sexta-feira, 10 de maio de 2013

ALUNOS DA REDE ESTADUAL PODEM CONCORRER A UMA BOLSA DE ESTUDO INTEGRAL DO IBMEC


As inscrições para o Vestibular estão abertas e prosseguem até o dia 14 de junho

             

Os alunos da rede estadual que estejam concluindo o Ensino Médio ou que tenham concluído em 2012 podem concorrer a uma bolsa de estudo integral do IBMEC. Além da escolaridade, os estudantes terão que comprovar participação em pelo menos dois terços das avaliações bimestrais aplicadas em 2012 (Saerjinho).
As inscrições do Vestibular IBMEC estão abertas e prosseguem até o dia 14 de junho. Para participar, os interessados devem acessar o site hTTP://vestibular.ibmec.br, marcar a opção “Escola Pública Estadual RJ” – no campo ‘Tipo de Instituição’, e preencher o “nome completo” exatamente como consta no portal Conexão Educação. Para que não haja erro, o estudante deve verificar seus dados por meio do Boletim Eletrônico no portal Conexão Aluno (hTTP://www.conexaoaluno.rj.gov.br).

Os alunos da rede que realizarem o cadastro até o dia 5 de junho receberão isenção da taxa. Os que se cadastrarem após esse período deverão imprimir o boleto bancário e efetuar o pagamento.

Serão oferecidas bolsas aos melhores alunos que preencherem os requisitos abaixo, cumulativamente:

1 - Forem aprovados no vestibular do IBMEC e tiverem as melhores classificações frente aos demais alunos concorrentes da rede estadual de ensino. Terá preferência o candidato melhor colocado no vestibular, em cada um dos cursos oferecidos pelo IBMEC e, caso este não seja elegível pelos critérios do IBMEC e da Seeduc, a vaga será oferecida para o segundo colocado. Caso este também não seja elegível, será oferecida oportunidade somente até o terceiro colocado.

2 - Terem participado de pelo menos dois terços das avaliações bimestrais aplicadas em 2012 (Saerjinho).

3 - No caso de um primeiro empate, serão consideradas as regras de desempate estabelecidas no edital do vestibular corrente do IBMEC. Caso o empate ainda persista, será concedida a bolsa àquele que obtiver o melhor desempenho nas avaliações do Saerjinho, segundo o critério de média simples das duas maiores notas obtidas na disciplina de Língua Portuguesa. Persistindo o empate, será concedida a bolsa ao aluno mais velho.

A lista dos beneficiados será divulgada no site da Secretaria de Estado de Educação (http://www.rj.gov.br/web/seeduc). O IBMEC também entrará em contato com os alunos aprovados via SMS, mala direta e telefone. Serão realizadas até três convocações, devendo o estudante ficar atento ao prazo de efetivação da matrícula.

ASCOM DA SECRETARIA DE EDUCAÇÃO  

Aneel divulga as regras de bandeiras tarifárias da conta de luz


A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) divulgou, nesta sexta-feira, no Diário Oficial da União os procedimentos comerciais para a aplicação do sistema de bandeiras tarifárias. As contas de luz passarão a apresentar um quadro com bandeiras verde, amarela ou vermelha indicando se o consumo de energia do mês custará mais ou menos. As novas regras vão se basear no nível dos reservatórios da região onde mora o consumidor.
O sistema entrará em vigor em 1º de janeiro de 2014. Porém, a partir de 1º de junho, as regras terão um “ano-teste“, como a Aneel divulgou no mês passado. O teste busca simular os resultados obtidos com a aplicação hipotética das bandeiras e divulgar aos consumidores o novo sistema.
Durante essa fase, as empresas precisam incluir nas contas mensagens informando o significado e o custo de cada bandeira. Por exemplo, quando os reservatórios estiverem cheios e as condições de geração da eletricidade forem favoráveis, a bandeira para a região ficará verde e não haverá pagamento adicional. Por outro lado, as bandeiras amarela e vermelha indicam a cobrança adicional para o consumidor.
Confira as cobranças previstas no sistema de bandeiras:
Bandeira verde: condições favoráveis de geração de energia. A tarifa não sofre nenhum acréscimo e parte de um patamar mais baixo que a tarifa calculada pela metodologia atual;
Bandeira amarela: condições de geração menos favoráveis. A tarifa sofre acréscimo de R$ 1,50 para cada 100 quilowatt-hora (kWh) consumidos;
Bandeira vermelha: condições mais custosas de geração. A tarifa sobre acréscimo de R$ 3,00 para cada 100 kWh consumidos.
EXTRA GLOBO

Saúde divulga resultado da análise da água das fontes da cidade




 Dando continuidade à vigilância da qualidade da água das fontes da cidade, a Secretaria Municipal de Saúde divulgou o resultado da análise microbiológica feita em 11 fontes da cidade. De acordo com as amostras examinadas pelo Laboratório de Análise de Água para Consumo Humano da Secretaria Municipal de Saúde, as fontes Amélia, Taumaturgo, Praça Taumaturgo e João Raposo encontram-se impróprias para consumo.

Como a água das fontes pode sofrer variações de potabilidade, devido a alterações climáticas e do ambiente do entorno onde elas se localizam, os usuários são orientados a sempre ferver ou filtrar e clorar a água antes de ser consumida. A cloração é indicada porque o cloro, em dosagens corretas, elimina vários microorganismos causadores de doenças.

O monitoramento microbiológico da água das fontes da cidade é feito mensalmente pela equipe do Programa Vigiágua, setor ligado à Divisão de Vigilância Ambiental da Secretaria de Saúde. O programa de controle da qualidade da água para consumo humano atende determinação do Ministério da Saúde. O acompanhamento deve ser periódico, a fim de garantir que a água consumida pela população atenda ao padrão e normas estabelecidas na legislação vigente.

Resultado da análise
• Fonte Judith (Alto)  Própria para consumo
• Fonte Brahma (Várzea) - Própria para consumo
• Fonte São Sebastião (Pimenteiras) - Própria para consumo
• Fonte Fonte Santa – Própria para consumo
• Fonte Santa Ângela (Vale do Paraíso) – Própria para consumo
• Fonte da Saúde (Tijuca) - Própria para consumo
• Fonte 7 Tanques (Rosário) – Própria para consumo
• Fonte Alexandre Fleming (Vale do Paraíso) – Própria para consumo
 Fonte Amélia (Alto) – Imprópria para consumo
 Fonte Taumaturgo (Taumaturgo) – Imprópria para consumo
 Fonte Praça Taumaturgo (Taumaturgo) – Imprópria para consumo
 Fonte João Raposo (Tijuca) – Imprópria para consumo

Hemonúcleo Teresópolis convoca doadores de sangue O positivo e negativo



O Hemonúcleo Teresópolis solicita com urgência a doação de sangue de todos os tipos, especialmente ‘O’ positivo e ‘O’ negativo, para regularizar os seus estoques.
Por orientação do Ministério da Saúde, doadores de sangue que tomarem a vacina contra a Gripe deverão aguardar até 30 dias depois da imunização para fazer a doação.
Para doar, é necessário estar bem alimentado, mas não ter ingerido alimentos ricos em gordura, possuir boa saúde e ter idade entre 16 e 67 anos, além de apresentar documento de identidade.
O Hemonúcleo fica na Rua Francisco Sá, nº 299, na Várzea, com atendimento de segunda a sexta, das 8h às 12h. O telefone para mais informações é (21) 3641-5872.

Vereadores aprovam Lei que cria o Programa de Anistia de Créditos Tributários




                 
A Câmara Municipal de Teresópolis aprovou, na Sessão Legislativa do dia 02.05, a Lei do Executivo que cria o Programa de Anistia de Créditos Tributários inscritos ou não em dívida ativa, abrangendo os débitos consolidados até 31 de dezembro de 2012.

PROJETO DE LEI Nº 036/2013

Art. 1º Esta Lei cria o Programa de Anistia de Créditos Tributários, inscritos ou não em dívida ativa, abrangendo os débitos consolidados até 31 de dezembro de 2012.

Art. 2º Os Créditos Tributários em débito perante a Fazenda Pública Municipal poderão ser pagos à vista ou parceladamente, atendendo as seguintes condições:

I - com anistia de 100% (cem por cento) de multa e juros de mora se o pagamento for efetivado à vista;
II - com anistia de 70% (setenta por cento) de multa e juros de mora se o pagamento for efetivado de forma parcelada.

Parágrafo único. O pagamento de forma parcelada será admitido em até 3 (três) parcelas mensais.

Art. 3º Para usufruir do benefício fiscal o contribuinte deverá protocolizar o requerimento na sede administrativa da Prefeitura Municipal de Teresópolis perante a Secretaria Municipal de Fazenda, durante o período de vigência desta Lei.

Art. 4º A anistia instituída por esta Lei abrange exclusivamente as infrações pretéritas, não se aplicando:

I - aos atos qualificados em lei como crimes, contravenções ou enviados à inscrição pelos Tribunais de Contas e aos que, mesmo sem essa qualificação, sejam praticadas com dolo, fraude ou simulação pelo sujeito passivo ou por terceiro em benefício daquele;

II – às infrações resultantes de conluio entre duas ou mais pessoas naturais ou jurídicas.

Parágrafo único. A Anistia dos Créditos Tributários instituída por esta Lei também não abrangerá a correção monetária incidente sobre o valor dos débitos.

Art. 5º Esta Lei se encontra em conformidade com o art.14 da Lei Complementar nº101/2000 (Lei de Responsabilidade Fiscal).

Art. 6º Entra a presente Lei em vigor na data de sua publicação, revogando-se as disposições em contrário.
-- 

Fátima Gaspar cantando para as Mães destaque deste sábado no Clube Comary






O presidente marco Barreto tem incrementado a parte social do Clube Comary com o Projeto Música na Praça, a Noite do Flash Back e agora também o Acústico no Boliche.  Nós no Samba deu o toque especial no sábado, dia 4, com muito swing  e alegria. Para este final de semana, sábado dia 11, o departamento social do clube Comary preparou um evento que promete. Para isso foi convidada para estar em Teresópolis a talentosa Fátima Gaspar, sucesso na nas noites da Lapa no Rio e convidada para este evento em homenagem ao Dia das Mães.  Para esta noite o presidente Marco Barreto liberou para cada sócio (proprietário) convidar mais quatro pessoas.O baile está marcado para começar as 21 horas e o sócio – e seus convidados – não pagam nada. No dia 17, o diretor Fábio Costa velho e sua equipe, já anunciam a Noite do Flash Back com  Ricardinho Dj a partir de 22h30, aberto ao Público.
Confira a programação para o mês de maio:
Dia 11 – Sábado - Música na Praça - Fernando Mello & Frank 14h
Jantar Dançante das Mães com Fátima Gaspar 21h
Dia 12 – domingo - Música na Praça - Grupo Instinto Natural 14h
Dia 17  - sexta-feira – Noite do Flash Back com  Ricardinho Dj 22h30(Aberto Ao Público)
Dia18 – sábado - Música na Praça -  Victhor Ricciardi & Renan as 14h
Acústico No Boliche - Cardápio Musical ( Solte a Voz ) 22hs

Dia19 – domingo - Música Na Praça - Banda Formiga Leão 14h
 Dia  25  - sábado - Música Na Praça - Rogério Miranda & Mauricio Gielman 14h
 Acústico Boliche - Betinho do Cavaco e o Grupo Entre Nós - 22h
Dia 26 – domingo - Música Na Praça - Wenderson Rosa e Banda 14h

Faça parte da “Família Clube Comary”

Desde 6 de julho de 1968 o Clube Comary não se constituiu para ser grande apenas como agremiação social e esportiva.  Suas acomodações estão divididas em torno de 45 mil metros quadrados dentro de uma das áreas mais belas do Estado do Rio de Janeiro, no coração Granja Comary, ao lado do Lago Comary de frente para o Centro de Treinamentos da CBF, onde pode ser observado em detalhes a Serra dos Órgãos do famoso Dedo de Deus. O clube tem por objetivo promover o congraçamento social de seus associados, proporcionando-lhes atividades recreativas, culturais, esportivas, artísticas e sociais e intercâmbio sócio-esportivo com a sociedade em geral.  Um dos principais clubes da Região Serrana com destaque reconhecido inclusive por sócios de outros clubes.

Porque ser sócio do Clube Comary? 
O clube oferece uma estrutura invejável com saunas, campos de futebol, ginásio poliesportivo que comporta 1500 torcedores (aprovado pelas principais federações e confederações), academia de ginástica moderna, churrasqueiras (total de 11), campos de futebol de grama natural oficial e grama sintética iluminados, 5 quadras de tênis (sedo uma coberta) iluminadas, 2 quadras poliesportivas descobertas e iluminadas, complexo de saunas com equipamentos modernos, departamento médico devidamente equipado, salão de beleza e massagens corporal, duas piscinas semi-olímpicas (sendo uma aquecida), dois salões sociais, boliche mecanizado com a melhor tecnologia utilizada no Brasil, salões de festa e espaço gourmet, onde sócios podem preparar almoços, jantares, churrasco com toda a estrutura ofertada pelo Clube Comary.

Além disso, em 1984 foi fundada a sub-sede em Rio das Ostras (Região dos Lagos Fluminense), subordinada a sede de Teresópolis que conta hoje com mais de 300 sócios contribuintes da Região, outro beneficio que os sócios proprietários e seus dependentes têm de possuírem livre acesso a sub-sede.

Venha fazer parte da “Família Clube Comary”, seja sócio. Obtenha informações de como adquirir um título pelo telefone (21) 2642 3085 ou faça-nos uma visita na Granja Comary: Praça Hercílio Ferreira dos Santos 97 em Teresópolis.

Esportes

Definido os campeões do Torneio da Amizade de Boliche do Clube Comary

Depois de quase um mês de disputa, estão definidos os campeões do Torneio da Amizade de boliche que reuniu quase uma centena de participantes. Os diretores Sandro Espíndolla e Leonardo Vasques comemoraram muito o sucesso do evento, que mesmo sendo um torneio amistoso foi muito disputado, haja vista, a categoria masculino onde Leonardo Vasques ganhou ao seu companheiro de direção Sandro por apenas um ponto: “O resultado nas pistas foi o que menos interessou. Nossa meta era começar o ano com uma competição para motivar o sócio a prática do boliche” disse Sandro Espindolla. Leonardo Vasques, diretor adjunto – e campeão do torneio – também comemorou: “Estou muito feliz duplamente. Uma pelo sucesso do torneio e outra por conta do resultado obtido por mim dentro da competição”, concluiu. Os diretores já anunciam para o mês de julho o próximo torneio que será em comemoração ao aniver´sario do Clube Comary, dia 6 de julho.
Confira os resultados dos cinco melhores colocados em cada categoria:
Masculino
1º - Leonardo Vasques  1055
2º - Sandro Espindolla 1054
3º - Brenner Espindolla – 1002
4º - Darly Samarone – 984
5º - Moisés Lopes – 944

Feminino
1º - Vitória -869
2º - Amanda-  802
3º - Patricia - 779
4º - Cida  - 746
5º - Tainara - 710


Juvenil (Misto)
1º - Victinho – 891
2º - Ígor – 888
3º - Ricardo 873
4º - Caio 866
5º - Rennan – 810

Melhor feminina Juvenil
Rayana - 625                             


Futsal volta a quadra neste sábado pelo Carioca de Futsal

Depois de três vitórias, um empate e uma derrota para o Clube dos 500 no último final de semana, as equipes de futsal das categorias sub-9 ao sub=17 voltam a quadra para enfrentar o Mello TC neste sábado as 10 horas apenas pelo modulo II – sub-15 e sub-17 -. As demais categorias folgam neste final de semana voltando a jogar em casa apenas no dia 19 contra o Pavunense.
Confira os resultados dos jogos da 11ª rodada da fase de classificação do Campeonato Carioca de Novos Talentos:
Sub-9 Comary  3x0 Clube dos 500
Sub-11 Comary  0x1 Clube dos 500
Sub-13 Comary  5x0 Clube dos 500
Sub-15 Comary  4x2 Clube dos 500
Sub-17 Comary  2x2 Clube dos 500

quinta-feira, 9 de maio de 2013

Mart'nália faz show neste sábado, 11, na Feirinha de Teresópolis






Ótimo programa para a noite deste sábado, 11, é o show da cantora Mart'nália, um dos nomes de destaque da nova geração do samba. A filha de Martinho da Vila fará uma animada apresentação, regada a muito samba e alto astral, às 19 horas na Feirinha de Teresópolis. Cantora, compositora, percussionista e instrumentista, atualmente Mart’nália mostra a sua faceta como atriz no elenco da série ‘Pé na cova’, exibida na Rede Globo, onde interpreta a borracheira ‘Tamanco’.


“O evento é totalmente gratuito e vem para agregar valor à Feirinha de Teresópolis, no Alto, proporcionando lazer e cultura aos seus frequentadores”, destaca o Secretário de Turismo, Henrique Carregal.

Com cerca de 550 estandes e uma Praça de Alimentação e Eventos, a Feirinha de Teresópolis funciona nos fins de semana e feriados na Praça Higino da Silveira, no Alto, com opções variadas de moda, artesanato e de gastronomia para os seus visitantes.

O show faz parte da Caravana SESI Cultural, resultado de convênio de cooperação entre a Prefeitura de Teresópolis, através da Secretaria Municipal de Turismo, e o SESI/ FIRJAN (Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro).

O projeto Caravana SESI Cultural tem como proposta ampliar o acesso à cultura, valorizar a diversidade e fortalecer expressões regionais nas comunidades onde o SESI atua. Édesenvolvido através de um caminhão-palco itinerante, que leva programação cultural às cidades que percorre. O programa SESI Cultural arca com toda a infraestrutura necessária para a realização do espetáculo, iluminação e caminhão-palco, bem como com as despesas dos artistas contratados.

CRAS do Barroso promove tarde especial em homenagem às mães







As famílias atendidas no CRAS (Centro de Referência de Assistência Social) do Barroso participaram de uma confraternização nesta quarta-feira, 8, em homenagem ao Dia das Mães, celebrado no próximo domingo, 12 de maio. Tarde dançante com o cantor Rui Costa, sorteio de brindes, distribuição de lembranças, corte de cabelo e escova fizeram parte da programação.

“Ações como esta servem para integrar ainda mais as famílias atendidas no CRAS, pois além de participarem das atividades oferecidas pela unidade, elas também contam com momentos de lazer e de bem-estar”, destacou a Subsecretária de Desenvolvimento Social, Alair Sampaio Ramos da Silva.



As mães aprovaram a tarde de convivência. Entre elas, Ciula Serafim de Oliveira, 56 anos, aluna da oficina de costura artesanal. “Gosto de participar de todas as atividades do CRAS, ainda mais nesta homenagem ao Dia das Mães”, disse. “A gente se diverte com as colegas e passa uma tarde diferente”, completou Nilceia dos Santos, 33 anos, aluna da mesma oficina. “Muito bom se sentir valorizada com uma ação como esta”, concluiu Silvana Pereira Portella, 36 anos, aluna da oficina de cozinha.

“Sempre fazemos eventos para marcar alguma data comemorativa. O último foi uma ação social realizada em março pelo Dia Internacional da Mulher. O objetivo é estreitar a convivência entre o CRAS e a comunidade”, explicou Jaqueline Vilarino Moreira, coordenadora do CRAS do Barroso.

Localizado na Rua Pará, 170, o Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) do Barroso funciona de segunda a sexta, das 8h às 17h. Atende em torno de 480 famílias do Barroso e de Santa Cecília, oferecendo assistência psicológicanciate tarde especial em homenagem ao Dia das Mães idadepal de Educaç e chaveirohomenagem ao Dia das M e social, palestras, reuniões de apoio e cadastramento no Programa Bolsa Família, entre outros serviços.

Também são disponibilizadas oficinas para a geração de renda. Na oficina de Costura Artesanal, as alunas aprendem a confeccionar tapetes de fuxico, pesos de porta e chaveiro. Na oficina de Cozinha, a instrutora ensina a produzir licor, pão recheado e salgadinhos. Existe ainda a padaria-escola, que oferece cursos periódicos de padeiro, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação. Três vezes por semana são oferecidas aulas capoeira para crianças a partir de 5 anos de idade. O telefone para informações é (21) 3642-1055.



quarta-feira, 8 de maio de 2013

MAIS DE 1 MILHÃO DE PESSOAS PRECISAM SE VACINAR CONTRA A GRIPE




Faltam dois dias para o fim da Campanha Nacional de Vacinação Contra a Gripe e 150 mil pessoas foram aos postos de saúde nos últimos quatro dias, aumentando a cobertura vacinal no estado do Rio de Janeiro para 62%. Mas ainda falta muito, pelo menos 1,1 milhão do público-alvo ainda precisa procurar os mais de 1.500 postos de saúde distribuídos pelo estado para se proteger da doença até próxima sexta-feira (10/5), último dia da campanha. A meta do Ministério da Saúde é vacinar 80% do público — formado por idosos com 60 anos ou mais, crianças de seis meses até 2 anos, gestantes, indígenas, trabalhadores da área da saúde e mulheres no período de até 45 dias após o parto.


As puérperas e os indígenas fazem parte dos únicos grupos que já superaram a meta de vacinar 80% de pessoas. Já as gestantes são as que menos se vacinaram no Rio de Janeiro, tendo apenas 55% de cobertura.


Regiões

O público-alvo da região que abrange os municípios de Itaboraí, Maricá, Niterói, Rio Bonito, São Gonçalo, Silva Jardim e Tanguá foi o que menos compareceu às unidades de saúde: 54,5% se imunizaram. Na outra ponta estão as cidades do Norte Fluminense, que estão mais próximas da meta, com 72,2% de proteção contra a gripe.

A Secretaria de Saúde do Rio de Janeiro alerta para a importância da vacinação. Segundo o superintendente de Vigilância Epidemiológica e Ambiental da secretaria, Alexandre Chieppe, a vacina evita que casos de gripe se agravem.
— A gripe é uma doença simples, na maioria dos casos, mas que pode evoluir para formas muito graves, principalmente em gestantes, crianças e idosos. Por isso a vacinação é tão importante. A vacina protege contra os principais tipos de vírus da gripe de forma extremamente segura e eficaz – diz ele.

Contraindicação

Pessoas alérgicas aos componentes da vacina, principalmente à proteína do ovo, e os portadores de doenças neurológicas em atividade, não devem ser imunizadas. Quem pode comer ovo frito, pão, bolo ou macarrão não possui essa alergia. Se já estiver gripado, apresentando estado febril ou sintomas de dengue, recomenda-se melhorar e só depois se vacinar.

A cada ano, mais de 150 milhões de pessoas são vacinadas contra gripe em todo o mundo. A imunização é a forma mais eficaz de prevenir a gripe e suas complicações, de acordo com a Organização Mundial de Saúde. Provocada pelo vírus Influenza, a doença ataca todos os anos entre 10 e 20% da população do planeta – algo em torno de 600 milhões de pessoas. Se não for tratada, pode gerar complicações que provocam entre 250 mil e 500 mil mortes por ano e milhões de internações. As complicações mais comuns são pneumonia, infecção no ouvido (otite) e inflamação nos brônquios (bronquite). No ano passado, o Estado do Rio de Janeiro ultrapassou a meta estabelecida pelo Ministério da Saúde. Mas embora tenha atingido 83,7% de cobertura, entre os grupos de idosos e gestantes, a meta não foi alcançada.

Hemonúcleo convoca doadores de sangue 'O' positivo e negativo




O Hemonúcleo Teresópolis solicita com urgência a doação de sangue de todos os tipos, especialmente ‘O’ positivo e ‘O’ negativo, para regularizar os seus estoques. Para doar, é necessário estar bem alimentado, mas não ter ingerido alimentos ricos em gordura, possuir boa saúde e ter idade entre 16 e 67 anos, além de apresentar documento de identidade.

O Hemonúcleo fica na Rua Francisco Sá, nº 299, na Várzea, com atendimento de segunda a sexta, das 8h às 12h. O telefone para mais informações é (21) 3641-5872

Camâra Municipal de Teresópolis homenageia Cruz Vermelha-Filial Estado do Rio de Janeiro


Maurício Lopes Presidente da Câmara Municipal de Teresópolis, autor do Voto de Congratulações  a Cruz Vermelha Brasileira.

Dr. Álvaro Ayres, advogado membro da Cruz Vermelha Brasileira em Teresópolis, onde trabalha na Casa de Convivência  da instituição, e hoje dia 8, participa de um evento na Cruz Vermelha Brasileira no Rio de Janeiro, pelo transcurso dos 150 anos do Movimento Internacional da Cruz Vermelha.





terça-feira, 7 de maio de 2013

PROFESSORES BEM AVALIADOS VÃO TER REMUNERAÇÃO AMPLIADA





Depois de criar o sistema de bonificação por metas, a Secretaria de Educação vai ampliar ainda mais a oportunidade de professores obterem melhores remunerações. Este ano, implementará o programa voluntário de certificação. Divida em três níveis, a avaliação por mérito individual poderá garantir até R$ 4 mil mensais por matrícula ao docente que atingir o maior patamar. Para viabilizar o sistema, o Governo do Estado vai contratar uma instituição para realizar os exames de certificação.





Em 2013, haverá inscrição para as provas de nível 1. No ano que vem, de níveis 1 e 2. Em 2015, os três patamares estarão disponíveis. Cada professor começa obrigatoriamente pela primeira prova, podendo subir de categoria a cada ano. A partir de 2015, a possibilidade de obter a certificação ocorrerá a cada dois anos.





As gratificações serão divididas de acordo com duas faixas. De acordo com o Antoine Lousao, superintentende de Desenvolvimento de Pessoas da Secretaria de Educação, a gratificação é dada por matrícula. Um docente que tenha, por exemplo, uma matrícula de matemática e outra de física terá de optar por uma disciplina ou fazer o exame de certificação pelas duas.





– Para fazer a prova é preciso estar há um ano em exercício ou ter retornado à secretaria seis meses antes da inscrição, para os casos de servidores que estavam de licença ou cedidos para outro órgão – explicou Lousao.





Cada certificação tem validade de cinco anos, mas um professor 1 não precisa esperar esse período para buscar o patamar acima. Ao término desse período, ele terá de passar pela prova novamente para manter o nível alcançado.

Servidor terá que cumprir lista de atividades por ano


Para garantir a gratificação mensal, o servidor terá que cumprir determinadas atividades por ano. A lista de opções será regulamentada emresolução e o docente poderá opção de escolher quais vai se comprometer a executar. Se ele não atingir a pontuação das determinações, vai perder o acréscimo na remuneração.

Apesar de a instituição responsável pela avaliação ainda não ter sido escolhida, Antoine Lousao adianta que o exame de nível 1 tem como objetivo medir o pleno conhecimento da disciplina, noções de planejamento escolar e de avaliações dos alunos. A segunda prova vai cobrar esse conteúdo e a apresentação de técnicas de aula. No nível 3, a prova é composta por uma aula prática, com o intuito de certificar professores de referência.


– Um professor de 30h, que começa ganhando R$ 2.009,88 (valor já com o reajuste de 7%) pode ganhar mais de R$ 6 mil mensais se alcançar o nível 3. Isso sem contar a bonificação que a escola pode ganhar se atingir suas metas. E essa gratificação por certificado poderá ser levada para a aposentadoria, caso ele opte pelo desconto – afirmou o superintendente.


Confira os valores

Nível 1 - R$ 500 (16h ou 22h); R$ 1 mil (30h ou 40h)

Nível 2 - R$ 1 mil (16 ou 22h); R$ 2 mil (30h ou 40h)

Nível 3 - R$ 2 mil (16h ou 22h). R$ 4 mil ((30h ou 40h)






PROFESSORES ESTADUAIS RECEBERÃO AUXÍLIO-QUALIFICAÇÃO ESTA SEMANA



A Secretaria de Educação pagará, na próxima quarta-feira (8/5), o auxílio-qualificação aos professores regentes de turma. Os benefícios de R$ 500 por docente serão depositados na conta bancária do profissional. Cerca de 60 mil professores serão contemplados. O investimento será de aproximadamente R$ 30 milhões.


Com o auxílio-qualificação, o professor pode investir na aquisição de materiais pedagógicos e em atividades culturais, visando à sua atualização e, consequentemente, à melhoria do seu desempenho em sala de aula.
O reajuste de 7% para professores, servidores, aposentados e pensionistas, cujo projeto segue esta semana para a Alerj (Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro), também está incluído no pacote de benefícios. O auxílio alimentação de R$ 160 por mês, a formação continuada, e o auxílio-transporte também ajudam a valorizar o profissional da área.


Reajuste salarial


Com o projeto de lei com o reajuste salarial de 7%, que irá valer a partir de 1º de junho, e será depositado em julho na conta dos servidores, o salário inicial para professor de 30 horas semanais será de R$ 2.009,88. Esse reajuste abrange 75 mil professores, 15 mil servidores administrativos e 57 mil inativos.


Com os 7% deste ano, os docentes na rede estadual receberam, desde 2011; 30,31% de reajuste. No ano passado, o aumento foi de 14,11%. Em 2012, o governo zerou as parcelas do antigo programa Nova Escola, que terminaria apenas em 2015. Já em 2011, o reajuste foi de 9,2%. Ainda em 2011, funcionários administrativos também receberam aumento que variou em até 116.04%.


O Governo do Estado também reajustou o salário do docente de 16 horas semanais em 98%. Em 2007, a remuneração inicial de um professor com carga horária de 16 horas semanais era de R$ 540,64 por mês. A partir deste ano, o professor passará a receber, pelas mesmas 16 horas semanais, R$ 1.071,95.


A remuneração dos professores é constituída por vencimento-base, triênio por tempo de serviço e enquadramento por formação, além de 12% entre níveis da carreira a cada seis anos. Com o reajuste de 7% concedido este ano, no Estado do Rio a hora/aula passa a valer R$ 16,74. Com o aumento, mesmo o Rio de Janeiro já estando entre os estados que pagam acima do piso nacional, o novo valor levará o estado a ficar entre os quatro que mais valorizam seus docentes. Atualmente, a hora/aula nacional, para uma jornada de 40 horas semanais de acordo com o piso nacional de R$ 1.567, é de R$ 9,79.


No projeto de lei a ser enviado à Alerj haverá, ainda, a criação das funções de Agente de Acompanhamento da Gestão Escolar e de Assistente Operacional (coordenador de turno) de unidade escolar, a serem preenchidas exclusivamente por servidores públicos efetivos. E também a adequação da tabela salarial de professor de Inspeção Escolar.


Também constará da mensagem que o professor poderá solicitar o enquadramento em qualquer período do ano; e fica, ainda, autorizado o exercício da função de Secretário Escolar aos servidores administrativos educacionais da secretaria, desde que comprovada a qualificação mínima necessário para a vaga. O reajuste vale para todos os servidores ativos, inativos e para o Degase.



Pacote de benefícios
Desde 2011, a Secretaria de Estado de Educação vem implementando um pacote de benefícios para a categoria.

Auxílio-transporte – valores variam entre R$ 57,60 e R$ 110,40 por mês;

Auxílio-qualificação – valor mínimo de R$ 500, pago em parcela única;

Auxílio-alimentação – valor de R$ 160 por servidor/mês;

Auxílio-formação – bolsa de R$ 300/mês.

Dia das Mães no Clube Comary

Um ótimo programa para quem quer presentar a mãe num grande clube com um grande show. Parabéns para todas as Mães.

segunda-feira, 6 de maio de 2013

Sine Teresópolis oferece 24 oportunidades de emprego



O Sine (Sistema Nacional de Emprego) de Teresópolis está com 24 vagas disponíveis para 14 funções, entre elas, serralheiro, servente de obras, cozinheiro e promotor de vendas. Dependendo da procura, as vagas podem ser preenchidas a qualquer momento.

Para se inscrever, basta comparecer ao banco de empregos na Travessa Ranulfo Féo, 36, loja 42, Centro, portando a carteira de trabalho, identidade, CPF e cartão cidadão (PIS). O horário de atendimento é de segunda a sexta, das 8h30 às 16h30. O telefone para informações é (21) 2641-0357.

O Sine é um órgão do Governo Federal com gestão compartilhada com a Prefeitura de Teresópolis, através da Secretaria Municipal de Trabalho, Emprego e Economia Solidária. O sistema tem o objetivo de fazer a intermediação de mão-de-obra através de suas agências espalhadas por todo o país, controlar o pagamento do seguro-desemprego e apoiar o Programa de Geração de Emprego, Trabalho e Renda (Proger).


Função
Vagas
Vendedor
1
Serralheiro
1
Cozinheiro de restaurante
2
Vendedor interno
1
Instalador de antenas de TV
1
Servente de obras
4
Repositor de mercadorias
2
Vendedor de comércio varejista
2
Pintor (pintura eletrostática)
1
Cozinheiro geral
1
Auxiliar administrativo
4
Operador de vendas
2
Oficial de serviços gerais na manutenção de edificações
1
Promotor de vendas
1







Revalidação Cartão Gratuidade Estudante



Estudantes da rede pública devem revalidar seus cartões de gratuidade até 10 de maio
A revalidação para quem já possui o cartão vai até 10 de maio. O procedimento é simples: o estudante ou o responsável deve se dirigir a um terminal de consulta das estações de embarque/desembarque que ele costuma utilizar para o trajeto entre a casa e a escola, e o revalida automaticamente.

Se houver alguma dificuldade nesse processo, basta se dirigir ao Posto de Gratuidade, na Estação Central, levando o cartão e a declaração da escola.
O Posto de Gratuidade funciona de segunda a sexta, das 8h às 18h e aos sábados, das 8h às 12h, exceto feriados.
Para mais esclarecimentos, o usuário pode entrar em contato pelos telefones 0800 595 1111 ou 4003-2111.

ESTADO INAUGURA NOVO MERCADO DE FLORES NA CEASA-RJ








Rosas, orquídeas, gérberas, tulipas e lírios estão entre as mais de 30 espécies de flores de cortes e plantas ornamentais do novo mercado de flores do Rio de Janeiro, inaugurado neste sábado (04/05). Cerca de 50 produtores participaram da inauguração do espaço que vai funcionar no pavilhão do produtor rural, também conhecido como Pavilhão 30 da Ceasa-RJ, em Irajá.





Produzidas por agricultores de Bom Jardim, Nova Friburgo, Guapimirim, Petrópolis, Teresópolis, Itaboraí e Campo Grande, as plantas vão atrair varejistas, decoradores e empresários de diversos bairros da cidade. Mesmo diante de toda produção no estado, o segundo maior mercado da América Latina tinha apenas um ponto de venda de flores: a loja do floricultor Sergio Roma.





- Estou aqui há 24 anos e estou muito feliz em ver a criação do mercado de flores. Precisávamos desse espaço. O Rio ganha mais uma opção além da Cadeg e nós, produtores, mais oportunidade. Acredito que minhas vendas vão aumentar em 50% e que meu público terá um novo perfil - prevê Sergio Roma, que mora em Vila Valqueire e planta em Guapimirim.





Preocupado em fortalecer a agricultura familiar no Rio de Janeiro, o secretário de Desenvolvimento Regional, Felipe Peixoto, destacou que a criação do novo mercado de flores protege os pequenos produtores.





- Não consegui entender por que o Ceasa-RJ não tinha um espaço para as flores produzidas no estado. Agora estamos mostrando que a agricultura familiar tem vez. É o começo de uma nova realidade - afirmou o secretário.

Para o vice-governador e coordenador de Infraestrutura, Luiz Fernando Pezão, o novo Mercado das Flores representa geração de emprego, renda e qualidade de vida aos produtores rurais dos 75 municípios atendidos.

- Apoiar e garantir espaço é o mínimo que podemos fazer. Fico feliz em trazermos o produtor para um lugar onde circula a maioria dos compradores do Rio. Queremos solidificar ainda mais a política de agricultura familiar. Por isso, vamos garantir aqui a câmera frigorífica para armazenamento das flores - adiantou Pezão.

De acordo com o diretor-presidente da Ceasa-RJ, Leonardo Brandão, a previsão é triplicar o número de comerciantes trabalhando no mercado, chegando a 150 produtores em dezembro de 2013. Quanto ao público, cuja média é de 80 mil pessoas por dia, a expectativa é de um aumento de 30% no número de visitantes.





- A Ceasa trabalha muito com atacadistas, mas estamos diversificando esse público ao trazer pequeno produtores. Aos sábados, temos feira de varejo que atrai os moradores da região também - exemplificou Brandão.





Para aumentar o movimento no centro comercial, a administração planeja transformar o centro comercial em um polo gastronômico, com bares, lojas de artesanato, adegas e espaço para shows.





- Estamos investindo em infraestrutura, organização e segurança. Temos a missão de transformar a Ceasa em um shopping a céu aberto. Estamos licitando uma área para restaurantes e temos a ideia de ter shows com música, para que possamos nos tornar numa opção de lazer para a região - afirmou o diretor-presidente.





Moradora da Pavuna, a comerciante Maria Souza, de 52 anos, foi à Ceasa comprar produtos para sua lanchonete. Diante do Mercado de Flores, não resistiu e saiu com um buquê de crisântemos.

- Sempre compro em uma floricultura perto de casa. Ter um espaço desse na Ceasa é ótimo. Tem muita variedade e preço bom. Pagaria muito mais caro - disse ela, que desembolsou R$ 10 pelas flores.

O Mercado de Flores vai funcionar de segunda a sábado, sempre das 2h às 12h.