sábado, 16 de março de 2013

TJRJ divulga a lista das empresas mais acionadas em fevereiro


O Tribunal de Justiça do Rio divulgou a lista dos 30 fornecedores de produtos e serviços mais acionados nos juizados especiais cíveis em fevereiro. A Telemar Norte Leste (Oi – Telefonia Fixa) ficou em primeiro lugar com 6.245 processos; em segundo ficou o Banco Itaú, com 2.682 e em terceiro, o Banco Santander Banespa com 2.540. Ao todo, as 30 empresas foram acionadas 42.902 vezes.
Mais quatro bancos aparecem na listagem: o Banco Bradesco ficou em sétimo lugar, com 1.966; o Banco do Brasil em oitavo, com 1.956; o BMG em 14º com 1.303 e o Panamericano em 15º com 1.183 ações.
Todas as empresas de telefonia celular também estão presentes na lista: A Oi – Telefonia Celular (TNL PCS S.A.) ficou com a quarta posição, com 2.440 demandas; em seguida veio a Claro - ATL Algar – ATL – Telecom Leste S.A. ( BCP S.A.) com 2.280; a Tim celular S.A. ficou em 18º com 1.014 e a Vivo S.A. em 21º com 867 processos. A Nextel Telecomunicações Ltda também não escapou da Top 30: ficou em 23º, tendo sido acionada 580 vezes em fevereiro.

sexta-feira, 15 de março de 2013

Recadastramento de aluguel social suspenso pelo Estado continua até 25 de março



 Prossegue até o dia 25 de março o recadastramento das 1.080 (mil e oitenta) famílias que recebem aluguel social do Governo do Estado, e que não atualizaram os seus dados em novembro do ano passado. O atendimento é realizado na Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (Avenida Alberto Torres, 1148 – Alto), de segunda a sexta, das 9h às 17h, por ordem alfabética das iniciais dos nomes.

Esses beneficiários vão ter o auxílio suspenso, caso não compareçam. A suspensão atende ao determinado pelos Decretos Estaduais 42.406/2010 e 43.091/2011, bem como as determinações contidas na Resolução n° 422/2012, da Secretaria Estadual de Assistência Social e Direitos Humanos. Essas famílias deverão apresentar a justificativa e os documentos que comprovam a perda de condição de habitabilidade de suas residências.

A atualização de dados realizada pela Prefeitura no final do ano passado teve como público-alvo todos que recebem aluguel social do Município e do Estado, devido à interdição de suas residências na ocasião da tragédia de janeiro de 2011 e da forte chuva de abril de 2012.


TABELA DE ATENDIMENTO
 Dias 15,18 e 19
Beneficiário com a inicial “M”
Dia 20
Beneficiário com as iniciais “N”, “O”, “P” ou “Q”
Dia 21
Beneficiário com a inicial “R”
Dia 22
Beneficiário com a inicial “S”
Dia 25
Beneficiário com as iniciais “T”, “U”, “V”, “W”, “Y”, “X” ou “Z”

Inscrições para eleição do ConMulher terminam no dia 21



Prosseguem até o dia 21 de março as inscrições das interessadas em participar do Fórum Específico para a eleição da nova composição do Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Mulher, para o biênio 2013/2015. Podem se inscrever entidades e também mulheres interessadas pela causa, e que não estejam vinculadas a nenhum grupo da sociedade civil organizada.

As interessadas devem se dirigir à sede do Conselho (Rua Nilza Chiapeta Fadigas, 190, Várzea), das 10h às 13h, ou à Secretaria dos Direitos da Mulher (Rua Tenente Luiz Meirelles, 211, Várzea – Ginásio Pedrão), das 12h às 17h, onde será preenchido formulário próprio.

A documentação a ser apresentada pelas instituições é a seguinte: ata de constituição da entidade ou organização não governamental, ata de eleição e posse da diretoria, estatuto, alvará de funcionamento e certidão de Utilidade Pública Municipal, no caso de entidades beneficentes ou filantrópicas. Já as mulheres que não estejam vinculadas a nenhum grupo da sociedade civil organizada, e as representantes indicadas pelas entidades, deverão apresentar cópia da identidade e CPF e comprovante de residência.

O Fórum Específico para a eleição da nova composição do Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Mulher acontece no dia 21 de março, das 9h às 17h, no Teatro Municipal, localizado no 2º piso da Prefeitura (Avenida Feliciano Sodré, 675 – Várzea).

O Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Mulher é composto por 18 representantes femininas ocupantes de cargos em entidades voltadas para as causas das mulheres; três mulheres da sociedade, sem distinção da formação profissional; mais seis representantes femininas das secretarias municipais dos Direitos da Mulher, Educação, Desenvolvimento Social, Saúde, Segurança Pública e Procuradoria Geral do Município, totalizando 27 conselheiras, sendo que são eleitas também 27 suplentes. As reuniões do conselho acontecem na última quinta-feira do mês, às 9h, na Secretaria Municipal dos Direitos da Mulher.

Cronograma do Fórum de eleição do ConMulher
9h: Credenciamento
10h: Palestra
11h: Apresentação das candidatas
12h: Almoço
14h: Palestra
15h: Eleição
17h: Encerramento

Trinta e cinco municípios do Rio de Janeiro registram epidemia de dengue


Trinta de cinco municípios do Rio de Janeiro já registram epidemia de dengue, segundo dados da Superintendência de Vigilância Epidemiológica e Ambiental da Secretaria de Estado de Saúde (SES). O número representa 38% dos municípios do estado.
A região que registra o maior número de cidades com epidemia é o Noroeste Fluminense, onde quase todos os municípios estão em situação de alerta, com exceção de Varre-Sai. Durante a 10ª semana epidemiológica de 2013 (de 1º de janeiro até 9 de março) foram notificados 41.409 casos suspeitos de dengue em todo o estado do Rio de Janeiro, sem nenhum registro de óbito, mais de 8 mil casos a mais do que mesmo período de 2012.
Entre os critérios considerados para que um município entre em epidemia está o registro de mais de 300 casos por 100 mil habitantes, curva ascendente de transmissão da doença sustentada por três semanas ou mais consecutivas, e com números acima do limite esperado para a localidade num determinado período de tempo.
Diante do aumento de casos de dengue, a Secretaria de Estado de Saúde já implantou, em parceria com as prefeituras, 46 Centros de Hidratação em 30 municípios do estado. As regiões do Noroeste e Médio Paraíba são as que concentram mais centros. Entre os municípios, o que tem mais unidades é Volta Redonda, com oito no total.
No mesmo período de 2012 foram notificados 33.261 casos suspeitos de dengue no estado, com um óbito. Durante todo o ano passado foram notificados 184.123 casos suspeitos de dengue no estado, com 42 óbitos. Na comparação entre 2012 e 2011, apesar do aumento de 9,34% nas notificações por dengue, a quantidade de óbitos caiu 70% no mesmo período.
 Fonte; Agência Rio

TJ condena três integrantes da Young Flu



O juiz Alberto Salomão Júnior, da 33ª Vara Criminal da Capital, condenou Carlos Abreu de Aguiar Júnior, Christian dos Santos Madruga e Rogério da Silva Duarte a nove anos, dois meses e 20 dias de prisão pelos crimes de roubo, lesão corporal, promoção de tumulto e prática de violência em estádio, corrupção de menores e formação de quadrilha. Os três fazem parte do grupo de 21 torcedores da Young Flu presos no entorno do estádio do Engenhão, após agredirem dois torcedores vascaínos em agosto passado. Os acusados não poderão recorrer em liberdade.  
 Na decisão, o juiz Alberto Salomão ressaltou que os acusados foram autores dos delitos. “Toda a prova produzida, desde a prisão dos acusados, registre-se, ocorrida em flagrante delito, evidencia o fato de os réus, unidos em ações e desígnios entre si e demais membros da torcida intitulada ´Young Flu´, foram autores das agressões físicas que culminaram nas lesões descritas nos laudos periciais referidos. Neste sentido, os depoimentos prestados em juízo, tanto de uma vítima, como dos policiais militares que efetuaram as prisões, são coerentes entre si e com os demais elementos de convicção carreados aos autos. Comprovado restou que os imputados se associaram de forma estável para a prática de crimes, todos ligados à violência cometida por grupos de torcedores ligados à torcida organizada intitulada ´Young Flu´,” concluiu o magistrado.
 O juiz ainda lamentou o fato de torcedores de times de futebol se reunirem para cometer delitos em vez de se juntarem para manifestar a paixão pelo seu time. “Os fatos narrados no presente feito versam sobre acontecimentos que, lamentavelmente, são corriqueiros nas páginas policiais de todos os jornais do Brasil e do mundo. Pela prova produzida, restou caracterizada a intenção da reunião de grupos de torcedores, os quais não se contentam em reunirem-se de forma pacífica e para manifestar a paixão pelo seu time de futebol. É comum que se associem e, previamente, se ajustem para a prática de crimes violentos em datas de eventos esportivos. É o que aconteceu no caso concreto”, afirmou.
 Nos meses de abril e junho deste ano será a vez de Alexandre Gabriel de Souza Mendonça, Carlos Magno de Oliveira Lima, Paulo Roberto Gomes da Costa, Saulo Sérgio da Conceição, Caíque Costa da Silva, Fábio Lopes de Abreu Júnior, Thiago Macedo da Conceição, Douglas Pereira Gomes, Luiz Alberto Lima dos Santos, Felipe Guerra da Silva, Francisco Felipe do nascimento Rocha e Vinícius Ribeiro Sobral serem ouvidos em audiência. Já o processo envolvendo Luan Vítor Dias Salazar, Carlos Alberto Hypólito Pinheiro Paulo, Henrique de Oliveira de Souza, Lander Luiz Mendes Nogueira, Alberto Fernandes de Souza e Leonardo Pereira Cruz encontra-se na fase das alegações finais.
 Nº dos processos: 0336294-53.2012.8.19.0001/ 0406838-66.2012.8.19.0001/ 0406706-09.2012.8.19.0001/ 0406640-29.2012.8.19.0001

quinta-feira, 14 de março de 2013

Teresópolis - Confira a programação social para o final de semana de 15 a 17 de março no Clube Comary





A direção social do Clube Comary através de seu diretor Fábio Costa Velho, e sua equipe de diretores adjuntos Michelle Vasques e Paulo Henrique Nogueira, preparou para este final e semana mais uma programação especial para o sócio do Clube Comary ter mais uma motivo para se reunir no Clube Comary. Atendendo a um compromisso do presidente Marco Barreto com o associado e fazendo de fato do Clube Comary o “Clube da Família”, Fábio Costa velho e sua equipe programaram para este final de semana mais atrações que começam nesta sexta feira com Dj Aurinho e o melhor do Flash Back no salão do Boliche a partir de 22h30. No sábado e domingo muita música ao vivo na Praça de alimentação. Confira a programação para este final de semana:

Sexta- Feira (15/3) 22h30 – Noite do Flash Back com Dj Aurinho
Sábado (16/3) 15h - Música na Praça com Eduardo Oliveira e Banda
22h - Bar do Boliche, Sábado a Noite com Fátima Gaspar
Domingo (17/3) 15h - Música na Praça com Reinaldo Sales e Dinho








Ranking interno de sinuca do Clube Comary começa dia 18



O diretor de sinuca do Clube Comary Marcos Silva, o Marquinhos, está com tudo pronto para dar a largada no ranking interno de sinuca do clube. Para esta primeira etapa se inscreveu 31 taquistas que a partir do dia 18, próxima segunda feira, estarão tentando quebrar a hegemonia do atual bi-campeão Marquinhos. A tabela da competição será definida pelos participantes junto com a organização antes do inicio da primeira partida programada para as 19 horas. Os jogos acontecerão sempre às segundas e quartas feiras. Para este torneio estão inscritos: Marquinhos,Beto, Rogério, Deyvid, Juninho, Alonso, Gércio , Rocha, Wilson, Arlan, Mauricio, Vagner, Renato, Barbudo, Borginhos, Waltinho, Jacaré, Ricardinho, Chicão, Leonardo, Frango, Paulo Cesar, Ivan, Carlos, Leandro, Gilmar, Eduardo, Valmir, Elcio, Wanderley, Nilton e China.

O presidente do Clube Comary se reuniu com todos os seus diretores na semana passada e fez um balanço das obras e benfeitorias realizadas até o momento em sua gestão que chegou ao seu primeiro ano no mês de fevereiro. Todos os diretores manifestaram apoio as ações do presidente e do seu vice Ozéias Rios, bem como se comprometeram incrementar ainda mais as promoções de suas respectivas pastas. “Tudo isso vem em encontro ao nosso compromisso no sentido de proporcionar aos sócios do clube ainda mais conforto, lazer e segurança durante sua permanência no Clube” afirmou o presidente Marcos Barreto. O presidente cobrou ações ainda mais efetivas dos seus diretores que estão irmanados num mesmo ideal: de fazer do Clube Comary o verdadeiro “Clube da Família”.

Alguns diretores utilizaram da palavra e prestaram contas de suas respectivas realizações junto as suas pastas. O diretor da sede Rio das Ostras Marcos Antônio Rodrigues salientou as melhorias que estão sendo realizadas na sede praiana e “desenhou” planos que pretende realizar ainda este ano. A instalação de câmeras ao redor das dependências da sede, reforma do campo de grama natural, sala de repouso da sauna, obras de reforma e ampliação da cozinha e espaço para colocação de um richou para serviço de self-service são algumas das obras já executadas naquela sede. Marcos Marques ainda pretende reformar as saunas prevendo sua ampliação, bem como a criação de uma sauna feminina.

Outro que comemorou muito ao longo da reunião foi o diretor Fábio Garbelini do Squash com a reabertura da quadra programada para dia 18 com um novo piso, que irá proporcionar ainda mais segurança e qualidade para a prática do esporte dentro do clube. “Certamente essa obra vai motivar ainda mais a pratica e a vinda dos jogadores de squash bem como a permanência deles no clube” disse Fábio.

Com relação a obras dentro do Clube Comary, o presidente Marco Barreto prometeu aos diretores que novidades ainda estão por vir, e ainda este mês vai anunciar uma grande notícia aos sócios do clube. Para isso o trabalho do diretor técnico do clube, Luiz Cláudio Moraes, o Cal, está em plena atividade para acelerar um novo projeto, sonho da atual administração, que está ainda trancado a sete chaves, mas que em breve será levado a público. “Uma grande obra para o sócio do clube se orgulhar ainda mais de ser sócio do Clube Comary” sintetizou Cal. O diretor também anunciou para o inicio da segunda quinzena de abril a reforma da Cozinha do Bar.

Outro diretor que está muito feliz com os benefícios da gestão Marco Barreto e Ozéias Rios é Valdeia Coutinho. A sua pasta, direção de academia, foi uma das mais beneficiadas das com a troca do tatame da sala de jiu-jitsu, reforma da sala de musculação (ampliação), compra de aparelhos de step, esteiras, caneleiras e pesos da sala de musculação e ginástica localizada, colocação de espelhos na nova sala de ginástica, colocação divisórias sala de bike indoor e ginástica localizada, aquisição de 10 (dez) bicicletas para sala de bike indoor,

instalação de ar condicionado sala de bike indoor, aquisição de cama elástica para aulas de jump e a criação nova sala de avaliação física, abertura passagem para vestiário (sala de jiu-jitsu) e troca piso sala de bike indoor e jump.

Confira algumas das principais realizações da administração Marco Barreto no primeiro ano de gestão:



Implantação definitiva de coletores de dados com código de barra, na portaria (identificação associado com foto, fiscalização débitos), roleta de identificação para pedestre com código de barras funcionando com entrada e saída,

Ampliação da sala do CPD com mais mesas e computadores,

Gerenciamento e manutenção terceirizada de impressoras multifuncionais (impressora, copiadora, scaneadora e fax) gerando menor custo,

Extensão da rede sem fio com maior alcance na área do clube (Wi-Fi),

Contenção de muro de gabião com injeção de concreto (ao lado da secretaria do clube),

Pintura dos brinquedos do parque infantil,

Reforma do toboágua (troca de degraus, retirada de ferrugens e pintura),

Início reforma piscina aquecida (diminuição profundidade, troca do revestimento em azulejos para vinil com e colocação de raias(em breve), proporcionando maior segurança, economia de energia, material e 100% aproveitamento da área para atividades),

Reforma das mesas de carteado,

Término das obras no andar inferior das saunas e vestiários, com a construção de departamento médico, sala de massagem, salão de beleza, sala de espera, departamento de esportes e criação da sala de estudos adaptada para utilização de notebook particular de rede com e sem fio (onde seria Lan House),

Retirada dos tapetes do corredor das saunas com aplicação de produto antiderrapante,

Colocação de televisão no espaço Gourmet e Sala de TV,

Reforma do campo oficial de grama natural,

Colocação de telas nas quadras externas de tênis,

Troca do tatame da sala de jiu-jitsu,

Reforma da sala de musculação (ampliação),

Compra de aparelhos de step, esteiras, caneleiras e pesos da sala de musculação e ginástica localizada,

Colocação de espelhos na nova sala de ginástica,

Colocação de divisórias sala de bike indoor e ginástica localizada,

Compra de cama elástica para aulas de jump,

Criação nova sala de avaliação física,

Construção de depósito para bares e restaurante,

Troca televisão bar do ginásio (led 55"),

Legalização poço artesiano (autorga),

Legalização das obras junto ao corpo de bombeiros,

Regulamentação das churrasqueiras e espaço gourmet,

Repaginação do site do clube (www.clubecomary.com),

Reforma dos quebra molas,

Fechamento laterais ginásio (evitar chuva de vento para musculação),

Utilização quiosque como apoio do bar da piscina,

Criação de nova cabine de gás para o restaurante (ao lado espaço gourmet),

Cabine de táxi entrada do clube,

Troca piso do squash (Inauguração neste dia 18 de março),

Compra de 10 (dez) bicicletas para sala de bike indoor,

Colocação ar condicionado sala de bike indoor,

Reforma do carramachão para apoio dos bares (atendimento),

Colocação 02 (duas) tendas nas piscinas para proteção guardiões,

Colocação borrachão no campo de grama sintética (proteção nas vigas),

Troca todas as placas de sinalização,

Troca do painel – placar - do campo de futebol oficial,

Troca das telas no campo Mário Rocca,

Tela de proteção na passagem do estacionamento para piscina,

Troca ar condicionado sala CPD (Sprint),

Adaptação quadra de areia para Beach Tennis,

Construção arquibancada quadra de tênis,

Troca piso sala de bike indoor e jump.

Profissionais de saúde participam de oficina sobre dengue e notificação de doenças



Realizada na tarde desta quarta-feira, 13, no auditório da Secretaria Municipal de Saúde, na Tijuca, a oficina de treinamento ‘Notícias sobre dengue em Teresópolis e fichas de notificação do Sistema de Informação de Agravos de Notificação (SINAN)’.


Direcionada a médicos, enfermeiros e profissionais de saúde das Unidades de Saúde da Família, unidades básicas, hospitais, UPA (Unidade de Pronto Atendimento 24 Horas) e os Serviços de Pronto Atendimento, a oficina teve o objetivo de manter o pessoal atualizado sobre o processo de notificação de doenças, de acordo com as normas de vigilância epidemiológica municipal, estadual e federal em vigor.



A atualização é necessária para manter o Ministério da Saúde e a Secretaria Estadual de Saúde informados sobre a situação do município, bem como definir ações de controle e prevenção e o atendimento mais adequado aos pacientes.



Coordenada por Daniel Pinheiro Hernandez, diretor do Departamento de Vigilância Epidemiológica da Secretaria de Saúde, a oficina contou com palestras da médica sanitarista Alba Iaci Moreira, da enfermeira Benísia Adell Cordeiro, e do chefe da Divisão de Saúde Ambiental, Alonso de Faria. “É uma forma de os profissionais de saúde ficarem com as informações de controle epidemiológico sempre atualizadas, sabendo como agir de acordo com protocolos definidos”, esclareceu Daniel Hernandez.


Dengue

Durante o treinamento, foi atualizado o número de notificações de dengue no município. Em 2012, foram notificados 47 casos, dos quais 30 foram descartados após a realização de testes sorológicos. Entre os casos confirmados, foram descobertos dois em que as pessoas pegaram dengue em Teresópolis. Em 2013 já existem 20 notificações na cidade.



Levantamento apresentado durante a oficina mostrou que, em 2012, os agentes de saúde do Programa Municipal de Combate à Dengue haviam identificado seis bairros com focos do mosquito Aedes Aegypti, transmissor da doença. Em 2013, esse número subiu para 25.



Esta semana, cerca de 90 agentes comunitários de saúde, das dezesseis equipes lotadas nas doze Unidades de Saúde da Família do Município, participaram de um curso de capacitação para atuar no combate ao mosquito Aedes Aegypti.



Na próxima segunda-feira, 18, eles darão início ao trabalho de campo, durante as visitas domiciliares que fazem regularmente. A ação será supervisionada pelos agentes de saúde do Programa Municipal de Combate à Dengue. Para o trabalho, a área de abrangência das Unidades de Saúde da Família foi dividida em sete microrregiões, onde os agentes visitarão as casas para coletar larvas de mosquito, que serão enviadas a um laboratório de entomologia para identificação.



“Esses agentes de saúde vão reforçar o grupo de investigação de focos do mosquito transmissor da dengue no município”, explicou Daniel Hernandez, acrescentando que a Secretaria de Saúde pretende realizar alguma atividade para marcar o dia 6 de abril, definido pelo Ministério da Saúde como o Dia ‘D’ de Combate à Dengue no Brasil. “Todos devem participar das ações de prevenção e eliminar o que pode servir de meio de sobrevivência da larva do mosquito, como vasos de plantas, pneus, tampas de garrafas e outros recipientes que acumulam água”, orientou.

TRT/RJ 23ª VT/RJ JULGA PROCEDENTE AÇÃO DO MPT CONTRA GOL E WEBJET



A 23ª Vara do Trabalho do Rio de Janeiro determinou, em sentença proferida em 8/3, que a VRG Linhas Aéreas S.A. (Gol) e a Webjet Linhas Aéreas S.A. reintegrem os empregados demitidos no dia 23/11/12. A sentença, proferida pela juíza Titular Simone Poubel Lima, julgou procedente o pedido formulado pelo Ministério Público do Trabalho nos autos da Ação Civil Pública ajuizada em prol dos trabalhadores dispensados em massa e sem justa causa.

A decisão obriga a Gol a readmitir os funcionários da extinta Webjet, comprada pela VRG. Caso não haja a reintegração, a empresa terá que pagar multa diária de R$ 100,00 por trabalhador demitido sem justa causa. Além disso, se houver novas demissões significativas sem justa causa, a Gol deverá pagar multa diária R$ 1.000,00 por trabalhador dispensado. Ambas as determinações devem ser cumpridas independentemente de trânsito em julgado.

As empresas também foram condenadas solidariamente a pagar indenização no valor de R$ 1 milhão, a título de dano moral coletivo, que será recolhido ao Fundo de Amparo ao Trabalhador (Fat), determinação contra a qual ainda cabe recurso.

Banco do Brasil abre inscrições de concurso em 6 estados


O Banco do Brasil abre nesta quinta-feira (14) as inscrições do concurso público para formação de cadastro de reserva para o cargo de escriturário nos estados do Amazonas (parte do estado), Espírito Santo, Minas Gerais (parte do estado), Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul e Santa Catarina (parte do estado). O salário é de R$ 1.892,00 para jornada de 30 horas semanais.

Banco do Brasil

Inscrições
De 14 de março a 12 de abril

Vagas

cadastro de reserva

Salário

R$ 1.892,00

Taxa

R$ 40

Prova

26 de maio


Além da remuneração, o BB oferece cesta-alimentação de R$ 367,92 e auxílio-refeição de R$ 472,12.
O candidato deve ter nível médio e idade mínima de 18 anos completos até a data da contratação.
O escriturário faz a comercialização de produtos e serviços do banco, atendimento ao público, atuação no caixa (quando necessário), contatos com clientes, prestação de informações aos clientes e usuários; redação de correspondências em geral; conferência de relatórios e documentos; controles estatísticos; atualização/manutenção de dados em sistemas operacionais informatizados; execução de outras tarefas inerentes ao conteúdo ocupacional do cargo, compatíveis com as peculiaridades.
O candidato classificado será convocado, em função das necessidades do banco, a assinar contrato individual pela Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), obedecidas as ordens de classificação, de acordo com a sua opção no ato da inscrição, por microrregião e por macrorregião. O candidato poderá ser convocado, uma única vez, para microrregião diferente daquela em que se inscreveu desde que exista vaga e não haja candidato classificado para preenchê-la. Nesse caso, o Banco do Brasil utilizará a ordem de classificação da macrorregião. Se o candidato não aceitar tomar posse na dependência fora da microrregião em que se inscreveu, será excluído da classificação por macrorregião, mantendo, porém, a classificação na microrregião em que se inscreveu.
Ficam asseguradas as admissões, conforme necessidade de provimento, dos candidatos classificados nas Seleções Externas 2011/003 e 2012/003 até o término de suas vigências (28/09/2013, 07/05/2014 respectivamente), incluindo o período de prorrogação, se houver.
Os candidatos poderão realizar a inscrição por meio do endereço eletrônico

            www.concursosfcc.com.br

e nos postos credenciados pela Fundação Carlos Chagas, constantes do anexo III do edital, de 14 de março a 12 de abril. Os postos de inscrição estarão em funcionamento no período das inscrições, em dias úteis, das 9h às 12h e das 13h às 17h. Ao se inscrever o candidato deverá indicar no formulário de inscrição o código da opção de macrorregião/microrregião de classificação para a qual pretende concorrer e a cidade de realização das provas. A taxa é de R$ 40.
A seleção terá prova objetiva e prova discursiva-redação, previstas para o dia 26 de maio, com duração de 4h30, no período da manhã.
As provas serão aplicadas nas cidades de São Gabriel da Cachoeira, Tefé, Tabatinga, Humaitá, Vitória, São Mateus, Linhares, Cachoeiro de Itapemirim, Guarapari, Patos de Minas, Paracatu, Ituiutaba, Uberlândia, Uberaba, Florianópolis, Tubarão, Criciúma, Itajaí, Blumenau, Guaíba, Canoas, Caxias do Sul, Santa Cruz do Sul, Novo Hamburgo, Passo Fundo, Erechim, Pelotas, Bagé, Porto Alegre, Uruguaiana, Santa Maria, Santa Rosa, Duque de Caxias, Petrópolis, Nova Friburgo, Cabo Frio, Macaé, Campo dos Goytacazes, Volta Redonda, Niterói, São Gonçalo, Rio de Janeiro, Nova Iguaçu, Campo Grande, Barra da Tijuca e Jacarepaguá.
A prova objetiva de conhecimentos básicos terá as disciplinas de português, raciocínio lógico-matemático e atualidades do mercado financeiro. A prova objetiva de conhecimentos específicos terá as disciplinas de cultura organizacional, técnicas de vendas, atendimento (focado em vendas), domínio produtivo da informática e conhecimentos bancários.
Serão avaliadas as provas discursivas apenas dos candidatos habilitados e mais bem classificados na prova objetiva, no limite estabelecido pelo edital.

 G1

Profissionais de saúde participam de oficina sobre dengue e notificação de doenças



Realizada na tarde desta quarta-feira, 13, no auditório da Secretaria Municipal de Saúde, na Tijuca, a oficina de treinamento ‘Notícias sobre dengue em Teresópolis e fichas de notificação do Sistema de Informação de Agravos de Notificação (SINAN)’.

Direcionada a médicos, enfermeiros e profissionais de saúde das Unidades de Saúde da Família, unidades básicas, hospitais, UPA (Unidade de Pronto Atendimento 24 Horas) e os Serviços de Pronto Atendimento, a oficina teve o objetivo de manter o pessoal atualizado sobre o processo de notificação de doenças, de acordo com as normas de vigilância epidemiológica municipal, estadual e federal em vigor.

A atualização é necessária para manter o Ministério da Saúde e a Secretaria Estadual de Saúde informados sobre a situação do município, bem como definir ações de controle e prevenção e o atendimento mais adequado aos pacientes.

Coordenada por Daniel Pinheiro Hernandez, diretor do Departamento de Vigilância Epidemiológica da Secretaria de Saúde, a oficina contou com palestras da médica sanitarista Alba Iaci Moreira, da enfermeira Benísia Adell Cordeiro, e do chefe da Divisão de Saúde Ambiental, Alonso de Faria. “É uma forma de os profissionais de saúde ficarem com as informações de controle epidemiológico sempre atualizadas, sabendo como agir de acordo com protocolos definidos”, esclareceu Daniel Hernandez.  

Dengue
Durante o treinamento, foi atualizado o número de notificações de dengue no município. Em 2012, foram notificados 47 casos, dos quais 30 foram descartados após a realização de testes sorológicos. Entre os casos confirmados, foram descobertos dois em que as pessoas pegaram dengue em Teresópolis. Em 2013 já existem 20 notificações na cidade.

Levantamento apresentado durante a oficina mostrou que, em 2012, os agentes de saúde do Programa Municipal de Combate à Dengue haviam identificado seis bairros com focos do mosquito Aedes Aegypti, transmissor da doença. Em 2013, esse número subiu para 25.

Esta semana, cerca de 90 agentes comunitários de saúde, das dezesseis equipes lotadas nas doze Unidades de Saúde da Família do Município, participaram de um curso de capacitação para atuar no combate ao mosquitoAedes Aegypti.

Na próxima segunda-feira, 18, eles darão início ao trabalho de campo, durante as visitas domiciliares que fazem regularmente. A ação será supervisionada pelos agentes de saúde do Programa Municipal de Combate à Dengue. Para o trabalho, a área de abrangência das Unidades de Saúde da Família foi dividida em sete microrregiões, onde os agentes visitarão as casas para coletar larvas de mosquito, que serão enviadas a um laboratório de entomologia para identificação.

“Esses agentes de saúde vão reforçar o grupo de investigação de focos do mosquito transmissor da dengue no município”, explicou Daniel Hernandez, acrescentando que a Secretaria de Saúde pretende realizar alguma atividade para marcar o dia 6 de abril, definido pelo Ministério da Saúde como o Dia ‘D’ de Combate à Dengue no Brasil. “Todos devem participar das ações de prevenção e eliminar o que pode servir de meio de sobrevivência da larva do mosquito, como vasos de plantas, pneus, tampas de garrafas e outros recipientes que acumulam água”, orientou.


Franquia do McDonald's indenizará menor por acidente


 Uma franquia da rede de fast food McDonald’s, localizada na Zona Oeste da cidade, foi condenada a indenizar um menor em R$30 mil, por danos morais. A criança, na época com pouco menos de três anos de idade, fraturou o cotovelo direitoe teve que passar por duas cirurgias, após cair de um brinquedo na área de lazer infantil do estabelecimento. O brinquedo estava funcionando semasbolas protetoras de impacto. O desembargador Ferdinaldo Nascimento, da 19ª Câmara Cível do Tribunal de Justiça do Rio, negou o recurso do estabelecimento réu e manteve a sentença de primeiro grau.
 Segundo a mãe e representante legal do menor, o acidente ocorreu em virtude da loja ter disponibilizado o brinquedo de forma imprópria para o uso. Em sua defesa, o estabelecimento alegou que, anualmente, é feita manutenção no piso de segurança do brinquedo, para proteção e amortecimento de impacto, e após é emitido certificado de licença para uso com selo de identificação da conformidade.
 Para o desembargador Ferdinaldo Nascimento, relator da decisão, ficou comprovado que a criança caiu no interior da loja da ré, sofrendo, consequentemente, fratura no cotovelo direito ocasionada pela queda do brinquedo. Por outro lado, a ré não produziu qualquer prova capaz de demonstrar a culpa exclusiva da vítima na ocorrência do acidente.
 “Inegável que o estado físico do autor é motivo de sofrimento e dor, capazes de ensejar indenização por dano moral, que deve se aproximar de uma compensação capaz de amenizá-los. O dano moral mostra-se presente, pois os fatos constantes dos autos fogem à normalidade do cotidiano, ainda mais em se tratando de menor impúbere”, concluiu o magistrado.
     Processo nº:0011584-88.2007.8.19.0204

quarta-feira, 13 de março de 2013

Abertas as inscrições para o Prêmio FIRJAN de Ação Ambiental



O Sistema FIRJAN vai premiar as empresas do Estado do Rio de Janeiro que se destacam na gestão ambiental e no desenvolvimento sustentável. O Prêmio FIRJAN de Ação Ambiental tem cinco categorias: Água e efluentes sanitários; Biodiversidade; Emissão de gases de efeito estufa (GEEs) e mudança do clima; Gestão de resíduos sólidos; e Relação com o público de interesse, referente a programas de comunicação.
O objetivo da iniciativa é reconhecer o empenho da indústria na busca por soluções criativas e eficazes de processos de redução no consumo de água e de seu reuso, diminuição do descarte de efluentes sanitários, uso sustentável da biodiversidade e pesquisas nessa área, recuperação de áreas degradadas, diminuição de emissão de gases de efeito estufa, coleta seletiva, reaproveitamento de materiais, uso de tecnologia na gestão de resíduos sólidos e programas de educação ambiental, entre outras práticas de sucesso ligadas ao meio ambiente. A premiação será no dia 5 de junho, na sede do Sistema FIRJAN, no Centro do Rio.
As inscrições já estão abertas e serão aceitas até o dia 6 de maio de 2013. O formulário de inscrição e o regulamento estão disponíveis no site www.firjan.org.br. Dúvidas podem ser tiradas atráves do e-mail premioambiental@firjan.org.br.

Duque de Caxias- Sesi abre inscrições para cursos gratuitos



O Sistema Firjan, por meio do Sesi Duque de Caxias, está com inscrições abertas para vagas gratuitas nos cursos de Atualização em Língua Portuguesa (três turmas com total de 90 alunos); Aprenda a Clicar, informática em nível básico (duas turmas, num total de 40 alunos); Inglês e Espanhol básicos (uma turma para cada idioma, 20 alunos por turma).

Os cursos são oferecidos através do programa Educa Mais, um projeto do Sistema Firjan que tem como objetivo o compromisso com a inclusão social de trabalhadores e comunidades de baixa renda.
Os interessados devem ter, no mínimo, 14 anos de idade. Para os cursos Aprenda a Clicar, Inglês e Espanhol, podem participar estudantes com ensino fundamental incompleto; para o curso de Atualizaçãoem Língua Portuguesa, é preciso ter ensino fundamental completo.

As aulas estão previstas para começar a partir do dia 18 de março. Para se inscrever é necessário apresentar cópia da certidão de nascimento ou casamento, da carteira de identidade e do CPF, do comprovante de residência, declaração de escolaridade original e atualizada, cópia do Histórico Escolar ou Certificado de Conclusão do Curso (para quem já concluiu o Ensino Médio) e autodeclaração de baixa renda. Menores de idade devem levar, ainda, cópia da identidade e CPF do responsável, que fará a autodeclaração de baixa renda.

As inscrições devem ser realizadas até 14 de março, das 8h às 20h, no Sesi Duque de Caxias, que fica na Rua Arthur Neiva, 100, Bairro 25 de Agosto, Centro. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone 0800 0231 231 ou pelo e-mail:faleconosco@firjan.org.br.

Teresópolis - Agentes comunitários de saúde recebem capacitação para atuar no combate à dengue



 
Cerca de 90 agentes comunitários de saúde, das dezesseis equipes lotadas nas doze Unidades de Saúde da Família do Município, participaram de um curso de capacitação nestas segunda, 11, e terça, 12, para atuar no combate ao mosquito transmissor da dengue.
                       

Realizada pela Divisão de Vigilância Ambiental da Secretaria Municipal de Saúde, em parceria com a Secretaria Estadual de Saúde, a capacitação ensinou como funciona o LIRAa (Levantamento de Índice Rápido de Infestação por Aedes aegypti), que identifica os criadouros predominantes e a situação de infestação no município, permitindo o direcionamento de ações de combate, controle e prevenção nas áreas mais críticas.



“Estamos capacitando os agentes comunitários da Atenção Básica, do Programa de Saúde da Família, para que eles possam, dentro das suas microáreas, realizar esse trabalho. Eles vão coletar larvas, que serão enviadas a um laboratório de entomologia para identificação. Com isso, teremos uma estatística mostrando se o município está com um índice alto de infestação, ou não”, explicou Alonso de Faria, coordenador da Divisão de Vigilância Ambiental.


Na próxima segunda-feira, 18, os agentes comunitários de saúde darão início ao trabalho de campo, durante as visitas domiciliares que fazem regularmente. A ação será supervisionada por sete agentes de saúde da Funasa (Fundação Nacional de Saúde), cedidos ao município, e que integram o Programa Municipal de Combate à Dengue. Para o trabalho, a área de abrangência das Unidades de Saúde da Família foi dividida em sete microrregiões, onde os agentes visitarão as casas para coletar larvas de mosquito para identificação.


“É fundamental a participação da população. O poder público, por mais que faça através de visita domiciliar, não consegue atingir o interior das residências. Então, pedimos que as pessoas percam dez minutos por dia observando se há acumulo de água em suas casas, se as calhas estão limpas, se as caixas d’água estão cobertas. Isso é fundamental para que se evite a possível proliferação do mosquito no município”, orientou Alonso de Faria.


Prevenção
Desde 2011, os integrantes do Programa Municipal de Combate à Dengue vêm intensificando a realização de visitas técnicas em locais estratégicos do município, como prédios públicos, comércios, indústrias, ferros-velhos e oficinas mecânicas, a fim de localizar criadouros com larvas do mosquitoAedes aegypti. Os agentes providenciam a erradicação dos focos e colhem amostras para análise em laboratório.


Também são promovidas ações de esclarecimento à população sobre a prevenção da doença, inclusive com distribuição de folhetos explicativos da campanha ‘10 minutos contra a dengue’, da Secretaria Estadual de Saúde.


Para eliminar criadouros e evitar a reprodução e a proliferação do mosquito transmissor da doença, a população é orientada a adotar cuidados diários simples:
- Não deixar água parada em pneus fora de uso. O ideal é fazer furos nestes pneus para evitar o acúmulo de água;
- Não deixar água acumulada sobre a laje de sua residência;
- Não deixar água parada nas calhas da residência. Remover folhas, galhos ou qualquer material que impeça a sua circulação;
- Caixas d’água devem ser limpas constantemente e mantidas sempre fechadas e bem vedadas. O mesmo vale para poços artesianos ou qualquer outro tipo de reservatório de água;
- A vasilha que fica sob os vasos de plantas não pode ter água parada. Deixar estas vasilhas sempre secas ou cobri-las com areia;
- As bromélias costumam acumular água entre suas folhas. Para evitar a reprodução do mosquito, o ideal é regar esta planta com uma mistura de 1 litro de água e uma colher de água sanitária;
- A água das vasilhas de gatos e cachorros deve ser trocada todo dia;
- As piscinas devem ter tratamento com cloro, sempre na quantidade recomendada. Piscinas não utilizadas devem ser desativadas e permanecer sempre secas;
- Garrafas, latas, copos ou outros recipientes semelhantes devem ser armazenados em locais cobertos e sempre de cabeça para baixo. Se não forem usados devem ser embrulhados em sacos e descartados no lixo;
- Não descartar lixo em terreno baldio e manter a lata de lixo sempre bem fechada;
- Sempre que observar alguma situação que você não possa resolver, avisar imediatamente um agente público de saúde para que uma medida eficaz seja tomada.


Fotos – crédito para Marco Esteves.

terça-feira, 12 de março de 2013

Prefeitura Rj sorteia ingressos para o Rio Verão Festival



A Prefeitura do Rio vai sortear para servidores ativos e inativos 750 ingressos duplos para o Rio Verão Festival, na Apoteose, a ser realizado no próximo dia 16. Os 250 primeiros sorteados serão para pista e os 500 sorteados seguintes para arquibancada. As inscrições deverão ser feitas através do Portal da Prefeitura (www.rio.rj.gov.br), de 11/03 a 13/03 (até 18h). O sorteio será realizado às 18h30 do dia 13 e o resultado estará no Diário Oficial e no Portal no dia 14
de março. A retirada de ingressos deverá ser feita nos dias 14/03 (9h às 18h) e 15/03 (9h às 13h), no saguão do Cass.

Arlei se reúne com Secretário Estadual de Governo e confirma asfalto novo no Alto e duas Clínicas da Família




Acompanhado do Presidente da Câmara Municipal, vereador Maurício Lopes, o Prefeito Arlei esteve no Palácio Guanabara, Rio de Janeiro, na tarde desta segunda-feira, 11, em reunião com o Secretário de Governo do Estado, Wilson Carlos. Também participaram do encontro o chefe da 9ª Ciretran Teresópolis, Theóphilo Faraco, o chefe de gabinete da Secretaria Estadual de Governo, Affonso Monnerat, e o assessor Fabiano Faraco.

Vários assuntos foram abordados por Arlei, que solicitou o asfaltamento da Avenida Rotariana, no Soberbo, até o início da Avenida Feliciano Sodré, na Várzea, principalmente nos trechos que não foram contemplados pelo programa Asfalto na Porta. “Apresentamos ao Governo do Estado a nossa solicitação de asfaltar desde a entrada da cidade até a Casa & Vídeo. É uma grande necessidade se fazer um novo asfalto em toda a extensão do bairro do Alto”, explicou o Prefeito, lembrando que em 2012 o Governo Estadual asfaltou mais de dez quilômetros de importantes vias públicas de sete bairros, dentro do programa Asfalto na Porta, inclusive no Alto.

As duas Clínicas da Família, que também já foram confirmadas para Teresópolis, uma para Bonsucesso, no interior, e outra para o centro, também foram garantidas como prioridade para serem construídas imediatamente.
O Secretário Estadual, Wilson Carlos, reafirmou o compromisso do Governo do Estado, por determinação do Governador Sérgio Cabral, em dar toda a atenção possível para Teresópolis nas questões apresentadas pelo Prefeito Arlei. “O Governador Sérgio Cabral e o vice Pezão querem todo o nosso empenho para agilizar a realização das obras de reconstrução em Teresópolis. Sabemos que temos muito a fazer na cidade. Estamos confirmando o asfalto no bairro do Alto, as duas Clínicas da Família e também obras de infra-estrutura no bairro da Posse, que estão em andamento”, afirmou o Secretário.

Várias outras demandas foram apresentadas, e a construção das casas populares, na Fazenda Ermitage, mais uma vez foi cobrada por Arlei. O Prefeito foi informado que questões burocráticas continuam atrapalhando o início das obras de infraestrutura, mas o Governo do Estado garantiu que se empenhará para agilizar o processo e começar a construção das casas. “Não tem mais como postergar esta necessidade da nossa população”, disse o Prefeito Arlei.


O chefe de gabinete da Secretaria de Governo, Affonso Monnerat, que também cuida dos trabalhos de reconstrução, afirmou que a secretaria não está medindo esforços para atender as demandas de Teresópolis. Disse ainda que outras ações solicitadas por Arlei, como a construção de pontes e de muros de contenção nos bairros atingidos pela tragédia de 2011 e o temporal de 2012, entre outras melhorias, também deverão ser realizadas pelo Governo do Estado.



Medicamentos serão reajustados a partir de 30 de março


Remédios poderão ter os preços reajustados a partir do dia 30 de março, segundo autorização da Câmara de Regulação do Mercado de Medicamentos (Cmed), formada por uma equipe interministerial liderada pelo Ministério da Saúde. A autorização com os critérios de composição dos ajustes dos preços foi publicada nesta terça-feira no Diário Oficial da União.

Para esses reajustes, serão consideradas as expectativas de inflação, de ganhos de produtividade das empresas de medicamentos e o preço dos insumos usados na produção dos remédios. Para a inflação, deverá ser usado o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), acumulado entre março de 2011 e fevereiro de 2012, calculado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).


Agência Brasil

Mutirão de conciliação alcança acordo em cerca de 90% dos processos



O Centro de Conciliação dos Juizados Especiais Cíveis do Tribunal de Justiça do Rio realizou nesta sexta-feira, dia 8, 320 audiências com quatro empresas, alcançando 87,7% de acordos.

Participaram do mutirão a Oi/ Telemar, com 157 processos, tendo conciliado em 87,2% deles; a Ricardo Eletro, com 62 ações e 94,5% de conciliações; a Sky, com 27 processos e 81,8% de acordos e a B2W, que participou do mutirão com 74 processos e alcançou a conciliação em 82,3% deles.

O próximo mutirão será realizado no dia 13 deste mês, quarta-feira, e contará com 318 processos envolvendo o Banco Bradesco, o Banco Itaú e a Tim Celular.

Sine Teresópolis oferece 26 oportunidades de emprego



O Sine (Sistema Nacional de Emprego) de Teresópolis está com 26 vagas disponíveis para 16 funções, entre elas, motorista de ônibus urbano, cobrador de transporte coletivo, lavador de carros, promotor de vendas e técnico de rede. Dependendo da procura, as vagas podem ser preenchidas a qualquer momento.

Para se inscrever, basta comparecer ao banco de empregos na Travessa Ranulfo Féo, 36, loja 42, Centro, portando a carteira de trabalho, identidade, CPF e cartão cidadão (PIS). O horário de atendimento é de segunda a sexta, das 8h30 às 16h30. O telefone para informações é (21) 2641-0357.

O Sine é um órgão do Governo Federal com gestão compartilhada com a Prefeitura de Teresópolis, através da Secretaria Municipal de Trabalho, Emprego e Economia Solidária. O sistema tem o objetivo de fazer a intermediação de mão-de-obra através de suas agências espalhadas por todo o país, controlar o pagamento do seguro-desemprego e apoiar o Programa de Geração de Emprego, Trabalho e Renda (Proger).


Função
Vagas
Manicure
1
Cobrador de transporte coletivo
2
Motorista de ônibus urbano
1
Cortador de roupas
1
Instrutor de informática
        1
Técnico de rede (telecomunicações)
        1
Pedreiro
        5
Servente (construção civil)
        5
Lavador de carros
1
Instalador de sistemas eletroeletrônicos de segurança
1
Ferramenteiro de injeção Zamak e alumínio
1
Jardineiro
1
Cozinheiro
1
Promotor de vendas
2
Ajudante de cozinha
1
Oficial de serviços gerais
1