sábado, 7 de junho de 2014

COMISSÃO QUER CAMPANHA CONTRA O RACISMO DURANTE A COPA



Em uma luta por uma Copa do Mundo de Futebol sem preconceito, a Comissão de Combate às Discriminações da Assembleia Legislativa do Rio (Alerj), presidida pelo deputado Carlos Minc (PT), lançou a campanha “Cartão Vermelho para o Racismo” em audiência pública nesta sexta-feira (06/06). A ideia é mobilizar a campanha pela internet, para que se torne um viral e incentive a torcida a levar o item para os estádios como forma de coibir atos discriminatórios e constranger os seus praticantes. Minc ressaltou que o período do mundial será propício para combater o racismo e que a torcida deve ter papel fundamental, através do uso de faixas e bandeiras que incentivem a paz. “O futebol é um esporte de congregação e de alegria, não podemos deixar que racismo tire o brilho desse espetáculo. Criamos essa campanha para dar cartão vermelho definitivo para aqueles que ousarem poluir a Copa linda de paz e fraternidade que a gente vai fazer”, defendeu o parlamentar. O Governo Federal escolheu o combate ao racismo como tema para o mundial, por meio do projeto “Por uma copa sem racismo”.
O encontro foi solicitado pelo Instituto Palmares de Direitos Humanos (IPDH) justamente para discutir ideias para combater atos de preconceito durante o campeonato no Brasil. A presidente do IPDH, Benedita de Carvalho, explicou que os episódios recentes de racismo e a iminência da Copa sensibilizaram o grupo para a necessidade de promover atos que impeçam que o racismo manche a alegria da competição. “O objetivo dessa audiência é pensar ações em conjunto para combater o racismo”, esclareceu a presidente.
Os presentes ressaltaram que é preciso que todas as instituições repliquem a campanha. Eloi Ferreira de Araújo, membro do IPDH, lembrou também que o racismo é crime previsto em lei e citou três passos para o seu combate: a identificação do criminoso, a punição e a publicidade das sanções. Ele afirmou que a dificuldade do negro transitar em certos ambientes é antiga, mas que a sociedade brasileira tem dado passos para acabar com essa situação. “A convivência de todos em um mesmo ambiente é essencial para que o preconceito acabe. O fim do racismo no futebol está vinculado à luta na sociedade”, ponderou. Presidente da Liga Brasileira de Futebol Feminino e primeira técnica do Brasil, Rose do Rio afirmou que o preconceito é ainda maior com as mulheres e que o combate deve começar na educação de base. “No futebol feminino, o racismo é impressionante. As meninas são xingadas, são cantadas músicas em alusão à escravidão. Temos que lutar pela igualdade de verdade. Chega de preconceito contra mulher e contra os negros”, afirmou a ex-jogadora.

FUTEBOLENDO: Bate-Bola literário acontece na Feirinha do Alto nos dias 14 e 15



 Com o objetivo de promover a cultura e divulgar obras e autores nacionais, um evento cultural, aliando leitura e futebol, será realizado no próximo final de semana, sábado (14) e domingo (15), na Feirinha de Teresópolis, no Alto. A iniciativa é resultado de parceria entre a Prefeitura, através das secretarias de Educação e de Turismo, com a produtora AVT&MP, de Teresópolis.

A programação, que acontecerá das 10h às 16h, na praça de alimentação, contará com a presença de autores consagrados da literatura infantil e juvenil, que conversarão sobre suas obras, que abordam o tema Futebol.

Para o evento literário foram escalados os escritores Sandra Pina, Flávio Carneiro, Otávio Júnior (o livreiro do Alemão), e lançando obras recém-publicadas Júlio Emílio Braz, com ‘Maria, a incorrigível’, e Alexandre de Castro Gomes, com ‘Folclore de chuteiras’. Comandarão o bate-bola as escritoras Andrea Viviana Taubman – curadora do evento, Ana Maria de Andrade e Marília Pirillo, além do editor José Luiz Prado.

Os "craques" das letras e da bola, Flávio Carneiro e Otávio Júnior, estarão representando também a Seleção Brasileira de Escritores – o PINDORAMA, cuja estreia aconteceu no ano passado na Feira de Frankfurt, contra os escritores alemães do time AUTONAMA. Neste domingo, 8, eles estarão enfrentando novamente o adversário do ano passado, desta vez no SESC Interlagos, e falarão sobre o assunto no FUTEBOLENDO.

E para incrementar ainda mais o evento literário-futebolístico, haverá oficinas de futebol de mesa, treino de futebol e criação artesanal de camisas da torcida do Brasil. Uma livraria com espaços para leitura e desenho também será montada para oferecer mais conforto e lazer aos visitantes.  Os livros dos autores estarão à venda e haverá sessões de autógrafos para quem adquiri-los.

De acordo com a curadora do evento, Andrea Viviana Taubman, a expectativa é grande. “Esperamos atender nas oficinas mais de 100 crianças por dia, além dos visitantes da Feirinha. Eventos como este aproximam o público dos autores e, consequentemente, fomenta o hábito da leitura, neste caso, estabelecendo uma associação entre a paixão pelo futebol e os livros”, comentou.

Ainda segundo Andrea, cinco mil panfletos com a programação estão sendo distribuídos nas escolas públicas e particulares. “Iniciativas como esta colaboram para transformar nosso município em uma cidade de leitores”, concluiu.

sexta-feira, 6 de junho de 2014

ÔNIBUS DO CONSUMIDOR ESTARÁ EM BELFORD ROXO E SEPETIBA





O ônibus de atendimento à população da Comissão de Defesa do Consumidor (Codecon) da Assembleia Legislativa do Rio (Alerj), presidida pelo deputado Luiz Martins (PDT), estará em Belford Roxo, no bairro Heliópolis, na próxima semana. De segunda a terça-feira (09 e 10/06), o serviço será realizado na esquina da Rua Isaura com a Estrada General Müller, em frente ao Colégio Estadual Gustavo Barroso. Na quarta-feira (11/06), o ônibus vai para a Zona Oeste do Rio, com atendimento na Estrada de Sepetiba, em frente à subestação da Light.
Os consumidores terão seus casos analisados no local. As questões que não puderem ser resolvidas no mesmo dia serão enviadas online para a sede da comissão, no Edifício Leonel de Moura Brizola, na Rua da Alfândega, 8, Centro da capital. Os consumidores podem, ainda, se dirigir ao térreo deste endereço, onde estão disponíveis guichês de atendimento à população. O serviço funciona nos dias úteis, das 10h às 16h. Os interessados em entrar em contato com a comissão para tirar dúvidas ou fazer reclamações de serviços e produtos podem também fazê-lo através do atendimento telefônico, o Disque Defesa do Consumidor (0800 282 7060).

Polícia Militar do Rio abre concurso para 6 mil vagas


06/06/2014 09:45:14


Da Redação

  Aumentar a fonte da matéria

Conforme anunciado pelo governador Luiz Fernando Pezão, a Polícia Militar contará com mais 6 mil policiais. O edital do concurso foi publicado nesta quinta-feira (5/6), no Diário Oficial do estado. As inscrições para o concurso do curso de formação de soldados da PM começam nesta sexta-feira (6). As inscrições serão feitas pela internet, no endereço eletrônico www.exatuspr.com.br, e ficarão abertas até o próximo dia 7 de julho.
- Segurança pública é prioridade no nosso governo e vamos continuar investindo fortemente na área. Hoje já temos 47 mil policiais militares e vamos contratar com mais esse concurso – disse o governador.
A prova de seleção está marcada para o dia 31 de agosto. A princípio, são 6 mil vagas, sendo 5.400 para homens e 600 para mulheres. A prova será aplicada em diversas cidades, facilitando o acesso para os candidatos do interior. Os municípios previstos, além da capital, são Angra dos Reis, Arraial do Cabo, Campos dos Goytacazes, Itaperuna, Niterói, Nova Friburgo, Nova Iguaçu, São Gonçalo, Teresópolis e Volta Redonda.
O concurso terá sete etapas: exame intelectual (aplicação de prova objetiva e redação, de caráter eliminatório e classificatório), avaliação psicológica (caráter eliminatório), exame antropométrico (caráter eliminatório), teste de aptidão física (TAF, eliminatório); exame toxicológico (eliminatório), exames médicos (caráter eliminatório) e investigação social e documental.
A PM colocará computadores à disposição dos candidatos que não tenham condições de acessar a internet - poderão ir ao Centro de Recrutamento e Seleção de Praças (CRSP), na Avenida Marechal Fontenelle nº 2906, bairro Sulacap, no horário entre 9h e 17h.
MS

Seeduc prepara servidores para processos seletivos internos


Inscrições abertas

A Secretaria de Estado de Educação está oferecendo um curso para auxiliar os servidores da carreira de magistério estadual a se prepararem para as provas de processo seletivo interno. O foco é desenvolver conteúdos relativos às disciplinas comuns dentre as funções do PSI. O ‘Aprimore-se’ está com inscrições abertas pelo link: https://docs.google.com/forms/d/1HfKyUxfKDyasxGy3-BA0H3INd9aPe5NBwQJwhTFrxuI/viewform. A aula inaugural acontecerá na próxima terça-feira (10/06), às 9h, na Escola de Aperfeiçoamento dos Servidores de Educação do Estado (Rua Amaral, 30 – Tijuca).

Desde 2011, na rede estadual de ensino fluminense, o acesso às principais funções nas unidades escolares é realizado por meio de processo seletivo interno (PSI). Uma das etapas é a avaliação de conhecimentos, escrita e objetiva. Como estudar para uma prova de concurso requer conhecimentos teóricos que, muitas vezes, não são aprofundados ao longo da educação superior, foi elaborado um material específico para o curso, que apresenta conceitos essenciais de forma simples e objetiva. Língua Portuguesa, Conhecimento de Gestão, Legislação e Informática são temas que serão abordados a cada semana.

COMISSÃO DISCUTE PRECONCEITO NO FUTEBOL





A menos de uma semana do início da Copa do Mundo, a Comissão de Combate às Discriminações da Assembleia Legislativa do Rio (Alerj), presidida pelo deputado Carlos Minc (PT), vai discutir nesta sexta-feira (06/06), às 14h, uma atitude ainda recorrente nos estádios, o racismo. Motivada por eventos recentes, como o sofrido pelo jogador Daniel Alves, e pelo pedido do Instituto Palmares de Direitos Humanos, a reunião pretende articular com os presentes formas de combater a discriminação no futebol e mobilizar a população. "Os últimos episódios de racismo no futebol rouxeram à tona um assunto de extrema importância: o preconceito velado que corrói e se esconde na nossa sociedade. Não podemos mais tolerar o racismo, não podemos permitir o obscurantismo e o retrocesso", alerta Minc.
Durante o encontro, intitulado "Por um futebol sem racismo", serão apresentados casos de discriminação nesse esporte, que irão basear a cobrança das instâncias responsáveis por apurar esses crimes pelo colegiado. Confirmaram presença no debate a Superintendência de Igualdade Racial da Secretaria de Estado de Assistência Social e Direitos Humanos, os diretores dos quatro grandes clubes cariocas, componentes de suas torcidas organizadas, ex-jogadores e a Comissão de Arbitragem de Futebol do Estado do Rio de Janeiro, além do Ministério Público, da OAB e da Defensoria Pública. A audiência será no Auditório da Escola do Legislativo do Estado (Elerj), que fica localizado na Rua da Alfândega, número 08, sétimo andar. 

quinta-feira, 5 de junho de 2014

Governo autoriza transformação de cargos de professor de 16h em 30h


Cargos deverão ser ocupados por candidatos já aprovados em concursos


O Governo do Estado publicou, no Diário Oficial desta quinta-feira (05/06), a autorização para transformação de 5.650 cargos de professor docente I – 16 horas em 3 mil cargos de professor docente I – 30 horas, do quadro permanente da Secretaria de Estado de Educação.

De acordo com a publicação, esses cargos deverão ser ocupados preferencialmente por candidatos já aprovados em concursos públicos que estejam dentro do prazo de validade previsto nos respectivos editais.

Segundo o subsecretário de Gestão de Pessoas da Seeduc, Antoine Lousao, o cargo de 30 horas atende melhor a rede estadual, uma vez que supre a necessidade de um número maior de turmas.

- A transformação desses cargos tem o objetivo fidelizar o professor. O aumento da carga horária vai permitir o maior convívio do profissional com os estudantes e uma maior articulação com a comunidade escolar. A medida também auxiliará na redução da carência – ressaltou Lousao.

Concursos – Desde 2007, a Seeduc já realizou dez concursos para o magistério. No momento, há quatro em validade e as convocações estão ocorrendo. A Secretaria já se programa para divulgar, no segundo semestre, uma nova seleção, que contemplará todas as disciplinas que não contam com aprovados no cadastro de reserva.

ESTADO TERÁ CIRCUITO TURÍSTICO DA INDÚSTRIA TÊXTIL




A Assembleia Legislativa do Rio (Alerj) aprovou nesta quinta-feira (05/06), em segunda discussão, o projeto de lei 3.169-A/10, do deputado Gilberto Palmares (PT) e do ex-parlamentar Sabino. Ele institui o circuito estadual turístico das confecções e indústrias têxteis integrado pelos municípios de Bom Jardim, Nova Friburgo, Petrópolis, Quissamã, Rio de Janeiro e Teresópolis.
O objetivo é divulgar, promover e buscar soluções voltadas para o turismo, lazer e compra, enfatizando as características de pólo fabril de têxteis e de vestuário dos municípios citados pelo projeto. O texto aprovado fala ainda de pontos como definição de roteiro turístico — inclusive de negócios —, formação de mão de obra, catalogação de outros produtos locais e incentivo a parcerias.

As ações deverão levar em consideração a sustentabilidade das economias locais, enfocando o meio ambiente, infraestrutura, acessibilidade, segurança no trânsito, cidadania, transporte, saúde pública e turismo para a terceira idade. “A finalidade é fomentar o turismo de negócios e de lazer. Há uma característica comum na produção da região. O potencial é grande”, diz Palmares. O texto segue para o governador Luiz Fernando Pezão, que terá 15 dias úteis para vetá-lo ou sancioná-lo.

CRIADA PROTEÇÃO CONTRA PESSOAS JURÍDICAS DE NOMES IGUAIS




A Assembleia Legislativa do Rio (Alerj) aprovou nesta quinta-feira (05/06), em segunda discussão, o projeto de lei 2.026/13, pelo qual a existência de pessoas jurídicas com a mesma razão social em banco de dados públicos ou privados não poderá servir de obstáculo ao exercício de direitos. O texto votado autoriza o poder público a tomar providências, junto aos cartórios, para coibir essa prática, evitar a burocracia e preservar a confidencialidade dos arquivos.
A proposta, da deputada Graça Pereira (PRTB), diz ainda que toda identificação, para fins de busca cartorária, deverá ser acompanhada do CNPJ do nome pesquisado. O projeto prevê indenização por dano moral e obriga os cartórios a afixarem os termos desta proposta. “Queremos evitar a divulgação de dados incorretos relativos às pessoas jurídicas, para que somente sejam divulgados os dados daqueles identificadas com o CNPJ”, diz a deputada. O projeto segue para o governador Luiz Fernando Pezão, que terá 15 dias úteis para vetar ou sancionar o texto.

Evento marca o retorno do projeto Quartas Ambientais

Professora Verônica Bonfim ministra palestra sobre Educação Ambiental para alunos do Unifeso


 Em comemoração ao Dia Mundial do Meio Ambiente, celebrado neste dia 5 de junho, a Prefeitura realiza a  Semana do Meio Ambiente, com palestras, exposições, teatro, plantio mudas de árvores nativas da Mata Atlântica e caminhada no Parque Natural Municipal Montanhas de Teresópolis. As atividades tiveram início na segunda, 2, e terminam neste sábado, 7, com a Ação Ambiental nos Bairros, em Paineiras.

Representando o secretário municipal de Meio Ambiente, André de Mello, os funcionários da Secretaria Thiago Lima e Anna Carolina Rezende estiveram presentes ao evento, e anunciaram o retorno da Quarta Ambiental. “Este mês, estamos retomando este projeto que visa separar uma quarta-feira do cada mês para realizar palestras diferenciadas sobre o tema meio ambiente”, disse Anna Carolina Rezende.

Nesta quarta-feira, 4, a palestra ‘Educação: a música como ferramenta para o ensino na Educação Ambiental’, ministrada pela professora Verônica Bonfim, apresentou formas pedagógicas de como usar as artes para ensinar e orientar crianças na preservação do meio em que vivem.

“A preocupação com a problemática ambiental é uma questão universal, por isso, devemos apresentar a necessidade de uma educação ambiental. Este tipo de ferramenta voltado para as crianças é mais eficaz, pois é um público mais fácil de lidar e ensinar, pois estão em seu momento de formação de caráter e princípios”, disse a professora Verônica Bonfim.

Voltada para os alunos do curso de Engenharia Ambiental e Sanitária do Unifeso, a palestra apresentou aos universitários a Educação Ambiental como uma proposta de repensar o ensino, com atenção especial às questões ambientais. O objetivo é propor mudanças de hábito e de comportamento frente ao desafio do desenvolvimento sustentável.

A Semana do Meio Ambiente teve continuidade nesta quinta-feira, 5, na Casa de Cultura Adolfo Bloch, em Fátima, com teatro e exposição de várias instituições ambientais e empresas que investem em trabalhos de conscientização ambiental.

Nesta sexta, 6, acontece no Circuito Tela Verde, com exibição de filmes ambientais, no  Unifeso, campus Vale do Paraíso. E no sábado, 7, haverá Ação Ambiental nos Bairros, onde Paineiras receberá o projeto, que leva informação e atendimento à comunidade. A iniciativa contará com a participação das secretarias municipais de Desenvolvimento Social, Defesa Civil e de Serviços Públicos.

Texto: Heliny Quintanilha
Fotos: Marco Esteves

SAMBISTAS SÃO HOMENAGEADOS EM SESSÃO SOLENE NA ALERJ





O Grêmio Recreativo Escola de Samba Educativa Império da Tijuca recebeu, nesta quarta-feira (04/06), a Medalha Tiradentes, a mais alta condecoração concedida pela Assembleia Legislativa do Rio (Alerj). O presidente da Império da Tijuca, Antônio Marcos Teles, conhecido como Tê, recebeu a medalha em sessão solene no Plenário Barbosa Lima Sobrinho. O músico percussionista Armando de Souza Marçal, o Marçalzinho, também foi homenageado. O deputado Gilberto Palmares (PT), autor das homenagens, entregou a ele o Título de Benemérito do Estado do Rio de Janeiro. “Aplaudimos hoje uma instituição e uma personalidade que fizeram muito pela cultura brasileira”, disse.

Antônio Marcos Teles considera a comenda um presente, não apenas para a escola de samba, mas também para a comunidade da Formiga. “A Império é uma das mais antigas e a única que tem um termo educativo”, afirmou. O deputado lembrou que a escola, fundada em 1940, é uma das mais tradicionais da cidade e já contou com várias figuras ilustres. Ele destacou a perseverança da Império da Tijuca: “Ela já enfrentou mil dificuldades e permanece fortalecida”. Para Marco Antônio, o compositor do samba do ano passado e ativo na escola há sete anos, a comunidade da Formiga está cheia de talentos. Mais de 40 membros da Império da Tijuca estavam presentes, entre baianas, bateria, mestre-sala, porta bandeiras, velha guarda e diretores de Harmonia. O samba-enredo foi apresentado por eles, no plenário.
À frente da bateria da Portela, o carioca Armando de Souza Marçal, conhecido como Marçalzinho, é filho de Mestre Marçal (1930 - 1994) e neto de Armando Marçal (1903 - 1947), ambos sambistas consagrados. “Sou a terceira geração e esse título não é só meu. Meu pai e meu avô foram muito importantes para que eu chegar até aqui e estar conseguindo segurar essa bandeira”, declarou, emocionado. O amigo de infância e músico Jorge Gomes, membro da mesa, parabenizou Marçal: “Ele merece todo nosso respeito como artista e pessoa. É um músico reconhecido nacional e internacionalmente”. O homenageado já atuou ao lado de nomes de destaque da música, como Gal Costa, Caetano Veloso, Chico Buarque, Elis Regina, Lulu Santos, Paul Simon e Don Cherry. Gomes acredita que mais músicos deveriam ser homenageados e que esse título pode ser um incentivo a novos talentos.

Prefeitura promove ação de vacinação no bairro São Pedro

Profissionais de saúde do PSF do Rosário que participam da campanha de vacinação

A prioridade é para os trabalhadores que lidam com o público, como taxistas, motoristas e cobradores de ônibus, funcionários de hotéis e restaurantes

Abrangendo as três equipes de saúde que funcionam no PSF do Rosário, uma ação de vacinação começou nesta quarta-feira, 4, no bairro São Pedro


 Uma ação de vacinação, abrangendo as três equipes de saúde que funcionam no PSF do Rosário, começou nesta quarta-feira, 4 de junho, no bairro São Pedro. A iniciativa faz parte do Plano Operativo de Saúde de Teresópolis para a Copa do Mundo 2014. Seguindo orientação do Ministério da Saúde, a Coordenação de Imunização da Secretaria Municipal de Saúde recomenda que os profissionais que lidam diretamente com o público atualizem a caderneta de vacinação.

Em virtude do grande número de turistas que circula na cidade por conta do Mundial, a ação de caráter preventivo tem o objetivo de oportunizar as doses para uma demanda reprimida, em geral adultos que não costumam buscar atendimento médico como prevenção. Porém, a prioridade é para os trabalhadores que lidam com o público, como taxistas, motoristas e cobradores de ônibus, funcionários de hotéis e restaurantes, entre outros.

Segundo dados do Ministério da Saúde, apesar do vírus do sarampo ter sido eliminado do Brasil há mais de dez anos, ainda surgem novos casos da doença, trazida por pessoas que viajaram ao exterior. Por isso, a orientação é que seja intensificada, em especial, a imunização contra o sarampo, pois o vírus ainda circula, principalmente nos países dos continentes europeu e asiático.

Ao todo, 12 profissionais da área estão envolvidos na programação, que tem prosseguimento nesta quinta (5), na Praça dos Expedicionários, em frente ao Tiro de Guerra, e na sexta-feira (6), na Praça Getúlio Vargas, a da Igreja São Pedro, ambas no bairro São Pedro.

As vacinas oferecidas durante os três dias são a Tríplice Viral (rubéola, sarampo e caxumba) e a hepatite B.

Texto – Gisele Barreto
Fotos – Marco Esteves


Prefeitura entrega certificados a 48 formandas do Projeto Florescer





Cursos capacitaram mulheres em Meios de Hospedagem

 Cerca de 50 mulheres receberam, na noite desta terça-feira, 3 de junho,  o certificado de  conclusão dos cursos profissionalizantes do Projeto Florescer - Capacitação de Mulheres em Meios de Hospedagem. A solenidade de encerramento aconteceu no auditório do Unifeso, no Alto, e contou com as presenças da primeira-dama e secretária dos Direitos da Mulher, Alessandra Rosa, do secretário de Turismo, Ronaldo Fialho, e da reitora do Unifeso, professora Verônica Albuquerque. 

A primeira-dama elogiou e parabenizou as formandas pelo empenho e pela vitória alcançada. “Este é um momento muito feliz e que nos enche de orgulho ao ver que vocês conseguiram superar barreiras e conciliar o curso com as múltiplas jornadas que cumprem. Meu desejo é que esta seja a primeira de muitas conquistas da vida de cada uma”, disse Alessandra Rosa. 

O Projeto Florescer é resultado de um convênio firmado entre a Prefeitura de Teresópolis, através da Secretaria Municipal dos Direitos da Mulher, e o Governo Federal, com foco no incentivo à autonomia econômica e ao empreendedorismo feminino. A iniciativa visa à sustentabilidade, autoestima e melhoria de vida da mulher e de sua família, que é o ponto central para atender os objetivos da questão de inclusão no mercado de trabalho, evidenciando principalmente as mulheres em situação de desemprego e baixo poder aquisitivo.  

Ao todo foram quatro cursos de qualificação voltados para a área do turismo: garçonete em meios de hospedagem; camareira em meios de hospedagem; organizadora de eventos; e produção de eventos sociais e recepcionista em meios de hospedagem. Todos foram ministrados pela Fundação Educacional Serra dos Órgãos (FESO), que venceu o processo de licitação realizado pela Prefeitura. 

Com carga média de 200 horas, os cursos contaram com noções de cidadania e empreendedorismo, apresentação pessoal, noções de inglês e de informática, além de conteúdos específicos.

“Procuramos implementar políticas sociais que preparem as mulheres da nossa cidade para entrar no mercado de trabalho e alcançar sua independência socioeconômica, melhorando, assim, sua autoestima. E hoje, com o encerramento dos cursos, já estamos sendo procurados por empresários da cidade, interessados nesta mão de obra qualificada”, declarou Ana Maria Gomes de Almeida, diretora do Centro de Ciências Humana e Sociais da Feso e coordenadora do Projeto Florescer em Teresópolis.

Para Cristiane Helena e Nilza Soares, alunas do curso de recepcionista em meios de hospedagem, a capacitação significa esperança de um emprego melhor. “Foi muito importante para mim esse curso. Uma grande oportunidade que tivemos para nos fortalecer profissionalmente”, comentou Nilza. Para Cristiane, o curso também foi bastante proveitoso. “Essa é a minha primeira qualificação e estou esperançosa de conseguir uma colocação melhor no mercado de trabalho”, disse.

A produtora de eventos Olga Sueli também está animada. “O curso foi muito bem elaborado. Fomos tratadas com carinho e dignidade profissional e o melhor aprendi muito”, disse.

Texto – Gisele Barreto
Fotos – Davi Almada

PROJETO CRIA BANCO DE DADOS SOBRE MAUS-TRATOS CONTRA MENORES




A Assembleia Legislativa do Rio (Alerj) aprovou nesta quarta-feira (04/06), em segunda discussão, o projeto de lei 549-A/11, da deputada Claise Maria (PSD) e do ex-parlamentar Sabino, que propõe a instituição de um banco de dados sistematizado e informatizado sobre violações dos direitos de crianças e adolescentes. As informações estarão disponíveis para consulta pública, contendo levantamento estatístico mensal e anual, por região e município.
Pelo texto aprovado, o banco, que também será alimentado por dados da Polícia Civil, ficará disponível no site da Secretaria de Estado de Assistência Social e Direitos Humanos. A pasta poderá estabelecer convênios ou parcerias com secretarias, fundações e autarquias municipais, estaduais ou federais, ONGs e demais entidades da sociedade, além do Conselho Estadual de Defesa da Criança e do Adolescente, e congêneres municipais.

Para a deputada, toda criança deve ser protegida pela família, pela sociedade e pelo Estado. “O projeto visa a colaborar com essa proteção. O objetivo é enriquecer esse banco com dados sobre a prática de turismo sexual; pornografia infantil; prostituição e exploração sexual; abuso sexual doméstico; estupro; cárcere privado; mutilações de qualquer espécie; homicídio; negligência de direitos e outros crimes contra a criança e o adolescente”, disse a deputada. O projeto segue para o governador Luiz Fernando Pezão, que terá 15 dias úteis para vetar ou sancionar o texto.

quarta-feira, 4 de junho de 2014

Lei Seca: Crianças também aprendem que álcool e direção não combinam

 


Governo do Rio de Janeiro
 
REVISTA EM QUADRINHOS
AJUDA A CONSCIENTIZAR
O PÚBLICO INFANTIL


Educação no trânsito também se aprende cedo! A Operação Lei Seca passa a distribuir o gibi "Soprinho", lançado em parceria com o desenhista Daniel Azulay. A publicação ajudará a alertar crianças de 7 a 12 anos sobre o perigo da mistura de álcool e volante. Veja essa e outras notícias publicadas em nossa #RedeGOVRJ.

Com desenhos de Daniel Azulay, o gibi Soprinho mostra aos pequenos o perigo da combinação álcool + direção, educando desde cedo os futuros motoristas! - http://goo.gl/9U3n7c

Exposição da Secretaria de Educação marca etapa do Projeto MPT na Escola





A Secretaria Municipal de Educação inaugurou nesta quarta-feira, 4, na Praça Balthasar da Silveira – a da Matriz de Santa Teresa, na Várzea, uma tenda com a exposição ‘Lugar de criança é na escola – trabalho não é coisa de criança’. Reunindo trabalhos de alunos de turmas do 4º ano de 27 escolas municipais, a mostra cumpre mais uma etapa do acordo firmado com o Ministério Público do Trabalho (MPT), que tem foco na erradicação do trabalho infantil e na proteção do trabalhador adolescente. A exposição pode ser visitada nesta quinta-feira, 5, das 8h às 17h, e na sexta, dia 6, das 8h às 12h.

Na mostra, o tema erradicação do trabalho infantil é mostrado através de cartazes, maquetes, livros e literatura de cordel, onde os alunos apresentam a sua visão sobre o assunto. O projeto pedagógico de sensibilização da comunidade escolar para o combate do trabalho infantil começou no início do ano letivo, como explica Márcia Peixoto, coordenadora de eventos da Secretaria de Educação. “É um projeto que começou a ser desenvolvido há três meses nas escolas, e a culminância acontece esta semana, com a exposição dos trabalhos feitos pelos alunos. Eles refletiram sobre o tema e agora estamos mostrando para toda a população”.

Para Thiago Britto Mota, que é assessor jurídico da Secretaria de Educação e um dos agentes multiplicadores capacitados pelo MPT, o projeto pode contribuir para quebrar o ciclo da pobreza. Ou seja, sensibilizando as pessoas sobre o fato de que, ao sair da escola para trabalhar, a criança chega à vida adulta sem qualificação, ficando refém do subemprego ou se tornando um desempregado. “Esse projeto se revela de suma importância, de forma que o município de Teresópolis atua mais uma vez na vanguarda, tendo como norte sempre o interesse do nosso aluno. Que ele se desenvolva na prática e aprenda fazendo, que é um dos métodos mais interessantes para que a criança possa realmente entender o que está fazendo, e não somente reproduzir em imagens”.


Fotos – crédito para Jeferson Hermida.

Monte Líbano e empresa de segurança terão de indenizar vítima de agressão


O juiz Belmiro Fontoura Ferreira Gonçalves, em exercício na 32ª Vara Cível do Rio, condenou o Clube Monte Líbano e a empresa Alfaseg a indenizarem em R$ 20 mil um jovem que foi agredido por seguranças durante uma festa, em abril de 2007. 
Segundo o autor da ação, durante o evento denominado "CARNA ADM", ele foi abordado por três seguranças, que questionaram o motivo pelo qual os estaria encarando.  Após ser alvo de ofensas verbais, o jovem foi imobilizado e atingido com uma série de socos, antes de ser expulso do evento e arremessado na rua. 
O rapaz chegou a ligar para sua mãe, que se dirigiu ao local acompanhada por policiais. Os agressores, porém, já haviam se retirado do local e ninguém foi preso.   O caso foi registrado na delegacia, junto com o depoimento de uma segunda vítima, tendo o exame de corpo de delito comprovado as lesões sofridas pelo jovem. 
Na sentença, o juiz Belmiro Fontoura entendeu que, diantedo histórico apresentado, ficou claro que o evento ocorreu na forma relatada pela vítima daagressão.
“Poderiam as rés comprovar a culpa exclusiva do autor com a juntada da gravação das câmeras de segurança, mas não o fizeram porque somente serviriam como mais um elemento de prova da evidenciada falha na prestação do serviço, que resultou na lesão à integridade física do autor”, assinalou o magistrado. 
O texto destaca ainda o caráter punitivo e pedagógico do dano moral, como forma de tentar se evitar que novas agressões se proliferem em virtude de uma péssima prestação de serviço de segurança. 
 Processo: 0352148-29.2008.8.19.0001

COMISSÃO FARÁ PROJETO DE LEI SOBRE AUXÍLIO PARA UNIVERSITÁRIOS





A Comissão de Educação da Assembleia Legislativa do Rio (Alerj) vai apresentar em agosto um Plano Estadual de Assistência Estudantil para Universidades do Rio de Janeiro. A medida pretende solucionar, entre outras demandas, o valor das bolsas de cotista nas universidades estaduais do Rio – que varia atualmente entre R$300 e R$400, e é considerado insuficiente pelos alunos. O presidente do colegiado, deputado Comte Bittencourt (PPS), explicou que o objetivo do plano é uniformizar a política de assistência ao aluno que necessita do apoio financeiro para se manter no curso. Ele será proposto através de um projeto de lei. “A gente percebe que cada universidade, por falta de uma padronização e de uma política única, vem adotando critérios diferenciados que prejudicam o aluno. A universidade é o local que fomenta a inteligência do estado e não pode ser tratada desta maneira”, avalia o parlamentar. A decisão foi tomada durante audiência pública realizada nesta quarta-feira (04/06).
Falta de alojamento e bolsas de auxílio insuficientes foram algumas das principais reclamações dos alunos das três universidades estaduais do Rio - Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj), Universidade Estadual do Norte Fluminense e (Uenf) e Centro Universitário Estadual da Zona Oeste (Uezo) - presentes na reunião. Os alunos cotistas da Uenf recebem, por mês, uma bolsa no valor de R$ 300, como conta o representante do Diretório Acadêmico Estudantil (DCE) da instituição, Braulio Fontes. “Esse valor é insuficiente. Precisamos pagar aluguel, alimentação e material escolar. É óbvio que, com esse valor, não é possível”, reiterou. 
Alunos da Uezo recebem o mesmo benefício que os alunos da Uenf. Já a Uerj paga R$ 100 a mais na bolsa, mas impede que cotistas acumulem bolsas de pesquisa e iniciação científica, o que, para representantes do DCE da universidade, é uma injustiça. “Isso acaba causando uma linha de separação entre cotistas e não cotistas, o que é retrógrado e errado. Uma bolsa não tem nada a ver com a outra, não é cabível que o aluno bolsista seja punido por precisar de ajuda do estado. Com certeza acabar com essa medida será uma das propostas que o DCE vai apresentar à comissão”, desabafou o coordenador-geral do DCE da Uerj, David Gomes.

Os representantes dos diretórios acadêmicos terão até o dia 15 de julho para encaminhar as demandas de cada universidade para a comissão. Feito isso, será criado o projeto de lei e apresentado na Casa. “Nossa principal bandeira hoje é a criação de uma política de assistência estudantil no nosso estado. E para essa luta ser concretizada, a gente precisa do auxílio de todos os universitários do estado. Esperamos que essa abertura aqui na Alerj seja o primeiro passo dessa luta”, concluiu a presidente do DCE da Uezo, Paula Lima. Os deputados Marcelo Freixo (Psol) e Clarissa Garotinho (PR) também estiveram presentes na reunião.

Em audiência, Estado se compromete a apresentar projeto de reajuste salarial dos professores



A presidente do Tribunal de Justiça do Rio, desembargadora Leila Mariano, presidiu nesta terça, dia 6, uma audiência de conciliação entre representantes do Sindicato Estadual dos Profissionais da Educação do Rio (SEPE/RJ) e do Estado. Ficou acertado entre as partes que o governo estadual irá encaminhar a Assembleia Legislativa, até o dia 30 deste mês, um projeto de lei com os itens relacionados à campanha salarial da categoria.
Já os representantes do SEPE/RJ se comprometeram a informar a proposta do Estado e se empenhar para que os grevistas retornem às salas de aula na próxima assembleia da categoria, agendada para esta quinta-feira, dia 5.
As partes decidiram ainda agendar uma nova audiência, com data ainda não marcada, onde será discutido o percentual de reajuste que será apresentado pelo governo, os demais itens da pauta de reivindicação dos grevistas e a revisão das consequências jurídicas das anotações de ponto decorrentes da paralisação. 
Processo nº: 0048006-82.2013.8.19.0000

ALERJ LANÇA FRENTE PARLAMENTAR EM DEFESA DA ASSISTÊNCIA SOCIAL





Acompanhar a implementação das políticas de assistência social no estado será papel da nova Frente Parlamentar da Assembleia Legislativa do Rio (Alerj) em Defesa e Fortalecimento da Política de Assistência Social. A Frente Parlamentar, iniciativa do deputado Zaquel Teixeira (PT), foi lançada nesta terça-feira (03/06). Entre as metas assumidas pelo grupo estão garantir a qualidade dos serviços, apresentar leis atendendo as necessidades dos cidadãos e servir de espaço para o debate de proposições que contribuam com a melhoria da Seguridade Social ofertada pelo estado. “A Frente vai permitir levar esse debate para os municípios, para que a gente tenha institucionalização. Quando se institucionaliza essa rede e quanto mais ela estiver articulada e capacitada, melhores serão os serviços prestados”, afirmou Teixeira.
O lançamento da frente contou com a presença da ministra de Desenvolvimento Social e Combate à Fome, Tereza Campello, que foi homenageada com a Medalha Tiradentes, mais alta comenda do estado. Em seu discurso, a ministra salientou a importância da parceria entre União, estados e municípios no cofinanciamento das políticas de assistência social, e disse que o país vive um modelo de desenvolvimento econômicos inclusivo. “Esse novo tempo representa um Brasil onde o social e o econômico não são mais opostos, mas lados da mesma moeda”, complementou.
A frente também pretende atuar em conjunto com o Sistema Único de Assistência Social (SUAS), sistema público responsável pela gestão dos programas de proteção social a partir dos critérios da Lei Orgânica de Assistência Social (LOAS). O SUAS, coordenado pelo Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, visa diminuir as desigualdades socioeconômicas, com base no amparo a pessoas carentes e de sua reintegração ao mercado de trabalho. “A construção do SUAS exige que se trate a Assistência Social como investimento e não como esteio”, ponderou a ministra.
A ministra sugeriu que, após as próximas eleições, a Frente Parlamentar leve a discussão sobre as políticas de Assistência Social para os outros estados. Para o Rio de Janeiro, especificamente, a ministra considerou como prioridade transformar em regulamento e legislação os avanços do estado que já ocorrem na prática. Outra questão é a qualificação dos profissionais pelo Capacita SUAS, programa do Governo Federal para a capacitação dos servidores. “O Governo do Estado do Rio é parceiro nessa agenda, e acho que o grande desafio para a rede de Assistência Social é a capacitação dos seus servidores”, considerou.
O vice-prefeito do Rio de Janeiro, Adilson Pires, e os deputados Rosangela Gomes (PRB), Inês Pandeló (PT) e Nilton Salomão (PT) também estiveram presentes na solenidade. Também integram a Frente Parlamentar os deputados Marcio Pacheco (PSC), Claise Maria Zito (PSD), Enfermeira Rejane (PCdoB), Dica (PSD), Gilberto Palmares (PT) e Edson Albertassi (PMDB).

Seeduc começa aplicação das provas do Saerjinho


Avaliação bimestral mede habilidades e competências dos alunos da rede estadual

A Secretaria de Estado de Educação aplicará, terça (03/06) e quarta-feira (04/06), as provas do Saerjinho – Sistema de Avaliação Bimestral da Seeduc. No primeiro dia, serão testados os conhecimentos das disciplinas de Língua Portuguesa e Matemática. A novidade deste bimestre é que os estudantes da 3ª série dos ensinos Médio Regular, Médio Inovador e Médio Integrado realizarão, também, uma prova de redação.

Já no segundo dia, serão cobradas questões de Ciências Humanas - História e Geografia - e Ciências da Natureza (para 5º e 9º anos do Ensino Fundamental); e Química, Física, Biologia, História e Geografia (para o Ensino Médio e Ensino Médio Integrado). Os alunos do Curso Normal, programa Autonomia e etapas equivalentes da Nova EJA serão avaliados nas disciplinas de Língua Portuguesa e Matemática.

As avaliações são organizadas de acordo com a Matriz de Referência do Saerjinho, contemplando, além dos pré-requisitos necessários para os anos/séries avaliados, as competências e habilidades previstas para o bimestre.

O objetivo do Saerjinho é identificar deficiências educacionais que, além de corrigidas, servem como base de avaliação para a Secretaria de Educação. A partir do resultado, as escolas podem adotar o reforço escolar, elaborar material pedagógico diferenciado e participar dos programas de formação continuada para professores. Além disso, a prova é fundamental para que os educadores possam elaborar estratégias pedagógicas para melhor alcançar as metas da escola no fim do ano.

terça-feira, 3 de junho de 2014

ÔNIBUS DA CAPITAL TERÃO BOTÃO DO PÂNICO CONTRA VÂNDALOS E CRIMINOSOS





O vice-presidente do sindicato que reúne os empresários de ônibus da capital (Rio Ônibus), Otacílio Monteiro, revelou nesta terça-feira (03/06) que os cerca de 9 mil coletivos que circulam no Rio terão botões de pânico para que os motoristas alertem a polícia em casos de ataque de vândalos e criminosos. A novidade foi anunciada durante audiência da Comissão de Transportes da Assembleia Legislativa do Rio (Alerj).
O sistema já é adotado na frota que circula pelos corredores expressos Transoeste e Transcarioca e, segundo o dirigente, as imagens do interior dos veículos serão enviadas para o centro de operações construído no Terminal Alvorada, na Barra da Tijuca (Zona Oeste do Rio), e, de lá, à Polícia Civil. Tudo em tempo real, através de GPS. "Estamos criando uma central de controle para a operação de ônibus no Rio através de imagens e posicionamento dos veículos por GPS, que chegarão em tempo real à Polícia Civil no caso de qualquer ação criminosa, trazendo maior segurança aos usuários", explicou Monteiro.
De acordo com Otacílio Monteiro, só nos quatro dias de paralisação de rodoviários, em maio, 48 foram ônibus incendiados e 723 depredados, causando um prejuízo estimado R$ 2,16 milhões e prejudicando os mais de 3 milhões de usuários diários. Por sua vez, o presidente da comissão, deputado Marcelo Simão (PMDB), pretende discutir com o Tribunal de Justiça e o Ministério Público o enquadramento de vândalos em crimes mais rigorosos do Código Penal, na próxima audiência do colegiado.  "Quem coloca fogo em ônibus com trabalhadores dentro está praticando uma tentativa de homicídio. Quem joga uma pedra no vidro de um ônibus corre o risco de praticar um crime de lesão corporal. Precisamos de punições mais rígidas para evitar esses casos", disse o parlamentar.
Comandante do 1º Comando de Policiamento de Área, o coronel Rogério Leitão concorda que o enquadramento dos vândalos em crimes de menor potencial ofensivo, como dano ao patrimônio, é o principal motivo para a reincidência dos casos: "Os policiais só conseguem efetuar prisão em casos de flagrante e, muitas vezes, o vândalo consegue liberação da delegacia antes do próprio policial que o prendeu", contou o oficial. Também participaram da audiência os deputados Dionísio Lins (PP) e Átila Nunes (PSL), e representantes do Sindicato dos Rodoviários.

CARGA HORÁRIA DE PROFESSORES DO ESTADO PODERÁ AUMENTAR DE 16H PARA 30H





A mudança de 5.650 cargos de professor docente I do quadro permanente da Secretaria de Estado de Educação (Seeduc), com carga semanal de 16 horas, para 30 horas semanais, é o que prevê o projeto de lei 2.956/14, do Poder Executivo, que a Assembleia Legislativa do Rio (Alerj) aprovou, nesta terça-feira (03/06), em discussão única. O texto diz que não haverá aumento de despesa para o Governo.
Das nove emendas, uma foi aprovada. Ela determina que os cargos resultantes da transformação prevista na lei deverão ser ocupados, preferencialmente, por candidatos já aprovados em concursos públicos de provas  e/ou provas e títulos que estejam dentro do prazo de validade previsto nos respectivos editais.

A alteração faz parte de uma adequação da estrutura do Executivo na Secretaria de Educação, que apresentou um resíduo de cargos vagos relativos a docentes I com carga de 30 horas semanais. Isso se deu em função dos concursos realizados em 2011 e 2013, em que foram admitidos 1.823 professores com a carga horária mencionada, sendo que o contingente máximo de cargos permitido atualmente, pela Lei 6.027/11, é de dois mil.

Educação Infantil Municipal ensina brincando



 Brincar é um direito de toda criança e a Educação Infantil Municipal entende a importância do brincar no desenvolvimento e na aprendizagem nesta faixa etária. Nas creches municipais as atividades desenvolvidas pelas equipes pedagógicas vão além do lugar comum, utilizando muita criatividade e inspiração por parte das educadoras, já que na educação pré-escolar as crianças são estimuladas - através de atividades lúdicas e jogos - a exercitar as suas capacidades motoras e cognitivas, a fazer descobertas e a conviver em grupo.

“Brincar é uma importante forma de comunicação, é por meio deste ato que a criança pode reproduzir o seu cotidiano. O ato de brincar possibilita o processo de aprendizagem da criança, pois facilita a construção da reflexão, da autonomia e da criatividade, estabelecendo, desta forma, uma relação estreita entre jogo e aprendizagem”, explica o secretário municipal de Educação, professor Leonardo Vasconcellos.

Na Creche Municipal Missionário Manoel Mello Silva (Agriões), por exemplo, as mamães e seus filhos participaram recentemente de um café da manhã onde realizaram um desfile com acessórios dos responsáveis, apresentações musicais e distribuição de lembrancinhas. Neste contexto, o brincar na educação infantil proporciona a criança estabelecer regras constituídas por si e em grupo, contribuindo na integração do indivíduo na sociedade.

“A Educação Infantil Municipal acredita que é importante perceber e incentivar a capacidade criadora das crianças, pois essa se constitui numa das formas de relacionamento e recriação do mundo, na perspectiva da lógica infantil”, destaca a professora Luana Oliveira, chefe da Divisão de Educação Infantil da Secretaria Municipal de Educação.

Outro destaque recente na Educação Infantil Municipal, a Creche Profª Rosália Martins de Lima Silva, em Fonte Santa, organizou em parceria com o Sesc Teresópolis uma visita do Mágico Patrick que encantou e intrigou as crianças com truques de ilusionismo.

“Os pequenos se divertiram para valer, participando desses momentos mágicos.  Todos das turminhas do Berçário ao Jardim aproveitaram muito a presença do Mágico Patrick, e ninguém conseguiu esconder um lindo sorriso”, comentou a professora Cristina Pacheco.

Segundo a diretora do Departamento de Educação da SME, professora Carla Rabello, o brincar na Educação Infantil não significa apenas recrear, mas uma das formas mais complexas que a criança tem de comunicar-se consigo mesma e com o mundo. “Através do brincar a criança pode desenvolver capacidades importantes como a atenção, a memória, a imitação, a imaginação, ainda propiciando à criança o desenvolvimento de áreas da personalidade como afetividade, motricidade, inteligência, sociabilidade e criatividade”, finaliza a diretora

Seeduc nomeia professores e inspetores aprovados em concursos


Profissionais devem se apresentar à regional até o próximo dia 05

A Secretaria de Estado de Educação publicou, no Diário Oficial de ontem (27/05), a nomeação de 33 candidatos aprovados nos concursos para professores, realizados em 2011 e 2013, e e inspetor de alunos, realizado em 2013. Tais candidatos já passaram pelo processo admissional e têm até o próximo dia 05 de junho para comparecer à regional e escolher a escola em que desejam atuar.

Veja, abaixo, as páginas do Diário Oficial:

- Página 04
- Página 05