sexta-feira, 9 de agosto de 2013

Prefeitura promove ação pelo aniversário da Lei Maria da Penha







“A lei é uma das maiores conquistas das mulheres brasileiras, um marco na garantia dos seus direitos", falou a primeira-dama e também secretária dos Direitos da Mulher, Alessandra Rosa


Decretada pelo Congresso Nacional e sancionada pelo ex-presidente Lula em 7 de agosto de 2006, a Lei Maria da Penha está completando sete anos de existência. Para lembrar a data, a Secretaria dos Direitos da Mulher promoveu durante esta quarta-feira, 7, uma ação na Calçada da Fama, na Várzea, para comemorar esta importante conquista feminina.

Com profissionais qualificados, uma tenda foi montada especialmente para atender homens e mulheres interessados em receber mais informações sobre a Lei. Cartilhas, panfletos e informativos foram distribuídos para o público em geral, além da exibição de vídeos com cenas de violência contra a mulher. Dentre as várias mudanças promovidas pela lei está o aumento no rigor das punições das agressões contra a mulher, quando ocorridas no âmbito doméstico ou familiar.

Presente ao evento, a primeira-dama e também secretária dos Direitos da Mulher, Alessandra Rosa, falou sobre os objetivos da lei. “A lei é uma das maiores conquistas das mulheres brasileiras, um marco na garantia dos seus direitos. Ela foi criada para proteger as mulheres e encorajá-las a denunciar seus parceiros quando agredidas”. Segundo ela, a Prefeitura, via secretaria da Mulher, montou um calendário de trabalho nos CRAS (Centro de Referência de Assistência Social) durante todo o mês de agosto e setembro para divulgar a lei e seus regulamentos.

A advogada Marlene Scofield presta atendimento jurídico gratuito às mulheres que buscam ajuda na secretaria dos Direitos da Mulher. “Esta lei não responde somente por crimes de menor potencial ofensivo. Não é uma lei que se restringe a uma agressão física. Ela é muito mais abrangente e por isso, hoje, vemos que vários tipos de violência são denunciados, e as respostas da Justiça têm sido mais ágeis. Hoje qualquer agressão masculina pode dar cadeia”, explicou a advogada. Marlene ainda acrescentou que a secretaria trabalha de forma transversal com outras secretarias, e também em rede com o Ministério Público e as policias Civil e Militar.

A assistente social Leda Bione Luna destacou a importância de prestar suporte às mulheres em situação de vulnerabilidade. “A mulher para sair do círculo de violência precisa de coragem e também de suporte financeiro. Muitas têm dificuldade para sair de casa por não ter como se sustentar, por isso a secretaria da Mulher oferece cursos de capacitação, que vão desde a alfabetização até os profissionalizantes, como costura e artesanato. É importante que ela se sinta amparada”, disse Leda.

Prestigiando o evento, a presidente do Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Mulher, Rosayni Batalha, comentou como a mulher deve agir em casos de violência. “Estamos no sétimo ano da lei e a forma de combate à impunidade depende da participação nossa, digo da mulher. Muitas ainda não têm coragem de denunciar, mas isso está mudando. A desinformação também é grande e, por isso, esta ação da Prefeitura é essencial para divulgar nossos direitos”, comentou.

Interessadas no assunto a assistente social Virgínia Bruna Cardoso e a dona de casa Eva Rosa visitaram a tenda. “A lei veio melhorar a defesa das mulheres a partir do momento que elas denunciam a agressão. Também precisamos saber mais sobre o tema violência, porque tem mulher que pensa que violência é só a física, mas na verdade existem vários tipos de violência, verbal, psicológica e outras”, falou Virgínia. Dona Rosa completou “no passado as famílias sofriam muito com maridos violentos. Tive um caso na minha própria família. Se a lei existisse naquele tempo, as agressões não teriam levado tanto tempo para acabar”, confessou.

Lei Maria da Penha
A lei alterou o Código Penal Brasileiro e possibilitou que os agressores de mulheres no âmbito doméstico ou familiar sejam presos em flagrante ou tenham sua prisãopreventiva decretada, estes agressores também não poderão mais ser punidos com penas alternativas. A legislação também aumenta o tempo máximo de detenção previsto de 1 para 3 anos. A nova lei ainda prevê medidas que vão desde a saída do agressor do domicílio e a proibição de sua aproximação da mulher agredida.

A Lei entrou em vigor no dia 22 de setembro de 2006, e já no dia seguinte o primeiro agressor foi preso, no Rio de Janeiro, após tentar estrangular a ex-exposa. Antes das modificações, na maioria dos casos os agressores eram punidos apenas com a obrigatoriedade de doação de cestas básicas ou a realização de trabalhos comunitários.

A Secretaria Municipal dos Direitos da Mulher está instalada nas dependências administrativas do Ginásio Poliesportivo Pedro Jahara, o Pedrão, localizado na Rua Tenente Luiz Meirelles, 211, na Várzea. O atendimento acontece de segunda a sexta, das 12h às 18h. As atividades continuam acontecendo normalmente, entre elas, cursos de alfabetização, massoterapia, arte-terapia e rodas de conversa. ASecretaria presta também atendimentos de Psicologia e Assistência Social e Jurídica.





Texto – Gisele Barreto

Fotos – Ramon Pozes


13° Encontro de Veículos Antigos de Teresópolis acontece de 23 a 25 de agosto na antiga fábrica Sudamtex





Será realizado nos dias 23, 24 e 25 de agosto, em uma parceria entre a Prefeitura de Teresópolis e o Volks Clube, o 13º Encontro de Veículos Antigos de Teresópolis, que este ano vai acontecer na antiga fábrica de tecidos Sudamtex (Rua Nilza Chiapeta Fadigas – Várzea), com entrada franca.

A abertura oficial será no dia 23, às 19h30, no Teatro Municipal, localizado no 2° piso da Prefeitura (Avenida Feliciano Sodré, 675 – Várzea), com a presença de autoridades e diretores da FBVA – Federação Brasileira de Veículos Antigos No dia 24 acontece o tradicional jantar dançante, para colecionadores, na Inesquecível Casa de Festas (Rua Manoel José Lebrão, 150 – Várzea). Já no sábado, 24, e domingo, 25, apreciadores de carros antigos, colecionadores e visitantes poderão conferir raridades, originais e modificadas, que estarão em exibição no terreno da Sudamtex

O secretário municipal de Governo, José Carlos Cunha, afirmou que está tudo acertado para a realização do evento. “Por determinação do prefeito Arlei, estamos confirmando junto à diretoria do Volks Clube Teresópolis que daremos todo o apoio necessário para a realização deste evento, que já é uma tradição de nossa cidade”.

Já Joel Seixas, presidente do Volks Clube Teresópolis, confirmou a parceria com a Prefeitura, lembrando que o encontro traz a Teresópolis colecionadores de veículos vindos de todo o Brasil. “O evento já é tradicional não só em Teresópolis, mas também entre as pessoas que colecionam carros e fazem parte de clubes de veículos antigos. São colecionadores de todo o Brasil que visitam nossa cidade todos os anos, tenho certeza que todos estarão presentes novamente neste encontro”.





A secretaria de Turismo está apoiando o evento, através do secretário Henrique Carregal. “A Secretaria de Turismo está dando total apoio ao evento. Estaremos dando toda a infra-estrutura, uma vez que é um encontro que reúne visitantes vindos de todas as partes do Brasil”.

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No dia 25 de agosto, o encerramento do evento acontece no pátio da Sudamtex, onde os participantes receberão troféus de participação, além das homenagens especiais, destaque, melhor veículo nacional e melhor veículo estrangeiro. Além dos veículos, são esperadas também as tradicionais feiras de peças e miniaturas que todos os anos abrilhantam o evento.

As inscrições serão realizadas pelos proprietários dos veículos na chegada ao evento, no próprio local. Mais informações sobre o 13º Encontro de Veículos Antigos podem ser obtidas com Joel Seixas, pelo telefone (21) 9635-2437.

Programação

Dia 23, sexta-feira

13h – Abertura para inscrições

Local: Sudamtex (Rua Nilza Chiapeta Fadigas – Várzea)

19h30 – Abertura oficial do evento

Local: Teatro Municipal, na Prefeitura (Avenida Feliciano Sodré, 675 – Várzea)

Dia 24 – Sábado

8h – Abertura para inscrições

10h – Passeio turístico com os participantes do evento

15h – Avaliação dos destaques do evento

18h – Encerramento das Inscrições

Local: Sudamtex (Rua Nilza Chiapeta Fadigas – Várzea)

20h – Jantar Dançante com a banda 5 Estações

Local: Inesquecível Casa de Festas (Rua Manoel José Lebrão, 150 – Várzea).

Dia 25 – Domingo

8h – Abertura para as inscrições

10h - Premiação dos veículos

16h – Encerramento do evento

Local: Sudamtex (Rua Nilza Chiapeta Fadigas – Várzea)

Valores das inscrições

Casal: R$ 200

Individual: R$ 100

Convite para jantar dançante (individual): R$ 70

Expositores de peças: R$ 120 (por espaço)

Contatos:

Joel Seixas – (21) 9635-2437

Renildo – (21) 9974-0261

Secretaria de Turismo: (21) 2644-4095/3642-3471



Candidatos a conselheiro tutelar fazem estudo dirigido e prova neste sábado no CEROM


Os 30 candidatos que se inscreveram no mês de janeiro de 2013 junto ao CMDCA (Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente) para concorrer ao cargo de Conselheiro Tutelar de Teresópolis devem estar atentos. Acontece neste sábado, dia 10, das 9h às 12h, a sessão de estudo dirigido, e às 15h as provas objetiva, discursiva e redação do concurso público para preenchimento de cinco vagas no Conselho Tutelar. O local é o CEROM – Centro Educacional Roger Malhardes (Rua São Pedro, sem número – bairro São Pedro).

As provas serão aplicadas pela Fundação Bio-Rio, contratada pela Prefeitura, através de licitação, para organização e operacionalização do processo seletivo. A prova objetiva será composta de questões do tipo múltipla escolha. A prova discursiva será composta de duas questões de tema pertinente à criança e ao adolescente. Além da compreensão e domínio do conhecimento especifico, será avaliada a capacidade de expressão na modalidade escrita da Língua Portuguesa. A Redação será composta de um tema pertinente à criança e ao adolescente. O candidato, para ser considerado aprovado nesta etapa, deverá obter pelo menos 10 pontos. Os gabaritos serão divulgados no dia 12 de agosto.

Detalhes do edital e orientações aos candidatos estão disponíveis no sitehttp://concursos.biorio.org.br, da Fundação Bio-Rio. Informações também são obtidas pelo e-mail conselhotere2013@biorio.org.br ou pelo telefone (21) 3525-2480, das 9h às 18h.

O Conselho Tutelar é um órgão permanente e autônomo, que tem como missão zelar pelo cumprimento dos direitos da criança e do adolescente, conforme os princípios estabelecidos pelo Estatuto da Criança e do Adolescente. Os conselheiros tutelares têm como função atender casos em que crianças e adolescentes têm seus direitos violados ou são vítimas de negligência, exploração, discriminação, violência e crueldade.

O CMDCA (Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente) é responsável por todo o processo, que é rigorosamente fiscalizado pelo Ministério Público. O órgão funciona na Rua Nilza Chiapeta Fadigas, 190, na Várzea, de segunda a sexta, das 8h às 14h. O telefone de contato é (21) 2641-4617, e o e-mail,cmdcatererj@gmail.com.

Cronograma de Eventos do concurso público para o cargo de Conselheiro Tutelar


Eventos


Datas



ESTUDO DIRIGIDO (sábado – turno da manhã)


10/08/2013



PROVA OBJETIVA/PROVA DISCURSIVA/REDAÇÃO (sábado – turno da tarde)


10/08/2013



Divulgação dos Gabaritos Preliminares das Provas Objetivas


12/08/2013



Divulgação dos Exemplares dos Cadernos de Questões (Provas) das Provas Objetivas


12/08/2013



Disponibilização das Imagens dos Cartões Respostas das Provas Objetivas


13/08/2013



Interposição de Recursos contra as questões das Provas Objetivas


14/08 a 15/08/2013



Disponibilização das Imagens dos Recursos contra as questões das Provas Objetivas


20/08/2013



Resultado dos Recursos contra as questões das Provas Objetivas


20/08/2013



Divulgação dos Gabaritos Definitivos das Provas Objetivas


20/08/2013



Divulgação das Notas Preliminares da Prova Discursiva


20/08/2013



Divulgação das Notas Preliminares da Correção das Redações


20/08/2013



Relação Final de Notas das Provas Objetivas


20/08/2013



Divulgação do Resultado Final das Provas Objetivas


20/08/2013



Interposição de Recursos contra as questões da Prova Discursiva


21/08/2013



Interposição de Recursos contra as questões da Redação


21/08/2013



Recurso Contra as Notas Preliminares da Prova Discursiva


23/08/2013



Recurso Contra as Notas Preliminares da Correção das Redações


23/08/2013



Divulgação da Nota Definitiva das Redações


23/08/2013



Divulgação da Nota Definitiva das Prova Discursiva


23/08/2013



Divulgação/Publicação do Resultado Final


23/08/2013



Resultado Final do Concurso


23/08/2013



Eleição dos Membros do Conselho


25/08/2013



Curso de Capacitação


28/08 a 01/09/2013



Comunicado à imprensa


O Sindicato Nacional dos Aeronautas (SNA) informa que o manifesto, realizado nesta quinta-feira (8/8), no Aeroporto de Congonhas, na cidade de São Paulo, não tem nenhuma ligação com os atos pacíficos promovidos pelos aeronautas e o SNA. Este protesto é conduzido por metalúrgicos, gráficos e aeroviários, sem nenhum envolvimento de pilotos, copilotos e comissários de voo.
O SNA condena qualquer ato de vandalismo ou violência, neste movimento. Essa manifestação não tem o apoio do SNA e nem da categoria.
Nos últimos dias, o SNA tem trabalhado efetivamente para buscar medidas mais firmes na manutenção de postos de trabalho, junto à TAM Linhas Aéreas e ao governo. Os esforços do SNA reduziram em quase 20% o número de cortes da empresa, previsto inicialmente para 1.000 funcionários.
Hoje, iniciam-se negociações com o Ministério Público do Trabalho (MPT) para que o Programa de Reestruturação de Adesão Voluntária: a Licença Não Remunerada (LNR) e o Plano de Demissão Voluntária (PDV), aprovados em assembleia, na última quarta-feira, seja o mais transparente possível.
O SNA é o único representante da categoria, com quase 70 anos de história.

Inscrições Abertas do II Curso de Prevenção Universal com Amor-Exigente



O programa amor exigente tem como objetivo ajudar a desenvolver preceitos para a organização familiar, atuando no apoio e orientação aos familiares de dependentes químicos e pessoas que possuem comportamentos inadequados.

Para quem não conhece, ao longo de 30 anos de atuação no apoio e orientação aos familiares de dependentes químicos, o Amor-Exigente reuniu conhecimento empírico em relação ao que forma e ao que deforma um indivíduo.


Através da vivência com pais e diante dos problemas de comportamento de seus respectivos filhos, foram reveladas as dificuldades que os responsáveis possuem em exercer seu papel como educadores de uma criança, adolescente ou jovem. Por essas dificuldades, com um programa eficaz, o Amor-Exigente atende três níveis de prevenção: a primária, a secundária e a terciária.

O enfoque da prevenção primária universal se dá através de uma abordagem educativa em grupos de reflexão, questionamento e posicionamento, que ao decorrer das metas semanais, levam os participantes a atingirem seus objetivos.

O conteúdo do programa estimula as pessoas a refletirem e reverem seus comportamentos.

O Curso de Prevenção Universal com Amor-Exigente tem como objetivo a conscientização da necessidade de um programa de prevenção com as famílias e à capacitação de voluntários para o trabalho de prevenção.

Serão selecionados os 50 primeiros inscritos, tendo como público, pais, educadores e demais pessoas interessadas na prevenção à experimentação ao uso de álcool e outras drogas.

O curso será realizado no período 15 semanas. A primeira semana será de sensibilização e nas seis semanas seguintes serão abordados princípios básicos e éticos a cada semana. Na sétima semana haverá uma avaliação, logo após, serão recomeçados os estudos pelas seis semanas seguintes. Na ultima semana será realizado o encerramento e a entrega dos certificados.

O curso será ministrado no período de 12 de agosto a 18 de novembro de 2013. De 19 às 21h. Local: Colégio Estadual Edmundo Bittencourt. Av. Lúcio Meira, 311, Várzea, Teresópolis. Para maiores informações: (21) 2644-7815, 9319-8405. amorexigente.org.br

O Amor-Exigente segue o Programa Educativo de Doze Princípios Básicos e Éticos do AE, que é trabalhado em grupos de auto e mútua ajuda. Esses grupos ajudam a examinar e refletir sobre a situação familiar que não funciona e a questionar o comportamento da sociedade.

Procure um grupo de apoio do Amor-Exigente. Reuniões em Teresópolis todas as terças-feiras das 19 às 21h.

quarta-feira, 7 de agosto de 2013

Secretaria estadual de Trabalho oferece mais de 1.600 vagas de emprego


A Secretaria Estadual de Trabalho e Renda (Setrab) disponibiliza, esta semana, 1.655 oportunidades de emprego em todo o Estado. Só na Região Metropolitana são mais de 672 vagas, das quais 30 para atendente de lanchonete, 20 para auxiliar de linha de produção, 10 para estoquista,13 para repositor de mercadoria e 10 para garçom, com salários variando entre R$ 678 e R$ 1300.

Também há duas vagas para portadores de deficiência: uma para administrador pessoal, com salário de R$ 7.050, e uma para copeiro de restaurante (remuneração de R$ 872).
Na Baixada Fluminense, estão disponíveis 69 postos de trabalho, incluindo os municípios de Nilópolis (2 vagas), Duque de Caxias (3), Nova Iguaçu (43), Queimados (16) e Seropédica (5). Algumas dessas oportunidades são para consultor de vendas, atendente de balcão, padeiro, confeiteiro e fiscal de loja, com salários variando entre R$ 700 e R$ 1.017,50.

Na Região Serrana, os municípios de Petrópolis, Nova Friburgo e Teresópolis oferecem 256 oportunidades de trabalho para motorista de caminhão, garçom, costureira e eletricista, com salários entre R$ 678 e R$ 1.800. Já no Médio Paraíba, existem 312 vagas, que incluem mecânico montador (5), auxiliar de garçom (3) e pizzaiolo (2), com salários de até R$1.765.
A Baixada Litorânea conta com 314 vagas em Cabo Frio, Rio das Ostras, Araruama, Maricá e Casimiro de Abreu. São oferecidas vagas para servente de obras (16), atendente central de telemarketing (15), repositor de mercadorias (29), promotor de vendas (5) e supervisor comercial (9). Os salários variam de R$ 678 a R$ 1583.
No Norte e Noroeste Fluminense, 27 vagas são disponibilizadas. Em Campos dos Goytacazes, seis são para supervisor comercial, com remuneração de R$ 800, e em Santo Antônio de Pádua, 10 para auxiliar de linha de produção. Há ainda uma vaga para caminhoneiro autônomo em Bom Jesus do Itabapoana, com salário de R$ 678.
Para mais informações sobre as vagas e as localizações dos postos de atendimento da Setrab, basta ligar para (21) 2332-9999ou acessar o site http://www.rj.gov.br/web/setrab. É necessário que o interessado apresente, na ocasião, carteira de trabalho, número de inscrição no PIS/Pasep, identidade, CPF e comprovante de residência.

Decreto confirma antecipação de metade do 13º a aposentados e pensionistas


               

O governo vai antecipar o pagamento de metade do 13º salário aos aposentados e pensionistas do INSS nos benefícios referentes ao mês de agosto. Os pagamentos começam em 26 deste mês e vão até 6 de setembro.
A antecipação do 13º aos beneficiários do INSS foi instituída pela primeira vez no governo do presidente Lula, em 2006, e tem sido realizada anualmente desde então.
O decreto estabelecendo o adiantamento neste ano foi publicado em edição extraordinária do Diário Oficial desta segunda-feira (5). O texto determina que a segunda metade do benefício será paga com os benefícios do mês de novembro.
Fonte: Folha Online 

Teresópolis- Casa de Portugal


Idosos de Teresópolis participam de grande festa no Maracanãzinho

           

Uma grande festa promovida pelo Governo do Estado do Rio de Janeiro levou milhares de pessoas, nesta segunda, 5, ao Maracanãzinho. Com muita música e alegria, o Arraiá da Melhor Idade reuniu idosos de 81 municípios do Rio, que lotaram o estádio e esbanjaram energia e empolgação das 13h até 18h. O objetivo do evento foi promover a integração e a confraternização entre pessoas de outras cidades, além, é claro de oferecer diversão.


                     
Ao som de cantigas juninas, grupos de forró e bandas de músicas românticas, o estádio estadual mais parecia com uma cidade do interior, com homens e mulheres caracterizados em trajes típicos das festas de São João. O evento ainda contou com agentes de saúde distribuídos pelo salão, prontos para qualquer emergência, e um ponto de informação da Delegacia Especial de Atendimento à Pessoa da Terceira Idade (DEAPTI), distribuindo cartilhas e informativos sobre os direitos do idoso.

                     

Convidada, a Prefeitura de Teresópolis tomou parte da programação levando cerca de cem idosos, que participam dos programas sociais das secretarias de Esportes e Lazer, Desenvolvimento Social e Direitos da Mulher, para aproveitarem a festividade. Durante o passeio, a organização ficou por conta do subsecretário de Esportes e Lazer, Alexandreda Trindade, do professor de ginástica, Marcelo ‘Gancho’ Quintanilha, e da assessora da secretaria dos Direitos da Mulher, Magda Becker.

                       


Segundo Alexandre da Trindade, a festa mostra bem como a população da melhor idade está tendo maior qualidade de vida. “Todos estão aqui cantando, dançando e mostrando que a vida não acaba nos cabelos brancos, mas, ao contrário, une energia, sabedoria e aprendizado. Essa festa também reflete o quanto nosso trabalho de atividade física com eles está dando resultados. Fico feliz em ver como eles estão felizes”, comentou o subsecretário de Esportes e Lazer.
Alunas do grupo de ginástica, Marli Rodrigues de Souza e Maria Martins estavam satisfeitas com a programação. “Estou ansiosa para conhecer pessoas e dançar forró”, disse Marli. “Isso aqui é muito bom, estou aproveitando tudo que posso. O baile está ótimo e, se depender de mim, vai ficar ainda melhor”, afirmou Maria. Esmeralda Botelho também aprovou o programa. “Muito bom estar aqui. Há tempos não danço e me divirto tanto”, comemorou.


Texto – Gisele Barreto
Fotos – Jeferson Hermida

Escolas municipais terão que instalar câmeras de segurança

A Câmara do Rio derrubou nesta terça-feira um veto do prefeito Eduardo Paes a um projeto de lei da vereadora Rosa Fernandes (PMDB), de novembro de 2011, que estabelece que todas as 1.076 escolas da rede municipal de ensino são obrigadas a instalar câmeras de segurança para registrar imagens das principais áreas internas e de acesso.

O texto diz que cada unidade precisa ter, no mínimo, dois equipamentos, mas o número deve ser definido de acordo com a quantidade de alunos e funcionários. Atualmente, segundo a Secretaria municipal de Educação, 462 colégios — menos da metade — possuem o sistema de monitoramento.
Com o veto, a lei segue para a promulgação.
 
. A prefeitura, que não quis comentar a nova regra, terá de cumpri-la ou entrar na Justiça contra o texto. Os 32 vereadores que estavam presentes no plenário votaram a favor da derrubada do veto. O curioso é que a própria Rosa Fernandes não compareceu.
— Tive a ideia do projeto na época da chacina na escola de Realengo. O fato de haver câmeras que registraram tudo foi fundamental. Além de inibir vandalismo, é importante ter documentado, registrado, quem transita por essas unidades. Não será um custo alto e o próprio colégio tem autonomia para pequenos investimentos — alegou a vereadora.


Ruben Berta - O Globo

DETRAN OFERECE MAIS DE 7 MIL VAGAS DE VISTORIA E TRANSFERÊNCIA ATÉ SÁBADO



Os serviços podem ser agendados por telefone ou pelo site

                              
Até o próximo sábado (10/8), o Detran estará oferecendo 7.300 vagas para vistoria e transferência de propriedade (TP) em seus postos da Região Metropolitana e do interior. Para as unidades da Região Metropolitana serão disponibilizadas 600 vagas de vistoria e 280 de TP, e para as do interior, 4.500 vagas para o primeiro serviço e 1.920 para o segundo.


Os postos funcionarão das 7h às 18h, inclusive no sábado, e os procedimentos podem ser realizados em qualquer posto, independentemente do município em que o veículo foi matriculado. Para agendar os serviços, basta acessar o site www.detran.rj.gov.br ou ligar para os telefones 3460-4040, 3460-4041 (Região Metropolitana) e 0800-0204040 (interior).


Parada técnica dia 24/8


O Detran informa que não haverá agendamento de vistoria e TP para o sábado, 24 de agosto, porque, nesse dia, o Denatran (Departamento Nacional de Trânsito), paralisará seus sistemas de informática para manutenção de equipamentos elétricos.

terça-feira, 6 de agosto de 2013

CEPERJ ABRE INSCRIÇÕES PARA CARGOS DE DIRETOR DE ESCOLAS ESTADUAIS

Professores interessados podem se inscrever a partir desta quarta-feira

                 
Nova chance para professores da rede estadual de ensino, que desejam ocupar cargos de direção, participarem do processo de seleção interna da Secretaria de Educação (Seeduc). As fichas de inscrição para as funções estratégicas gratificadas de diretor e diretor adjunto de unidade escolar entram no portal www.ceperj.rj.gov.br, da Fundação Ceperj (Centro Estadual de Estatísticas,Pesquisas e Formação de Servidores Públicos do Rio de Janeiro), às 10h desta quarta-feira (07/08). Os professores interessados poderão se inscrever até as 12h de 5 de setembro.

Os candidatos passarão por uma bateria de quatro etapas: prova objetiva de conhecimentos específicos, de caráter eliminatório e classificatório; análise de currículo e experiência profissional, que será apenas classificatória; avaliação de perfil, de caráter eliminatório; e curso de formação. As três primeiras etapas estarão sob a responsabilidade da Fundação Ceperj e a quarta será de responsabilidade da Seeduc e realizada com os candidatos considerados aptos na avaliação de perfil.

Para a função de diretor de unidade escolar, serão aprovados 35 professores na primeira etapa e na segunda, 20. Para o cargo de diretor adjunto, o número de aprovados na primeira etapa será de 53, e na análise de currículo e experiência profissional (segunda etapa), 30. Os candidatos selecionados para ocupar as funções estratégicas cumprirão jornada de trabalho de 40 horas semanais e receberão, mensalmente, a respectiva gratificação sem prejuízo da remuneração do cargo efetivo. O valor correspondente não integrará nem se incorporará aos vencimentos, salários, proventos ou pensões para nenhum efeito, sem prejuízo do pagamento proporcional relativo a férias e décimo terceiro salário.

Professores interessados devem se certifica de que preenchem todos os requisitos exigidos, antes de efetuarem suas inscrições, como, por exemplo, serem servidores ativos da carreira do magistério da Secretaria de Educação, tendo, no mínimo, três anos em períodos contínuos ou alternados computados em funções efetivas existentes em unidade escolar. Os candidatos devem preencher suas fichas antes de 5 de setembro, evitando sobrecarga da rede nos últimos dias do prazo.

Efetivada a inscrição, o candidato deverá obrigatoriamente imprimir, em duas vias, o comprovante de inscrição realizada, que será disponibilizado pelo sistema ao término do processo. A cópia da ficha constitui requisito para a segunda etapa - análise de currículo. Quem não conseguir realizar a impressão deverá entrar em contato com a Fundação Ceperj pelo telefone (21) 2334 7125 para a adoção das providências necessárias.

A documentação comprobatória das informações prestadas deverá ser colocada em envelope, identificado com o formulário de inscrição, impresso e aposto na frente, e devidamente lacrado. O envelope deverá ser entregue no dia e horário de realização da prova objetiva de conhecimentos específicos, a ser aplicada em 22 de setembro. Para fazer o exame, os candidatos deverão imprimir o cartão de confirmação de inscrição (CCI), via internet, no portal da Ceperj, a partir de 17 de setembro. O CCI terá de ser apresentado por ocasião da prova objetiva.

A análise de currículo será feita com base nas informações preenchidas pelo candidato no ato da inscrição e terá caráter classificatório. Somente serão analisados os documentos comprobatórios de títulos e experiência profissional informados na inscrição dos candidatos classificados na primeira etapa – prova objetiva de conhecimentos específicos.

A avaliação de perfil (terceira etapa) consiste na aplicação de atividade em grupo e entrevista individual. Serão avaliadas várias competências, como liderança, visão sistêmica, flexibilidade, trabalho em equipe e comunicação. Também serão observadas fluência verbal, pro atividade e iniciativa, criatividade e inovação, entre outras características.

O curso de formação, a quarta etapa, estará sob a responsabilidade da Secretaria de Educação e será realizado com os candidatos considerados aptos na avaliação de perfil, em data a ser divulgada no portal da Seeduc – www.educacao.rj.gov.br. A capacitação será obrigatória para os candidatos aprovados e convocados. Será considerado eliminado o candidato que não comparecer, chegar atrasado ou se ausentar, sem justificativa legal, durante o curso.

Prefeitura faz seleção de assistente social, psicólogo e pedagogo para a Secretaria de Desenvolvimento Social



 Publicado em Diário Oficial nesta terça-feira, 6, o edital do processo seletivo simplificado realizado pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social para a contratação temporária de oito assistentes sociais, sete psicólogos e dois pedagogos. Trata-se de uma contratação temporária, de caráter emergencial, para principalmente completar as equipes técnicas dos CRAS (Centros de Referência de Assistência Social) e do CREAS (Centro de Referência Especializado de Assistência Social).

O processo seletivo, sob a coordenação de uma comissão especial, compreende inscrição, prova de títulos, classificação, homologação e chamada dos candidatos classificados. As inscrições serão realizadas nos dias 14, 15 e 16 de agosto, na sede da Secretaria de Desenvolvimento Social (Av. Alberto Torres, 1148 – Alto), das 9h às 16h. Os salários de assistente social e de pedagoga são R$ 1.413,82, e o de psicóloga, de R$ 1.473,65, para uma carga horária de 30 horas semanais.

Os candidatos devem ter curso superior completo e registro no órgão de classe competente, idade mínima de 18 anos, experiência comprovada, conhecimento da Política Nacional de Assistência Social e habilidade para trabalhar em equipe e atuar em grupo. Devem estar em dia com as obrigações eleitorais e militares, não se enquadrar na vedação de acúmulo de cargos ou funções públicas e não possuir contrato rescindido com a Administração Pública Municipal através de processo administrativo disciplinar.

Os documentos necessários são: currículo atualizado, cópia legível de documento de identidade e CPF, de diploma, certificado, histórico escolar, declaração ou prova documental que comprove aptidão específica para a atuação pleiteada, cópias autenticadas dos comprovantes dos títulos a serem pontuados, declaração ou atestado que comprove o período de experiência de trabalho na área pleiteada.

Toda a documentação deve ser entregue em envelope lacrado na Secretaria de Desenvolvimento Social, onde o candidato deverá preencher e assinar uma ficha de inscrição. A lista dos candidatos classificados será divulgada no dia 21 de agosto.

Os candidatos classificados serão contratados sob o regime jurídico de contratação temporária. Caberá à Secretaria Municipal de Administração viabilizar a chamada dos candidatos classificados para o preenchimento das vagas, de acordo com a necessidade da Secretaria de Desenvolvimento Social. O processo seletivo tem validade de seis meses, podendo ser prorrogado por igual período.

segunda-feira, 5 de agosto de 2013

SINE VAGAS Teresópolis

Segue a lista das 47 vagas disponibilizadas pelo Sine Teresópolis. Empresas interessadas em disponibilizar vagas e trabalhadores podem se inscrever no posto do SINE e banco de empregos de Teresópolis, localizados na Travessa Ranulfo Féo, 36, loja 42, Centro. Os trabalhadores devem apresentar a carteira de trabalho, identidade, CPF e o cartão cidadão (PIS). O horário de atendimento é de segunda a sexta, das 8h30 às 16h30. O telefone para informações é (21) 2641-0357.

PCCS não é inconstitucional afirma SIND-PMT


Prezado Wilson Mendes,
 
 
Conforme entrevista realizada no canal TereTV, nesta data, segue o fundamento seguido de breve explicação:

Os artigos 68 e 70 do PCCS que tratam acerca da incorporação  de cargos em comissão, ao contrário do alegado pelo Sr. Dr. Verador Carlão, não são inconstitucionais, pois no referido artigo existe a previsão de que a parcela entra na base de cálculo da contribuição previdenciária devida ao TEREPREV.

 A  exceção está no §2º do art. 4º da Lei Federal nº 10.887/04, que faculta ao servidor ocupante de cargo efetivo fazer a opção pela inclusão, na base de contribuição, de parcelas remuneratórias percebidas em decorrência do exercício de cargo em comissão ou de função de confiança, para efeito de majorar o cálculo da média aritmética simples, quando for o caso.

O que a lei proíbe é a incorporação no momento da inativação sem a devida contribuição da cota-parte, para que não ocorra um desequilíbrio atuarial e financeiro nas contas do Instituto de Previdência dos Servidores Públicos de Teresópolis.

Os artigos do PCCS de Teresópolis preveem a percepção do benefício com a suficiente contraprestação na fonte de custeio.
  
Transcrevo o §2º do art. 4º da Lei Federal nº 10.887/04, in verbis:

Art. 4o  A contribuição social do servidor público ativo de qualquer dos Poderes da União, incluídas suas autarquias e fundações, para a manutenção do respectivo regime próprio de previdência social, será de 11% (onze por cento), incidentes sobre: 

§ 2o  O servidor ocupante de cargo efetivo poderá optar pela inclusão, na base de cálculo da contribuição, de parcelas remuneratórias percebidas em decorrência de local de trabalho e do exercício de cargo em comissão ou de função comissionada ou gratificada, de Gratificação de Raio X e daquelas recebidas a título de adicional noturno ou de adicional por serviço extraordinário, para efeito de cálculo do benefício a ser concedido com fundamento no art. 40 da Constituição Federal e no art. 2o da Emenda Constitucional no 41, de 19 de dezembro de 2003, respeitada, em qualquer hipótese, a limitação estabelecida no § 2o do art. 40 da Constituição Federal. 
  
A Lei Federal acima autoriza o desconto previdenciário sob o cargo para fins de aposentadoria, inclusive o próprio municipio do Rio de Janeiro em seu estatuto dos servidores Lei Municipal nº 94 de 14 de Março de 1979, em seu artigo 129, prevê tal beneficio.

Art. 129. - Ao funcionário efetivo que permanecer em cargo em comissão ou função gratificada por período contínuo superior a 10 (dez) anos ou períodos vários cuja soma seja superior a 15 (quinze) anos, é assegurada a percepção do valor da função gratificada ou de 70% (setenta por cento) do valor do símbolo do cargo em comissão de símbolo mais elevado, dentre os dos cargos e funções ocupados, desde que exercido por prazo superior a 1 (um) ano e, quando não satisfeita esta condição, o do símbolo imediatamente inferior que houve ocupado.
§ 1º - O exercício de cargo em comissão e de função gratificada será computado globalmente para os efeitos deste artigo.
§ 2º - Mesmo que o funcionário tenha percebido, durante o exercício, a totalidade do valor do símbolo do cargo em comissão, somente assegurará a percepção da vantagem referida neste artigo.
Art. 130- Depois de assegurada a vantagem de que trata o artigo anterior, manter-se-á inalterada a retribuição pecuniária a que faz jus, sendo considerada direito pessoal, incidindo sobre a mesma os aumentos gerais de vencimentos.
Art. 131- A vantagem a que se refere o Artigo 130 será revista, depois de assegurada, se o funcionário:
I- prosseguir sem interrupção no exercício de cargo em comissão ou função gratificada e completar mais de 1 (um) ano em cargo ou função dessa natureza e de maior remuneração;
II- interromper o exercício de cargo em comissão ou função gratificada e, posteriormente:
a) computando-se o tempo anterior, vier a completar 15 (quinze) anos de exercício de cargo ou função dessa natureza, e
b) exercer, por período superior a 1 (um) ano, cargo ou função dessa natureza e de maior remuneração.
Art. 132- Os funcionários oriundos do antigo Estado da Guanabara contarão, para os efeitos dos Artigos 129, 130 e 131, o tempo de exercício de cargo em comissão ou função gratificada no antigo Estado da Guanabara, salvo se houverem incorporado a vantagem conferida pelos Decretos-leis nº. 231 e 267, de 1975.
Parágrafo único - Os funcionários que houverem incorporado a vantagem conferida pelos Decretos-leis nº. 231 e 267, de 1975, poderão optar pela contagem do tempo a que se refere este artigo.

Este é apenas um exemplo no universo de inúmeros municípios que possuem esta previsão legal.