sábado, 24 de março de 2012

VAGAS SINE


Vaga disponível
Qtde oferecida pela empresa
Balconista de Farmácia (Comprovação carteira)
03
Repositor de Mercadorias
02
Garçom
03
Atendente Saúde Bucal
01
Caixa Restaurante
02
Ajudante de Cozinha
02
Cozinheiro
02
Domestica (Possa Dormir)

Babá (Comprovação carteira)

Pizzaiolo
01
Carpinteiro (Comprovação carteira)
01
Costureira (Comprovação carteira)
02
Auxiliar de Estoque ( Com habilitação)
01
Oficial de Serviços Gerais
01
Caseiro (Comprovação carteira)
02
Operadora Empilhadeira
01
Servente
04
Pedreiro
01
Líder de Turno  
01

Educação de Jovens e Adultos de Teresópolis é destaque em Fórum da UERJ



 A Secretaria Municipal de Educação, através da sua Coordenação de Educação de Jovens e Adultos (EJA), foi convidada a apresentar sua bem-sucedida experiência neste campo da educação na abertura do Fórum EJA/RJ 2012, realizado pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). O Fórum é uma articulação informal de educadores, alunos, entidades do poder público, universidades, institutos de educação superior, organizações não-governamentais, movimentos sociais e de empresas privadas, todos interessados na formação de uma rede de práticas na educação de jovens e adultos no âmbito do Estado do Rio de Janeiro

O Secretário Municipal de Educação, professor Leonardo Vasconcellos, comemorou mais esse reconhecimento do trabalho desenvolvido pelos educadores de Teresópolis, lembrando que a EJA do município já foi premiada em nível nacional. “Temos muito orgulho desta equipe e do trabalho que ela desenvolve. A premiação do Ministério da Educação, no ano passado, foi o maior reconhecimento que poderíamos ter. E ver nossos educadores replicando suas experiências nesta área só nos enche de satisfação”, elogiou o Secretário.

O Fórum EJA/RJ luta, com os demais parceiros do País, para alterar a situação educacional de grande parte da população. Apresenta propostas e vincula-se a entidades, a pessoas em nível nacional, da América Latina e de demais países interessados na mesma questão. Pretende ser, ainda, um articulador de parcerias e alianças para enfrentar o grave problema do analfabetismo e da subescolarização de jovens e adultos, especialmente buscando a formulação de políticas públicas e o financiamento para as ações na área.

Para a Orientadora Pedagógica do CEROM, Miralva Rodrigues, a participação da EJA Teresópolis no Fórum demonstra a qualidade alcançada pelo serviço na cidade. “Durante a apresentação de nossa Educação de Jovens e Adultos, ao falarmos de nossa experiência nesses dois últimos anos, conseguimos ver o quanto caminhamos e crescemos. Durante a apresentação estava um pedacinho do trabalho e do sonho de cada um da Equipe EJA”, destacou Miralva.

Realizados mensalmente, os encontros do Fórum EJA/RJ vêm formulando novas estratégias de ação e têm encontrado modalidades de gestão que apontam perspectivas de resistência capazes de interferir, em muitos casos, nas políticas locais e até nacionais, para que venham a ser assumidas como políticas públicas. O Fórum entende que o campo do conhecimento vivenciado por jovens e adultos no mundo exige renovação permanente e formulações curriculares adequadas às necessidades básicas de aprendizagem desses sujeitos.

De acordo com a Coordenadora da Educação de Jovens e Adultos de Teresópolis, professora Ana Paula Coutinho, foi uma honra participar da abertura do Fórum EJA/RJ 2012. “Tivemos a oportunidade de compartilhar nossa caminhada com professores de diferentes cidades e realidades de nosso Estado. Foi um belo encontro, onde divulgamos o nosso trabalho e refletimos sobre os avanços e as dificuldades da EJA. Retornamos para nossas escolas mais fortes e determinados, a fim de dar continuidade na construção de uma educação que atenda às reais necessidades de nossos estudantes jovens e adultos”, disse Ana Paula.

Texto: Marcelo Ferreira
Fotos: Divulgação EJA


Coordenadora da EJA, Ana Paula Coutinho, apresenta a bem-sucedida experiência de Teresópolis




Prefeito interino encontrou déficit orçamentário de vinte e nove milhões



A Prefeitura de Teresópolis informou que os processos de exoneração de ex-servidores, estão tramitando nos setores internos da Prefeitura para cumprir as normas regulamentares, como cálculo e homologação, entre outros procedimentos.
Quando o processo é concluído, ele entra em um cronograma de pagamento, de acordo com o fluxo de caixa.
Segundo a assessoria de comunicação, isso acontece devido à situação em que a atual Gestão Municipal encontrou as contas do município, em agosto de 2011, com déficit orçamentário em torno de R$ 29 milhões.
Na nota a imprensa a prefeitura informa que está procurando manter os pagamentos das despesas essenciais em dia, intercalando com os pagamentos anteriormente deixados.
De acordo com a secretaria Municipal de Administração, a atual Gestão Municipal está empenhada em solucionar a questão o mais breve possível, por se tratar de direitos de ex-servidores.  


sexta-feira, 23 de março de 2012

Prazo máximo para atendimento pelos Planos de Saúde


Na última segunda-feira, entrou em vigor a Resolução Normativa nº 259, que estabelece tempo máximo de espera dos beneficiários dos planos de saúde pelo atendimento.
Consultas, exames, cirurgias cobertas pelo plano de saúde contratado agora têm prazo máximo definidos pela Agência Nacional de Saúde Suplementar. O objetivo da nova norma é garantir que o consumidor tenha acesso a tudo o que contratou no momento em que houver necessidade e incitar as operadoras de plano de saúde a credenciar profissionais nos municípios da sua área de cobertura.

O que a Resolução 259 garante

Cada operadora deve oferecer pelo menos um serviço de cada área contratada, mesmo que não seja à escolha do beneficiário. Dessa forma, a empresa de plano de saúde deve garantir o atendimento no tempo previsto.
E, caso não haja credenciados no município do beneficiário, a operadora é responsável pelo seu transporte. Nos casos de emergência, em que o atendimento deverá ser imediato, ele deve acontecer no mesmo município da demanda ou, mais uma vez, a operadora garantirá o transporte até o serviço credenciado mais próximo.

Tempo Máximo de Atendimento

O prazo começa a valer a partir da solicitação de atendimento feita à operadora. Ou seja, caso o beneficiário tente marcar uma consulta e o tempo de espera for superior ao prazo definido, ele deverá fazer uma solicitação junto à operadora de saúde, para que seja atendido dentro do prazo.


Consulta básica( pediatria,clínica médica, cirurgia geral, ginecologia e obstetrícia --- 7 dias


Consulta nas demais especialidades médicas------ 14 dias


Consulta sessão com fonoaudiólogo-----10 dias


Consulta sessão com nutricionista ----- 10 dias


Consulta sessão com psicólogo--- 10 dias


Consulta sessão com fisioterapeuta --- 10 dias


Consulta sessão com terapeuta ocupacional --- 10 dias


Consulta e procedimentos realizados em consultório clínica com cirurgião dentista---7 dias


Serviços de diagnóstico e terapia em regime ambulatorial......3 dias


Demais serviços de diagnóstico e terapia em regime ambulatorial.... 10 dias


Procedimentos de alta complexidade (PAC)---- 21 dias


Atendimento em regime de hospital- dia -----10 dias


Atendimento em regime de internação  eletiva --- 21 dias


Urgência e emergência---- IMEDIATO


Consulta de retorno--- A critério do profissional de cada estabelecimento








A Petrobrás publicou, nesta quinta-feira (22), o edital que regulamentará um concurso público para preenchimento de 1.521 oportunidades, distribuídas por todo o país.   

As ofertas abrangem carreiras de níveis médio, técnico e superior, contando com remunerações que vão de R$ 1.994,30 até R$ 6.883,05. Há reserva para portadores de deficiência. 



Quer saber mais??? Acesse a aba superior de nosso Blog " Concursos Públicos"  e fique bem informado. Não esqueça de divulgar para os amigos:)

Orientações do PROCON para abastecimento de veículos


Algo obrigatório para quem possui carro, moto, ou outro veículo automotor, o abastecimento com gasolina e/ou etanol requer cuidados, pois combustíveis adulterados podem causar danos no motor e, consequentemente, prejuízo no bolso. Confira as orientações do Procon-SP sobre o assunto: 

- Procure abastecer sempre no mesmo posto; 

- Desconfie de postos que oferecem combustível a preços muito abaixo da média da região; 

- Exija sempre o comprovante de pagamento (nota fiscal), pois este documento é importante caso tenha algum problema e necessite reclamar; 

- Postos da marca só podem vender combustíveis fornecidos pelo distribuidor detentor da marca comercial exibida; 

- Se não houver marca comercial (bandeira branca), cada bomba abastecedora deverá identificar o fornecedor do respectivo combustível; 

- Ao abastecer em postos sem bandeira (bandeira branca), verifique qual a distribuidora do combustível – esta informação deve estar disposta na bomba, conforme determinam o artigo 31 do Código de Defesa do Consumidor e a Portaria nº 116, de 05/07/2000 da Agência Nacional do Petróleo (ANP); 

- O estabelecimento é obrigado a informar os preços dos combustíveis em painel de forma adequada, ostensiva e de modo a permitir a fácil visualização à distância tanto de dia quanto de noite; 

- O teste de qualidade, conhecido como teste da "proveta", é obrigatório e verifica o excesso de álcool na gasolina. Pode ser solicitado em qualquer ocasião. Se o posto negar a realização do teste, o mais adequado é escolher outro posto para abastecer o veículo, além de denunciar aos órgãos de defesa do consumidor e à ANP; 


- Fique atento para os chamados postos clonados. A clonagem ocorre quando postos revendedores de combustíveis sem bandeira imitam marcas conhecidas, utilizando cores, símbolos e denominações semelhantes aos de grandes distribuidores. Porém, os combustíveis comercializados nesses postos não são procedentes das marcas mais conhecidas.   

Saiba que: A clonagem de postos pode induzir o consumidor a erro, pois este pode acreditar que está pagando mais barato por um combustível de qualidade reconhecida, o que não é verdade. A conduta fere o direito básico do consumidor à informação adequada e correta e constitui publicidade enganosa, conforme disposto no art. 37 do CDC. 

A bomba de combustível deve estar aferida e certificada pelo Instituto de Pesos e Medidas (Ipem-SP), órgão vinculado à Secretaria da Justiça e da Defesa da Cidadania e credenciado pelo Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial (INMETRO). O consumidor deve sair do veículo e acompanhar o abastecimento verificando se a bomba parte do zero tanto no valor como no volume. 
Segundo a ANP, o estabelecimento deve manter um quadro afixado em local de fácil visualização contendo as seguintes informações: nome e razão social do revendedor varejista; nome do órgão regulador, ANP; telefone do Centro de Relações com o Consumidor da ANP; e horário de funcionamento do posto. No site da ANP - www.anp.gov.br - constam as fiscalizações realizadas pelo órgão nos postos de combustível.

Caso verifique algum indício de que o veículo está com problemas em função do combustível adulterado (como, por exemplo, veículo passa a "engasgar", ou para de funcionar de repente), procure um mecânico imediatamente. Se for constatado que o problema é decorrente de combustível adulterado, deve ser solicitado ao mecânico um laudo atestando o fato e um orçamento. Munido desses documentos, bem como da nota fiscal que comprova o local onde o veículo foi abastecido, procure um órgão de defesa do consumidor a fim de buscar uma solução para o caso e denunciar o posto, para que outros consumidores não sejam lesados. 

A Fiscalização 

No Estado de São Paulo, a Legislação prevê a cassação da inscrição estadual de postos, distribuidoras e transportadores flagrados com combustível fora das especificações, além de multas da Secretaria da Fazenda, por sonegação fiscal, e do Procon-SP, por lesão ao Código de Defesa do Consumidor, e abertura de inquérito policial para apuração de eventual crime. Segundo a Lei do Perdimento (Lei Estadual 12.675/07), o combustível apreendido, após análise laboratorial que confirme a adulteração, pode ser incorporado ao patrimônio do Estado após o seu reprocessamento, que devolverá todas as propriedades originais ao etanol e gasolina adulterados. 

À Secretaria da Fazenda cabe a coordenação das operações de “Olho na Bomba”, que verificam a conformidade dos combustíveis e o movimento fiscal nos postos. A Secretaria tem poder para cassar a inscrição estadual do posto, caso seja confirmada a desconformidade do combustível. O Procon-SP faz o teste preliminar de combustíveis nos postos, lacra os tanques, bombas e bicos, caso seja encontrada alguma irregularidade no teste preliminar. E a partir da confirmação da desconformidade do combustível, pode decretar o perdimento do produto.

No site da Secretaria da Fazenda do Estado de São Paulo, é possível consultar os postos cuja inscrição estadual foi cassada por comercializar combustível adulterado.   

Algumas dicas para economizar combustível

- Evite acelerar desnecessariamente, principalmente nos congestionamentos; 

- Evite arrancadas e freadas bruscas. Elas aumentam o consumo, causam o desgaste prematuro do veículo e podem causar acidentes; 

- Não "estique" as marchas. Trocá-las no momento certo diminui o consumo de combustível e preserva o veículo; 

- Evite usar o carro para ir a lugares próximos. Ir a pé ou usar uma bicicleta, além de mais saudável, ajuda a economizar; 

- Não acelere ao desligar o motor. Além de queimar combustível desnecessariamente, você prejudica o motor do seu carro; 

- Não dirija em velocidades excessivas. Além de gastar mais combustível, você pode ser multado ou causar um acidante; 

- Evite o uso excessivo do ar-condicionado; 

- Mantenha o motor do seu carro sempre regulado, evitando o desperdício de combustível e aumentando a vida útil do veículo. Procure um mecânico de sua confiança; 

-Manter os pneus calibrados e a direção alinhada ajuda a economizar, além de aumentar a sua segurança.   

* Fonte: ANP 

Onde reclamar 

Caso desconfie da qualidade e da quantidade do combustível adquirido, você pode denunciar o posto nos canais de atendimento do Procon-SP, além dos seguintes órgãos:

Ipem-SP: 0800-013-0522, no site http://www.ipem.sp.gov.br/fale/formouv.asp, ou através do e-mail ouvidor-ipem@ipem.sp.gov.br. 

Secretaria da Fazenda: www.fazenda.sp.gov.br 

ANP: 0800-970-0267, ou na seção “Fale conosco” do site www.anp.gov.br

Fonte: Fundação Procon-SP - 22/03/2012



Consumidores que tiverem contas vencidas vão poder quitar os títulos, depois do vencimento, em qualquer agência bancária


 Consumidores que tiverem contas vencidas vão poder quitar os títulos, depois do vencimento, em qualquer agência bancária  e não mais somente no banco que emitiu o boleto. Isso poderá ser feito pelo serviço DDA Contas Vencidas.

O DDA é um serviço de apresentação eletrônica de boletos bancários único no mundo, segundo informa a Febraban (Federação Brasileira de Bancos). Para pagar os títulos por esse serviço, os consumidores podem incluir suas contas vencidas no sistema desde o dia 19 de março.

“A novidade deverá proporcionar aos clientes mais comodidade e segurança, diminuindo, por exemplo, os riscos do golpe da ′saidinha′, já que não será mais necessário pagar em dinheiro”, afirma o diretor adjunto de serviços da Federação, Walter Tadeu de Faria.

Como utilizar?
Para usar o serviço, o cliente precisa se cadastrar como sacado eletrônico em todas as instituições financeiras em que tiver conta. Apenas os clientes cadastrados no serviço DDA poderão pagar um boleto vencido, de forma eletrônica, no banco que preferir – que também deve estar participando do DDA.

Desta forma, o consumidor não precisará se dirigir à instituição financeira. Poderá ser pago qualquer tipo de boleto de cobrança bancária, como as contas de taxas de condomínio, planos de saúde, mensalidades escolares, assinatura de publicações e outros.

Após se cadastrar, o banco passa a encaminhar os boletos eletronicamente, informando o cliente pelo correio eletrônico ou mensagem no celular. Porém, o débito autorizado não significa que o débito é automático.

O consumidor deverá verificar quais boletos foram emitidos pelo banco, em seu nome, autorizar o débito em sua conta ou agendar para a data de vencimento.

No caso de boletos vencidos, na hora em que for efetuar o pagamento, os valores são corrigidos automaticamente. O consumidor não necessita imprimir o documento e se dirigir ao banco emissor do boleto.

“Outra vantagem do serviço é que ele vai permitir a redução dos erros de cálculo, pois os valores dos juros e atualizações para pagamento deixam de ser feitos manualmente e já saem do sistema do banco cedente”, observa Tadeu de Faria.

A Federação estima que 48 milhões de títulos vencidos serão incluídos no novo serviço.

DDA Contas Vencidas
O serviço foi desenvolvido pela Febraban, pela ABBC (Associação Brasileira dos Bancos Comerciais), pela ABBI (Associação Brasileira de Bancos Internacionais), pela Associação Brasileira de Bancos, pela Asbace (Associação Nacional de Bancos) e bancos associados. A operação é feita pela CIP (Câmara Interbancária de Pagamentos).

Fonte: Infomoney - 22/03/2012

quinta-feira, 22 de março de 2012

Hemonúcleo convoca população para doação de sangue




 O Hemonúcleo de Teresópolis está pedindo a participação da população na doação de sangue. O banco municipal precisa aumentar o número de doadores habituais e repor os estoques, que estão em baixa. Além de incentivar as pessoas a se tornarem doadoras, a instituição tem como objetivo conscientizar a todos para que este seja um gesto de cidadania e solidariedade contínuo.


“Buscamos desconstruir a cultura de doação somente em períodos de campanhas de estímulo ou quando há um familiar ou amigo precisando. Defendemos a fidelização da doação porque precisamos repor o estoque constantemente”, explicou a responsável pela captação de doadores, Rita Valadão, pontuando que deve ser respeitado um intervalo desde a última doação de três meses para a mulher e dois meses para o homem.



Para doar sangue

Para doar sangue é preciso apresentar documento oficial de identidade com foto (identidade, carteira de trabalho, certificado de reservista, carteira do conselho profissional ou carteira nacional de habilitação), ter entre 16 e 67 anos, estar bem de saúde e pesar mais de 50 quilos. A mulher não pode estar grávida, nem amamentando. A pessoa não pode ter ingerido bebida alcoólica pelo menos 12 horas antes da doação. Não é preciso estar em jejum, basta evitar alimentos gordurosos nas quatro horas que antecedem a doação.

O Hemonúcleo Teresópolis funciona na Rua Francisco Sá, 299, na Várzea, e a doação pode se feita das 8h às 12h. Os interessados em doar também podem ligar para o telefone (21) 3641-5872 para tirar e dúvidas e/ou agendar a doação.
Texto: Mara Lúcia 

Acidentes com motos crescem assustadoramente em Teresópolis



 Atrelada ao aumento nas vendas de motocicletas e crescendo nas mesmas proporções, estão os acidentes envolvendo motoqueiros nas ruas de Teresópolis. Segundo dados dos hospitais de pronto atendimento no município, nos dias de semana, de segunda a sexta-feira no mínimo três pessoas em média dão entrada em uma  unidade hospitalar para serem atendidas por quedas e fraturas quando estavam de moto. O interior também tem registrado um número grande de acidentes nos finais de semana, com vários atendimentos no posto de saúde de Bonsucesso às margens da RJ- 130, estrada que liga,  Teresópolis  a Nova  Friburgo e na BR 116 Rio Bahia. As autoridades que administram o trânsito na cidade,  dizem que 79% dos choques e quedas,  são provocadas por alta velocidade e imprudência nas ultrapassagens. Os motoboys são os campeões em envolvimento nas ocorrências policiais atendidas por bombeiros do 16° Grupamento de Bombeiros Militares.

Fim da greve dos vigilantes provoca filas nas agências bancárias



O fim da greve dos vigilantes, que fazem a segurança nas agências bancárias, provocou filas enormes nos principais bancos em Teresópolis. Correntistas ou não,tiveram que ter paciência para fazer retiradas de dinheiro num valor mais alto, e também pagar os boletos que estavam em atraso e precisavam de cálculos sobre os juros a ser cobrados. Segundo bancários ouvidos pela reportagem da Rádio Teresópolis,  o movimento de paralisação não interrompeu o trabalho interno mas os caixas ficaram sem funcionar por falta de segurança. Durante todo o período da greve a  segurança externa,  por causa dos caixas eletrônicos foi feita pelos policias do 30° Batalhão da Polícia Militar, para reprimir o crime conhecido como “saidinha de banco.

Fim da greve dos vigilantes

A greve dos vigilantes de agências bancárias acabou. Em Teresópolis os bancos funcionarão no seu horário normal das 11hs as 16hs. Segundo o Sindicato do Bancários no município, é esperado um grande movimento de clientes, que estão com os boletos em atraso devido a paralisação dos vigilantes. 

Prominp 2012 oferece cerca de 11 mil vagas em cursos gratuitos para o setor de Petróleo e Gás



Continuam abertas  as inscrições para a seleção pública do Programa de Mobilização da Indústria Nacional de Petróleo e Gás  Natural -Prominp, visando atender a demanda futura por mão de obra qualificada no setor.
Cursos gratuitos .... Confira as informações na aba superior do nosso blog " Concursos Públicos"

Prefeitura restaura asfalto da Reta


Buracos e rachaduras são retirados e colocada nova massa asfáltica
Funcionários da Secretaria de Obras e Serviços Públicos restauram trecho da pavimentação da Avenida Lúcio Meira

Nesta terça-feira, 20, a Prefeitura de Teresópolis começou a restaurar trechos do asfalto danificado da Avenida Lúcio Meira, na Várzea. A obra será feita em toda a Reta, nas duas pistas, desde o início da Avenida Feliciano Sodré, na altura da Casa&Vídeo, até o final da Avenida Lúcio Meira, próximo da antiga Casa de Saúde Nossa Senhora de Fátima. A intervenção faz parte de um pacote de embelezamento de ruas do centro da cidade e dos bairros, que já está sendo executado desde o início do ano. A recuperação asfáltica é uma determinação do Prefeito Arlei para atender a população e melhorar a qualidade do tráfego de pessoas e veículos.

A operação de asfalto e calçamento já atendeu varias ruas e tem como finalidade corrigir os trechos mais danificados das vias com fluxo maior de veículos. Máquinas retiram o piso trincado para a colocação de uma nova camada de asfalto, com até cinco centímetros, que dará uma sobrevida de dez anos ao pavimento. Desde o início do ano, funcionários da Secretaria de Obras e Serviços Públicos já recuperaram o calçamento de ruas da Quinta Lebrão, Coreia, Meudon, Várzea, Fonte Santa, Caleme, Araras, Alto e Dente de Ouro. Resultado da parceria entre Prefeitura e Governo do Estado, outra importante via de acesso que está com a pavimentação praticamente concluída é a Rua Manoel Lebrão, na Ermitage.
Rua Manoel Lebrão, outra importante via que está com a pavimentação praticamente concluída 

“A previsão é recuperar o pavimento do maior número possível de ruas neste ano, melhorando a malha viária da cidade e ampliando a sua vida útil”, disse o Secretário de Obras e Serviços Públicos, Denílson Moraes.  “A recuperação da malha viária será feita tanto na região central da cidade como nos bairros, proporcionando mais segurança aos motoristas e mais conforto aos passageiros do transporte coletivo”, concluiu.

Por conta das obras na Reta, os motoristas deverão ficar atentos às sinalizações de desvios ao longo das avenidas Feliciano Sodré e Lúcio Meira, que estão sendo orientadas por agentes da Guarda Municipal.

Texto - Gisele Barreto
Fotos  Marco Esteves



Concurso público Prefeitura de Guapimirim



As inscrições para o concurso público de Guapimirim encerram em 6 de abril. Ainda há tempo para inscrever-se. Divulgue essa oportunidade conferindo as informações na aba  superior "concursos públicos" disponível em nosso Blog.

quarta-feira, 21 de março de 2012

Secretaria de Segurança marca presença em café comunitário da Polícia Militar


 O café comunitário promovido pelo 30º Batalhão da Polícia Militar na manhã desta quarta, 21, na Igreja Metodista Central – Catedral da Paz, na Várzea, reuniu representantes de associações de moradores de dez comunidades, da cidade e do interior. Também participaram do encontro representantes da Secretaria Municipal de Segurança Pública – através da Coordenação da Guarda Municipal, da Associação de Mães contra a Pedofilia, da Câmara de Dirigentes Lojistas de Teresópolis, do Rotary Clube, do Detro-RJ (Departamento de Transportes Rodoviários do 
Estado do Rio de Janeiro), do Sindicato dos Funcionários Públicos Municipais de Teresópolis e da agência local do Banco do Brasil.  

Coordenado pelo Comandante do 30º BPM, Tenente-coronel Mário Márcio Pereira Fernandes, acompanhado do Subcomandante, Tenente Coronel José Augusto, o principal tema do café comunitário foi o reforço do policiamento ostensivo no município.

A permanência por maior período de tempo de policiais militares nos DPOs (Destacamentos de Policiamento Ostensivo) da cidade e interior, a intensificação das operações de apreensão de motociclistas imprudentes e sem documentação e a atuação de guardas municipais nos horários de entrada e saída de estudantes da escola municipal de Pessegueiros, no 2º Distrito, foram alguns dos pedidos apresentados ao comando da PM. Todas as solicitações foram anotadas para serem avaliadas e ter o atendimento adequado.

“Essa reunião é importante para ouvir a comunidade, pois a Polícia Militar se aproxima da sociedade, ouve as suas demandas e planeja de forma mais eficiente o policiamento do município”, destacou o Tenente-coronel Fernandes, que iniciou o encontro fazendo um balanço da atuação da PM nos meses de janeiro e fevereiro, período de grande circulação de turistas e visitantes na cidade.

Para o Secretário de Segurança, Marcos Antonio da Luz, o café comunitário realizado mensalmente pela Polícia Militar contribui para conscientizar a população das responsabilidades e deveres tanto das autoridades policiais quanto dos cidadãos. “É através desse trabalho de parceria e de integração entre poder público e comunidade que podemos encontrar soluções para os problemas apresentados”, assinalou.

No final da reunião foram divulgados os telefones de contato da Polícia Militar para o encaminhamento de pedidos, impressões e sugestões: o de emergência 190, o da Sala de Operações (21) 2641-4746 e o Disque Denúncia (21) 2742-7755.

O próximo café comunitário do 30º Batalhão da Polícia Militar está marcado para o dia 18 de abril, na Igreja Metodista Central – Catedral da Paz (Rua Nilza Chiapeta Fadigas, 274 - Várzea).

Texto: Silvia Pimentel
Fotos: Davi Almada


Representantes da Polícia Militar e da sociedade debatem temas sobre a segurança pública em Teresópolis


Ministério da Saúde revoga obrigatoriedade do Cartão SUS



Usuários podem fazer o documento sem pressa


 O Ministério da Saúde revogou, através da Portaria Conjunta Nº 3, de 19 de março de2012, a obrigatoriedade do Cartão SUS para os usuários do SUS - Sistema Único de Saúde. Os usuários podem se dirigir a um dos postos de saúde do município para solicitar com tranquilidade o Cartão Nacional de Saúde – Cartão SUS.

“O cartão continuará sendo emitido pela Secretaria de Saúde, porém os pacientes não precisam ter pressa para solicitar o documento, pois o atendimento continua sendo feito normalmente. Com esta medida, a secretaria pretende adotar uma estratégia para confeccionar os cartões de forma ordenada, sem a necessidade de os usuários enfrentarem filas e instabilidades no sistema do DataSUS, observadas neste período”, explica o Secretário de Saúde, Carlos Otávio Sant’Anna.

Para solicitar o cartão basta se dirigir a qualquer posto de saúde ou à Secretaria Municipal de Saúde, na Tijuca, levando carteira de identidade, CPF e comprovante de endereço. Para os menores de idade é necessário apresentar a certidão de nascimento, comprovante de residência e a carteira de identidade da mãe.

A iniciativa de criar o Cartão Nacional de Saúde tem a finalidade de produzir um banco de dados que identifique os usuários de todo o Brasil e gere um histórico de cada paciente contendo diagnóstico, avaliação, planejamento e programação das ações de saúde, que podem ser acessadas de qualquer parte do país, mediante o número de identificação estabelecido pelo Ministério da Saúde.

“Com o registro do cartão será possível monitorar o histórico de consultas, exames, cirurgias e internações de quem passa pela rede pública e reunir essas informações em uma base de dados nacional que será acessada por todo hospital público, em qualquer município. O médico poderá saber, por exemplo, a data, a cidade e o número de vezes que um paciente foi internado e ter mais informações sobre o seu histórico clínico”, esclarece Carlos Otávio Sant’Anna.


Texto: Mara Lúcia

Entrevista Jô - A primeira repórter com Síndrome de Down do mundo!





Dia Internacional da Síndrome de Down foi proposto pela Down Syndrome International como o dia 21 de Março, porque esta data se escreve como 21/3 (ou 3-21), o que faz alusão à trissomia do 21. A primeira comemoração da data foi em 2006.
No Brasil, houve muita repercussão na mídia desta data em 2007, pela presença do jogador de futebol Romário e da novela Páginas da Vida.

O nosso blog deixa sua homenagem trazendo aos internautas esse vídeo com a repórter Fernanda, portadora da síndrome, deixando para todos nós um exemplo de superação!!

Fernanda parte 2




SEAP-RJ  tem oferta de 800 vagas para ambos os sexos e nível médio. Salário de 2.301,41


Maiores informações você pode conferir na aba superior do nosso Blog " Concursos Públicos".


Divulgue , compartilhe. Sempre há um companheiro interessado...As inscrições encerram em 8 de abril.



SEAP ABRE INSCRIÇÕES PARA REALIZAÇÃO DE TRABALHO RELIGIOSO NAS UNIDADES


                                                            Ainda dá tempo...


As inscrições acontecem de 13 de janeiro à 13 de abril

A Coordenação de Serviço Social da Secretaria de Estado de Administração Penitenciária, na busca pela efetivação do direito à assistência religiosa e de acordo com a legislação em vigor, informa que as inscrições e o credenciamento de Instituições Religiosas dos diferentes credos para realização de trabalho religioso nas unidades prisionais e/ou hospitalares será realizada no período de 13 de janeiro à 13 de abril através de agendamento telefônico pelo número 2334-6288 ou pelo email: religiososeap@gmail.com


Documentos a serem apresentados:


- Estatuto com registro no Cartório de Pessoas Jurídicas;
- Ata de Eleição da ultima Diretoria com registro no Cartório de Pessoas Jurídicas;
- Comprovante de CNPJ;
- Requerimento dirigido ao Subsecretário Adjunto de Tratamento Penitenciário, em papel timbrado da Instituição solicitando o credenciamento (modelo a ser solicitado no momento do agendamento);
- Certidão de vida privada da Instituição e do Representante Legal (Justiça Federal) que poderá ser retirada pela internet (www.jfrj.gov.br) – acessar Certidões Eletrônicas, ou no endereço: Av. Rio Branco, 243 – Cinelândia – Rio de Janeiro/RJ. Tel: (21) 3218-8000 (atendimento das 12h às 17h);
- Certidão do 1º ao 4º Ofício – Central de Certidões (A Certidão é referente ao Representando Legal). (Rua Almirante Barroso, 90, 2º andar – Centro – Rio de Janeiro/RJ. Tel: 2544-0868);
- Histórico da Instituição contendo: data de fundação, finalidade, área de atuação, programas desenvolvidos, parcerias;
- Plano de Trabalho de Assistência Religiosa (modelo a ser solicitado no momento do agendamento);
- Documentação do Representando Legal da Instituição Religiosa: cópia da carteira de identidade do IFP e/ou DETRAN e do CPF;
- Documentação do Representante Junto à Seap: carta de apresentação indicando o Representando da Instituição Religiosa junto à Seap, cópia da carteira de identidade do IFP e/ou DETRAN, do CPF, Certidão de Nascimento/Casamento, comprovante de residência atual e duas fotos 3x4;


OBS 1: Todos os documentos em cópias deverão ser autenticados folha a folha.

OBS 2: O Representante Legal da Instituição Religiosa, para a efetivação do cadastro, deverá comparecer à Coordenação de Serviço Social – Divisão de Planejamento e Intercâmbio Setorial – TPDI, sob agendamento, com todos os documentos citados.

OBS 3: As Instituições Religiosas que se candidatarem ao credenciamento deverão ter no mínimo 05 (cinco) anos de fundação.

Fonte:WWW.rj.gov.br


Projeto cria cotas para negros e índios



A Câmara Municipal do Rio de Janeiro aprovou, em primeira discussão, nesta quinta-feira, dia 15 de março, o Projeto de Lei nº1.081/2011, de autoria do vereador João Mendes de Jesus (PRB), que reserva cargos no serviço público para negros e índios. Apenas o vereador Carlos Bolsonaro (PP) votou contra. Haverá ainda uma segunda discussão da matéria e, caso seja aprovada, irá à sanção do prefeito Eduardo Paes. Satisfeito com o resultado, João Mendes de Jesus confiante que o projeto vai tornar-se lei.

"Tenho grande expectativa pela aprovação desse importante projeto. A sociedade, em sua maioria, é favorável às políticas afirmativas, que favorecem que grupos étnicos como os negros e índios possam entrar no serviço público mediante reserva de vagas. É notório que essa importantíssima parcela da população sofreu com a violência, a escravidão e até o extermínio por parte de grupos sociais dominantes e fortes economicamente. Dessa forma, haverá isonomia e assim poderemos ter mais índios e negros no Executivo municipal a exercer funções até então destinadas a grupos sociais que tiveram mais  oportunidades na vida e acesso ao ensino de melhor qualidade", afirmou o vereador.

Fonte: Folha Dirigida

Criança In Defesa - Exposição da Alerj pode ser vista até sexta-feira na Casa de Cultura Adolpho Bloch




 Montada na galeria da Casa de Cultura Adolpho Bloch (Praça Juscelino Kubitschek, s/nº - Araras), pode ser vista até esta sexta-feira, dia 23 de março, das 9h às 18h, a exposição itinerante 'Criança In Defesa', com telas do artista plástico Ronaldo Araújo. Promovida pelo Departamento de Cultura do Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj), a mostra vai percorrer diversos municípios do Estado, começando por Teresópolis, primeiro município da itinerância e única cidade da Região Serrana a receber os trabalhos.

Apresentando 22 pinturas em óleo sobre tela dispostas em totens, a mostra levanta questionamentos sobre o cotidiano que podem ser divididos em dois grandes grupos: o de ordem social, que diz respeito aos direitos da criança; e o de ordem estética, a partir da forma como o artista Ronaldo Araújo desenvolve o seu trabalho. O principal mérito da exposição está em trazer à tona um conjunto de obras que defendem a criança sem cair num engajamento explícito. As telas encantam pela vivacidade e promovem uma indagação social e plástica, que torna a sua concepção uma atitude de repensar a arte e a criança com sensibilidade, carinho e bom gosto.
  
Roberta Diniz, produtora executiva da exposição "Criança in Defesa"

A exposição "Criança in Defesa" pode ser vista até sexta feira





Produtora executiva da exposição, Roberta Diniz falou sobre a mostra: “Essa é uma exposição que vai além da beleza das peças. Ela tem também um caráter social, com o intuito de sensibilizar a população através da arte, dando ênfase aos direitos da criança, em sintonia com o Estatuto da Criança e do Adolescente. O artista busca chamar a atenção para todos para os graves problemas que enfrentamos no nosso dia a dia com os pequeninos”.

O Secretário de Cultura, Ronaldo Fialho, visitou a mostra e aprovou. “Fruto da parceria entre a Secretaria de Cultura e a Alerj, a mostra 'Criança In Defesa' revela diversos aspectos interessantes, não apenas pela qualidade das obras, mas também pelo tema, de extrema relevância. E isto sem falar que Teresópolis é a única cidade da região a sediar a exposição. A escolha por nosso município é motivo de inegável orgulho e um sinal claro do constante fortalecimento do setor cultural em Teresópolis. Quem ainda não viu não deve perder tempo. Afinal, são poucos dias. Vale a pena”, convida.

Escolas interessadas em levar grupos de alunos podem agendar a visita através do telefone 2644-4092.

Texto: Geórgia Jahara
Fotos: Cláudio Furtado