quarta-feira, 11 de março de 2015

Creche de Vargem Grande atenderá a 125 crianças

Secretário de Educação, professor Leonardo Vasconcellos, frisa que a instalação da creche de Vargem Grande tem enorme simbolismo para o governo e para a comunidade


Creche de Vargem Grande atenderá a 125 crianças


Prefeitura inaugura creche de Vargem Grande neste sábado, 14 A Prefeitura inaugura neste sábado, dia 14, às 10h, a Creche Municipal Profª Alayde Ferreira da Silva, localizada em Vargem Grande, no 3º Distrito. Mais uma realização do governo do prefeito Arlei, a unidade de ensino atenderá a 125 crianças.

“A Educação Infantil tem de fato melhorado com a reforma de diversas unidades e a instalação da creche de Vargem Grande tem enorme simbolismo para o governo e para a comunidade”, frisou o secretário de Educação, professor Leonardo Vasconcellos.

Todas as salas receberam piso antiderrapante, revestimento de pastilhas coloridas nas paredes, pintura e forração do teto em PVC. A fiação foi toda trocada e segue os mais modernos padrões de segurança, com passagens aéreas externas para facilitar reparos e evitar qualquer tipo de pane.

Os banheiros foram adaptados com louças próprias para crianças, e também para o acesso de portadores de deficiência. A cozinha e o refeitório foram ampliados e seguem o mesmo padrão de revestimento. As áreas externas, além da pintura de parede e telhado estão com novo piso. Um terreno, anexo à creche, será transformado em área de lazer para a comunidade local.

A remodelação e ampliação do prédio para instalação da Creche de Vargem Grande faz parte do projeto da Prefeitura de modernização e revitalização de todas as escolas do município de Teresópolis.
Fotos: Roberto Ferreira

Saúde divulga resultado da análise da água das principais fontes da cidade








Dando continuidade à vigilância periódica da qualidade da água das fontes da cidade, a Secretaria Municipal de Saúde divulgou o resultado do exame microbiológico feito nesta segunda, dia 9, em 13 pontos. De acordo com as amostras coletadas e analisadas pelo Laboratório Bacteriológico de Análise de Água para Consumo Humano, da Secretaria Municipal de Saúde, as fontes João Raposo (Tijuca) e Taumaturgo encontram-se impróprias para consumo.


Como a água pode sofrer variações de potabilidade, devido a alterações climáticas e do ambiente do entorno onde as fontes se localizam, os usuários são orientados a sempre ferver ou filtrar e clorar a água antes de ser consumida. Sendo assim, após filtração, devem ser adicionadas duas gotas de hipoclorito de sódio a 2,5% (água sanitária) para cada litro de água. Depois, espera-se 30 minutos antes de utilizar. O procedimento atende a Portaria 2.914/2011, do Ministério da Saúde, que dispõe sobre os procedimentos de controle e de vigilância da qualidade da água para consumo humano e seu padrão de potabilidade.



O monitoramento microbiológico da água das fontes da cidade é feito por equipe do Programa Vigiágua, setor ligado à Divisão de Vigilância Ambiental da Secretaria de Saúde. Atendendo determinação do Ministério da Saúde, o acompanhamento é periódico, a fim de garantir que a água consumida pela população atenda ao padrão e normas estabelecidas na legislação vigente.


Resultado da análise
• Fonte Amélia (Alto) – Própria para consumo
• Fonte Alexandre Fleming (Vale do Paraíso) - Própria para consumo
• Fonte Brahma (Várzea) - Própria para consumo
• Fonte Fonte Santa – Própria para consumo
• Fonte Judite (Alto) – Própria para consumo
• Fonte Perpétuo (Rua Zenóbio da Costa, nº 148) – Própria para consumo
• Fonte Praça Taumaturgo (Taumaturgo) – Própria para consumo
• Fonte Santa Ângela (Vale do Paraíso) – Própria para consumo
• Fonte São Sebastião (Pimenteiras) - Própria para consumo
• Fonte da Saúde (Tijuca) – Própria para consumo
• Fonte Sete Tanques (Rosário) – Própria para consumo
• Fonte João Raposo (Tijuca) – Imprópria para consumo
• Fonte Taumaturgo (Taumaturgo) – Imprópria para consumo


*Tendo em vista os resultados, foi orientada a adoção das seguintes medidas: 1) Interdição das fontes impróprias e investigação de possíveis danos na tubulação ou outras formas de contaminação da água; 2) Orientação aos usuários para que filtrem e clorem a água antes de beber, mesmo a das fontes que estão próprias para consumo; 3) Providenciar o reforço e a ampliação do serviço de monitoramento das fontes públicas, conforme solicitado pela Câmara Técnica de Saneamento do Comdema – Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente; 4) Informar a população sobre a potabilidade de cada fonte através da manutenção de placas indicativas.

Prefeitura distribui material escolar e uniformes para alunos da Rede Municipal de Ensino



  A Prefeitura de Teresópolis começou a distribuir os kits de material escolar e as novas camisas dos uniformes que serão usados por todos os alunos da Rede Municipal de Ensino no ano letivo de 2015. Com mais de 10 itens divididos em três kits diferentes, para atender as variadas faixas etárias contempladas na rede, o material beneficia desde alunos da Educação Infantil até os estudantes do 9° do Ensino Fundamental.

“A entrega do material escolar e dos uniformes é um compromisso da administração do prefeito Arlei com os estudantes matriculados na Rede Municipal de Ensino. Nós nos preocupamos com a qualidade do material e dos uniformes, investindo em nossos alunos e mantendo nosso comprometimento com a Educação Municipal”, disse o secretário municipal de Educação, professor Leonardo Vasconcellos.

Para a fisioterapeuta Cláudia Emerick, mãe dos trigêmeos Luiza, Pedro e Miguel, de 8 anos, alunos do 3º ano na Escola Municipal Acliméa de Oliveira Nascimento, no bairro de São Pedro, além da economia financeira, a entrega dos kits e uniformes representa uma valorização da Educação de Teresópolis. “Eu me sinto muito satisfeita, porque recebendo este material, com esta qualidade, além de a Prefeitura estar incentivando cada vez mais os alunos, está valorizando a Educação e, com isso, tudo tende a melhorar”, opinou a mãe.

Com materiais que vão desde o básico lápis e borracha, até giz de cera e lápis de cor, os kits contêm cadernos de capa dura, cola, tesoura, régua e muito mais. Para a diretora Carla Cunto, da Escola Municipal Profª Aclimea de Oliveira Nascimento, localizada no bairro de São Pedro, a qualidade é um dos pontos altos dos kits de material escolar distribuídos este ano.

“Quando recebemos os kits foi uma alegria muito grande. Hoje nós temos na Rede Municipal esse material de qualidade, que é muito importante para o trabalho do dia a dia do professor. Esse material não é só a valorização das crianças, mas da gente enquanto profissional também, pois é fundamental termos instrumentos de trabalho adequados”, avalia a diretora.

Entre os alunos, a entrega dos kits de material e dos novos uniformes também foi comemorada. Na opinião da estudante Vitória Giovana, aluna do 9° ano do CEROM (Centro Educacional Roger Malhardes), no bairro de São Pedro, os novos uniformes, com a cor azul nas mangas e golas, são ótimos. “Eu achei maravilhoso. Muita gente não tem condição de comprar e a Prefeitura ajudando é maravilhoso. Amei o novo uniforme porque adoro a cor azul e achei muito lindo”, elogia a aluna. 

terça-feira, 10 de março de 2015

Alunos da EJA diurna têm palestra com o rapper Sérgio Brum





Seguindo o objetivo de ofertar aos jovens com defasagem escolar uma oportunidade diferenciada, a Educação de Jovens e Adultos (EJA) Diurna da Rede Municipal de Ensino ofereceu aos seus alunos uma palestra como o rapper de Cristo, Sérgio Brum. Abordando temas como superação, drogas, criminalidade e, claro, Deus, Sérgio passou, através do seu exemplo de vida, alguns dos valores que acha importantes para os jovens estudantes.

O rapper de Cristo Sérgio Brum faz palestra para alunos da EJA

“O objetivo é falar sobre superação, libertação do mundo das drogas e, através do meu testemunho, passar uma nova visão para esses alunos. Queremos alertar sobre o mal das drogas e da criminalidade. Para nós, bandido bom não é bandido morto, mas pessoa regenerada. Eu faço esse trabalho de coração, porque descobri que levando água para o meu próximo, mato a sede que eu tenho”, esclareceu o palestrante.




A EJA Diurna acontece na Escola Presidente Bernardes, no bairro de São Pedro, e visa atender principalmente aos jovens com problemas de defasagem escolar. A metodologia prevê, além de aulas regulares, oficinas de teatro, música, circo, sexologia, atividades esportivas, criação literária e dança, entre outras. Todas objetivando tornar a experiência de aprendizagem em uma prática mais estimulante para os alunos.

A diretora Criselídea Nicolau destaca a importância da EJA diurna
As alunas Hiorrana e Lorraine se sentem estimuladas pela nova metodologia

“Esse projeto prevê o resgate de nossa comunidade, desses meninos e meninas que estão fora da faixa etária escolar, e até mesmo desacreditados pelos responsáveis, pelos conhecidos e até por eles próprios. Essa parceria entre uma escola estadual e a Prefeitura de Teresópolis, proporciona um resgate de suas vidas e a oportunidade de seguir em uma escola de ensino médio, como a nossa”, avaliou a diretora Criselídia Nicolau de Moraes.


Para os estudantes, as vantagens são grandes e os constantes estímulos fazem diferença no dia a dia da escola. As alunas Lorraine Ferreira e Hiorrana Soares, de 15 anos, ambas com defasagem escolar de três anos, têm encontrado na EJA Diurna o encorajamento para continuarem estudando. “Estamos achando diferente, porque as outras escolas só tinham aulas normais. Essas atividades diferentes incentivam mais a gente vir estudar, querer estar na escola”, opinou Lorraine. “Quero recuperar o tempo perdido e estou fazendo oficinas de circo e sexologia”, comentou Hiorrana.




Texto e fotos: Marcelo Ferreira







Teatro infantil é atração no fim de semana em Teresópolis





No próximo sábado, dia 14, será encenado na Casa de Portugal de Teresópolis o espetáculo de teatro infantil ‘Fuga para Madagascar’. Com realização da Amigarte Produções, produção da Múltipla Cultural e apoio da Prefeitura, através da Secretaria de Cultura, a encenação será realizada às 17h e promete agradar em cheio o público infantil.


A peça é uma adaptação baseada no sucesso do cinema. Um grupo de amigos vive num zoológico, onde são tratados como reis. O leão Alex, é a grande atração do zoológico, a zebra Marty, a girafa Melman e a hipopótamo Gloria. Como foram nascidos e criados em cativeiro, nem imaginam o que seja morar na selva. A Zebra Marty sempre teve curiosidade de saber o que há por trás dos muros do zoológico, por isso, decide fugir para explorar o mundo. Ao perceberem a fuga do amigo, Alex, Gloria e Melman decidem partir à sua procura.


Após serem capturados nas ruas da cidade eles são acidentalmente mandados para a ilha de Madagascar. Lá vão conhecer os mistérios da vida selvagem e todos os seus desafios e conhecerão o excêntrico Rei Julian, o soberano de uma tribo nada convencional. Nessa grande aventura, os heróis precisarão encontrar meios de sobrevivência em uma selva verdadeira.


“Mais uma vez, as crianças teresopolitanas terão uma ótima opção de entretenimento no fim de semana. Com linguagem atual, o espetáculo vai divertir os pequenos e, com certeza, os adultos presentes”, comenta o secretário de Cultura, Ronaldo Fialho.


Os ingressos custam entre R$ 20 e R$ 40 e podem ser adquiridos na secretaria da Casa de Portugal (Avenida Lúcio Meira, 850), na Pat Raquel Video Locadora (Avenida Oliveira Botelho, 47 - Alto) e na Vogue Calçados (Calçada da Fama, 98 – Centro). Mais informações: 2742-1505.


Vale lembrar que no dia 21 de março, será a vez do espetáculo Allan Kardec – Um olhar para a eternidade, também na Casa de Portugal, às 21h, estrelado pelo ator Mario Cardoso. E, em breve, serão encenados também em Teresópolis os espetáculos Toy Story, em abril, Escola de Princesas, em maio, e O mágico de Oz, em junho.


Texto: Geórgia Jahara

segunda-feira, 9 de março de 2015

Fazenda Ermitage terá escola, creche e CRAS








Projetos foram apresentados à Prefeitura e serão enviados à Caixa Econômica para aprovação e liberação de recursos


Com o objetivo de proporcionar a infraestrutura necessária para o bem estar dos futuros moradores da Fazenda Ermitage, a Prefeitura está trabalhando para que todos os equipamentos de atendimento sejam instalados no local, entre eles, escola, creche e CRAS (Centro de Referência de Assistência Social). Os projetos já foram apresentados pela construtora responsável pela elaboração e execução à Prefeitura e serão encaminhados à Caixa Econômica Federal para disponibilização dos recursos.


A escola municipal terá vaga para 700 alunos e deverá funcionar em três turnos. Com 854m², a construção prevê a instalação de seis salas de aulas, laboratório de informática, biblioteca, banheiros, cozinha, refeitório e pátio, além de uma bela jardineira na área central. A creche municipal terá 1.118 m² de área construída e contará com salas para Creche I, II e III, Pré-Escola, espaço de leitura, pátio, refeitório, anfiteatro e setor administrativo.


Já o CRAS (Centro de Referência de Assistência Social) terá 165,30m², com recepção, banheiros, copa, setor administrativo, salas multiuso e para atendimento familiar, além de um espaço externo coberto. No local, serão oferecidos diversos serviços, entre eles, assistência social e psicológica.


Os projetos serão executados pela Emccamp, empresa que também é responsável pela construção dos prédios da Fazenda Ermitage, e já foram apresentados para representantes das secretarias municipais de Educação, de Desenvolvimento Social e de Planejamento. A documentação será encaminhada à Caixa Econômica Federal para avaliação e aprovação a fim de que sejam disponibilizados os recursos.


Casas populares


A obra da Fazenda Ermitage, às margens da BR-116 (Estrada Rio-Bahia), é coordenada pelo Governo do Estado e faz parte do programa federal Minha Casa Minha Vida. As moradias serão destinadas às famílias desabrigadas pelas enchentes de janeiro de 2011.


O conjunto habitacional será formado por sete condomínios, com 80 blocos e 1.600 apartamentos. Os blocos terão cinco pavimentos, com quatro apartamentos por andar. Cada unidade terá dois quartos, sala, cozinha e banheiro.




O projeto inclui a edificação de um viaduto sobre a Estrada Rio-Bahia para facilitar o tráfego de veículos diretamente com o centro da cidade e de vias de acesso e de circulação interna do condomínio, cuja obra também já foi iniciada com os trabalhos de topografia. O conjunto habitacional contará ainda com espaços destinados à construção de lojas comerciais, posto de saúde, estacionamentos e áreas de lazer.