sábado, 22 de novembro de 2014

LUTA POR MORADIA E CONVIVÊNCIA AMBIENTAL NA REGIÃO SERRANA



A proposta do seminário é fortalecer a rede de afetados e pensar uma agenda conjunta de atuação e resistência nos territórios.
É um encontro de intercâmbio e troca de experiências, entre as lideranças comunitárias e pessoas envolvidas com a luta por moradia nestas cidades. E, sobretudo, para pensar coletivamente alternativas de adaptação, resiliência e uma agenda conjunta de luta para 2015.

É organizado por nós aqui no Centro de Defesa dos Direitos Humanos de Petrópolis - CDDH, Presença Samaritana/Igreja Teresópolis, Fórum de Habitação de Teresópolis, Associação das Vitimas de Teresópolis (AVIT), Associação de Moradores Córrego d'Antas em Nova Friburgo, além de apoiado, pelo Fórum de Mudanças Climáticas e Justiça Social de Brasília (DF).

Desta maneira, gostaríamos muito de contar com a contribuição de vocês para esse dia de encontro de lideranças e organização do movimento habitacional da região serrana.

Será dia 29/11 (sábado) de 8h às 17h em Teresópolis na Granja Florestal.

sexta-feira, 21 de novembro de 2014

Talentos da Casa 2014 Temporada de encerramento dos cursos da Cultura começa na próxima semana




 ​Com a proximidade das festas de fim de ano, chega também o momento do encerramento dos cursos culturais gratuitos oferecidos pela Prefeitura de Teresópolis, através da Secretaria de Cultura. A nova temporada do
​'​
Talentos da Casa
​'​
começa na próxima quarta-feira, 26 de novembro, com apresentações diárias das diversas modalidades, realizadas na Casa de Cultura Adolpho Bloch. Tudo, é claro, com entrada franca.
Nesta edição o
​'​
Talentos da Casa
​'​
contará com a participação de centenas de alunos que fazem um dos 19 cursos culturais gratuitos oferecidos. Ao longo de 15 dias,
​eles
vão se revezar em verdadeiros shows de música, artes circenses, teatro, dança e muito mais.
Participarão do evento os alunos de violão, dos professores Marcos André, Levi Bastos, Geremias Cruz, Rosângela Xavier, Jorge Elias; de teclado, dos professores Gleydson Lima e Luiz Cláudio; de cavaquinho, de Geremias Cruz; de flauta doce e canto, da professora Célia Seabra; alunos de canto e o Coral Municipal, do professor Douglas Clemente; e de acordeon, do professor Cândido Neto.

Na área cênica, se apresentarão os alunos de teatro infantil, adolescente e adulto, do professor Adriano Ramires; de teatro infantil, da professora Jeanette Albuquerque; e de teatro adolescente e adulto, do professor Ayrton Rebello.

O 'Talentos da Casa' contará ainda com as apresentações de circo, do professor Ivo Bernardo; e de dança, com as alunas do ballet e do jazz, da professora Rafaela Ribeiro; de ballet da professora Thyara Barbosa; além dos alunos de dança de salão, do professor Marcos Ferreira; e de dança de rua, do professor Marcelo Cruz.

“Além de oferecer ao público teresopolitano uma atração cultural diferenciada, o 'Talentos da Casa' atua como uma motivação a mais para os alunos, que se preparam e ficam apreensivos para o aguardado momento de mostrar aos orgulhosos pais e familiares tudo aquilo que aprenderam ao longo do ano. É uma prazerosa e divertida forma de fazer um balanço e avaliar o trabalho realizado durante todo o ano.”, comenta o secretário de Cultura, Arnaldo Almeida.


​Texto: Geórgia Jahara​

quinta-feira, 20 de novembro de 2014

Teresópolis na Rota Cervejeira

Prefeitos Arlei, de Teresópolis, e Rogério Cabral, de Nova Friburgo, na cerimônia de lançamento da Rota Cervejeira

A Rota Cervejeira reúne seis cidades da Serra Fluminense produtoras de bebidas

Ministro Lages destaca a Rota Cervejeira como mais uma opção de lazer no estado do Rio de Janeiro

“Desde o primeiro momento que me apresentaram a ideia, percebi que era um projeto extraordinário. A Rota Cervejeira conta com o apoio do Governo, através da redução da carga tributária, o que vai aumentar a arrecadação, por parte dos produtores e o turismo nos municípios participantes, além de fomentar a criação de mais empregos, diretos e indiretos, nas cidades da Rota”, frisou o governador Pezão.
Prefeito Arlei participa de lançamento da Rota Cervejeira do Rio de Janeiro

Vice-prefeito e secretário municipal de Turismo também prestigiaram a solenidade


 Na tarde desta terça-feira, 18, foi lançada oficialmente a Rota Cervejeira do Estado do Rio de Janeiro. Com a presença do governador Luiz Fernando Pezão, a solenidade, realizada no Palácio Guanabara, reuniu prefeitos e autoridades dos municípios que integrarão o novo roteiro turístico.

Presente ao lançamento, o prefeito Arlei destacou a importância da Rota Cervejeira para o turismo do município. “Este projeto vai trazer mais turistas para Teresópolis, assim gerando mais renda e emprego para a cidade”, destacou.

Também prestigiaram a cerimônia o vice-prefeito Márcio Catão, os secretários municipais de Turismo, Ronaldo Fialho, e de Segurança Pública, Marcos Antônio da Luz, o subsecretário de Turismo, Gilberto Passos, e os vereadores, Maurício Lopes - presidente da Câmara, Da Ponte, Dedê da Barra e Luciano Ferreira, além de empresários do ramo cervejeiro do município.

Idealizado pela Accerj-Tur (Associação Turística das Cervejarias e Cervejeiros do Estado do Rio de Janeiro), o projeto prevê a expansão econômica da região a partir da atividade turística em torno da cultura cervejeira.

“Desde o primeiro momento que me apresentaram a ideia, percebi que era um projeto extraordinário. A Rota Cervejeira conta com o apoio do Governo, através da redução da carga tributária, o que vai aumentar a arrecadação, por parte dos produtores e o turismo nos municípios participantes, além de fomentar a criação de mais empregos, diretos e indiretos, nas cidades da Rota”, frisou o governador Pezão.

A Rota Cervejeira reúne seis cidades da Serra Fluminense produtoras de bebidas: Teresópolis, Petrópolis, Nova Friburgo, Cachoeiras de Macacu, Guapimirim e Santa Maria Madalena. O objetivo é proporcionar para os turistas, amantes da cerveja, uma experiência diferente através do turismo e da bebida.

O Ministro do Turismo Vinicius Lajes destacou a Rota Cervejeira como mais uma opção de lazer no estado do Rio de Janeiro. “O Rio de Janeiro tem uma oferta turística de altíssima qualidade, na gastronomia e no cultural, e nessa área de montanhas possui possibilidades diversas, além do circuito histórico, que já é algo consolidado entorno de Petrópolis, do turismo rural, em torno de Teresópolis e Friburgo, e esse circuito irá fomentar o turismo na região”.

O secretário de Turismo de Teresópolis, Ronaldo Fialho, frisou a vocação cervejeira nos municípios que fazem parte do circuito. “Esse projeto vem ao encontro de uma demanda que é de toda a região, não só no aspecto turístico, mas, principalmente no aspecto de produção da cidade. É um desenvolvimento para um viés bastante nobre”.

Texto: Heliny Quintanilha
Fotos: Ramon Pozes


quarta-feira, 19 de novembro de 2014

Saúde divulga resultado da análise da água das principais fontes da cidade



 Dando continuidade à vigilância periódica da qualidade da água das fontes da cidade, a Secretaria Municipal de Saúde divulgou o resultado do exame microbiológico feito no dia 11 de novembro. De acordo com as amostras coletadas em 13 pontos, e analisadas pelo Laboratório Bacteriológico de Análise de Água para Consumo Humano, da Secretaria de Saúde, as fontes Sete Tanques (Rosário), João Raposo (Tijuca), Taumaturgo e Praça Taumaturgo encontram-se impróprias para consumo.

Como a água pode sofrer variações de potabilidade, devido a alterações climáticas e do ambiente do entorno onde as fontes se localizam, os usuários são orientados a sempre ferver ou filtrar e clorar a água antes de ser consumida. O procedimento atende a Portaria 2.914/2011, do Ministério da Saúde, que dispõe sobre os procedimentos de controle e de vigilância da qualidade da água para consumo humano e seu padrão de potabilidade.  Sendo assim, após filtração, devem ser adicionadas duas gotas de hipoclorito de sódio a 2,5% (água sanitária) para cada litro de água. Espera-se 30 minutos antes de utilizar a água.

O monitoramento microbiológico da água das fontes da cidade é feito pela equipe do Programa Vigiágua, setor ligado à Divisão de Vigilância Ambiental da Secretaria de Saúde. Atendendo determinação do Ministério da Saúde, o acompanhamento é periódico, a fim de garantir que a água consumida pela população atenda ao padrão e normas estabelecidas na legislação vigente.

Resultado da análise
• Fonte Judite (Alto) – Própria para consumo
• Fonte Amélia (Alto) – Própria para consumo
• Fonte Alexandre Fleming (Vale do Paraíso) - Própria para consumo
• Fonte Brahma (Várzea) - Própria para consumo
• Fonte Fonte Santa – Própria para consumo
• Fonte Perpétuo (Rua Zenóbio da Costa, nº 148) – Própria para consumo
• Fonte Santa Ângela (Vale do Paraíso) – Própria para consumo
• Fonte São Sebastião (Pimenteiras) - Própria para consumo
• Fonte da Saúde (Tijuca) – Própria para consumo
• Fonte Sete Tanques (Rosário) – Imprópria para consumo
• Fonte João Raposo (Tijuca) – Imprópria para consumo
Fonte Taumaturgo (Taumaturgo) – Imprópria para consumo
Fonte Praça Taumaturgo (Taumaturgo) – Imprópria para consumo

*Tendo em vista os resultados, foi orientada a adoção das seguintes medidas: 1) Interdição das fontes impróprias e investigação de possíveis danos na tubulação ou outras formas de contaminação da água; 2) Orientação aos usuários para que filtrem a água antes de beber, mesmo a das fontes que estão próprias para consumo; 3) Providenciar o reforço e a ampliação do serviço de monitoramento das fontes públicas, conforme solicitado pela Câmara Técnica de Saneamento do Comdema – Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente; 4) Informar a população sobre a potabilidade de cada fonte através da manutenção de placas indicativas.

Prefeitura inaugura reforma da Praça Senta a Pua, no Soberbo, nesta quarta-feira, 19




 A Prefeitura inaugura, na próxima quarta-feira, 19, às 11h, a reforma da Praça Senta a Pua, no Soberbo. O local foi amplamente reformulado, com construção de quiosques e instalação de academia popular, ponto de concentração turística com atividades de lazer, exposições e demonstrações artísticas e culturais.

A revitalização do espaço, principal entrada do município, conta ainda com a instalação de jardineiras, espaços para estacionamento, bancos e ducha para os praticantes de esportes e caminhada. O local foi pintado, remodelado e preparado para o uso dos turistas e dos teresopolitanos.

Além da praça, o prédio que abriga o Centro de Informações Turísticas também recebeu diversas melhorias, como total reforma dos banheiros masculino e feminino, conserto no telhado, pintura total, reforma da cozinha e benfeitorias nas instalações em geral.

terça-feira, 18 de novembro de 2014

Comissão Processante vai apurar denúncia contra o vereador Cláudio Mello (PT)


O Plenário da Câmara Municipal de Teresópolis instaurou uma Comissão Processante, com dois votos em contrário dos vereadores Cláudio Mello (PT) e Dr. Carlão (PMDB), após a leitura da denúncia feita pelo Sr. Ramiro Garcia de Oliveira contra o vereador Cláudio Mello (PT), na Sessão Ordinária de hoje, 18.11.14.
A Comissão Processante, escolhida por sorteio, ficou formada pelos vereadores DaPonte (Presidente), Luciano Ferreira (Relator) e José Carlos da Estufa (Vogal).

Entrega da Medalha Zumbi dos Palmares marca a Semana da Consciência Negra em Teresópolis

Convidados e homenageados prestigiam a solenidade de entrega da Medalha Zumbi dos Palmares 

Autoridades e membros do MOCABTE unidos na cerimônia de entrega da Medalha Zumbi dos Palmares 


Autoridades e membros do MOCABTE unidos na cerimônia de entrega da Medalha Zumbi dos Palmares 

Autoridades e membros do MOCABTE unidos na cerimônia de entrega da Medalha Zumbi dos Palmares 


Rosa Maria de Lima e Clarissa Lima, fundadora e presidente do MOCABTE: luta pela promoção da igualdade


Subsecretário de Estudos e Projetos Carlos Tucunduva com a homenageada Marlene Tiarks


Homenageado Rosalvo Rosa da Costa com o superintendente estadual de Promoção da Igualdade Racial Rogério Gomes 


Agraciada Sonia Bruno com a presidente do MOCABTE, Clarissa Lima

 Realizada na última sexta-feira, dia 14, na Casa de Cultura Adolph Bloch, em Araras, a terceira edição da solenidade de entrega da Medalha Zumbi dos Palmares. Iniciativa do MOCABTE – Movimento de Cultura Afro-Brasileira de Teresópolis, a homenagem foi prestada em reconhecimento e valorização a 22 personalidades negras teresopolitanas, marcando as comemorações pelo Dia Nacional da Consciência Negra, celebrado em 20 de novembro.

“Essa solenidade marca em Teresópolis o Dia da Consciência Negra e homenageia pessoas que resistem e superam o racismo em seu cotidiano. A nossa atuação é de resistência, o MOCABTE luta pela promoção da igualdade”, assinalou a presidente do movimento, Clarissa Lima.

Representando o prefeito Arlei, o subsecretário municipal de Estudos e Projetos, Carlos Tucunduva, e o secretário municipal de Cultura, Arnaldo Almeida, prestigiaram a cerimônia. “A Prefeitura parabeniza a atuação desse importante movimento, que luta há 26 anos pela promoção da igualdade. Parabéns também a todos os homenageados”, disse Tucunduva. “A dívida que temos com um dos matizes da formação desse país, que é a cultura negra, é enorme. Toda e qualquer ação que se faça no sentido de valorizar e resgatar a cultura negra é superimportante”, pontuou o secretário Arnaldo Almeida.

Atuante desde 1988, o MOCABTE é formado pela sociedade civil teresopolitana e luta há 26 anos em prol da valorização da cultura negra e da busca por direitos e oportunidades iguais. “São 26 anos de atuação cidadã em Teresópolis. Estamos realizando um encontro simples para comemorar o movimento negro, sem financiamento político ou público. É preciso contar a nossa história para que possamos viver com dignidade”, disse a advogada Rosa Maria de Lima. Fundadora e presidente de honra do movimento, ela foi homenageada com o Troféu Zumbi dos Palmares.

A solenidade contou ainda com a presença do superintendente estadual de Promoção da Igualdade Racial, Rogério Gomes, e da advogada Sandra Machado, integrante da Comissão da Igualdade Racial da OAB-RJ. “São extremamente oportunas e positivas as ações pelo dia 20 de novembro. Também representa uma data para refletirmos sobre quais políticas públicas estamos desenvolvendo, pois ainda existe uma dívida histórica do estado brasileiro com a população afrodescendente”, opinou Rogério Gomes. Também participaram a assistente social Cátia Regina da Silva Aguiar e a advogada Ana Claudia Mendes França, da Vara da Infância, da Juventude e do Idoso de Teresópolis.

Entre os agraciados, a musicista e maestrina Sonia Bruno agradeceu a homenagem. “Não podemos deixar passar em branco a nossa história. Que a consciência negra se transforme na real consciência humana para um futuro mais justo e feliz”. O empresário Alexandre Mendonça também deixou sua mensagem. “Eu me sinto honrado por estar aqui representando a nossa raça. A maior escravidão está dentro de nós”.


Agraciados com a Medalha Zumbi dos Palmares

Deise Lima da Silva – religiosa
Geane de Oliveira – artesã e microempreendedora
Juliana Ferreira do Valle – auxiliar de escritório
Alexandre Mendonça = empresário no ramo de estacionamento
Darci Aldaci de Lima (Bimbinho) – músico
Francisco Bernardo – jardineiro e prestador de serviços gerais
Cleiton da Silva Marins – membro da Juventude do MOCABTE
Maria Eunice da Silva Marins – líder comunitária e fundadora do MOCABTE
Marlene Tiarks – presidente da Escola de Samba Rainha do Alto, supervisora educacional da Rede Municipal de Ensino
Marli da Conceição Bento – funcionária doméstica
Norma Sueli Cândido da Fonseca – empresária
Deivid da Silva Marins – membro da Juventude do MOCABTE
Misael dos Santos – advogado
Roberto de Oliveira – instalador de antena parabólica e funcionário de serviços gerais em supermercado
Rosalvo Rosa da Costa – produtor rural e membro do MOCABTE
Sebastião Carlos Silva da Conceição – enfermeiro e vice-presidente do MOCABTE
Pastora Valéria – Assembleia de Deus Ministério Profético Tempo de Colher
Maria Aparecida – líder religiosa, funcionária doméstica aposentada
Sonia Caetano Pereira – costureira e cortadeira
Sonia Regina Bruno de Souza – musicista e maestrina
Zélia Pereira da Silva Francisco – funcionária pública municipal
Edevaldo Domingos Correia – vigilante bancário



Fotos – crédito para Jeferson Hermida.

AVISO TJ nº 101/2014


A Presidente do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro, Desembargadora LEILA MARIANO, no uso de suas atribuições legais, AVISA aos Senhores Magistrados, Membros do Ministério Público, da Defensoria Pública, da Procuradoria Geral do Estado e do Município, Servidores, Advogados e demais interessados, que tendo em vista o Decreto nº 45.036 de 12 de novembro de 2014, fica considerado ponto facultativo no dia 21 de novembro de 2014 (sexta-feira), não havendo expediente forense na referida data.

segunda-feira, 17 de novembro de 2014

Nota Oficial Atualizada - Acidente






A Prefeitura de Teresópolis informa que continua acompanhando o estado de saúde dos alunos da Escola Municipal Fazenda Alpina, localizada em Santa Rita, no interior do município, que sofreram um acidente na manhã do último sábado, dia 8.

Dos 12 estudantes acidentados, dois estão internados no Hospital das Clínicas de Teresópolis (HCT), sendo que um deles é o aluno que estava internado em unidade hospitalar em Saracuruna/Duque de Caxias-RJ. A criança foi transferida nesta quinta-feira, 13, para o HCT. Com relação ao quadro clínico, os pacientes encontram-se estáveis, porém sem previsão de alta médica até o momento.

O ônibus escolar que transportava os estudantes sofreu um acidente no último sábado, dia 8, quando levava para casa os alunos. Eles estavam no Ginásio Pedro Jahara – o Pedrão, onde o grupo participava do evento pedagógico Feira do Conhecimento – O Mundo Inteiro Cabe na Escola.

O secretário municipal de Educação, Leonardo Vasconcellos, e equipe continuam acompanhando e dando toda assistência necessária aos estudantes acidentados e seus familiares.

BR-116/RJ TEM ESTREITAMENTO DE PISTA EM IMBARIÊ NESTA SEGUNDA-FEIRA


          A Concessionária Rio-Teresópolis (CRT) pede aos usuários da Rodovia Santos Dumont (BR-116/RJ) para que dirijam em velocidade reduzida e com atenção redobrada no trecho do Km-137, na saída de Imbariê, sentido Rio, pois o tráfego no local terá estreitamento de pista entre as 22h de segunda-feira (17/11) e 5h de terça-feira (18/11). A medida é para permitir a instalação de laços indutivos (sensores de pista) na via.
O trecho será devidamente sinalizado e equipes da CRT orientarão os usuários. Outras informações podem ser obtidas pelos números 0800-0210278 e 0800-0210279 (deficientes auditivos e de fala), que funcionam em plantão 24h.