sexta-feira, 16 de agosto de 2013

Justiça decide que crédito de celular pré-pago não pode expirar

             

A Justiça Federal proibiu as operadoras de telefonia móvel a estabelecer prazo de vencimento para os créditos usados em celulares pré-pagos.A decisão é válida em todo território nacional e começa a valer assim que as teles forem notificadas --seja por meio de um oficial de Justiça ou após publicação no "Diário Oficial".A mudança foi imposta pela 5ª Turma do Tribunal Regional Federal da 1ª Região, mas ainda cabe recurso.De acordo com o relator do processo, desembargador federal Souza Prudente, o prazo de validade é um confisco antecipado dos valores pagos pelo serviço."Afigura-se manifesta abusividade (...) a medida impõe ao usuário de menor poder aquisitivo discriminação injustificada e tratamento não isonômico em relação aos demais usuários desses serviços públicos de telefonia", disse.O Sindtelebrasil, sindicato que representa as operadoras, informou que aguarda comunicado oficial da decisão para avaliar medidas cabíveis.Fonte: Folha Online

Comissão de Saúde da Câmara quer saber se gestantes em Teresópolis estão sem atendimento médico em hospitais conveniados pelo SUS



  
A Comissão de Saúde e Assistência Social da Câmara Municipal de Teresópolis enviou ofício ao Hospital das Clínicas de Teresópolis (HCT) e Beneficência Portuguesa, a fim de que estas instituições de saúde informem à Comissão, com a máxima urgência, se o atendimento em obstetrícia está sendo feito regularmente durante toda a semana ou se tem algum dia sem atendimento médico a partos e suas intercorrências.

O presidente da Comissão, vereador Dr. Antônio Francisco, se baseou em denúncia feita durante a Sessão Legislativa do dia 14.05 pelo vereador DaPonte. De acordo com o relato, as parturientes não têm atendimento médico no final de semana nos dois hospitais conveniados pelo SUS e estariam sendo encaminhadas para Guapimirim,

“Julgo de extrema gravidade as parturientes não terem atendimento no final de semana. A Comissão de Saúde oficiou os diretores das duas unidades conveniadas pelo SUS para que nos informem se realmente isto está ocorrendo e possamos tomar medidas cabíveis para e minimizar o sofrimento de nossa população”, declarou o vereador Dr. Antônio Francisco.

Justiça mantém suspensas atividades do teleférico de Nova Friburgo


A juíza da 1ª Vara Cível de Nova Friburgo, Paula do Nascimento Barros Gonzalez Teles, manteve o indeferimento do pedido de início do funcionamento do teleférico de Nova Friburgo, região serrana do Rio de Janeiro. Com a decisão, continuam suspensas as atividades do empreendimento.

No entendimento da magistrada, os laudos apresentados pela Empresa Friburguense do Teleférico, responsável pelo empreendimento, não atestaram objetivamente o atendimento às exigências apontadas pelo perito. Por isso, a magistrada solicitou esclarecimento sobre pontos como segurança das torres das linhas do teleférico e dos brinquedos e sistema de drenagem.

Os laudos foram solicitados pela juíza em julho deste ano. “É necessário ressaltar a impossibilidade de desinterdição sem a plena segurança de toda a área, já que a população friburguense confia à Justiça sua integridade e bem-estar. Desinterditar o teleférico significa dizer à população que o equipamento é seguro, e não é isso que o laudo pericial afirma. O documento atesta a segurança do Complexo desde que realizados as manutenções e reparos”, destacou a magistrada na ocasião.

A ação civil pública contra o empreendimento foi movida pelo Ministério Público, pedindo que a empresa fosse impedida de realizar obras ou de demolir as eventualmente existentes em todas as áreas ambientalmente relevantes, em área geomorfologicamente inadequada ou em local que possa gerar risco à vida, à propriedade ou à qualidade de vida da população. Em julho de 2011, a Justiça deferiu a antecipação de tutela pedida pelo MP, determinando a paralisação de todas as atividades e obras de infraestrutura, cercamento e edificações do empreendimento.

Processo nº 0008751-74.2011.8.19.0037

quinta-feira, 15 de agosto de 2013

Festival da Cultura Popular agita Teresópolis na próxima semana


                       

Quadrilha, comidas típicas, danças regionais, shows, artesanato, oficinas... Na próxima quarta-feira, 21, começa o Festival da Cultura Popular, que vai movimentar Teresópolis até o domingo, 25. Promovido pela Prefeitura, através da Secretaria de Cultura, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação e a concessionária de energia Ampla, o evento vai oferecer cinco dias de atrações diversas, realizadas no entorno da Casa de Cultura Adolpho Bloch. Nomes como Sandra de Sá, Dudu Nobre, o grupo Caraforró, da Feira de São Cristóvão, e o cantor Wenderson Rosa estão entre as atrações.


Com entrada gratuita, o Festival da Cultura Popular terá diversas atrações e vai englobar ainda outro evento de grande porte: a segunda edição do Consciência Ampla Cultural, projeto que agora é realizado em novo formato, voltado para os alunos da rede municipal de ensino. Entre as atrações que serão trazidas pela Ampla, através da Produtora Biruta, estão previstos shows e bate-papo com artistas consagrados, além de oficinas, tendo como tema “O Brasil que os brasileiros ainda não conhecem”.


Valorizando a iniciativa da Ampla, a Secretaria de Cultura decidiu não apenas apoiar, como também ampliar o evento, abrindo o leque de opções e transformando todo o entorno da Casa de Cultura em um verdadeiro ‘arraiá’, com o objetivo de comemorar ao melhor estilo o Mês do Folclore, da Cultura Popular. A comercialização de quitutes e comidas típicas das mais variadas e tradicionais, shows de cultura popular e até mesmo um casamento na roça estão na programação.


Uma grande decoração está sendo confeccionada pela equipe da Secretaria de Cultura, com cenário que reproduz uma cidade de interior em escala próxima à real, dando todo o clima de festa 'agostina'. Pórtico de entrada, enfeites, cerca e bandeirinhas integram a decoração. Um parquinho será montado para garantir a diversão dos pequeninos. A área de shows, com palco em formato concha, ficará localizada no anfiteatro da Casa de Cultura, possibilitando fácil acesso e visualização do público. E ao lado da casa, será montada uma praça de alimentação completa, com todos os quitutes típicos da ocasião. Entre os shows, estão confirmados Sandra de Sá, a dupla Bento e Mariano, Wenderson Rosa, Fernando Mello (São Quixote e Chico Pança), Írio Lima, Zé da Onça e o Caraforró, banda de forró formada por artistas da Feira de São Cristóvão, no Rio de Janeiro. Daniel Azulay fará apresentação infantil e um bate-papo com o cantor Dudu Nobre também está confirmado como atração do primeiro dia de festa.


“A realização da segunda edição do Consciência Ampla Cultural está sendo desenhada desde janeiro entre nós, da Secretaria da Cultura, e a Produtora Biruta. Após a confirmação, tendo como base o tema e mais ainda a data de realização, justamente no mês da cultura popular, decidimos ampliar o evento e assim resolvemos por um grande festival que vai reunir em um único espaço diferentes manifestações artísticas e muitas atrações. Desde já, estão todos convidados”, disse o Secretário de Cultura, Wanderley Peres.


Texto: Geórgia Jahara
Arte: Ricardo Guarilha

Duque de Caxias - Tomógrafo Móvel


TOMÓGRAFO MÓVEL MUDA DE ENDEREÇO EM DUQUE DE CAXIAS
                   

Equipamento da Secretaria de Saúde tem capacidade para realizar 70 exames por dia


O Tomógrafo Móvel que está em Duque de Caxias vai se mudar, a partir de quinta-feira (15/08), da Praça do Pacificador para a Praça Humaitá na Rua Brigadeiro Lima e Silva. Os pacientes estão sendo avisados da mudança, pelas Secretarias Municipais de Saúde, no ato da marcação dos exames. O serviço permanece no local até 31 de agosto. O atendimento no município vem sendo feito de segunda a sexta-feira, das 8h às 19h, e, aos sábados, das 7h30 às 15h.


Além de Caxias, o equipamento também atenderá à demanda de mais sete municípios da Baixada Fluminense: Belford Roxo, Nilópolis, Magé, Guapimirim, Mesquita, Nova Iguaçu e São João de Meriti. O tomógrafo móvel tem capacidade para realizar 70 exames por dia. A previsão é atender 450 pacientes e realizar 500 exames.


Criado em 2009 pela Secretaria de Saúde, este é o primeiro serviço itinerante de diagnóstico por imagem do país a percorrer os municípios levando possibilidade de tratamento aos usuários do SUS. O primeiro equipamento adquirido pela Secretaria de Saúde está em Miracema (Noroeste Fluminense), até 17 de agosto. Duque de Caxias recebe o segundo tomógrafo móvel, que presta serviço à SES desde março de 2011. Os dois equipamentos já atenderam 56.661 pacientes e realizaram 74.163 exames.


Agendamento - Os agendamentos dos serviços de tomografia são feitos pelas secretarias municipais de Saúde, que recebem o pedido médico do paciente, encaminham a planilha com as demandas para o serviço da Secretaria de Saúde e informam os pacientes sobre a data, hora e local do procedimento. Quem tem celular, recebe essas informações via torpedo telefônico até 48 horas antes do dia marcado. Após um período de 10 a 15 dias úteis, o município entrega os resultados ao paciente para que sejam encaminhados ao seu médico.


Rapidez - O tomógrafo móvel foi criado para atender aos moradores de cidades em que não há esse tipo de exame na rede pública ou onde o serviço existente não é capaz de suprir a demanda. Instalado numa carreta especial, fabricada e montada por uma empresa norte-americana, o equipamento é capaz de realizar um exame de corpo inteiro em 30 segundos, enquanto os aparelhos convencionais levam entre 20 e 40 minutos. O serviço funciona com gerador externo ou eletricidade externa, mas possui um gerador próprio, com capacidade para operar de oito a nove horas por dia.

FAETEC ABRE MAIS DE 800 OPORTUNIDADES DE FORMAÇÃO TÉCNICA

Interessados têm até a próxima terça-feira (20/8) para se candidatarem às vagas
A partir desta quinta-feira (15/8), interessados em garantir formação Técnica de Nível Médio podem concorrer a 855 oportunidades da Fundação de Apoio à Escola Técnica (Faetec), instituição vinculada à Secretaria de Estado de Ciência e Tecnologia. São 21 unidades da Rede com chances que visam ao preenchimento de vagas remanescentes do processo seletivo realizado em junho deste ano.

Para entrar na disputa, que segue até a próxima terça-feira (20/8), é necessário se inscrever no site: www.faetec.rj.gov.br.
O destaque é para as 676 vagas na modalidade Subsequente, voltadas para aqueles que já concluíram o Ensino Médio, em cursos como Administração, Edificações, Eletrônica, Informática, Hospedagem, entre outros que atendem a setores estratégicos da economia do Estado do Rio.


Na matriz curricular integrada ao Ensino Médio, a Faetec oferece Educação Profissional Técnica para o Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica de Jovens e Adultos (Proeja). São 158 oportunidades distribuídas entre duas escolas de referência: Visconde de Mauá, em Marechal Hermes, e Ferreira Viana, no Maracanã.
Na Concomitância Externa, cujo pré-requisito é estar matriculado no Ensino Médio em outra escola fora da Faetec, são sete oportunidades de Técnico em Informática no Cetep Paracambi, na Baixada Fluminense. Os técnicos em Enfermagem que buscam uma especialização podem aproveitar as 14 chances em Saúde da Família, da Escola de Saúde Herbert José de Souza, em Quintino Bocaiúva, Zona Norte do Rio.
Quem não tiver acesso à internet pode recorrer a uma das 90 unidades da Faetec Digital, que disponibilizam gratuitamente o serviço de segunda a sexta-feira (dias úteis), das 10h às 17h. A apresentação do CPF é necessária para a utilização dos serviços. A seleção será feita através de sorteio pela Loteria Federal no dia 24 deste mês.

CRONOGRAMA
Inscrição: 15 a 20 de agosto
Sorteio Público: 24 de agosto
Resultado do Sorteio e Classificação: 27 de agosto
Matrícula: 29 e 30 de agosto

Parque dos Três Picos ganha R$12 milhões em investimentos

O Parque Estadual dos Três Picos ganhou R$12 milhões do Programa de Desenvolvimento do Turismo (Prodetur-RJ) para investir na realização de melhorias e estudos. Com o recurso concedido pela Secretaria de Turismo, a pasta do Ambiente vai construir um complexo de visitação e implantar um núcleo na área localizada em Teresópolis, na Região Serrana.

Com 58.790 hectares, o Três Picos abrange ainda os municípios de Cachoeiras de Macacu, Nova Friburgo, Guapimirim e Silva Jardim. O investimento faz parte de uma estratégia do Governo do Estado em valorizar os parques naturais, equipá-los para fomentar o ecoturismo e desenvolver o turismo sustentável no Rio de Janeiro.

“Temos um recurso de 187 milhões de dólares para o Prodetur e o Estado se comprometeu a destinar 20% dessa verba ao meio ambiente. Esses R$ 12 milhões para o Três Picos vão revitalizar o ecoturismo na região, movimentar a cadeia produtiva e, consequentemente, conceder mais qualidade de vida às pessoas’, afirmou Ázaro.

De acordo com o secretário de Ambiente, Carlos Minc, o repasse vai proporcionar a construção de uma sub-sede no Vale da Revolta, em Teresópolis, às margens da BR-116. Um centro de visitante com restaurante, uma lanchonete, loja de souvenirs, estacionamento, alojamento para guardas-parques e um heliponto de apoio para operações de combate a incêndio também fazem parte do projeto.

“A área será cercada e teremos um pórtico com guarita. Vamos construir ainda um camping, mesas para piquenique e toda estrutura para esportes radicais, como arvorismo e tirolesa. Será o maior complexo de uso público que já construímos em um parque estadual. Nossa expectativa é receber 100 mil visitantes por ano”, disse Minc.

Os projetos já estão concluídos e o edital de licitação das obras deve ser lançado até o fim de agosto. Para André Ilha, diretor de Biodiversidade de Áreas Protegidas do Instituto Estadual do Ambiente (Inea), a previsão é que o complexo adquira um perfil de visitação familiar.

“Em Cachoeira de Macacu temos um perfil mais de turistas. Em Friburgo, recebemos montanhistas e pessoas dispostas a praticar caminhadas e escaladas. Já essa sede de Teresópolis terá a vocação para atender famílias. O objetivo é oferecer uma série de atrações para que pais e filhos desfrutem da natureza com total segurança”, avaliou André Ilha.

Sérgio Cabral em Teresópolis

Os limites éticos à liberdade de informação


A “Produção jornalística em emissoras de rádio e limites éticos à liberdade de informação” é tema da palestra que será realizada na Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro (Emerj) no próximo dia 28. O evento faz parte do Fórum Permanente de Direito à Informação e de Política de Comunicação Social do Poder Judiciário. O seminário vai acontecer das 9h às 12h no Auditório Nelson Ribeiro Alves, localizado na Av. Erasmo Braga, 115, 4º andar, Centro.

A abertura do seminário será feita pelo presidente do fórum, desembargador Fernando Foch, que já atuou como jornalista. O palestrante será o jornalista Luiz Lobo e o presidente da Associação de Magistrados do Estado do Rio de Janeiro (Amaerj), desembargador Claudio Luiz Braga Dell’Orto, e o coordenador adjunto do curso de radialismo das Faculdades Integradas Hélio Alonso, professor José Augusto de Almeida serão os debatedores. O vice-presidente do fórum, desembargador Walter D’Agostino, será o moderador da palestra.

Aos estudantes de direito que participarem do evento poderão ser concedidas horas de estágio pela Ordem dos Advogados do Brasil (OAB). Aos servidores do Tribunal de Justiça poderão ser concedidas horas de atividade de capacitação pela Escola de Administração Judiciária (Esaj), de acordo com a Resolução nº 12/2012, art. 2º, inciso II e art. 3º, inciso II do Conselho da Magistratura.

As inscrições deverão ser realizadas exclusivamente pelo site www.emerj.tjrj.jus.br. Mais informações podem ser obtidas pelos telefones 333-3369 e 3133-3380.

Secretaria de Trabalho divulga mais de 6.700 vagas de emprego no Estado do Rio


A Secretaria Estadual de Trabalho e Renda (Setrab) divulgou, esta semana, a oferta de 6.743 vagas de emprego no Estado do Rio de Janeiro. Os salários variam de R$ 678 (garçom) a R$ 2.500 (coordenador encarregado administrativo), com a possibilidade de benefícios tais como vale-transporte, auxílio refeição ou alimentação, plano de saúde e assistência odontológica.

A capital e a Região Metropolitana concentram a maior parte das vagas disponíveis, com 4.070 chances para quem procura um emprego. No Centro do Rio, estão disponíveis 2.318 vagas, nas quais se destacam as oportunidades para operador de telemarketing (450 vagas), vendedor de comércio varejista (136), motorista de ônibus urbano (214), com remunerações que variam entre R$ 678 e R$ 1.179. Pela área da subprefeitura da Barra e Jacarepaguá, a Setrab informa que estão sendo oferecidas 38 vagas, das quais três para pizzaiolo (vencimentos de R$ 900), duas para auxiliar de linha de produção (R$ 900) e três para jardineiro (R$ 896).

A Zona Norte tem 424 oportunidades de emprego, com ordenados que podem chegar a R$ 1.299. Os destaques ficam por conta de vendedor de porta a porta (43 oportunidades), instalador de antenas de televisão (30 vagas) e bilheteiro de cinema (22 chances) em Madureira. A Ilha do Governador concentra 21 vagas, com vencimentos que chegam a R$ 1.200. Na Grande Tijuca estão disponíveis 768 vagas, com bom salário para quem se candidatar a uma vaga de vistoriador de risco de auto (R$ 1.946,33), bombeiro hidráulico (R$ 1.455,85) e motorista de automóveis (R$ 1.045,44). Já a Zona Oeste oferece 406 oportunidades de emprego: 92 em Bangu, 32 em Campo Grande e 282 em Santa Cruz. Na região de Itaguaí, estão sendo oferecidas 98 vagas.


Na Baixada Fluminense, estão disponíveis 245 ofertas de emprego, divididas entre Belford Roxo (103 vagas), Duque de Caxias (9 oportunidades), Nilópolis (7 vagas), Nova Iguaçu (112) e Queimados (14), com salários entre R$ 678 e R$ 924. Niterói, com 145 oportunidades e São Gonçalo, com 24, fecham a região metropolitana com a demanda de vagas, destacando as profissões de estoquista (8 chances) e mecânico de auto em geral (salário de R$ 1.400).

Nova Friburgo (651 oportunidades), Petrópolis (104 vagas) e Teresópolis (142 oportunidades) oferecem boas chances de trabalho pela Região Serrana. São oito vagas para operador de telemarketing, nove para esteticista e quatro para eletricista, com vencimentos que variam entre R$ 678 e R$ 1.800. A Região Noroeste tem 30 oportunidades, sendo sete em Bom Jesus do Itabapoana e 23 em Santo Antônio de Pádua.
A Baixada Litorânea tem boas remunerações na região. Em Araruama são 99 vagas, com destaque para gerente comercial (três vagas - R$ 1.600). Cabo Frio aparece com 179 oportunidades, com bom salário para a função de encarregado administrativo (R$ 2.500 - três oportunidades). Casimiro de Abreu contempla 82 vagas, sendo oito para pedreiro (R$ 1.174). Maricá (201 oportunidades) e Rio das Ostras (54 chances de emprego) completam o quadro de vagas da região. Há 20 vagas em Campos dos Goytacazes. Destaque para ajudante de motorista, com vencimentos de R$ 913.

Com crescente demanda de emprego, a região do Médio Paraíba oferece 676 oportunidades, divididas em: Barra Mansa (212), Resende (164), Valença (41) e Volta Redonda (259). Barra Mansa tem grande demanda para caminhoneiro carreteiro (39 vagas), porteiro (21 vagas) e tecnólogo em eletrônica (14 vagas). Resende oferece vencimentos de R$ 1.168 para pedreiro de acabamento (19 oportunidades). Valença tem vagas para gerente de produção (3 disponíveis), auxiliar de escritório (2), assistente de administração (1) e motorista de caminhão (2), todas com remunerações de R$ 678.
É preciso estar atento às documentações necessárias para a realização de inscrição para a vaga. O candidato terá que apresentar carteira de trabalho, identidade, CPF, número de inscrição no PIS/Pasep e comprovante de residência. Para mais informações sobre os locais dos postos de atendimento e as vagas disponíveis, o interessado pode ligar para (21) 2332-9999 ou acessar o site http://www.rj.gov.br/web/setrab.

Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (CMADS) da Câmara Federal aprova projeto que cria fundo para o plantio de árvores



Em Teresópolis, esta iniciativa encontra apoio na Lei de autoria do vereador Dr. Antonio Francisco (PP).

A Lei Municipal 2.307/03, de autoria desse Vereador, prevê que o Poder Executivo Municipal deverá colocar à disposição dos interessados em arborizar ruas, praças e jardins, mudas de árvores de espécies nativas. A cessão é gratuita, mas o número de mudas fica limitado a quatro por endereço residencial. Quem receber as mudas deve permitir o acesso ao local para que a Prefeitura vistorie o bom cuidado com as mudas. A intenção é fazer com que o Poder Executivo auxilie àqueles que desejam plantar árvores em suas casas, praças e logradouros públicos.

“Teresópolis está passando por uma época de inverno, mas a maior parte do ano a cidade tem estado muito quente. Ações no sentido de aumentar a arborização contribuem para um clima local mais agradável e trazem outros ganhos ambientais, sociais e culturais. As árvores plantadas propiciam sombreamento, contribuem para a purificação do ar, diminuem a poluição sonora, melhoram a estética da paisagem da cidade e servem de habitat para pássaros nativos. A partir da criação do Fundo Nacional para Ampliação das Áreas Verdes Arborizadas Urbanas, espero que haja interesse da prefeitura para solicitar recursos ao Fundo e iniciar as ações de doação de mudas em nossa cidade.”

quarta-feira, 14 de agosto de 2013

Teresópolis - SERVIÇO DE PAVIMENTAÇÃO INTERFERE NO TRÁFEGO DA RIO-TERESÓPOLIS


Intervenção terá início nesta segunda-feira no Km-71



A Concessionária Rio-Teresópolis (CRT) dará início, nesta segunda-feira (19/8), a serviços de reciclagem do pavimento entre os quilômetros 71 e 80 (Teresópolis-Além Paraíba) da Rio-Teresópolis-Além Paraíba (BR-116/RJ), que irão interferir no tráfego da rodovia neste trecho. A intervenção começará pelo Km-71 e, a fim de minimizar maiores impactos na movimentação da via, esta será feita em segmentos de 1.500 metros por vez.
O início dos trabalhos de pavimentação no Km-71 está previsto para as 7h. Durante a realização do mesmo o tráfego no local ficará em sistema de pare e siga durante 24h já que haverá bloqueio de meia-pista no sentido Rio de Janeiro. Tão logo seja concluída a intervenção neste primeiro trecho, os serviços serão feitos nos 1.500 metros subsequentes seguindo até o km-80. Após esta etapa, o serviço será realizado na pista sentido Além Paraíba. A previsão é de que todo o trabalho esteja concluído em outubro.
Os veículos provenientes do Rio de Janeiro que tenham como destino a cidade de Teresópolis não serão afetados pelas intervenções, já que o acesso principal está localizado no km 89, no Alto do Soberbo.
Equipes da CRT estarão de plantão para controle do tráfego no local que também terá sinalização especial para alerta e orientação dos usuários da rodovia.

Cenas do movimento da Educação Municipal do RJ ( Largo do Machado)


]











Assembléia dos professores da rede municipal do Rj lota o Largo do Machado


Cerca de 15 mil profissionais da Educação do Rj reuniram-se em um momento histórico da categoria




Os funcionários reinvidicam reajuste de 19%, plano de carreira unificado, 1/3 da carga horária para planejamento, e o fim da premiação individual para os professores que aprovarem mais alunos.


Mais de 15 mil pessoas, entre professores e funcionários de escolas municipais e estaduais, estão nas ruas da Zona Sul protestando por melhores condições de trabalho. Eles chegaram ao Palácio da Cidade, em Botafogo, por volta das 13h50. No local, eles pedem uma reunião com o prefeito Eduardo Paes para atender reivindicações ou pelo menos uma posição sobre um encontro.

                   


O vereador Leonel Brizola Neto (PDT) entrou no Palácio como porta-voz dos manifestantes, mas não obteve retorno. " A resposta que tive é que hoje não tem expediente aqui e o prefeito não está disposto a conversar. Assim fica muito difícil resolver essa questão. É a luta dos profissionais de educação da cidade do Rio. Não é possível que o prefeito não tenha a sensibilidade de ouvir essa gente", disse Brizola.

                 
No Flamengo, a passeata recebia adesão a cada quarteirão passava. Os comerciantes que estavam de portas fechadas na Rua Marques de Abrantes reabriram os estabelecimentos. O manifestantes pediam para que os donos das lojas não fechassem as portas.

"Fecha a porta não, quem está na rua é a educação".

A greve está mantida e os rumos do movimento serão definidos em nova assembléia  na próxima terça feira.






Alterdata apoia projeto Caminhos da Serra do Mar





A Alterdata, empresa desenvolvedora de softwares contábeis e de gestão, é a responsável por toda a sinalização e folders explicativos do projeto “Os Caminhos da Serra do Mar”, que será inaugurado no próximo dia 15 de agosto, pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), entidade responsável pelo Parque Nacional da Serra dos Órgãos (Parnaso). Trata-se de trilha de longa duração que percorre diversos municípios e corta algumas das unidades de conservação do Mosaico da Mata Atlântica Central Fluminense. Ao todo o caminho tem 68 km e pode ser percorrido em até seis dias. A trilha inaugural será realizada entre os dias 15 e 20 de agosto.


O roteiro inaugural da trilha será através do Caminho do Ouro, que será realizada no dia 15 de agosto; Cobiçado Ventania, dia 16; e Uricanal, no dia 17. Entre os dias 18 e 20 será realizada a travessia Petrópolis-Teresópolis. Entre os dias 15 e 18 o caminhante não pernoitará dentro da Unidade de Conservação (UC). Já entre 18 e 20 de agosto o caminhante contará com a infraestrutura da UC para pernoite em abrigos e acampamento.


Em seus trechos, no Caminho do Ouro, na Travessia Cobiçado Ventania, na Trilha Uricanal, e na Travessia Petrópolis-Teresópolis, o caminhante poderá contar com sinalização adequada, descrição das trilhas e comprovará sua caminhada com um carimbo em seu “passaporte”. Entre os ambientes visitados durante o percurso, destaque para os diversos ecossistemas associados ao bioma Mata Atlântica, como mata de encosta, campos de altitude, além de paredões rochosos, picos, poços e cachoeiras. O principal objetivo de criação desta trilha é o de favorecer a conservação ambiental e promover o uso dos espaços através de uma estratégia de conservação.

Sobre as trilhas

Trilha Uricanal – relativamente leve, faz a ligação entre os bairros do Caxambu e do Bonfim. Tem um total de 11,5km e pode ser percorrida em 4 horas. É, em grande parte, acompanhada de rios que formam poços e cachoeiras cristalinas, ótimos pontos de parada para um banho refrescante. Neste trecho, o caminhante percorre a todo o momento uma mata densa, com grande biodiversidade. A "Toca do Caçador" é um atrativo à parte. Usada durante anos para a prática ilegal de caça, serve hoje de abrigo ao caminhante. Com um pouco mais de tempo, o visitante tem a possibilidade de conhecer os "Pinheirinhos" e o pico do Alcobaça, atrativos que ficam fora do eixo principal da trilha.





Caminho do Ouro – Também considerado leve, o Caminho do Ouro tem 11,5 km e o visitante leva em torno de 4 horas para percorrer. Tem início em Vila Inhomirim, acolhedor e histórico distrito de Magé. Patrimônio Histórico tombado pelo INEPAC, o caminho foi aberto em 1723 para trazer esse precioso mineral das Minas Gerais até o Rio de Janeiro. Neste trecho caminha-se sobre a história. O visitante tem a oportunidade de conhecer a primeira ferrovia do país e a estrada carroçável da Serra da Estrela, considerada a obra mais grandiosa da época do império. A beleza da mata bem preservada torna esta caminhada ainda mais deslumbrante.

Trilha da Pedra do sino – Essa trilha, considerada leve, também pode ser percorrida em 4 horas e tem 11,5 km. Após dormir em um tradicional abrigo de montanha ou área de camping, o visitante tem a oportunidade de assistir ao espetacular nascer do sol a 2.275 metros de altitude, ponto mais alto da Serra dos Órgãos, no cume da Pedra do Sino. Durante o inverno, devido às baixas temperaturas que podem atingir 0 ºC, é comum ver uma fina camada de gelo sobre a vegetação pela manhã. Ao longo da suave descida até a sede Teresópolis, o caminhante pode observar a Mata Atlântica em suas diferentes formas de vegetação, passando por campos de altitude e por uma floresta densa e preservada, com abundante fauna e flora, cachoeiras e cavernas.

Subida do Morro do Açu – Trilha pesada, tem 8 km e leva em torno de 6 horas para ser percorrida. Para contemplar o pôr do sol no Morro do Açu o caminhante deve entrar pela portaria do Parque Nacional da Serra dos Órgãos em Petrópolis, situada a 1.125 metros de altitude. Após percorrer uma forte subida de aproximadamente 2.200 metros, chega-se aos Castelos do Açu, um dos pontos culminantes do parque. Logo no início da trilha, o caminhante passa por poços, cachoeiras e mirantes. Ao final deste dia de caminhada o visitante pode pernoitar em um abrigo de montanha, equipado de cozinha, camas e água quente, ou em uma área de camping ao lado dos castelos.

Travessia Açu–Sino – Trilha pesada, com 9 km, percorrida em 7 horas, é o principal trecho da Travessia Petrópolis-Teresópolis e reconhecida como uma das mais belas travessias do país. Neste dia, considerado o mais pesado dos Caminhos da Serra do Mar, conta com bela vista do complexo de montanhas da Serra dos Órgãos. A vegetação é peculiar, semelhante à encontrada nos Andes. A trilha possui trechos que exigem maior atenção e preparo do caminhante, como o famoso "lance do Cavalinho”. Com tempo bom, é possível visualizar toda a Baía de Guanabara, Morro do Corcovado, Pão de Açúcar e Pedra da Gávea ou ainda ter a sensação de caminhar acima das nuvens.


Sobre a Alterdata

Fundada em 1989 por Ladmir Carvalho e José Ronaldo da Costa, a Alterdata é uma empresa que desenvolve softwares de Gestão Empresarial (ERPs), Automação Comercial, Contábil e Imobiliária, sistemas para Nota Fiscal Eletrônica, Ponto Eletrônico, entre outros. Especializada em soluções para Pequenas e Médias Empresas, atende hoje a mais de 25 mil clientes em todo o Brasil, principalmente Escritórios de Contabilidade, Comércio, Indústria e Administradoras de Imóveis. Com 75 bases pelo país e mais de 1.000 colaboradores diretos. A empresa é uma das principais empregadoras de Teresópolis, na região serrana do Rio de Janeiro.

A empresa inaugurou recentemente seu novo prédio que faz parte de umprojeto sustentável de 12 mil m², com aproveitamento da água da chuva, captação de energia solar e estação própria de tratamento de esgoto. No terraço do prédio, ao invés de cimento que gera aquecimento interno, o piso é de grama, o que corresponde a 45% de economia de energia com ar condicionado. Além disso, os vidros das janelas permitem maior entrada de luz e conservação térmica, que também evita o uso excessivo de ar condicionado.

A Alterdata também investiu em espaços direcionados ao bem estar social e pessoal dos funcionários. As salas foram projetadas com diretrizes do departamento Recursos Humanos com o objetivo de gerar maior conforto e integração entre os funcionários, além da criação de áreas de lazer.


Natatsha Fonseca

terça-feira, 13 de agosto de 2013

14 de agosto - Dia do Cardiologista: Quando foi a última vez que você consultou o seu?





Amanhã (quarta-feira, 14/8), será comemorado o Dia do Cardiologista. A Sociedade Brasileira de Arritmias Cardíacas (SOBRAC) alerta para os cuidados preventivos que podem evitar ou adiar doenças cardiovasculares, como o infarto, o Acidente Vascular Cerebral (AVC) e arritmias cardíacas. “O exame mais comum é o eletrocardiograma (ECG). Outros exames complementares vão depender de cada caso e indicações. Especificamente, para detectar uma arritmia cardíaca, os mais indicados são os que registram o ritmo do coração – ECG, Holter, teste ergométrico e gravador de eventos -, e nos casos indicados, o estudo eletrofisiológico, que é feito através de cateteres para avaliação detalhada do sistema elétrico cardíaco que pode apontar possíveis doenças”, explica Adalberto Lorga Filho, cardiologista e Presidente da SOBRAC.
Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), as doenças cardiovasculares são a principal causa de morte prematura em diversos países. Muitas delas poderiam ser evitadas. Levantamento¹ realizado pela SOBRAC e pelo DECA (Departamento de Estimulação Cardíaca Artificial) revelou que mais de 21 mil pessoas são acometidas por morte súbita por ano, somente na cidade de São Paulo, sendo 90% relacionada à arritmia cardíaca. Com base nos números da capital paulista, estima-se que mais de 300 mil pessoas têm morte súbita/ano em todo o Brasil.
Um dos principais objetivos da SOBRAC tem sido educar a população para a prevenção e promover atitudes saudáveis. Neste contexto, o bem estar começa ao implementar uma boa alimentação e evitar o estresse, por exemplo. “A inclusão de hábitos saudáveis no cotidiano das pessoas é fundamental. Deve-se evitar qualquer tipo de exagero e viver com moderação. Não fumar (nem com moderação ou eventualmente), ter uma alimentação equilibrada, praticar esportes regularmente e ir ao cardiologista ou clínico geral de confiança são atitudes importantes no combate às doenças cardiovasculares”, reforça o cardiologista Lorga Filho.
Para quem nunca realizou uma consulta com um cardiologista – ou está defasado em sua visita médica – a recomendação é procurar um profissional de confiança ao menos uma vez ao ano, a fim de realizar check-ups, essenciais para prevenir e evitar problemas futuros.  Nesses exames, várias doenças podem ser detectadas, como o infarto, o Acidente Vascular Cerebral (AVC), o diabetes e alguns tipos de arritmias cardíacas que, se diagnosticadas precocemente, têm tratamento e o paciente poderá continuar levando uma vida normal.
“Quem exerce alguma profissão extenuante ou atividade física exaustiva, deve ficar atento. Os exames independem de sentir ou não dores no peito. Algumas arritmias podem ser detectas, quando assintomáticas. E, quando sintomáticas, as características das queixas irão determinar os exames necessários para seu diagnóstico e cuidados posteriores”, reforça o médico Adalberto Lorga Filho. Segundo o presidente da SOBRAC, também devem realizar exames periódicos pessoas com histórico familiar de doenças cardíacas, quem tem casos de morte súbita na família, está acima dos 40 anos de idade ou em idade mais avançada.

Sobre a Sociedade Brasileira de Arritmias Cardíacas (SOBRAC):
Criada oficialmente em 1984, a Sociedade Brasileira de Arritmias Cardíacas (SOBRAC), antigo Departamento de Arritmias e Eletrofisiologia Clínica (DAEC), é uma entidade médica sem fins lucrativos, afiliada à Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC).
Os objetivos da SOBRAC são normatizar as atividades relacionadas às arritmias cardíacas no Brasil, promover o desenvolvimento científico e a valorização profissional da especialidade, além de orientar a população leiga a respeito dos problemas mais comuns ligados às arritmias cardíacas, por meio de campanhas educativas.
Com sede na cidade de São Paulo, a SOBRAC tem atuação nacional. Em 2006, criou o Programa de Educação Continuada (PreCon), ligado à Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC) e à Sociedade de Cardiologia do Estado de São Paulo (SOCESP), cuja finalidade é difundir e harmonizar condutas na área de arritmias cardíacas aos médicos da área clínica, em diversos eventos realizados anualmente em diferentes regiões do país.
Anualmente, a SOBRAC realiza a campanha nacional CORAÇÃO NA BATIDA CERTA, em 12 de Novembro, Dia Nacional de Prevenção às Arritmias Cardíacas e Morte Súbita, como atividades presenciais e gratuitas de alerta para o público leigo.

¹ O estudo foi realizado em outubro de 2009, tendo como base dados oficiais do Ministério da Saúde referentes a 2007 e entrevistas a médicos de nível primário e secundário do SUS.

Cantor e compositor Claudio Nucci faz show no Sesc Teresópolis dia 16/8






O Sesc Teresópolis recebe nesta sexta-feira, dia 16/8, o cantor e compositor Claudio Nucci, que apresenta às 21h o show “Permanência”. No espetáculo, cuja entrada varia de R$ 3 (associados Sesc) a R$ 12, o músico mostrará ao público as influências que recebeu ao longo da sua carreira e que resultaram numa brasilidade diversa, com acentos da música rural e urbana.

No repertório, "Roda Viva", de Chico Buarque, "No Cordão da Saideira", de Edu Lobo, "Oração ao Tempo", de Caetano Veloso, "Cada Tempo em Seu Lugar", de Gilberto Gil, "Travessia", de Milton Nascimento e Fernando Brant, “Desenredo”, de Dori Caymmi e Paulo Cesar Pinheiro, e "Tocando Em Frente", de Renato Teixeira e Almir Sater.

Não faltará também referências ao início da sua carreira com canções que se tornaram conhecidas através do Boca Livre, grupo do qual fez parte no final dos anos 70. Entre elas estão "Toada", "Quem Tem a Viola" e "Diana". Composições suas como "Quero Quero", "Acontecência" e “Sapato Velho” também integram o repertório do show.

Além do seu violão-baixo, Claudio Nucci estará acompanhando do filho Vicente Nucci  (voz e violão), de Marcelo Bernardes (flauta, clarinet e sax), de Dri Gonçalves (vocal) e de Rafael Lorga (percussão). O cantor e compositor é mais um grande nome da música brasileira que o Sesc traz a Teresópolis com o objetivo de oferecer à comunidade o acesso facilitado a uma programação cultural diversificada e de qualidade. 

Serviço
Show “Permanência”
Data: 16/8, às 21h
Sesc Teresópolis: Av. Delfim Moreira, 749 – Várzea
Telefone: (21) 2743-6939 / 2743-6959
Ingressos: R$ 3 (associados Sesc Rio), R$ 6 (jovens de até 21 anos, estudantes e maiores de 60 anos) e R$ 12 (inteira).
Classificação etária: livre
Capacidade do espaço: 200 lugares
Duração do espetáculo: 1h30

segunda-feira, 12 de agosto de 2013

Granja Comary passa por reforma de R$ 15 milhões







Famoso local de concentração da Seleção Brasileira desde os anos 80, a Granja Comary, localizada em Teresópolis, região serrana do Rio de Janeiro, passa por uma reforma de R$ 15 milhões para receber os comandados de Luiz Felipe Scolari e sua comissão técnica durante a preparação para a Copa do Mundo de 2014. Nos próximos meses, as obras serão intensificadas para que a reinauguração aconteça em maio do ano que vem.

Antes da reforma, a instalação contava com 22 quartos que acomodavam dois atletas juntos. No entanto, a partir de agora, a nova Granja Comary apresentará 30 suítes individuais, com televisão e acesso à internet. Cada quarto terá tamanho de 22 a 27 metros quadrados, sendo apenas um deles maior, com 54 metros quadrados e closet na entrada do banheiro. Trata-se da suíte máster que acomodará o técnico Luiz Felipe Scolari, segundo o jornal Folha de São Paulo.

A área destinada à imprensa será uma arquibancada atrás de um dos gols do campo principal. Além disso, a presença de jornalistas não será permitida perto dos vestiários e do alojamento.

“A reforma da Granja Comary é a nossa grande prioridade, atendendo inclusive ao pedido do Felipão e sua comissão técnica. Aqui em Teresópolis, será a casa da seleção brasileira nos treinamentos para a Copa do Mundo no nosso país”, declarou José Maria Marin ao site oficial da CBF.

Região Serrana participa do Concurso de Bordados do Rio

O bordado da Região Serrana está representado no Concurso de Bordados do Rio de Janeiro com a participação de 13 artesãs dos municípios Petrópolis, Cordeiro, Cantagalo e Santa Maria Madalena. O concurso vai premiar o mais bonito bordado do Estado, selecionado pelo público (que pode votar pelo site www.programadeartesanato.rj.gov.br) e eleito por um júri técnico.  Os trabalhos estão em exposição no Salão Nobre da Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj) e ficam à disposição do público até o dia 20.

Promovido pela Secretaria Estadual de Desenvolvimento Econômico, Energia, Indústria e Serviços, o concurso tem objetivo de estimular o desenvolvimento do bordado, que é a fonte de renda para muitas famílias fluminenses, além de ajudar a divulgar o trabalho de cada região do Estado.

“O bordado é uma atividade artesanal ligada profundamente a história do estado do Rio de Janeiro. Encontramos a sua manifestação em todas as regiões do estado, com característica  próprias, facilmente identificáveis. Acredito que esse concurso trará um belo retrato de nossos bordados”, destaca a subsecretária estadual de Comércio e Serviços, Dulce Ângela Procópio.
O concurso é constituído por três etapas: na primeira, já encerrada, as peças inscritas foram analisadas e escolhidas por votação popular via internet. Na segunda etapa, as obras ficam em exposição na Alerj, aberta a visitação até 20 de agosto, quando podem ser votadas pelos visitantes e também pelo site. Na última etapa, as 30 peças finalistas receberão um certificado do Programa Qualidade Rio e serão submetidas a um júri técnico formado por profissionais ligados à arte e à moda. O júri selecionará os três melhores trabalhos, que receberão prêmios de acordo com sua classificação. O artesão responsável pelo melhor bordado, que será conhecido no dia 27 de setembro, receberá R$ 5 mil reais, o segundo lugar receberá R$ 3 mil e o terceiro, R$ 2 mil.


Exposição do I Concurso de Bordados do Rio de JaneiroLocal: Salão Nobre da Alerj (Rua Primeiro de Março, s/n – Palácio Tiradentes – Centro – Rio de Janeiro)
Visitação: segunda-feira a sábado, das 10 às 16 horas, e aos domingos, das 12 às 16 horas.
Mais informações e votação: www.programadeartesanato.rj.gov.br
Entrada gratuita 

Alterdata patrocina projeto de capacitação profissional


A Alterdata, empresa desenvolvedora de softwares contábeis e de gestão, e a Casa do Pequeno Trabalhador de Teresópolis (Capette), uma das mais antigas instituições filantrópicas do município, inauguram, no próximo dia 26 de agosto, às 9 horas, a sala de informática da Capette. No local será desenvolvido, inicialmente, o Projeto Newton, de capacitação profissional, com aulas de iniciação digital voltadas para colaboradores e familiares dos menores atendidos no local


Responsável pela doação de computadores, mesas e cadeiras para o espaço, a Alterdata ainda ministrará aulas de informática, contribuindo para a valorização cultural e social de Teresópolis. “Além do projeto Newton, também apoiamos a Companhia de Dança da cidade, e participamos de outros projetos sociais de educação e sustentabilidade”, explica José Ronaldo da Costa, Diretor de Tecnologia da Alterdata.

A Capette foi fundada em 1974 pelo Jornalista, Barbosa Lima Sobrinho, personalidade nacional como Presidente da ABI e líder político, e pelo Desembargador, Oliveira e Silva, destacado jurista do Estado do Rio de Janeiro. A organização conta com uma creche para crianças de 2 a 6 anos e oferece qualificação profissional e reforço escolar para adolescentes.

Sobre a Alterdata

Fundada em 1989 por Ladmir Carvalho e José Ronaldo da Costa, a Alterdata é uma empresa que desenvolve softwares de Gestão Empresarial (ERPs), Automação Comercial, Contábil e Imobiliária, sistemas para Nota Fiscal Eletrônica, Ponto Eletrônico, entre outros. Especializada em soluções para Pequenas e Médias Empresas, atende hoje a mais de 25 mil clientes em todo o Brasil, principalmente Escritórios de Contabilidade, Comércio, Indústria e Administradoras de Imóveis. Com 75 bases pelo país e mais de 1.000 colaboradores diretos. A empresa é uma das principais empregadoras de Teresópolis, na região serrana do Rio de Janeiro.

Natatsha Fonseca

Emerj vai sediar evento sobre jornalismo em rádio e ética na liberdade de informação

A “Produção jornalística em emissoras de rádio e limites éticos à liberdade de informação” é tema da palestra que será realizada na Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro (Emerj) no próximo dia 28. O evento faz parte do Fórum Permanente de Direito à Informação e de Política de Comunicação Social do Poder Judiciário. O seminário vai acontecer das 9h às 12h no Auditório Antônio Carlos Amorim, localizado na Av. Erasmo Braga, 115, 4º andar, Centro.A abertura do seminário será feita pelo presidente do fórum, desembargador Fernando Foch, que já atuou como jornalista. O palestrante será o jornalista Luiz Lobo e o presidente da Associação de Magistrados do Estado do Rio de Janeiro (Amaerj), desembargador Claudio Luiz Braga Dell’Orto, e o coordenador adjunto do curso de radialismo das Faculdades Integradas Hélio Alonso, professor José Augusto de Almeida serão os debatedores. O vice-presidente do fórum, desembargador Walter D’Agostino, será o moderador da palestra.Aos estudantes de direito que participarem do evento poderão ser concedidas horas de estágio pela Ordem dos Advogados do Brasil (OAB). Aos servidores do Tribunal de Justiça poderão ser concedidas horas de atividade de capacitação pela Escola de Administração Judiciária (Esaj), de acordo com a Resolução nº 12/2012, art. 2º, inciso II e art. 3º, inciso II do Conselho da Magistratura.As inscrições deverão ser realizadas exclusivamente pelo site www.emerj.tjrj.jus.br. Mais informações podem ser obtidas pelos telefones 333-3369 e 3133-3380.

Secretários municipais visitam obras no Hospital São José




Na manhã desta sexta-feira, 9, os secretários municipais José Carlos Cunha, de Governo, Carlos Tucunduva, de Administração, e Marcos Antônio da Luz, de Segurança Pública, estiveram no Hospital São José (HSJ) para conferir as obras de reconstrução do setor do SUS (Sistema Único de Saúde) que estão sendo realizadas no local. A reforma utiliza recursos do PAHI – Programa de Apoio a Hospitais do Interior, do Governo do Estado, e também da Associação Congregação Santa Catarina, mantenedora do HSJ.
Acompanhados dos diretores executivo, Neilton Souza, e técnico, Danilo Lopes, além da gerente executiva, Maria do Socorro Alves Pereira, os secretários fizeram um tour pelo hospital. O setor do SUS está sendo completamente reformado. As melhorias incluem 21 quartos climatizados, com banheiros exclusivos e mais 41 leitos. A previsão para a entrega das obras é até o final do mês de setembro.

Além do setor de atendimento do Sistema Único de Saúde, o hospital também está equipando outros departamentos, além das obras de expansão do setor de hemodiálise, que funciona hoje no prédio em frente, atendendo entre 70 e 90 pacientes. Estes números vão aumentar para 200 com as reformas previstas.

Segundo o secretário de Governo, José Carlos Cunha, a visita serviu para estreitar os laços entre o Hospital e a Prefeitura. “Estamos conhecendo as novas instalações da parte do SUS do Hospital São José, que terá agora 21 quartos e 41 leitos. É um ganho para a cidade e nos deixa muito satisfeitos”.

O diretor técnico do HSJ, Danilo Lopes, adiantou que outras obras deverão ter início nas próximas semanas. “Além da reforma no setor do SUS, estamos também para iniciar outras melhorias no hospital, inclusive com o projeto de ampliar as vagas para a hemodiálise. Aguardamos só algumas confirmações do Estado e temos também da Prefeitura, que vem nos ajudando nesta interlocução”

O secretário de Administração, Carlos Tucunduva, colocou a Prefeitura à disposição da direção do hospital. “O papel da Prefeitura é o de ajudar no que for possível, não só ao Hospital São José, mas a todas as unidades de saúde de nossa cidade, em benefício da população. Estamos nos colocando à disposição de todos, e agradecemos também à direção do hospital pelo trabalho que vem sendo realizado”.

Conselho da Cidade debate Plano de Habitação municipal


Em reunião extraordinária nesta quinta-feira, 8, no Teatro Municipal, integrantes do Conselho Municipal da Cidade e Desenvolvimento Sustentável de Teresópolis participaram do primeiro debate sobre o Plano Local de Habitação de Interesse Social (PLHIS). O Plano faz um diagnóstico habitacional do município e dá suporte ao Executivo Municipal para priorizar áreas de déficit habitacional e infraestrutura, criando condições para melhorar a qualidade de vida da população.

Direcionada aos conselheiros municipais e aberta à participação do público em geral, a assembleia reuniu 22 participantes e abordou os dois primeiros capítulos doPLHIS, dividido em quatro módulos. Todo o documento, elaborado pelo Urbes (Instituto de Políticas Públicas Urbanas), empresa contratada pela Prefeitura através de licitação, já está finalizado, restando apenas a apreciação e parecer do Conselho da Cidade.
Segundo o secretário de Planejamento, Luiz Fernando Souza Filho, que é presidente do conselho, a reunião é conseqüência da Audiência Pública realizada no dia 18 de julho, quando foi apresentado o diagnóstico do plano. “O PLHIS é necessário para que o município tenha acesso ao Fundo Nacional de Habitação de Interesse Social, vinculado ao Ministério das Cidades, que oferece recursos para projetos habitacionais. Por isso precisamos andar com o projeto, que já está pronto e será votado no próximo dia 29 de agosto, em reunião ordinária”, explicou.

Plano Local de Habitação de Interesse Social


O PLHIS reúne diretrizes para ações no setor habitacional do município, estabelece princípios básicos para orientar as ações públicas, reunindo os objetivos a serem alcançados e os instrumentos capazes para obter os recursos visando atender as necessidades habitacionais, atuais e futuras. Além da construção de novas unidades habitacionais, o Plano também vai abranger obras de ampliação e de reforma de moradias já existentes, bem como facilitar a aquisição da casa própria pelas famílias de baixa renda.

Sergio Cabral lançará Programa Renda Melhor e Renda Melhor Jovem em Teresópolis no dia 14



 Na manhã desta quinta-feira, 8, uma equipe técnica do Governo do Estado esteve em Teresópolis para fazer as inspeções necessárias à vinda do governador Sergio Cabral na próxima quarta-feira, dia 14. Cabral fará a entrega dos cartões aos beneficiados dos Programas Renda Melhor e Renda Melhor Jovem, que fazem parte do Rio Sem Miséria, primeiro plano estadual do país para erradicação da extrema pobreza. A cerimônia será realizada no Ginásio Pedrão, a partir das 9h.
Os programas têm o objetivo de diminuir a miséria no estado do Rio de Janeiro, aumentando a renda das famílias que vivem em situação de extrema pobreza. ORenda Melhor é um programa de transferência de renda destinado a famílias que, mesmo com o Bolsa Família, ainda vivem com menos de R$ 100 per capita. Os valores variam entre R$ 30 e R$ 300 e são calculados de acordo com a severidade da pobreza de cada família.  
Já o Renda Melhor Jovem é uma poupança-escola anual destinada aos jovens de até 18 anos integrantes de famílias beneficiadas pelo Renda Melhor, e que cursam o Ensino Médio. O estudante receberá o benefício ao ser aprovado no fim de cada ano letivo, da seguinte forma: ao concluir a 1ª série, recebe R$ 700; na 2ª série, R$ 900; e na 3ª série, ganha R$ 1 mil. Caso curse Ensino Profissionalizante em quatro anos receberá ainda R$ 1,2 mil. O jovem pode sacar até 30% do benefício anualmente. O saldo total só pode ser retirado após a conclusão do Ensino Médio. 
Em Teresópolis, mais de 3.500 famílias, que atualmente recebem o auxílio do Bolsa Família, serão beneficiadas pelos programas.
Texto – Gisele BarretoFotos – Jeferson Hermida