sábado, 3 de maio de 2014

Dr. Antonio Francisco fará palestra no Rotary Teresópolis Paquequer


Acontece na próxima quarta-feira, dia 7 de maio,  no salão do Rotary, na Taberna Alpina, na Rua Duque de Caxias,  uma palestra que será feita pelo médico Proctologista e Cirurgião, Dr. Antonio Francisco. Na ocasião,  serão abordados os males causados pelas doenças na  Próstata, os perigos , preconceitos e como se deve agir para prevenir esse tipo de enfermidade.   Ele aproveitará também, para fazer um balanço de como está a saúde em Teresópolis,  e quais seriam as providências mais urgentes para melhorar o atendimento no Sistema Único de Saúde. A entrada é franca,  e é aberta a rotarianos ou não. O presidente do Rotary Club Teresópolis Paquequer,  Dr. Jarbas Carvalho Júnior e o diretor de Mídia e Comunicação Dr. Álvaro Ayres,  convida a todos para na quarta-feira, às 12h30m participar desse evento que esclarecerá algumas dúvidas sobre esse tema, a Urologia.


PARTICIPE DO 6º FÓRUM LIBERDADE DE IMPRENSA & DEMOCRACIA, UMA OPORTUNIDADE DE VER, OUVIR E SE EXPRESSAR EM UM DEBATE QUE REÚNE JORNALISTAS E AUTORIDADES PARA FALAR SOBRE JORNALISMO LIVRE E DEMOCRACIA NA MÍDIA BRASILEIR


Pensando nos desafios de fazer jornalismo no Brasil, IMPRENSA promove a sexta edição do Fórum Liberdade de Imprensa & Democracia no próximo dia 6 de maio, em Brasília (DF). As inscrições já estão abertas e podem ser realizadas pelo site.
O encontro reunirá profissionais, empresários de comunicação, entidades de representação, professores e estudantes para um debate sobre a liberdade de imprensa em ano eleitoral e as dificuldades enfrentadas pelos jornalistas para realizar a cobertura política.
Com o tema "Liberdade de imprensa em ano eleitoral – há limite para o jornalismo?", a abertura contará com a conferência de Ayres Britto, ex-presidente do Supremo Tribunal Federal (STF) e Alexandre Jobim, vice-presidente do Grupo RBS em Brasília e presidente da Associação Internacional de Radiodifusão (AIR).
No painel sobre cobertura política e a censura prévia nas eleições, Ricardo Gandour, diretor de conteúdo do Grupo Estado, irá discutir a censura judicial imposta ao Estadão de tratar a "Operação Boi Barrica", da Polícia Federal, sobre atividades do empresário Fernando Sarney.
Para debater as decisões judiciais que têm impedido a publicação de matérias pelos veículos estarão presentes também Denise Rothenburg (Correio Braziliense), Cristina Serra (TV Globo), Eliane Cantanhêde (Folha de S.Paulo) e Milton Blay (Rádio Bandeirantes e BandNews FM em Paris).
Esta edição do fórum marca o lançamento, pelo Comitê para a Proteção dos Jornalistas (CPJ), de um relatório especial sobre a liberdade de imprensa no Brasil. Carlos Lauría, coordenador sênior do Programa das Américas, e María Teresa Ronderos, diretora do CPJ, vão apresentar e discutir esse relatório, que inclui capítulos sobre a violência e a impunidade, o marco civil e legislação sobre a internet, a censura judicial, obstruções para cobrir os protestos, além das recentes medidas do governo e as conclusões do Grupo de Trabalho.
Outro relatório inédito será apresentado pela Abraji que, desde os protestos de junho, vem compilando casos de violações contra jornalistas. A Abraji decidiu ouvir os jornalistas agredidos, presos ou hostilizados nas ruas desde o ano passado e produzir, a partir da experiência deles, um guia prático com algumas informações sobre o que acontece nas manifestações e como os jornalistas podem se proteger. Clarinha Glock, pesquisadora da Abraji, vai abordar no fórum uma preliminar da pesquisa que vai servir de base para um futuro guia.
Com o objetivo de reunir profissionais que foram alvos de violência, devido à perda de familiares, o painel "A herança da violência contra jornalistas" irá promover o debate sobre a segurança, os desafios e as ameaças ao livre exercício da profissão. Já estão confirmados para este painel a Senadora Ana Amélia Lemos, Ivo Herzog, diretor do Instituto Vladimir Herzog e filho do jornalista assassinado em 1975; Tânia Lopes Muri, irmã do jornalista Tim Lopes, assasinado em 2002; e Vanessa Andrade, jornalista e filha do cinegrafista Santiago Andrade, morto em fevereiro de 2014.
A participação no fórum é gratuita e as vagas limitadas! Inscreva-se e reafirme o seu direito de falar e ser ouvido.
IMPRENSA convida você a celebrar o Dia Internacional da Liberdade de Imprensa (3 de maio). Envie um depoimento em vídeo respondendo a pergunta: O que é liberdade de imprensa para você? Confira o regulamento e encaminhe seu vídeo até 26 de maio.

Info
VI Fórum Liberdade de Imprensa & Democracia
Realização: revista e Portal IMPRENSA
Patrocínio: Organizações Globo
Apoio institucional: Imprensa Nacional, ABERT, Abraji, ANER, ANJ, Fenaj e ABI
Apoio de mídia: Portal Meia Um, Acontece Brasília e Agência Radioweb
Data: 6 de maio de 2014
Local: Museu da Imprensa Nacional - auditório
SIG (Setor de Indústrias Gráficas) – quadra 6 – lote 800 – Brasília-DF
IMPRENSA Gisele Sotto / Rafael Pimenta giselesotto@portalimprensa.com.br Tel: (11) 2117-5312 / 5311/ 5300

sexta-feira, 2 de maio de 2014

Feijoada dos Radialistas


ESCOLAS PODERÃO TER CONTEÚDO SOBRE DIREITO DOS IDOSOS



A Assembleia Legislativa do Rio (Alerj) aprovou nesta quarta-feira (30/4), em primeira discussão, o projeto de lei 1.304/2012, do deputado Marcus Vinicius (PTB), autorizando o Poder Executivo a incluir no currículo das escolas estaduais os direitos dos idosos, através do estudo do Estatuto do Idoso, bem como inserção de conteúdo voltada ao processo de envelhecimento, o respeito e à valorização da terceira idade.
O texto sugere ainda que esse conteúdo seja ministrado em aulas de sociologia. “A escola é célula formadora de cidadãos. Portanto, tem o dever e a necessidade de discutir questões relacionadas aos idosos. O próprio Estatuto do Idoso prevê que é responsabilidade da sociedade e do Estado assegurar os direitos desse segmento”, alega o deputado.

Teresópolis será destaque da revista GOL Linhas Aéreas Inteligentes em edição especial de junho

Foto Ramon Pozes - A equipe de reportagem da empresa Gol, Daniel Marques (repórter) e Ana Rovati (fotógrafa), responsável pela matéria sobre Teresópolis na edição especial de junho

  Em uma edição especial para o mês de junho, quando o Brasil estará em evidência por conta da Copa do Mundo, a GOL Linhas Aéreas Inteligentes publicará Teresópolis em sua revista de bordo como destaque do turismo brasileiro. A publicação, disponível para os clientes em todos os voos nacionais e internacionais, traz matérias de tecnologia, turismo, estilo de vida, comportamento, cultura e dicas do que fazer nas cidades de destino da GOL.



A equipe de reportagem da empresa Gol, Daniel Marques (repórter) e Ana Rovati (fotógrafa), está na cidade desde sábado, 26, realizando matéria especial sobre a cidade de Teresópolis, que é a casa da Seleção Brasileira de Futebol.  Aproveitando o momento, a edição mostrará os atrativos turísticos da cidade que, a partir de junho, estará em evidência em todo Brasil e no mundo.



É a primeira revista de bordo com certificado oficial de auditoria de distribuição gratuita, emitido pelo Instituto Verificador de Circulação (IVC) no país. A publicação da companhia aérea GOL é editada pela Trip Editora desde 2002 e a distribuição é gratuita nas 135 aeronaves da empresa, que atendem 65 destinos em 10 países da América do Sul, no Caribe e nos Estados Unidos, com média de 970 voos diários.



Além dos voos, as edições também estão disponíveis nas salas VIPs nacionais e internacionais dos aeroportos de Guarulhos (SP) e do Galeão (RJ). Com 150 mil exemplares de tiragem total e média de 150 páginas por edição, a revista alcança cerca de 1 milhão de leitores mensalmente.



Edições anteriores já publicaram destinos como Montevidéo (Uruguai), Serras Gaúcha e Catarinense, Pantanal, Fernando de Noronha, Maceió, Recife e vários outros lugares de grande visitação. Agora Teresópolis é a bola da vez.






Profissionais de Teresópolis são homenageados com Troféu Trabalhador do Ano



Uma grande festa marcou a cerimônia de entrega do Troféu Trabalhador do Ano 2014, na noite desta quinta-feira, 1º de maio. Numa cerimônia de muita emoção e confraternização, cerca de 300 pessoas compareceram à Casa de Festas Inesquecível, na Várzea, para prestigiar a premiação de 50 profissionais, que se destacaram em suas funções ao longo deste ano. A cerimônia contou com a presença do vice-prefeito Márcio Catão, do secretário de Trabalho e Emprego, Lucas Bonifácio, e de outras autoridades municipais, além de representantes de entidades de classe e convidados. 

“Para mim é uma honra estar aqui representando o poder público. Comecei a trabalhar muito cedo, por isso fico muito feliz de fazer parte, mais uma vez, dessa festa de reconhecimento e valorização do trabalhador. Aliás, todos os anos faço questão de prestigiar o evento e homenageá-los”, disse o vice-prefeito Márcio Catão.

Como secretário de Trabalho, Emprego e Economia Solidária, Lucas Bonifácio, se sentiu orgulhoso em homenagear profissionais das diversas áreas. “Nada mais justo do que reconhecer o empenho e a dedicação dos nossos trabalhadores. São pessoas que lutam para fazer da nossa cidade um lugar melhor, e eu também me sinto um agraciado por participar dessa homenagem”, comentou.

Para a presidente do Conselho Municipal de Trabalho, Emprego e Renda, a advogada Vivecananda Firme, a homenagem é uma forma de valorizar os profissionais e homenagear aqueles que se destacaram em suas profissões.  Essa iniciativa é de suma importância para todos os trabalhadores de Teresópolis, porque é nesse dia que temos a oportunidade de homenagear aqueles que tanto contribuem para a economia deste município. Por isso fazemos com dedicação essa festa, para que eles se sintam orgulhosos do seu empenho e parte da engrenagem econômica da cidade”, declarou.

Homenageados
Entre os homenageados estava o comentarista esportivo, José Carlos Lippi. “Este é um momento ímpar na minha vida, principalmente porque hoje estou aqui representando todos os companheiros da imprensa. Estou muito feliz e agradeço a todos que me proporcionaram essa oportunidade de representar a classe”, relatou Lippi.

Há quase 60 anos trabalhando como artesão, e há 22 na Feirinha de Teresópolis, o Sr. Jaime Santana também recebeu o troféu. “Estou muito emocionado. Depois de tantos anos de trabalho, me sinto honrado e gratificado com esse prêmio”, disse o artesão.

A taxista Sara Maria Belo, também agradeceu o premio. “É uma bonita homenagem. Estou muito feliz porque é o reconhecimento do meu trabalho. Esse troféu serve de incentivo para quem deseja seguir a profissão de taxista”, comentou.

Dona Raquel Ribeiro, 54 anos, se emocionou com o momento de reconhecimento. “Pela primeira vez estou ganhando um prêmio pelo meu trabalho. A emoção é muito grande de estar vivendo este momento de valorização ao lado da minha família”, falou emocionada a camareira.

O troféu 
O Troféu Trabalhador do Ano foi criado em 1998 pela Comissão Municipal de Emprego, que foi fundada no ano anterior com o objetivo de apresentar projetos, programas e medidas a órgãos públicos e entidades não governamentais visando à geração de emprego e renda e ao combate ao desemprego. Em 2010, devido a sua importância a comissão foi transformada no Conselho Municipal de Trabalho, Emprego e Renda e é formado por representantes do Poder Público, dos trabalhadores e dos empregadores.

Agraciados com o Troféu Trabalhador do Ano

01- Administradora – Michele Mendes Hiath Silva 
 02 – Advogado – Guilherme Otávio Lima Paim 
 03 – Artesã - Nilceia dos Santos 
 04 - Bancária - Maria do Carmo Rodrigues Baptista 
 05 - Bombeiro Militar – José Luiz Estorque Junior 
 06 - Bordadeira – Debora de Medeiros Silva 
 07- Cabeleireiro - Daniel Francisco Silva 
 08 - Camareira – Raquel Ribeiro 
 09 – Carteiro – Arnaldo Gomes 
 10 – Cervejeiro – Gabriel Di Martino 
11 – Comentarista Esportivo - José Carlos Lippi 
12 - Comerciária – Fernanda Pereira de Oliveira 
13 – Contador – Sidney Rebello de Souza 
 14 - Costureira - Maria do Carmo Soares da Silva 
 15 – Doméstica – Dirce Ferreira do Amaral 
 16- Empresário do Ramo de Bijuteria - Hélio José Monteiro Neves 
 17 - Empresário do Ramo Comercial – Guilherme Soares Pinheiro Coelho 
 18 - Empresário do Ramo Hospedagem – Caudun Salha 
 19 – Empresário do Ramo Industrial – Roberto de Moura Estevão
 20 – Enfermeiro - Miguel Luiz Almeida 
 21 - Engenheiro Civil - Luiz Claudio dos Santos Moraes 
 22 – Escritor – Israel Sartini de Carvalho 
 23 - Esteticista – Fernanda da Silva Oliveira 
 24 – Expositor da Feirinha do Alto – Jaime Santana Palmares 
25 - Ferramenteiro - Eduardo Manoel de Siqueira Neto  
26 - Fisioterapeuta – Cristiano Ferreira da Silva Bui 
27- Fotógrafo – Emiliano Maurício Féo 
28 – Funcionário(a) Público Estadual – Patrick de Almeida Freitas 
29 – Funcionário(a) Pública Federal – Maria das Graças Campos Ribeiro 
30 – Funcionário Público Municipal – Paulo Fernando Nogueira 
31 – Garçom – José Rosa Sobrinho 
32- Gerente de Loja – Fabiane Magalhães de Carvalho 
33 – Guia de Turismo – Alex Sandro Cirino Amorim 
34 – Marceneiro – André Gonçalves dos Santos  
35 – Médico – Roberto Daiub Alexandre 
36 - Músico - Philippe Correa Cerqueira  
37 – Oficial de Ourives – Rodrigo de Souza Alves  
38 - Operadora de Caixa – Maria Augusta Mattos Florido 
39– Profissional de Dança – Hebbe de Oliveira Otto
40 - Profissional do Futebol – Alfredo Jara 
41 - Policial Militar – 2º ten. Bruno Pontes Mazarino Campelo  
42 - Produtor Rural – Daniel da Costa Queiroz 
43- Professora do Ens. Fundamental – Maria de Fátima Pereira Machado 
44 – Professora do Ensino Médio – Fernanda da Silva Ribeiro 
45 – Professor do Ensino Superior – Alcemir Gonçalves Pettersen 
46 – Técnico de Enfermagem – Jorge Nunes da Silva 
47 – Taxista – Sara Maria Belo 
48 – Trabalhador Rural - Paulo César Nogueira da Silva 
49 - Veterinária – Denise de Mello Bobany 
50 – Vigilante – Vantuil Custódio da Silva Filho

quinta-feira, 1 de maio de 2014

Procon Estadual entra na Justiça contra companhias aéreas por cobrarem mais caro por assentos espaçosos



São alvo da ação a TAM, Gol e Azul

O Procon Estadual entrou com ação civil pública na 6ª Vara Empresarial do Tribunal de Justiça do Estado contra as empresas aéreas TAM, Gol e Azul pelo fato de elas cobraram valores maiores em passagens para consumidores que usarem os chamados “assentos conforto”, por estes oferecerem mais espaço. Porém, segundo o órgão, esses assentos são iguais aos demais da classe econômica e, além disso, não podem ser utilizados por qualquer pessoa, o que na verdade justificaria um desconto e não um acréscimo em seu valor. As companhias aéreas cobram por este tipo de assento de R$ 30 a R$ 40 para voos domésticos e até R$ 229 para voos internacionais.

Os “assentos conforto” estão localizados na primeira fileira – que são reservados a passageiros com crianças de berço, menores desacompanhados e outros que se encaixam nos critérios de prioridade – e próximos às saídas de emergência do avião, que só podem ser oferecidos a passageiros que estejam aptos a agir em situações de perigo, transferindo o ônus existente nessas situações aos consumidores que adquirirem esses assentos específicos. Em ambos os casos, as referidas poltronas não podem ser comercializadas a qualquer consumidor.

Diante disso, a ação (processo número 0131286-11.2014.8.19.0001) requer liminar que obrigue as companhias aéreas citadas a não comercializarem os chamados “assentos confortos” com valores diferenciados, mesmo que eles sejam denominados de outra forma. Caso não atenda à determinação, as empresas pagarão multa diária de R$ 50 mil.

Caso a Justiça conceda tutela antecipada, a multa diária requerida como liminar pelo Procon Estadual passará a valer em definitivo se as companhias não cumprirem o determinado. As empresas alvo da ação terão, ainda, que indenizar os consumidores por danos morais e materiais, de forma individual, e deverão ressarcir o preço àqueles que tiverem comprado passagens áreas com valores maiores para os referidos “assentos conforto”.  

Mamógrafo Móvel: pacientes podem solicitar pedido médico no Centro Materno Infantil


A Secretaria Municipal de Saúde informa que as mulheres que necessitam realizar os exames disponíveis pelo Mamógrafo Móvel da Secretaria Estadual de Saúde, e que não tiverem o pedido médico, podem se dirigir ao Centro Materno Infantil, na antiga Casa de Saúde Nossa Senhora de Fátima (Avenida Lúcio Meira, 1130, na Várzea), para solicitar tal documento. A paciente deve apresentar carteira de identidade, CPF, comprovante de residência e o Cartão SUS. Instalado no pátio do Centro Materno, o mamógrafo móvel ficará na cidade até o dia 14 de maio. O atendimento acontece de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, e, aos sábados, das 8h às 15h, sendo que nesta quinta-feira, dia 1º de maio, também haverá atendimento, entre 8h e 15h.

Espaço Mulher e Feirinha funcionarão no feriado prolongado


Neste feriado prolongado pelo Dia do Trabalhador, a Feirinha de Teresópolis, no Alto, estará funcionando a partir desta quinta-feira, dia 1º de maio, até o domingo, 4, das 10h às 18h. São mais de 500 estandes de moda e artesanato, além de praça de alimentação. Já o Espaço Mulher funcionará nesta sexta, 2, e sábado, 3, das 9h às 17h, na Praça Balthasar da Silveira - a da Matriz de Santa Teresa, na Várzea, com artigos variados nas áreas de alimentação, de confecção e de artesanato.

Teresópolis será destaque da revista GOL Linhas Aéreas Inteligentes


Em uma edição especial para o mês de junho, quando o Brasil estará em evidência por conta da Copa do Mundo, a GOL Linhas Aéreas Inteligentes publicará Teresópolis em sua revista de bordo como destaque do turismo brasileiro. Equipe de reportagem da empresa Gol permaneceu na cidade de sábado, 26, até esta quarta, dia 30, realizando matéria especial sobre Teresópolis, a casa da Seleção Brasileira de Futebol.  A publicação é disponibilizada para os clientes em todos os voos nacionais e internacionais.

quarta-feira, 30 de abril de 2014

Feriado Dia do Trabalhador: Prefeitura fecha dias 1º e 2 de maio e reabre na segunda, 5

 

Devido ao feriado de 1º de maio, Dia do Trabalhador, a Prefeitura e repartições municipais ficarão fechadas nesta data e também na sexta, ​dia 2, considerado ponto facultativo. O expediente será retomado na segunda-feira, 5 de maio. Entretanto, neste período de recesso a população terá atendimento garantido em todos os serviços considerados essenciais, como coleta de lixo, emergência médica e orientação do trânsito. Escolas, creches e postos de saúde retomam o atendimento na segunda, dia 5.

FARMÁCIAS PODERÃO SER OBRIGADAS A FORNECER ESTIMATIVA DE PREÇOS






A Assembleia Legislativa do Rio (Alerj) aprovou nesta quarta-feira (30/4), em primeira discussão, o projeto de lei 1.465/2012, da deputada Janira Rocha (PSol), propondo que farmácias e drogarias forneçam, sempre que solicitadas, estimativa de preços dos produtos comercializados.


Segundo o texto votado, o procedimento deverá ser assinado pelo farmacêutico responsável pelo estabelecimento. “Os pacientes precisam reunir estimativas de preços de diferentes farmácias ou drogarias, que, muitas vezes, recusam-se a fornecê-las, apesar de garantir o Código de Defesa do Consumidor a máxima transparência dos preços praticados”, justifica a deputada.

Seeduc divulga resultado do Programa Estágio que Rende 2014


O início do estágio está previsto para o dia 12 de maio

A Secretaria de Estado de Educação informa que já está disponível a relação dos alunos classificados para as vagas oferecidas pelo Programa Estágio que Rende 2014. O início do estágio está previsto para o dia 12 de maio e terá validade limitada ao ano letivo em curso.

Os estudantes terão que apresentar os seguintes documentos no local onde será realizado o estágio:

• original e cópia da Cédula de Identidade (RG);
• original e cópia do CPF do próprio aluno (inclusive menores);
• cópia da Certidão de Nascimento ou de Casamento;
duas fotos 3x4;
• comprovante de residência;

A Seeduc orienta que o aluno classificado entre em contato com a instituição para confirmar os demais documentos necessários.

Confira, abaixo, o cronograma:

ETAPAS
DATAS PREVISTAS
Inscrição
28/03 a 13/04/2014
Análise e classificação
14/04 a 25/04/2014
Divulgação dos Resultados no site da SEEDUC
29/04/2014
Comparecimento do Responsável na Unidade Escolar para assinatura do Termo de Ciência (ANEXO III)
30/04 a 07/05/2014
Apresentação no local do Estágio
09/05/2014
Início do Estágio
12/05/2014
Divulgação dos Resultados (2ª chamada)
27/05/2014
Comparecimento do Responsável na Unidade Escolar para assinatura do Termo de Ciência (ANEXO III)
28 e 29/05/2014
Apresentação no local de estágio
30/05/2014
Início do Estágio (2ª chamada)
02/06/2014

Secretaria de Planejamento tem novo titular




Publicada no Diário Oficial do dia 25 a Portaria Nº 371/2014 nomeando Silvana da Silva Pires para exercer interinamente o cargo de Secretária Municipal de Planejamento e Projetos Especiais.

Funcionária pública desde 1989, Silvana atuou doze anos como diretora de gabinete do prefeito e ficou quatro anos à frente da Secretaria de Planejamento e Gestão da Prefeitura de São José do Vale do Rio Preto. 

Em Teresópolis, durante um ano e dois meses ela foi subsecretária de Orçamento da Secretaria Municipal de Planejamento e Projetos Especiais até assumir interinamente a pasta como secretária, no dia 1º de abril.

CRT COMEÇA ESQUEMA ESPECIAL PARA DIA DO TRABALHADOR NESTA QUARTA-FEIRA




Estimativa de fluxo para a BR-116/RJ é de 120 mil veículos entre as noites de quarta-feira e de domingo
            Tem início na tarde desta quarta-feira (30/4) o esquema especial da Concessionária Rio-Teresópolis (CRT) para atender o fluxo de veículos na BR-116/RJ (Rodovia Santos Dumont) durante o feriado pelo Dia do Trabalhador, sendo estimada a passagem de 120 mil veículos pela via entre esta quarta-feira e a noite do próximo domingo (4/5) quando o plantão será encerrado. Neste período, estarão suspensos todos os serviços com interferência no tráfego. A rodovia tem trechos com divisão de pista onde os motoristas devem redobrar a atenção, entre os quilômetros 84 e 89 (trecho Teresópolis-Além Paraíba) para implantação de drenos profundos e nos quilômetros 90 e 96, no trecho da Serra, para obras de contenção de encostas e recuperação de placas de concreto.
          No feriado, a CRT manterá de prontidão na Rodovia Santos Dumont viaturas extras nos horários de maior movimento, oito (08) guinchos, seis (06) viaturas de inspeção, dois (03) carros resgate, uma (01) UTI móvel e uma (01) ambulância, além de papa-filas na praça principal de pedágio em Bongaba.
        A concessionária disponibiliza os números 0800-0210278 e 0800-0210279 (deficientes auditivos e de fala) para atendimentos de emergência, solicitação de serviço ou apoio, reclamações e informações em ligações gratuitas em plantão 24h. No Centro de Atendimento aos Usuários (CAU) em Bongaba (km-133,5) e na BOP (Base Operacional) em Águas Quentes (km-41) podem ser usados telefones e sanitários.
PEDÁGIO - A tarifa para carros de passeio na praça principal em Bongaba (km-133,5) é de R$ 12,20 e R$ 8,50 nas auxiliares de Santo Aleixo (km-114) e Santa Guilhermina (km-122). Veículos pesados têm o valor da tarifa multiplicado pelo número de eixos. Motocicletas pagam R$ 6,10 na praça principal e R$ 4,25, nas auxiliares.

Light terá de pagar indenização por falta de energia durante casamento


 A Light terá de pagar uma indenização de R$ 15 mil, por danos morais, a uma noiva que teve seu casamento celebrado às escuras por conta de uma interrupção no fornecimento de energia. A decisão é do desembargador Mauro Pereira Martins, da 25ª Câmara Cível do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro, que manteve a sentença proferida em 1ª instância.
O casamento estava marcado para o dia 20 de novembro de 2010, na Igreja São José Operário, na cidade de Barra do Piraí, no Sul fluminense. No dia do evento, houve falta de energia elétrica na igreja onde foi realizada a cerimônia, e o casamento foi celebrado às escuras, mesmo após várias tentativas de solucionar o problema com a concessionária. Ainda de acordo com os autos, no local de recepção aos convidados também não havia energia elétrica, que somente voltou a ser restabelecida às 23h, quando a maioria dos convidados já havia ido embora da festa. A noiva receberá ainda R$ 5.590,00 de danos materiais.
No processo, a Light alegou que a interrupção na energia se deu pela queda de galhos na rede elétrica, o que caracterizaria força maior, não sendo passível de indenização por danos morais.
Para o desembargador, no entanto, é aplicável ao caso a teoria do risco do negócio, segundo a qual todo aquele que se disponha a exercer alguma atividade no mercado de consumo tem o dever de responder pelos eventuais vícios ou defeitos dos bens e serviços fornecidos, independentemente de culpa. Para o magistrado, ainda que tenha ocorrido a interrupção em virtude de queda de galhos sobre a rede, o que fez com que desarmasse o sistema, caberia à empresa demonstrar que envidou todos os esforços necessários para a solução do problema e não o fez, não tendo comprovado, na ação, ter enviado funcionários ao local para sanar o problema nem que a área passava por constante conservação e manutenção.
Processo nº 0008638-19.2011.8.19.0006