sexta-feira, 14 de junho de 2013

Demissões em massa na RecNov


Abraji condena ataques à imprensa em São Paulo


A Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (Abraji) condena veementemente os ataques deliberados da Polícia Militar à imprensa. Pelo menos quinze jornalistas foram feridos pela Polícia Militar durante a manifestação de ontem (13) em São Paulo. Outros dois repórteres foram detidos. A Abraji cobra dos responsáveis que os agentes envolvidos nas agressões físicas contra repórteres e manifestantes sejam identificados e punidos. A Abraji também espera uma explicação oficial da Secretaria de Segurança Pública para a prisão de todos os jornalistas detidos. Impedir o repórter de realizar seu trabalho é violentar toda a sociedade; é atentar contra a democracia.

quarta-feira, 12 de junho de 2013

Feriado de Santo Antônio em Teresópolis

Prefeitura reabre na segunda-feira, 17, mas serviços essenciais estão garantidos
                   
Devido ao feriado municipal de Santo Antônio nesta quinta-feira, 13, e como a sexta, 14, foi decretado ponto facultativo, a Prefeitura de Teresópolis e demais órgãos municipais, como escolas, creches e postos de saúde, funcionam nesta quarta-feira, 12, e depois retomam o expediente na segunda-feira, 17 de junho, em horário normal. Entretanto, durante o feriado a população terá atendimento garantido em todos os serviços considerados essenciais, como coleta de lixo e emergência médica.


SERVIÇOS ESSENCIAIS – A coleta de lixo domiciliar nos bairros será normal. A Defesa Civil também trabalha sem interrupção, com equipes de plantão e atendimento pelo telefone de emergência 199. O efetivo da Guarda Municipal estará nas ruas orientando o trânsito. A administração do Cemitério Municipal funciona com plantão 24 horas. Para atendimento médico de urgência, a Unidade de Saúde 24h Dr. Eitel Haje, no bairro de São Pedro, e o Serviço de Pronto Atendimento, em Bonsucesso, funcionam em regime de plantão durante todo o feriado de Santo Antônio.


UPA - Instalada na Rua Tenente Luiz Meirelles, no Bom Retiro, a UPA (Unidade de Pronto Atendimento 24 Horas) funciona dia e noite, inclusive sábado, domingo e feriado, para atender os casos de urgência e de emergência de baixa e média complexidade.


POSTOS DE SAÚDE – Os postos de saúde e unidades básicas ficam fechados nestas quinta e sexta, retornando ao funcionamento normal na segunda-feira, 17 de junho. Com isso, a campanha de vacinação contra a poliomielite será realizada nesta quarta, 12, das 8h às 17h, sendo retomada apenas no dia 17.


ESCOLAS E CRECHES – As escolas, creches e centros municipais de educação infantil ficam fechados nesta quinta e sexta. Os estudantes retornam às atividades na segunda-feira.



FEIRINHA DE TERESÓPOLIS – Os cerca de 550 estandes e a Praça de Alimentação e Eventos da Feirinha de Teresópolis, no Alto, funcionam apenas no sábado, 15, e domingo, 16, das 10h às 18h, com opções variadas de moda, artesanato e de gastronomia para os seus visitantes.



ESPAÇO MULHER - Com estandes padronizados e venda de artigos variados nas áreas de alimentação, de confecção e de artesanato, o Espaço Mulher vai funcionar nesta sexta e sábado, na Praça Balthasar da Silveira, a da Matriz de Santa Teresa, na Várzea, das 9h às 17h.



COMÉRCIO – Na quinta-feira, 13, o comércio não funciona. Entretanto, na sexta-feira, 14, e no sábado, 15, as lojas abrirão normalmente, das 9h às 19h.

Rede D'or ganha mais um hospital - CAXIAS D'OR



 A Rede D’Or São Luiz inaugurou nesta terça-feira, 11 de junho de 2013, sua primeira unidade na Baixada Fluminense. O Hospital Caxias D’Or é o terceiro maior da Rede no Rio de Janeiro, com 220 leitos (80 de terapia intensiva) e serviços de emergência adulta e pediátrica. A unidade é resultado de 15 anos de expertise da Rede D’Or São Luiz em gestão hospitalar e tem, como foco, a alta complexidade.


A emergência funciona sob a metodologia Smart Track de gestão do fluxo de pacientes e, em amplos espaços, contará com salas de trauma e para pequenos procedimentos, uma retaguarda de 15 leitos com infraestrutura de UTI, incluindo um leito para pacientes em isolamento respiratório, e um elevador exclusivo para o deslocamento de pacientes graves diretamente ao centro cirúrgico e ao CTI. Os fluxos são desenhados para oferecer primeiro atendimento a casos não graves em até 20 minutos. O sistema já é utilizado com sucesso em unidades da Rede D’Or São Luiz no Rio de Janeiro e em São Paulo.


Todas as salas de cirurgia dispõem do sistema de fluxo laminar – tecnologia que cria cortinas de vento em torno da mesa de cirurgia que ajudam a evitar a disseminação de microrganismos. O CTI contará com equipamentos de última geração, como um tomógrafo multislice que futuramente será instalado dentro do próprio setor, o que agilizará o diagnóstico e tornará mais simples e seguro o transporte de pacientes graves que necessitem realizar o exame.


Duque de Caxias foi escolhida pela Rede D’Or São Luiz por sua localização e importância regional, econômica e social. Com quase 900 mil habitantes, a cidade integra uma região de aproximadamente 4,5 milhões de habitantes, além de ser um ponto de encontro entre Serra, Ilha do Governador, Baixada Fluminense e São Paulo, graças a sua localização próxima à Rodovia Washington Luiz e, em breve, ao Arco Metropolitano.


O Hospital Caxias D’Or contará, inicialmente, com cerca de 500 colaboradores contratados, 90% deles residentes no município. A expectativa é de um total de 2.200 vagas quando a unidade estiver operando em sua capacidade máxima. Além da criação de oportunidades de trabalho, a parceria já existente entre o Hospital Quinta D’Or e uma faculdade de medicina de Duque de Caxias para a qualificação de estudantes de áreas biomédicas deverá ser estendida ao Hospital Caxias D’Or, com o objetivo de integrar conhecimentos teóricos com a prática da realidade hospitalar.




SOBRE A REDE D’OR SÃO LUIZ
Fundada em 1977 com a abertura da primeira unidade Cardiolab do Grupo Lab’s, a Rede D’Or São Luiz é hoje a maior operadora de hospitais do Brasil, reunindo referência médica e tecnológica dos Hospitais D’Or e dos Hospitais Associados. Presente nos estados do Rio de Janeiro, Pernambuco, São Paulo e Distrito Federal, conta com 4 mil leitos, 25 mil funcionários e realiza 6,5 milhões de atendimentos por ano. O grupo opera com 24 hospitais próprios, além de um hospital sob gestão e três em fase de construção. A Rede tem como objetivo prestar atendimento médico-hospitalar de alta eficácia, com equipes multidisciplinares capacitadas para oferecer qualidade, respeito e segurança a seus pacientes

Passagem de carretas de grande porte interditará descida da Serra de Petrópolis na madrugada de quinta


A passagem de duas carretas de grande porte causará a interdição da descida da Serra de Petrópolis na madrugada dessa quinta-feira (13.06). A reversão de pista interditará o trecho do km 80 (Petrópolis) ao 104 (Duque de Caxias) da BR-040, no sentido Rio, de meia-noite às 5h de quinta. A operação será coordenada pela PRF, com apoio da Concer. A partir do km 80 as carretas prosseguirão viagem para Minas Gerais pela mão normal da rodovia. Condições climáticas desfavoráveis podem provocar o adiamento da reversão de pista. A subida da serra funcionará normalmente durante a reversão no sentido oposto. Para mais informações, o usuário deve ligar gratuitamente para a Central de Atendimento da Concer, pelo 0800-282-0040. Portadores de deficiência auditiva e de fala devem ligar para 0800-281-0041.

Missa Maria Fernanda Mello

A família da servidora municipal Maria Fernanda Mello, funcionária da Prefeitura de Teresópolis, convida para as missas de 7º dia, que serão celebradas nesta quarta-feira, 12 de junho. A primeira missa acontecerá às 8 horas da manhã na Matriz de Santa Teresa, na Várzea, e a segunda será celebrada às 6 horas da tarde na Igreja de Santo Antonio, no Alto.

terça-feira, 11 de junho de 2013

Prefeitura reabre na segunda-feira, 17, mas serviços essenciais estão garantidos


Devido ao feriado municipal de Santo Antônio nesta quinta-feira, 13, e como a sexta, 14, foi decretado ponto facultativo, a Prefeitura de Teresópolis e demais órgãos municipais, como escolas, creches e postos de saúde, funcionam nesta quarta-feira, 12, e depois retomam o expediente na segunda-feira, 17 de junho, em horário normal. Entretanto, durante o feriado a população terá atendimento garantido em todos os serviços considerados essenciais, como coleta de lixo e emergência médica.

SERVIÇOS ESSENCIAIS – A coleta de lixo domiciliar nos bairros será normal. A Defesa Civil também trabalha sem interrupção, com equipes de plantão e atendimento pelo telefone de emergência 199. O efetivo da Guarda Municipal estará nas ruas orientando o trânsito. A administração do Cemitério Municipal funciona com plantão 24 horas. Para atendimento médico de urgência, a Unidade de Saúde 24h Dr. Eitel Haje, no bairro de São Pedro, e o Serviço de Pronto Atendimento, em Bonsucesso, funcionam em regime de plantão durante todo o feriado de Santo Antônio.

UPA - Instalada na Rua Tenente Luiz Meirelles, no Bom Retiro, a UPA (Unidade de Pronto Atendimento 24 Horas) funciona dia e noite, inclusive sábado, domingo e feriado, para atender os casos de urgência e de emergência de baixa e média complexidade.

POSTOS DE SAÚDE – Os postos de saúde e unidades básicas ficam fechados nestas quinta e sexta, retornando ao funcionamento normal na segunda-feira, 17 de junho. Com isso, a campanha de vacinação contra a poliomielite será realizada nesta quarta, 12, das 8h às 17h, sendo retomada apenas no dia 17.

ESCOLAS E CRECHES – As escolas, creches e centros municipais de educação infantil ficam fechados nesta quinta e sexta. Os estudantes retornam às atividades na segunda-feira.   

FEIRINHA DE TERESÓPOLIS – Os cerca de 550 estandes e a Praça de Alimentação e Eventos da Feirinha de Teresópolis, no Alto, funcionam apenas no sábado, 15, e domingo, 16, das 10h às 18h, com opções variadas de moda, artesanato e de gastronomia para os seus visitantes. 

ESPAÇO MULHER - Com estandes padronizados e venda de artigos variados nas áreas de alimentação, de confecção e de artesanato, o Espaço Mulher vai funcionar nesta sexta e sábado, na Praça Balthasar da Silveira, a da Matriz de Santa Teresa, na Várzea, das 9h às 17h. 

COMÉRCIO – Na quinta-feira, 13, o comércio não funciona. Entretanto, na sexta-feira, 14, e no sábado, 15, as lojas abrirão normalmente, das 9h às 19h.

FESO abre inscrição para vagas na Estratégia de Saúde da Família




Divulgado nesta terça, 11, pela FESO (Fundação Educacional Serra dos Órgãos), o edital do processo seletivo destinado ao preenchimento de vagas visando a contratação temporária de profissionais para as equipes de atenção básica da Estratégia de Saúde da Família do município de Teresópolis.

A FESO venceu a licitação realizada pela Prefeitura de Teresópolis e, dentro de 60 dias vai gerir, de forma terceirizada, 14 equipes das unidades da Estratégia de Saúde da Família no município. A realização do processo seletivo atende orientação do Ministério Público Estadual, que determinou a realização da seleção para a contratação do pessoal que vai compor as novas equipes de trabalho.

De acordo com a instituição, são oferecidas 178 vagas em dez cargos para profissionais de nível superior (enfermeiro, farmacêutico e médico), nível médio (agente comunitário de saúde, auxiliar administrativo, digitador, recepcionista, técnico de manutenção predial e técnico de enfermagem) e nível fundamental (auxiliar de serviços gerais), com remuneração que varia de R$ 832,10 a R$ 12 mil e carga horária de 20 a 40 horas semanais, dependendo do cargo.
As inscrições já estão abertas e podem ser até a próxima terça-feira, 18 de junho, das 9h às 12h e das 14h às 17h, na Secretaria Geral de Ensino do Unifeso (Centro Universitário Serra dos Órgãos), localizada no Campus Sede (Av. Alberto Torres, 111 - Alto - Prédio Arthur Dalmasso). A ficha de inscrição e o edital com a relação dos documentos necessários, e todas as demais informações a respeito do processo seletivo, estão disponíveis no site do UNIFESO: <www.unifeso.edu.br>.
Por determinação do Prefeito Arlei, foram tomadas várias providências para realocar, sem perdas salariais, os funcionários municipais lotados nas unidades que terão a gestão terceirizada, mantendo-os  na Estratégia de Saúde da Família. Entre elas, foram anunciadas a criação de duas novas equipes de saúde da família, a implantação do NASF (Núcleo de Apoio à Saúde da Família), a instalação do PAD (Programa de Atendimento Domiciliar) – voltado para a assistência de pacientes acamados devidamente cadastrados – e a reativação da Unidade Móvel.




Sine Teresópolis oferece 53 vagas para 22 funções



 O Sine (Sistema Nacional de Emprego) de Teresópolis está com 53 vagas disponíveis para 22 funções, entre elas, oficial de serviços gerais, carpinteiro e garçom. Dependendo da procura, as vagas podem ser preenchidas a qualquer momento
O SINE é um órgão do Governo Federal com gestão compartilhada entre o Governo do Estado do Rio de Janeiro, através da SeTrab/RJ – Secretaria de Estado de Trabalho e Renda e a Prefeitura de Teresópolis, através da Secretaria Municipal de Trabalho, Emprego e Economia Solidária.
O sistema tem o objetivo de fazer a intermediação de mão-de-obra através de suas agências espalhadas por todo o estado, controlar o pagamento do seguro-desemprego e apoiar os Programas de Geração de Emprego, de Trabalho e Renda (Proger) e os de capacitação profissional.
Empresas podem disponibilizar vagas e trabalhadores podem se inscrever no posto do SINE e banco de empregos de Teresópolis que fica na Travessa Ranulfo Féo, 36, loja 42 - Centro, portando a carteira de trabalho, identidade, CPF e o cartão cidadão (PIS). O horário de atendimento é de segunda a sexta, das 8h30 às 16h30. O telefone para informações é (21) 2641-0357.

Função
Vagas
Oficial de serviços gerais
6
Cuidador de Idoso
1
Promotor de vendas
1
Cortador de lenha
3
Pedreiro
       2
Carpinteiro
       2
Armador de ferramentas na construção civil
1
Gerente de restaurante
1
Cabeleireiro
2
Motorista particular
1
Analista de suporte de sistema
1
Auxiliar de garçom
2
Servente de obras
8
Pedreiro
6
Ladrilheiro
4
Motorista carreteiro
1
Empregado doméstico nos serviços gerais
1
Promotor de vendas
1
Motoboy
4
Garçom
2
Técnico em segurança do trabalho
1
Caseiro
2






segunda-feira, 10 de junho de 2013

Inscrições para o Sisu começaram nesta segunda



Começaram nesta segunda (10), e vão até sexta-feira (14), as inscrições para a segunda edição deste ano do Sistema de Seleção Unificada (Sisu). Podem se inscrever os estudantes que tenham participado da edição do Exame Nacional de Ensino Médio (Enem) 2012 e não tenham zerado a redação. As inscrições devem ser feitas no portal do Sisu.



Pelo Sisu, o estudante concorre a vagas em cursos de graduação em universidades e institutos federais de ensino superior. Nesta edição, serão ofertadas 39.724 vagas em 1.179 cursos de 54 instituições de ensino superior.



Na página do sistema de seleção estão disponíveis as etapas da inscrição para orientar os candidatos. Antes de começar é preciso ter em mãos o número de inscrição e o da senha no Enem 2012. A primeira coisa a fazer é confirmar os dados pessoais – é por eles que o Sisu entra em contato com o candidato.



Em seguida, ele pode escolher até duas opções de curso. Estará disponível um sistema de busca com os detalhes de cada opção. O candidato deve clicar no curso para ver o número de vagas e de modalidades ofertadas. É preciso estar atento também à documentação exigida pelas instituições de ensino no momento da matrícula.

Confirmada a inscrição, é possível alterar as opções apenas até sexta-feira.

As notas de corte dos cursos e a classificação parcial de cada candidato serão divulgadas diariamente, nos dias 11, 12, 13, e 14 deste mês. O candidato poderá acompanhá-las ainda durante o período de inscrição e avaliar as chances de ser aprovado.

A primeira chamada está marcada para o dia 17 deste mês e a segunda, para 1° de julho. As matrículas da primeira chamada poderão ser feitas nos dias 21, 24 e 25 próximos e as da segunda chamada, nos dias 5, 8 e 9 de julho.
 
Da Agência Brasil

Teresópolis - Capette vai inaugurar Brinquedoteca após ampla reestruturação


A Casa do Pequeno Trabalhador de Teresópolis inaugura a Sala Brinquedoteca no próximo dia 17. A iniciativa acontece em parceria com a Casa da Amizade (Rotary Teresópolis e Rotary Paquequer), responsável pela doação de toda a estrutura. Esta parceria é também a primeira efetivada pela Capette, após a diretoria ter realizado ampla reforma ao longo de nove meses.

Julieta Francis Pampillon, Presidente da Casa da Amizade, ressalta que a houve muita motivação em apoiar a Capette e oferecer condições para que as crianças possam ter aperfeiçoamento educacional através da Sala Brinquedoteca. Trata-se de um espaço para estimular a criança a brincar com acesso a grande variedade de brinquedos educativos.

A Capette já tem outra inauguração para breve, que será a Sala de Informática em parceria com a Alterdata, maior empresa do Brasil em programas para contabilidade.


A instituição foi fundada em 1974 pelo Jornalista, Barbosa Lima Sobrinho, personalidade nacional como Presidente da ABI e líder político, e pelo Desembargador, Oliveira e Silva, destacado jurista do Estado do Rio de Janeiro.


Capette após a reforma

Testes gratuitos de respiração no Rio nesta sexta-feira


Respire fundo; puxe o ar pelo nariz e solte pela boca. Essa simples ação do corpo humano, para muitos, pode ser um problema de “tirar o fôlego”. Dados da Organização Mundial da Saúde (OMS) mostram que uma em cada sete pessoas no mundo sofre com algum tipo de alergia respiratória. Além disso, a incidência de problemas respiratórios aumenta em 40% no inverno, segundo a Associação Brasileira de Otorrinolaringologia e Cirurgia Cérvico-Facial (ABORL-CCF).

Fundamental para a nossa sobrevivência, o olfato está diretamente ligado ao paladar e é um grande aliado para evitar perigos, como alimentos estragados, escapes de gás ou presença de fogo. Tal sentido do corpo humano também é importante nas nossas relações com outras pessoas. Através dos feromônios, o olfato também está relacionado ao despertar de emoções e da memória. Segundo o Ministério da Saúde, a mucosa olfativa corresponde a 90% das sensações gustativas. Além disso, um estudo realizado nos EUA revela que 50% da população norte-americana entre 60 a 85 anos tem distúrbios de olfato.

Por isso, nos dias 14 e 15 de junho, começa a quarta edição da campanha “Respire pelo Nariz e Viva Melhor”, uma iniciativa da Academia Brasileira de Rinologia (ABR) em parceria com a ABORL-CCF. O objetivo é conscientizar a população sobre os cuidados com o nariz, as vias aéreas superiores e com a respiração em geral. A ação consiste em levar por 14 cidades, simultaneamente, testes que divertem e ensinam mais sobre a saúde respiratória, como o “Teste de Glatzel”, que mede a permeabilidade nasal com o auxílio de um espelho especial, o “SNOT-22” – questionário que avalia a possibilidade de rinossinusite crônica, a “Escala de Epworth”, que mede o grau de sonolência do indivíduo, e o tradicional “Jogo dos Aromas”, teste em que o público tenta identificar apenas com o olfato 10 cheiros diferentes escondidos em uma caixa surpresa.

Segundo a otorrinolaringologista Wilma Terezinha Anselmo-Lima, presidente da ABR, levar informações corretas e com credibilidade é um dos compromissos primordiais desta campanha. “Promover esta atividade lúdica por várias cidades ao mesmo tempo reforça ainda mais o nosso propósito de conscientizar a população leiga em escala nacional sobre a importância da respiração saudável e do papel do otorrino no tratamento e acompanhamento de tais afecções”, diz.
 
O também otorrinolaringologista da ABORL-CCF, Edwin Tamashiro, coordenador nacional da campanha, explica que os distúrbios olfativos mais comuns são as “anosmias”, perda total do olfato, e as “hiposmias”, diminuição de tal capacidade. “Os distúrbios do olfato podem ter causas obstrutivas, como desvio de septo, polipose nasal ou resfriado. Nesses casos, as substâncias odoríferas não conseguem chegar à área olfatória do nariz. Há ainda as causas neurológicas, como alterações no epitélio olfatório ou nas áreas do cérebro responsáveis pela percepção dos cheiros”, diz o especialista.  

O importante é fazer o diagnóstico correto, pois muitas causas dos problemas olfativos como a perda do olfato, são curáveis. Dependendo da doença de base, o tratamento é direcionado caso a caso. “O otorrinolaringologista, por ser especialista em nariz, é o profissional mais habilitado para identificar e diagnosticar corretamente as alterações de olfato”, conclui Romano.
 
Cidades visitadas:

Belo Horizonte / Brasília / Campinas / Curitiba / Fortaleza / Goiânia / Londrina /
Marília / Porto Alegre / Recife / Ribeirão Preto / Rio de Janeiro / São José do Rio Preto / São Paulo


Campanha “Respire Pelo Nariz e Viva Melhor” – edição 2013 (Rio de Janeiro)
Data: 14 e 15 de junho 
Horário: das 10h às 22h nos shoppings e das 9h às 17h nos parques e praças

Local da campanha no Rio: Barra Shopping
Av. das Américas, 4666 - Barra da Tijuca