Lopes (PHS), relatou gastos referentes à UPA divulgados no Portal da Transparência do Executivo, no valor de R$ 1,6 milhão. “Se eles movimentaram este dinheiro, nós temos que fazer esta pergunta ao secretário de Saúde. Se eles movimentaram com outra finalidade é gravíssimo. Além da improbidade, eles colocaram vidas em risco. A informação que nós todos temos é de que morreram pessoas por falta de oxigênio e o dinheiro foi utilizado com outra finalidade. Está no Portal da Transparência do nosso município.”
        “Ele (prefeito) pode ser responsabilizado criminalmente. Se aconteceu isso, a Câmara pode entrar com ação de improbidade, como qualquer cidadão com ação criminal contra o senhor prefeito diante destas mortes”, alertou o vereador Dr. Antônio Francisco (PDT).

Câmara convoca secretários de Fazenda, Planejamento e Controle Interno
        Os vereadores aprovaram, por unanimidade, a convocação dos secretários Municipais de Fazenda, Planejamento e do Controle Interno para prestar esclarecimentos sobre o equilíbrio financeiro e orçamentário das contas públicas do Município de Teresópolis, munidos de documentação. A convocação é para comparecimento na próxima Sessão Ordinária dia 23 agosto, terça-feira, às 10h.
        Votaram pela convocação o presidente da Câmara, Maurício Lopes (PHS), os vereadores Dr. Antônio Francisco (PDT), DaPonte (PSDB), Dr. Carlão (PMDB), Cláudio Mello (PT), Fabinho Filé (Rede) e José Carlos da Estufa (PMB).
       
Câmara envia pedido ao STF para julgar mérito de Ação Cautelar que mantém o chefe do Poder Executivo
        Os vereadores aprovaram, por unanimidade, o Requerimento do presidente, Maurício Lopes (PHS), enviado ao Excelentíssimo Senhor Presidente do Supremo Tribunal Federal, ministro Ricardo Levandowski, pedindo “celeridade no julgamento do mérito da Ação Cautelar 4079, buscando a apreciação do seu mérito com a maior brevidade possível nesta Corte Suprema, haja vista a necessidade de se obter a estabilidade política necessária ao bom desenvolvimento de políticas públicas municipais continuadas e planejadas, de forma a estancar a instabilidade política vivenciada desde 2011, bem como se ter uma eleição municipal no ano de 2016 que venha a trazer a legitimidade necessária para o representante eleito obter, através do voto popular, a devida Governabilidade para enfrentar juntamente com a população de Teresópolis os sérios problemas que assolam este município, tendo sido estes gerados pelas catástrofes naturais, políticas, além da instabilidade e indefinição ocasionada nos últimos anos.” O pedido se deve pela “instabilidade política vivenciada no Município de Teresópolis, sendo que o atual Chefe do Poder Executivo Municipal ocupa tal função por força de liminar concedida na Ação Cautelar 4079, a qual a decisão quanto ao seu mérito se encontra passível de julgamento.”

quarta-feira, 10 de agosto de 2016

Ação solidária de doação de cabelos 10/09/16

Seminário abre programação da Semana do Aleitamento Materno PSFs realizam atividades até 31 de agosto

Público prestigia seminário de abertura da Semana Mundial do Aleitamento Materno

A coordenadora da Divisão de Programas de Saúde, Maria da Conceição Salomão, relacionou a prática do aleitamento materno aos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável 

 Seminário realizado nesta quarta-feira, 10, na Prefeitura, abriu a programação da Semana Mundial do Aleitamento Materno em Teresópolis. Com o tema ‘Amamentação e Sustentabilidade’, o evento reuniu servidores municipais, profissionais da área de saúde e mães.

O encontro foi aberto pelo secretário municipal de Governo, Carlos Dias. “Que aqueles que receberam a responsabilidade de gerar um filho tenham o compromisso efetivo de cuidar e amamentar no sentido mais amplo, ao longo da vida como um todo”, disse o secretário.

O secretário de Saúde, Julio Cesar Ambrosio, enalteceu o comprometimento da equipe no trabalho permanente de incentivo ao aleitamento materno no município. “Estamos readequando a rede de atenção à saúde e reestruturando o Posto de Coleta de Leite Humano para que volte a atender plenamente a população”, anunciou.

A enfermeira Jovina Rocha e a nutricionista Cleoneide Tavares, do Programa de Vigilância Alimentar e Nutricional, apresentaram o Jornal da Amamentação. Entre os informes sobre iniciativas de proteção ao aleitamento materno foram citadas três leis municipais: a 2.497, que permite à parturiente ter um acompanhante durante e após o parto; a 2.661, que estende para seis meses a licença maternidade para as servidoras municipais; e a lei 3378, que assegura às mães o direito de amamentar em locais públicos ou privados.

A arquiteta Mayara Christy Tavares de Lima fez palestra sobre ‘A sustentabilidade do ambiente e a saúde’, abordando questões sobre alimentação saudável, consumo responsável e reciclagem. “A mudança de hábitos trazem transformações para o meio ambiente e a qualidade de vida das pessoas”, pontuou.

A coordenadora da Divisão de Programas de Saúde/Secretaria de Saúde, pediatra Maria da Conceição Salomão, falou sobre ‘Amamentação e Desenvolvimento Sustentável’. Ela relacionou a prática do aleitamento materno aos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável lançados pela ONU.

“Tem o vínculo mãe-bebê, o vínculo emocional e com a saúde. Amamentar é transmitir a paz, é beneficiar a natureza e evitar danos ao meio ambiente. E tudo isso é de suma importância para todos nós”, resumiu.

Mãe de Ana Beatriz, de 11 meses, a comerciária Tainara de Andrade, 20 anos, acompanhou o seminário. “O leite materno é fundamental para a saúde e o bem estar da criança. Vou amamentar enquanto ela quiser”, garantiu.

Até o fim do mês de agosto, os PSFs realizarão encontros e rodas de conversa para incentivar o aleitamento materno e divulgar os benefícios da prática para mães e bebês. Até agora confirmaram atividades os postos de saúde do Perpétuo – dia 12/08; Granja Guarani – 15/08; Pimenteiras – 16/08; Araras – 22/08; e PSF do Meudon – 31/08.



Fotos – crédito AscomPMT.


Segurança Pública Municipal intensifica fiscalização do trânsito através do WhatsApp



O número (21) 97560-1662 está disponível para os cidadãos denunciarem
flagrantes de infrações


 Para que os condutores de veículos tenham maior consciência e respeitem as leis de trânsito e as modificações realizadas nas principais vias da cidade, a Secretaria de Segurança Pública acaba de lançar um método de fiscalização eletrônico, por meio do WhatsApp. Pelo aplicativo, qualquer pessoa que observar uma infração, como, por exemplo, estacionamento em local proibido, poderá tirar uma foto e enviar para o WhatsApp (21) 97560-1662. Um importante assunto relacionado é o recebimento de denúncias sobre estacionamento irregular em vagas para deficientes físicos.

“Criamos mais uma forma para que possamos coibir o abuso que está ocorrendo por conta de alguns maus motoristas e motociclistas no centro da cidade, principalmente na Reta. Qualquer cidadão que flagrar um veículo mal estacionado ou trafegando pela ciclofaixa, parado em frente a garagens ou pontos de ônibus, poderá enviar pelo WhatsApp a foto do veículo e uma referência do local da infração que um guarda municipal irá imediatamente constatar a irregularidade e notificar o condutor, ou seja, ele será multado”, explicou o secretário de Segurança Pública, Antonio Carlos Costa Velho.

Costa Velho destacou que foi dado um prazo de 10 dias para que as pessoas se adequassem às novas regras. Ele ressaltou ainda o recebimento de denúncias sobre estacionamento irregular em vagas para deficientes físicos. “Eu tenho recebido diversas reclamações de mães que têm filhos portadores de deficiência e vamos, inclusive, ampliar o número de vagas para os portadores de necessidades especiais”.

Flávia Lopes, mãe de Guilherme, de 4 anos, falou a respeito as dificuldades que passa para se locomover com o filho. “Um dos maiores problemas que enfrentamos é o bloqueio das rampas de acesso, pois têm motoristas que estacionam ali e não tem como a gente passar com a cadeira de rodas. Além disso, pessoas que não têm autorização estão parando em nossas vagas”.

Michelle Oliveira está satisfeita com a atenção que a Segurança Pública Municipal tem dado à questão. “Esse diálogo com a Secretaria está sendo muito bom. O Costa Velho e a Renata de Paula estão dando grande apoio pra gente, fiscalizando mesmo a cidade para que as pessoas respeitem as vagas de deficientes porque infelizmente não é o que acontece”, frisou a técnica de enfermagem.

No dia 17 de agosto, será realizada uma passeata para conscientização sobre o assunto. “A manifestação começa às 15h, saindo da Praça Olímpica, e nós vamos percorrer até a Prefeitura. E vai ter Guarda Municipal nos apoiando, assim como a PM. Estamos preparando cartazes, faixas, camisas. Pensamos em fazer esse movimento para tentar sensibilizar a todos de que precisamos dessas vagas”, finalizou Michelle Oliveira.

terça-feira, 9 de agosto de 2016

Procon Estadual fiscaliza dependências do Parque Olímpico da Barra da Tijuca



Fiscais vistoriaram lanchonetes dentro e fora das arenas e encontraram poucos problemas. Também houve fiscalizações em Niterói
Os fiscais do Procon Estadual estiveram, nesta terça-feira (09/08), no Parque Olímpico da Barra da Tijuca, em mais uma etapa da Operação Mutley. Foram vistoriadas 11 estabelecimentos, entre lanchonetes e quiosques, e apenas em um foram encontrados problemas. O Café Leão foi autuado por não ter o Código de Defesa do Consumidor, o cartaz do "Disque 151" - para fazer denúncias ao Procon - e o Livro de Reclamações.
Também foram fiscalizados um quiosque do McDonald's, a lanchonete da praça de alimentação da área externa do parque e outras oito lanchonetes localizadas nas arenas cariocas 1, 2 e 3. Em nenhuma delas os fiscais encontraram problemas, inclusive os relacionados à falta de alimentos, que havia gerado muitas reclamações de quem assistiu a competições no fim de semana. As lanchonetes trabalham com produtos industrializados, o que diminui a possibilidade de problemas de higiene.
Os fiscais também verificaram como estava o acesso dos torcedores às arenas e este ocorreu sem problemas, ao contrário do fim de semana, quando longas filas se formaram, fazendo com que alguns consumidores perdessem o início de jogos para os quais tinham comprado ingressos. Nesta segunda-feira (08/08) o Procon Estadual autuou o comitê organizador das Olimpíadas por causa dos problemas na entrada e na oferta de alimentos ocorridos no fim de semana.
Três estabelecimentos são autuados em Niterói
O Procon Estadual também autuou três mercados em Niterói nesta terça-feira: Princesa Mercado (Rua Presidente Pedreira, 189, Ingá), Mercado Rui Barbosa (Avenida Rui Barbosa, 112, São Francisco) e Pérola (Rua Tiradentes, 71, Ingá). Neste último, os fiscais encontraram diversas irregularidades, como as câmaras de estocagem em condições precárias de higiene e queijos armazenados em locais com temperatura superior à indicada pelo fabricante. Os fiscais deram um prazo de 15 dias para os responsáveis resolverem os problemas de higiene.




Balanço da operação em Niterói:



1 - Princesa Mercado (Rua Presidente Pedreira, 189, Ingá): Reclamação no Livro de Reclamações datada em 25/05/2016 não entregue ao Procon (o prazo é de 30 dias).
2 - Pérola (Rua Tiradentes, 71, Ingá): 14 embalagens de isca de frango vencidas. 9kg de frios variados sem especificação da validade. 10kg de costela e 2kg de pernil expostos à venda em contato direto por parte do consumidor, sem proteção. Os fiscais encontraram 4kg e 800g de frango e 4kg de linguiça sem especificação da validade, na câmara de resfriamento, com mau cheiro, cor esverdeada, mofo e bolor. As condições de higiene das câmaras de estocagem eram precárias, com alimentos depositados no chão, produtos impróprios armazenados próximo aos produtos próprios, pedaços de costela pendurados na estante de iogurte em contato com as embalagens. Os fiscais deram um prazo de 15 dias para sanar os problemas de higiene. Pães estavam expostos na área de venda sem a proteção de contato com consumidor. A geladeira de queijos estava com a temperatura elevada (17.8°C) enquanto a temperatura recomendada pelos fabricantes dos queijos era de 7°C. Os fiscais determinaram a colocação imediata em outra na geladeira, com a temperatura adequada. Ausência de certificado do Corpo de Bombeiros. Linguiças com validade superior ao informado pelo fabricante após manuseio. Os fiscais determinaram a retirada imediato da área de venda e a correção da validade.

3 - Mercado Rui Barbosa (Avenida Rui Barbosa, 112, São Francisco): Produtos sem especificação da validade: 28kg de frios, 4kg de salsicha, 3kg de doce de leite, 4kg e 500g de azeitona, 2kg e 700g de doce de mamão, 1kg doce de figo e 2kg e 500g de doce de laranja. 5kg de bacalhau exposto sem proteção ou barreira na área de venda.Diversos produtos armazenados em contato direto com o chão, como bebidas variadas. Produtos fracionados e expostos à venda possuíam apenas uma data de validade, não sendo possível identificar a data do manuseio e a nova validade. Não havia caixa preferencial.

Presidente da Câmara Municipal de Teresópolis, Maurício Lopes (PHS), denuncia imposição de OS a profissionais da Saúde


        Na Sessão Ordinária desta terça-feira, 09.08, o presidente da Câmara Municipal de Teresópolis, Maurício Lopes (PHS), denunciou no Plenário sobre a imposição feita aos servidores da Saúde de Teresópolis em redigir e assinar uma carta abrindo mão de direitos trabalhistas com a promessa de serem recontratados pela Organização Social de Saúde “Associação Brasileira Beneficente Comunitária”. “Atendi várias mensagens e, inclusive, com foto do modelo que o atual prefeito, o atual secretário de Saúde e o pessoal da OS entregaram na UPA e PSFs mandando que eles copiassem o documento de próprio punho e assinassem abrindo mão de seus direitos trabalhistas. Esse assunto já foi relatado no Ministério Público. Eu espero que todos os parlamentares desta Casa, oposição ou situação, fiquem ao lado do profissional da Saúde que, neste momento, está sendo coagido a assinar este documento.”
        O vereador DaPonte (PSDB) também falou sobre a denúncia. “Eles estão sendo praticamente obrigados a fazer esta carta. O pessoal está com medo de ficar desempregado.”
        “Isso é muito grave e envolve dois campos: área trabalhista e área criminal”, avaliou o vereador Cláudio Mello (PT). O vereador Fabinho Filé (Rede) também foi procurado pelos funcionários. “Aconselhei para eles procurarem a Justiça do Trabalho”, disse.
Vereadores convocam secretários de Saúde e Obras
        Os vereadores aprovaram, por unanimidade, a convocação do Secretário Municipal de Saúde e do Secretário Municipal de Obras, a fim de prestar esclarecimentos.

        Os vereadores Serginho Pimentel (PSDC), Dr. Habib (PDT) e Dedê da Barra (PMDB), apesar da votação, se posicionaram contra a convocação.

Governo do Estado, por meio da FAETEC, oferece cerca de 2,3 mil vagas em cursos na Região Serrana




As inscrições podem ser realizadas até o próximo dia 14

O Governo do Estado e a Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação, por meio da Fundação de Apoio à Escola Técnica (FAETEC), iniciam nesta segunda-feira, 8, as inscrições para cursos de Qualificação Profissional nas unidades da Região Serrana. Ao todo, são ofertadas cerca de 2,3 mil vagas, em 33 opções de formação diferentes.

No geral, são quase 50 mil oportunidades em todo o Rio de Janeiro. As inscrições, gratuitas, podem ser feitas somente no site da Fundação (www.faetec.rj.gov.br), via link “Inscrições para os cursos FIC de Qualificação Profissional”. Os interessados poderão escolher até dois cursos diferentes por CPF e as vagas são definidas por sorteio.
– É nos momentos de crise que temos que mostrar o quanto somos fortes para enfrentarmos as adversidades, e nada melhor que a educação para a conquista de melhores oportunidades. A Faetec mais uma vez se destaca nessa função, por meio dos seus cursos profissionalizantes – afirma o presidente da Fundação, Tande Vieira.

As oportunidades de curso na Região Serrana atendem aos eixos de Idioma, Moda, Informática, Serviços, entre outros. Para se candidatar, é necessário o Ensino Fundamental Completo e, dependendo do curso, a idade mínima que varia de 14 a 18 anos. As formações duram de dez a 20 semanas.

​– Acredito que esta seja uma grande oportunidade que o Governo do Estado oferece a quem deseja se preparar para ingressar no tão competitivo mercado de trabalho – ressalta o secretário de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação, Gustavo Tutuca.

O sorteio público das vagas será realizado no próximo dia 16, a partir das 10h, e a listagem completa será publicada em seguida no site da FAETEC. Após a divulgação, os sorteados terão entre os dias 23 e 27 deste mês para efetivar a matrícula. As aulas iniciam no dia 29 de agosto.
_________________________________________________

Agenda

Inscrições: 8 a 14 de agosto
Sorteio: 16 de agosto
Resultado do sorteio: 17 de agosto
Matrícula: 23 a 27 de agosto
Matrícula para vagas ociosas: 29 de agosto a 2 de setembro
Início das aulas: 29 de agosto

segunda-feira, 8 de agosto de 2016

Procon Estadual autua comitê organizador das Olimpíadas

O Procon Estadual autuou o comitê organizador das Olimpíadas por problemas ocorridos no primeiro fim de semana de competições. Um dos principais transtornos para os torcedores foram as longas filas para entrar nas arenas. No Parque Olímpico da Barra, por exemplo, a fila passou de um quilômetro de extensão. Muitos espectadores chegaram a perder o início de alguns jogos.

No Parque Olímpico de Deodoro, no sábado (06/08), havia apenas uma máquina de raio X para a vistoria dos torcedores, o que atrasou a entrada deles. No domingo (07/08) os espectadores levaram duas horas para entrar na Arena de Rugby.

Na Barra e em Deodoro, foram registrados problemas também com a oferta de comida, grandes filas e alimentos acabando nos pontos de venda antes do término dos eventos. Houve relatos de que alguns quiosques não tinham troco. No Sambódromo e no Maracanãzinho, a situação foi ainda pior, pois nem lanchonete havia nestes locais.

De acordo com a autuação do Procon Estadual, apesar de ter dimensão do tamanho do evento e do número de pessoas que ele atrairia, os organizadores não se preocuparam em suprir a demanda dos consumidores, tanto no acesso ao local quanto na oferta de alimentos. Os torcedores pagaram para assistir à integralidade das partidas e acabaram prejudicados por problemas no acesso às arenas.

O comitê organizador dos Jogos tem 15 dias úteis, contados a partir do recebimento da notificação, para apresentar a sua defesa. Caso o prazo não seja cumprido ou os argumentos não sejam aceitos pelo Setor Jurídico do Procon Estadual, o comitê será multado. O valor máximo da multa, previsto pelo Código de Defesa do Consumidor, chega à casa dos R$ 9 milhões.

Encontro nesta quarta-feira, dia 10, comemora Semana do Aleitamento Materno



Seguindo o tema da Semana Mundial do Aleitamento Materno, ‘Amamentação e Sustentabilidade’, a Secretaria Municipal de Saúde realiza nesta quarta-feira, 10 de agosto, um encontro comemorativo, às 13h, no Teatro Municipal, no 2º piso da Prefeitura. Além de várias apresentações, haverá palestras.

A arquiteta e urbanista, Mayara Christy Tavares de Lima, falará sobre ‘A sustentabilidade do ambiente e a saúde’. A coordenadora da Divisão de Programas de Saúde/Secretaria de Saúde, pediatra Maria da Conceição Salomão, abordará o tema ‘Amamentação e Desenvolvimento Sustentável’.

Celebrada de 1 a 7 de agosto, a SMAM foi criada com o objetivo de promover, proteger e apoiar a amamentação, divulgando os benefícios da prática para mães e bebês. A meta este ano é mostrar como o aleitamento materno contribui para que o Brasil consiga alcançar os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável propostos pela ONU – Organização das Nações Unidas. Um deles é a preservação da vida.

Governo do Estado, através da FAETEC, oferece cerca de 50 mil vagas em cursos profissionalizantes gratuitos




As inscrições podem ser feitas a partir desta segunda-feira, dia 8

O Governo do Estado e a Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação, através da Fundação de Apoio à Escola Técnica (FAETEC), inicia nesta segunda-feira, dia 8, a última oportunidade para ingressar nos cursos gratuitos de Qualificação Profissional no ano. Ao todo, serão ofertadas cerca de 50 mil vagas em mais de 160 opções de formação diferentes.

As inscrições podem ser feitas somente por meio do site da Fundação em: (www.faetec.rj.gov.br), no link “Inscrições para os cursos FIC de Qualificação Profissional”. Os interessados poderão escolher até dois cursos diferentes por CPF.

– É nos momentos de crise que temos que mostrar o quanto somos fortes para enfrentarmos as adversidades, e nada melhor que a educação para a conquista de melhores oportunidades. A Faetec mais uma vez se destaca nessa função, por meio dos seus cursos profissionalizantes – afirma o presidente da Fundação, Tande Vieira.

Entre algumas opções de cursos disponíveis nesta rodada estão: Assistente Administrativo, Assistente Financeiro, Auxiliar de Cozinha, Cabeleireiro, Eletricista Instalador Predial de Baixa Tensão, Informática, Idiomas, Montador e Reparador de Computadores, Salgadeiro e Vendedor.

Para se candidatar é preciso ter o Ensino Fundamental completo e, dependendo do curso, a idade mínima que varia de 14 a 18 anos. Os cursos têm duração de 10 a 20 semanas, exceto o de NR-10 Segurança em Instalações e Serviços com Eletricidade, com duração de um mês.

​– Acredito que esta seja uma grande oportunidade que o Governo do Estado oferece a quem deseja se preparar para ingressar no tão competitivo mercado de trabalho – ressalta o secretário de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação, Gustavo Tutuca.

O sorteio público das vagas será realizado no dia 16, a partir das 10 horas, e a listagem completa publicada em seguida no site da instituição. Após a publicação, os candidatos sorteados terão entre os dias 23 e 27 deste mês para efetivar a matrícula. As aulas começam dia 29 de agosto.

______________________________ ______________________________ ___________
Agenda:
Inscrições: 8 a 14 de agosto
Sorteio: 16 de agosto
Resultado do sorteio: 17 de agosto
Matrícula: 23 a 27 de agosto
Matrícula para vagas ociosas: 29 de agosto a 2 de setembro
Início das aulas: 29 de agosto



D