sábado, 19 de setembro de 2015

Procon Estadual autua Rock In Rio neste sábado



Grandes poças d'água dificultavam a circulação do público 

Agentes do Procon Estadual, autarquia ligada à Secretaria de Estado de Proteção e Defesa do Consumidor, voltaram ao Rock In Rio neste sábado (19/10). A Operação Tremendão tem o objetivo de fiscalizar o comércio da Cidade do Rock e a organziação do festival durante todos os dias do evento. Hoje os fiscais autuaram a rede de lanchonetes Bob's e a organização do Rock In Rio. Tal como ocorreu no primeiro dia do Festival, uma área precisou ser isolada do público para evitar acidentes. Grandes poças d'água se formaram entre a área VIP e o Palco Sunset. A área só foi liberada após toda a água acumulada ter sido retirada.

A organzação do festival não conseguiu identificar o motivo da formção das poças d'água, que não paravam de crescer. Após a autuação realziada pelos agentes do Procon Estadual, a área foi isolada para evitar acidentes e uma equipe do evento se mobilizou para drenar toda a água que se acumulava entre a área VIP e o Palco Sunset. A organziação se comprometeu a deixar membros de sua equipe de prontidão para evitar que a água voltasse a acumular no local. Os fiscais também identificaram que os bebedores localizados entre o Palco Sunset e a área VIP não possuiam água, o que gerou outra autação para o Rock In Rio.

Nas quatro filiais do Bob's montadas na Cidade do Rock não havia filas para consumidores preferenciais (idosos, grávidas e portadores de necessidades especiais). Após a autuação do Procon Estudual as filiais passaram a identificar os caixas para esta parcela do público. Os fiscais receberam uma denúncia de que as filiais do Bob's não estavam permitindo que os clientes que comprassem lanches e bebidas em uma pudesse retirá-los em outra. Apesar da denúncia não ter sido comprovada, os agentes determinaram que um aviso fosse colocado em todas as filiais da rede no evento informando que produtos pagos em uma delas poderiam ser retirados em qualquer uma das quatro.

sexta-feira, 18 de setembro de 2015

Justiça desbloqueia depósito judicial e divide valor entre SindPMT e FESO


 Prefeito Márcio Catão e diretor da FESO, Luis Eduardo Tostes, assinam o acordo firmado na audiência especial de conciliação


 Prefeito Márcio Catão e diretor da FESO, Luis Eduardo Tostes, assinam o acordo firmado na audiência especial de conciliação

​​
Justiça desbloqueia depósito judicial e divide valor entre SindPMT e FESO

Previsão é de que dinheiro esteja disponível na segunda-feira,
21, para pagamento de funcionários municipais ativos e inativos

Em audiência especial conjunta de conciliação realizada no final desta sexta-feira, 18, o juiz Carlo Artur Basilico, titular da 1ª Vara Cível de Teresópolis, autorizou o desbloqueio de um depósito judicial no valor de R$ 2.229.035,69 e a divisão da importância em partes iguais entre a FESO (Fundação Educacional Serra dos Órgãos) e o SindPMT (Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Teresópolis).

O valor do crédito do sindicato será devolvido ao Município para pagamento dos servidores ativos. Também foi autorizado o desbloqueio de aproximadamente R$ 2,5 milhões de ativos do Tereprev (Instituto de Previdência dos Servidores Municipais de Teresópolis), para pagamento de aposentados e pensionistas.

Resultado de reunião realizada na quinta-feira, 17, a pedido do prefeito em exercício Márcio Catão, o acordo foi firmado para solucionar a questão emergencial do Município e foi aprovado pelo Ministério Público Estadual. A decisão foi proposta após exposição, feita pela equipe técnica da Prefeitura, sobre a grave situação orçamentária e financeira da Administração Municipal.

“Com transparência mostramos para a sociedade que em consenso entre as partes é possível achar soluções que contemplem emergencialmente nossa necessidade”, avaliou o prefeito. A presidente do SindPMT, Andréa Pacheco, comemorou a decisão. “Estou muito feliz porque houve um consenso. Agradeço imensamente à FESO e ao prefeito Márcio Catão, que está empenhado em pagar o servidor”.

Para o presidente da Câmara Municipal, vereador Maurício Lopes, foi uma audiência proveitosa. “Prestadores de serviços, Prefeitura, Câmara e o Sindicato dos Servidores entraram em acordo para distribuir de forma equacionada os recursos para atender a todos os segmentos e honrar a folha de pagamento dos funcionários”.

Na avaliação de Carlo Artur Basilico, uma solução de consenso traz um aporte de outros fatores que estão além dos aspectos legais. “São fatores humanos, econômicos e de gerenciamento que permitem uma solução de qualidade, principalmente nesse momento emergencial. É preciso esse esforço imediato em cada mínima situação, eliminar o conflito e procurar atender as situações humanitárias para vislumbrar uma esperança para as pessoas e as instituições”. O juiz propôs uma força tarefa para que os cerca de 4.500 processos de dívida ativa possam ser recuperados e os valores revertidos para os cofres da Prefeitura.

Mediante o acordo, ficaram suspensas por ora as ordens de seqüestro para que o Município possa realizar transferências constitucionais, entre elas o repasse mensal para o Legislativo. A previsão é de que na segunda-feira, 21, os valores acordados estejam à disposição da Prefeitura e do Tereprev para o início do pagamento dos servidores. Também na segunda será realizada assembléia geral do SindPMT para apresentação do acordo firmado, quando a categoria decidirá se a greve iniciada nesta quinta, dia 17, será mantida.

Também participaram da audiência os promotores de Justiça Roberta Jorio e Uriel Fonseca; o vereador Dr. Antonio Francisco, os secretários municipais Jucimar Secchin (Administração), Yára Medeiros (Controle Interno), Tania Reis (Fazenda), Carlos Otávio Sant’Anna (Saúde) e o Procurador Geral do Município, Daniel Felipe dos Santos; a presidente do Tereprev, Suely Pires, e pela FESO o diretor geral, Luis Eduardo Tostes, o pró-reitor acadêmico José Feres e a diretora do Hospital das Clínicas de Teresópolis, Rosane Rodrigues Costa.




Fotos – crédito para Roberto Ferreira.



Procon Estadual encontra problemas em banheiro do Rock in Rio



Defeito na bomba de sucção causou vazamento de esgoto




O Procon Estadual, ligado à Secretaria de Estado de Proteção e Defesa do Consumidor, deu início, nesta sexta-feira (18/09), à Operação Tremendão, que vai fiscalizar a organização e o comércio na Cidade do Rock durante o Rock in Rio. Os fiscais encontraram problemas no banheiro feminino, próximo à roda gigante. Havia um vazamento de esgoto para a área externa ao banheiro, junto à passagem do público, causado por um defeito em uma das bombas de sucção. Os fiscais isolaram a área e determinaram a limpeza e o conserto, sob pena de crime de desobediência.



Problemas nos banheiros no Rock in Rio são recorrentes. Na edição anterior do festival, em 2013, o Procon Estadual havia interditado um dos banheiros da Cidade do Rock. Na época, um vazamento criou uma poça de urina e fezes nos fundos da lanchonete do Bob's, próximo ao local onde eram armazenadas as bebidas do estabelecimento em galões.



Na Domino's Pizza (quiosque D-5), pregos com a extremidade pontiaguda para fora da estrutura do estabelecimento causavam riscos à integridade física do consumidor. Um fiscal chegou a se acidentar no momento da passagem. Também havia um vão entre as portas de entrada, podendo causar quedas de quem passasse pelo local. Foi determinada a imediata retirada dos pregos e a cobertura do vão.



Uma queda de energia elétrica também gerou uma autuação para a organização do festival. Durante cerca de 30 minutos, a roda gigante, a montanha russa e duas lanchonetes do Bob's pararam de funcionar, causando transtornos para o consumidor. Segundo os organizadores, a falha no fornecimento de energia aconteceu pela falta de óleo diesel em um gerador.



Outros dois estabelecimentos foram autuados: o Mercadinho Carioca e a Loja Rock in Rio de produtos oficiais. Em outros 16 estabelecimentos, não foram encontradas irregularidades: Botequim Informal (bar 6), Heineken, Los Paleteros (cinco quiosques),La Fruteria, Pólis Sucos, Batata no Cone, Forno de Minas (quiosque D-08), Mimi Lanches (quiosque D-3), Rede, Geneal, Vira Lata e Bob's.



A Operação Tremendão vai prosseguir durante todos os dias de Rock in Rio. O nome é uma referência a Erasmo Carlos, ícone da Jovem Guarda.


Balanço da Operação Tremendão:


1 - Banheiro feminino próximo à roda gigante com vazamento de esgoto para a área externa ao banheiro, junto à passagem do público, por causa de um defeito em uma das bombas de sucção. Os fiscais isolaram a área e determinaram a limpeza e o conserto, sob pena de crime de desobediência.

2 - Domino's Pizza (quiosque D-5): Os fiscais encontraram pregos com a extremidade pontiaguda para fora na estrutura do estabelecimento, causando riscos à integridade fisica do consumidor. Também havia um vão entre as portas de entrada, podendo causar quedas de quem passasse pelo local. Foi determinada a imediata retirada dos pregos e a cobertura do vão.
3 - Mercadinho Carioca: Ausência do Livro de Reclamações.


4 - Loja Rock in Rio Produtos Oficiais: Ausência do Livro de Reclamações.

Presidente do SIND-PMT Andréa Pacheco

Presidente da Associação de Moradores - Tadeu fala a Tv Cidade

​​ Prefeitura intensifica coleta de lixo nos bairros

Serviço de coleta de lixo não para na cidade


Serviço de coleta de lixo não para na cidade



 Nesta sexta-feira, 18, a Prefeitura de Teresópolis intensificou a coleta de lixo domiciliar em diversos bairros da cidade. Apesar da greve parcial dos servidores públicos municipais, a limpeza urbana não parou. Nesta sexta, uma equipe da Secretaria de Serviços Públicos fez o recolhimento do lixo das caçambas situadas nas ruas Mato Grosso (Araras), Cecília Meirelles (Santa Cecília), Luiz Noguê Jr, (São Pedro), Jose Bandeira Viana e Travessa Leão XIII (Rosário).

“O secretário Da Luz solicitou ao Departamento de Limpeza Pública que os serviços de coleta de lixo domiciliar e de retirada de entulho, móveis velhos e outros não parassem, a fim de garantir a continuidade do atendimento à população”, comentouRené Magalhães, coordenador do setor da Secretaria de Serviços Públicos.

Em alguns pontos, os funcionários tiveram dificuldade de acesso aos locais onde o lixo estava depositado por conta de veículos abandonados em via pública, obstruindo a passagem da máquina e do caminhão da Prefeitura. Com isso, a Secretaria de Segurança Pública foi acionada e rebocou os automóveis em situação irregular para efetivar a limpeza urbana.  

Fotos – Roberto Ferreira


Prefeitura divulga nome de empresa que vai gerir o Centro de Hemodiálise Contrato com Cenefro será assinado nos próximos dias

 Concorrência pública para seleção de empresa especializada para gerir o Centro de Hemodiálise






 A concorrência pública para seleção de empresa especializada para instalação de equipamentos e prestação de serviços de Nefrologia no Centro de Hemodiálise de Teresópolis teve como vencedor o Centro de Nefrologia Mageense Ltda (Cenefro). O resultado segue para homologação e será publicado em Diário Oficial na próxima semana.

A partir da publicação, será assinado o contrato entre a Prefeitura e a empresa vencedora no processo licitatório. Em seguida, começa a contar o prazo de 30 dias para que o Cenefro instale os equipamentos e contrate os profissionais que irão trabalhar no Centro de Hemodiálise, entre eles, médicos nefrologistas, enfermeiros e técnicos de enfermagem. Depois de toda a infraestrutura montada, será solicitada licença de funcionamento à Vigilância Sanitária Estadual. A previsão da Secretaria M. de Saúde é de que a unidade esteja funcionando a partir da segunda quinzena de dezembro deste ano.

Estiveram presentes à reunião, ocorrida no Centro Administrativo Celso Dalmaso, membros da Comissão Municipal de Licitações da Comissão de Seleção e Julgamento, além de representantes do Cenefro. O secretário municipal de Administração, Jucimar Secchin, e o presidente do Conselho Municipal de Saúde, Valdir Paulino, também participaram.

Centro de Referência

Atualmente, os pacientes dialíticos de Teresópolis fazem tratamento em clínica especializada em Itaboraí. A Prefeitura garante transporte, com lanche e acompanhamento de equipe técnica em ambulância. Esse transporte acontece às segundas, quartas e sextas, com três viagens por dia. A Secretaria Municipal de Saúde também oferece atendimento emergencial de suporte no hospital Beneficência Portuguesa, em Teresópolis, para o paciente que der entrada na UPA com quadro clínico desfavorável e que não tiver condição de se deslocar até Itaboraí.

Localizado no bairro da Tijuca, e totalizando um investimento de R$ 2,6 milhões, entre recursos estaduais e municipais, o Centro de Hemodiálise foi projetado para ser referência estadual no procedimento dialítico. Vai oferecer tratamento de ponta para 105 pacientes por dia, divididos em três turnos com capacidade para até 35 atendimentos, cada.

Concorrência pública para seleção de empresa especializada para gerir o Centro de Hemodiálise
De acordo com Marco Antônio Santos, arquiteto responsável pela edificação, o projeto técnico foi desenvolvido por uma empresa especializada em hemodiálise e atende as normas da Resolução da Diretoria Colegiada Nº 11 da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), que dispõe sobre os requisitos de boas práticas de funcionamento para os serviços de diálise.

Além da sala de diálise, o centro possui uma sala especial para pacientes portadores de Hepatite A, B e C, e outra exclusiva para a recuperação após o procedimento. O prédio tem piso antiderrapante e acessibilidade garantida em toda extensão da clínica, desde a entrada até aos banheiros. As paredes receberam impermeabilização antes da colocação dos azulejos e as portas de fórmica facilitam a limpeza e a higienização em todos os ambientes. O descarte de materiais e detritos também conta com esquema especial em área anexa ao prédio, evitando assim qualquer risco de contaminação.

Entenda o caso

Em novembro de 2011 o serviço de hemodiálise do Hospital das Clínicas de Teresópolis (HCT) foi interditado pela Vigilância Sanitária Estadual, que apontou a necessidade de realização de adequações na unidade. Prontamente a Prefeitura garantiu o transporte dos pacientes até o Centro de Terapia Renal de Itaboraí, para que dessem continuidade ao tratamento. Terminadas as obras, a Vigilância Sanitária Estadual fez novas exigências e o HCT apresentou novo projeto para atender às solicitações. Porém, o Governo do Estado decidiu que o serviço passaria a ser prestado pelo Hospital São José.

Em abril de 2012, a direção do Hospital São José (HSJ) adaptou um espaço para o serviço de hemodiálise, com 12 máquinas. Em setembro de 2013, a Vigilância Sanitária Estadual determinou a interdição cautelar do setor para investigar denúncia de contaminação de pacientes pelo vírus da hepatite C. Novamente, a Prefeitura garantiu o transporte dos pacientes até o Centro de Terapia Renal de Itaboraí, para que dessem continuidade ao tratamento.

A Prefeitura buscou a parceria do Governo do Estado, que em novembro de 2013 anunciou a liberação de R$ 1,8 milhão para a construção do Centro de Hemodiálise de Teresópolis, mais um aditivo de R$ 500 mil relativo à readequação do projeto. O município entrou com uma contrapartida de R$ 300 mil, além do terreno para a construção da unidade.

Fotos: Roberto Ferreira



quinta-feira, 17 de setembro de 2015

Procon Estadual autua 22 quiosques e uma pizzaria na orla da Barra da Tijuca


site2_1442443113.17.jpg
O Procon Estadual, ligado à Secretaria de Estado de Proteção e Defesa do Consumidor, realizou, ontem  (16/09), uma nova etapa da Operação Limpando a Barra, que resultou na autuação de 22 de 42 quiosques vistoriados ao longo da orla da Barra da Tijuca, além de uma pizzaria. Os fiscais descartaram cerca de 40kg de alimentos e 133 litros de bebidas - incluindo 115 litros de chope - impróprios para o consumo.
Um problema recorrente encontrado pelos fiscais durante a operação foi a ausência da tabela de preços dos cigarros. Foram nove os quiosques em que essa tabela não estava afixada de maneira visível para o consumidor. O Decreto Federal 7.212/2010 determina que os preços dos cigarros devem ser tabelados e seus valores precisam estar expostos nos estabelecimentos que comercializam o produto, mas alguns comerciantes escondem a tabela para cobrar preços maiores. Nos casos em que a tabela não foi afixada na presença dos fiscais, ficou determinado que os cigarros só poderão voltar a ser vendidos quando os estabelecimentos providenciarem as tabelas.
Durante a operação, a equipe recebeu a denúncia de um consumidor sobre a JB Pizzaria, localizada naAvenida Lúcio Costa, 4.600. Os fiscais foram ao local e encontraram 22kg e 330g de alimentos impróprios para o consumo, que foram descartados. Eles também identificaram piso quebrado, além deausência de sanitizante e de toucas para uso na cozinha. O estabelecimento também não servia água potável gratuitamente para os clientes, conforme prevê a Lei 7.047/2015.Em ações anteriores da Operação Limpando a Barra, realizadas na semana passada, 13 restaurantes do bairro foram autuados.
No Cocoloko (quiosque 25), entre outros produtos vencidos, foram encontrados doispacotes de pão de hambúrguer (um deles mofado)e500g de batata palha vencida em 13/07/2015. Já no Quiosque do Gil (que ocupa os quiosques 13 A e B), havia, entre os alimentos com prazo de validade vencido,100g de molho rosé,400g de molho a campanha, 2kg de hambúrguere 200g de recheio para pastel de camarão.
Não foram encontradas irregularidades nos seguintes quiosques: K08 Bar e Lanchonete (quiosques 8 A e B), Oceânico Bistrô (quiosques 12 A e B), Tudo Azul (quiosque 07), Via Onze (Avenida Lúcio Costa, quiosques 18 A e B), Nana (quiosque 24), Quiosque de Minas (quiosque 20), Vinícius (quiosque 23 A), Pacos (quiosque 23 B), Aloha (quiosques 16 A e B), Leal e Almeida (quiosque 31 A), Quiosque da Dalva (quiosques 26 A e B), Rio Point (quiosque 27 A), Itaipava (quiosque 28 B),Tafarel (quiosque 35), JJT (quiosques 38 A e B),Seu João (quiosques 39 A e B), Maria Bonita (quiosque 40 A), Dom Marvin (quiosque 42 A), Rio Surf (quiosque 41 A) e Matteviton (quiosque 41 B).
Balanço da Operação Limpando a Barra:

1 - Quiosque do Gil (quiosques 13 A e B): Produtos vencidos: 100g de molho rosé, 400g de molho à campanha, 2kg de hambúrguere 200g de recheio para pastel de camarão.
2 -Clássico Beach Club Bar (quiosque 09): Ausências do Livro de Reclamações, dos certificados do Corpo de Bombeiros, de potabilidade da água e de dedetização e da tabela de preços dos cigarros. Os fiscais deram um prazo de 48 horas para a apresentação dos documentos ausentes.
3 -Tia Augusta (quiosques 01 A e B): Ausência da tabela de preços dos cigarros e do certificado do Corpo de Bombeiros. Os fiscais deram um prazo de 48 horas para a apresentação.
4 - Team Nogueira (quiosque 07): Livro de Reclamações não autenticado; ausência da tabela de preços dos cigarros.
5 - Pepê (Quiosques 11 A e B): Ausências do Código de Defesa do Consumidor, do Livro de Reclamações e do certificado do Corpo de Bombeiros, que deverá ser apresentado em 48 horas na sede do Procon, sob pena de interdição. Produtos vencidos: 6 sacos (de 325g cada) de pão árabe, 500g de molho ceasar, 750g de molho dijon,150g de queijo brancoe 1kg e 300g de focaccia italiana.
6 - Quiosque da Quinta (Avenida do Pepê, quiosque 10 A): 2kg de linguiça calabresa vencida.
7 - Célia (quiosques 14 A e B): Ausências do certificado do Corpo de Bombeiros (os fiscais deram um prazo de 48 horas para a apresentação), e dos certificados de potabilidade da águae de dedetização (os fiscais deram um prazo de 15 dias para apresentação destes últimos).15 pastéis vencidos em 28/08/2015; 3kg de açaí mal acondicionado (descongelado) e com uma colher de metal dentro do recipiente.
8 -Gaúcho (quiosques 15 A e B): Ausência de tabela de preços dos cigarros e do cartaz informando que o estabelecimento oferece água filtrada gratuitamente. Os fiscais encontraram uma barata no local e determinaram reforço da dedetização.
9 - Caboclo (quiosques 21 A e B): Ausência do Livro de Reclamações.
10 - Cocoloko (quiosque 25): Produtos vencidos:3 pacotes de pão de forma, 2 pacotes de pão de hambúrguer (um deles mofado), 410g de linguiça calabresa, 500g de batata palha vencida em 13/07/2015 e 1kg de carne moída vencida em 29/08/2015. Ausência da tabela de preços dos cigarros,do alvará de funcionamento no locale do Livro de Reclamações.
11 - Quiosque do Lelê (quiosque 32): 40 litros de chope vencido em um barril de 50 litros, engatado na chopeira. Ausência do Livro de Reclamações.
12 - Quiosque Barra (quiosque 28 A): Ausência da tabela de preços dos cigarrose do cartaz informando que o estabelecimento oferece água filtrada gratuitamente.
13 - Mahalo (quiosque 34): Ausência do Livro de Reclamações e do certificado do Corpo de Bombeiros no local. O documento deve ser apresentado em 48 horas.
14 -Rosemundo (quiosque 36): 1 pacote de pão de hambúrguer vencido; 1 pote de 500g de maionese aberto, mal armazenado e sem especificação da validade; ausência da tabela de preços dos cigarros.
15 - Atlântico 29 (quiosques 29 A e B): Ausência do certificado do Corpo de Bombeiros, que deverá ser apresentado em 48 horas.
16 - Quiosque do Joílton (quiosque 33 B): Produtos vencidos: 5kg e 500g de pão de hambúrguer com gergelim, 1kg e 400g de pão de forma e 1kg e 200g de pão sírio; 25 litros de chope Itaipava, em um barril de 50 litros, engatado na chopeira e sem o lacre.
17 - Olívia & Cia (quiosque 33 A): Ausência do certificado do Corpo de Bombeiros. Os fiscais deram um prazo de 48 horas para apresentação no Procon, sob pena de interdição.
18 - Beko 46 (quiosque 46 A): Ausência do Livro de Reclamações. Certificado de dedetização vencido em 26/06/2015. Os fiscais deram um prazo de 15 dias para a apresentação de outro certificado.
19 - Barra Green (quiosque46 B): Produtos vencidos: 2 pacotes de pão de forma (um deles vencido em 19/08/2015) e 1 pacote de pão de leite. Ausência da tabela de preços dos cigarros.
20 - Beleza Pura (quiosque 40 B): Ausência do certificado do Corpo de Bombeiros. Os fiscais deram um prazo de 48 horas para apresentação no Procon.
21 - Quiosque Ceará (quiosques 47 A e B): Produtos vencidos: 750g de pão de forma e 50 litros de chope. Ausência da tabela de preço dos cigarros.
22 - Piratas da Barra (quiosque 42 B): 36 garrafas (de 500ml cada) de guaraná natural vencidas.
23 - JB Pizzaria (Avenida Lúcio Costa, 4.600): Ausência do Livro de Reclamações. Não é servida água potável gratuitamente. Problemas na cozinha: piso quebrado, ausência de sanitizante e de toucas para uso na cozinha. Produtos vencidos: 3kg de maionese vencida em 17/08/2015 e 1kg e 250g de pão de forma. Produtos sem especificação: 900g de feijoada,1kg e 800g de bacon, 1kg e 200g de linguiça, 1kg e 900g de torresmo, 2kg e 300g de bacalhau, 500g de carne seca, 1kg e 700g de ponta de carne, 3kg e 900g de queijos, 380g de bacon picado, 1kg e 700g de massa de empada, 1kg e 600g de recheio de pastel, 1kg de muçarela fatiada, 800g de molho madeira (com mofo), 300g de palmito, 1kg e 200g de filé de peixe e 1kg e 300g de picanha de sol (com cor esverdeada).

Operação do Procon Estadual prende dois gerentes de supermercados na Tijuca e descarta meia tonelada


site_1442525367.94.jpg

O Procon Estadual, ligado à Secretaria de Estado de Proteção e Defesa do Consumidor, realizou, nesta quinta-feira (17/09), uma nova ação da Operação Secos e Molhados, em conjunto com a Delegacia do Consumidor (Decon). Três dos cinco supermercados fiscalizados, todos na Tijuca, foram autuados e dois gerentes foram presos e encaminhados a Decon: o gerente responsável pelos produtos perecíveis doExtra daRua José Higino, 115, e o gerente geral doGuanabara daRua Maxwell, 520. Foram descartados 509kg e 554g de alimentos impróprios para o consumo.


No Extra da Rua José Higino havia diversos produtos fora do prazo de validade, como salsichão, bacon, linguiça calabresa e rabo suíno salgado. Também foram encontrados5kg de salsicha aberta em contato com chão. Na área de manipulação de salgados, um equipamento do sistema de refrigeração estava com goteiras, fungos e mofo. O mercado também cobrava, no caixa, preços diferentes dos anunciados nas gôndolas.

Os mercados vistoriados nesta quinta-feira foram alvos de denúncias que consumidores fizeram ao Procon Estadual pelo telefone 151. No Guanabara, por exemplo, a reclamação era a de que o mercado vendia bacalhau vencido, o que foi comprovado pelos fiscais. Lá foram encontrados 375kg do peixe fora da validade, mais 25kg sem especificação sobre o vencimento e outros18kg, na área de venda, descritos como válidos, mas não havia como conferir o vencimento e o lote do produto. No mesmo estabelecimento, os fiscais determinaram que a linguiça exposta na área de vendas tivesse o prazo de validade corrigido, uma vez que o informado na etiqueta colocada pelo mercado era maior do que o dado pelo fabricante.

Não foram encontradas irregularidades no Supermercado Campeão da Rua Haddok Lobo, 143-A, e no Extra da Rua Mariz e Barros, 943.

Balanço da Operação Secos e Molhados:

1 -Supermercado Ultra(Avenida Conde de Bonfim, 507, Tijuca):Produtos com data de validade na etiqueta acima do dado pelo fabricante.Preço da gôndola menor do que o cobrado no caixa.

2 -Extra (Rua José Higino, 115, Tijuca):Produtos vencidos:27kg de salsichão,12kg de bacon vencido em 17/08/2015,10kg de linguiça calabresa vencida em 15/08/2015,7kg e 600g de rabo suíno salgado vencido 18/08/2015 e 360g de carne seca. 30 garrafas (de 250ml cada) de molho de mostarda mal armazenadas e com fungo. 5kg de salsicha aberta em contato com chão. 594g de garganta suína sem especificação da validade. Equipamentode refrigeração na área de manipulação de salgados com goteiras, fungos e mofo.25kg de polvilho azedo sem especificação da data de fabricação. Divergências de preço entre a gôndola e o caixa: desodorante Nivea roll on(R$ 6,09 na gôndola eR$ 6,39 no caixa), inseticidaSBP refil(R$ 22,75 na gôndolae R$ 23,90 no caixa),desodorante Garnier Bi-O roll on (R$ 6,89 na gôndola eR$ 7,75 no caixa). Gerente responsável pelos produtos perecíveis encaminhado preso à Decon.

3 -Supermercado Guanabara (Rua Maxwell, 520, Tijuca):Produtos vencidos: 375kg de bacalhau (sendo 225kg vencidos em 30/06/2015) e 4kg de presunto light. 25kg de bacalhau sem especificação da validade.18kg de bacalhau em bandeja, na área de venda, descrito como válido, mas sem a possibilidade de conferir a validade e o lote do produto. Linguiça na área de venda com data de validade acima da dada pelo fabricante. Os fiscais determinaram uma nova etiquetagem com a data correta.Gerente levado preso para a Decon.

Governo do estado vai construir passagem subterrânea para acesso à Fazenda Ermitage


Governo do estado vai construir passagem subterrânea
para acesso à Fazenda Ermitage



 O prefeito em exercício Márcio Catão recebeu nesta quarta-feira, 16, no Centro Administrativo Municipal, o subsecretário extraordinário da Região Serrana, vinculado à Secretaria de Estado de Obras, João Carlos Grilo, para uma reunião sobre questões relacionadas à obra do conjunto habitacional da Fazenda Ermitage, entre outros assuntos.

Os secretários municipais de Desenvolvimento Social, Cleiton Pimentel, de Defesa Civil, cel. Roberto Silva, e de Administração, Jucimar Secchin, também participaram do encontro, além de representantes das secretarias estaduais de Governo e do Trabalho Social de Obras.

 Prefeito Márcio Catão e João Carlos Grilo, subsecretário extraordinário da Região Serrana, reafirmam parceria de estado e município na realização de projetos
O prefeito Márcio Catão agradeceu a presença de todos e o empenho para que os projetos sejam realizados. “Agradeço a dedicação de todos que estão aqui, em especial, ao João Grilo, pelo carinho que tem por nossa cidade e pelo empenho na busca de soluções para que as casas populares da Fazenda Ermitage sejam entregues às famílias que sofreram perdas irreparáveis em 2011”.

Durante a reunião, o subsecretário João Grilo informou que o governo do estado encontrou uma solução imediata para resolver a questão da segurança dos moradores da Fazenda Ermitage com relação ao acesso ao condomínio, que está sendo construído às margens da BR-116 (Estrada Rio-Bahia).

“A passagem de pedestres subterrânea, que será feita com placas metálicas, tem um processo de instalação mais rápido do que o da construção do viaduto. Então, estamos licitando este serviço hoje, com previsão de início para o mais breve possível, pois há três condomínios prontos para serem entregues, restando essa questão do acesso ao empreendimento”, explicou Grilo, pontuando que a construção do viaduto precisou ser licitada novamente, devido ao rompimento do contrato com a empresa selecionada no primeiro processo licitatório, e que as duas vias de passagem estarão disponíveis para os usuários da rodovia.
Fazenda Ermitage: São 1.600 apartamentos, distribuídos em sete condomínios que serão destinados às famílias atingidas pela tragédia de janeiro de 2011
 Prefeito Márcio Catão e secretários municipais se reúnem com representantes do governo do estado para tratar sobre a Fazenda Ermitage

A obra do conjunto habitacional, às margens da BR-116 (Estrada Rio-Bahia), é coordenada pelo Governo do Estado e faz parte do programa federal Minha Casa Minha Vida. São 1.600 apartamentos, distribuídos em sete condomínios que serão destinados às famílias atingidas pela tragédia de janeiro de 2011.
 A próxima reunião do grupo ficou agendada para o dia 6 de outubro, no mesmo local.

Fotos: Roberto Ferreira





ACONTECE EM TERESÓPOLIS DE 18 A 24 DE SETEMBRO 2015



  ACONTECE EM TERESÓPOLIS DE 18 A 24 DE SETEMBRO 2015




CINE SHOW
 Local: Teresópolis Shopping Center
 Endereço: Rua Edmundo Bittencourt, 202, loja 201 – Várzea.
 Telefone: (21) 2641-4961.
 Confira os horários, a programação completa, os preços dos ingressos e compre seu ingresso online no site:





EXPOSIÇÃO "ÍNCONES DA 7ª ARTE" -  Exposição em telas produzidas por Bruno Maris, obras que trazem resgate histórico de personagens que foram e ainda são incones da 7ª arte.
Até 30 /09, 9h às 21h.
Local:  SESC – Av. Delfim Moreira, 749, Várzea.
  
ARABOTÂNICA
Exposição permanente de vários tipos de Orquídeas
Aberto de Quarta a domingo, 9h às 16h30.
Local: Arabotânica (Antigo espaço Aranda) – Estrada Francisco Smolka, 601 – Quebra-Frascos.




EXPOSIÇÃO " 75 ANOS DO PARQUE NACIONAL SERRA DOS ORGÃOS" - A exposição conta a história do Parque.
Dia: Segunda a Sexta, 9h às 18h; Sábados e Domingos, 10h às 17h. 
Local: Centro de Informações Turísticas - Av. Rotariana s/n – Soberbo.


SALÃO NACIONAL DA PRIMAVERA -   A exposição une pinturas, desenhos e esculturas.
De: 21/09 a 24/10.
Dia: Segunda a asexta, 10h às 18h; e sábados e domingos, 10h às 14h.
Local: Casa de Cultura Adolpho Bloch – Praça Juscelino Kubitscheck, Araras.




FEIRA DE ARTESANATO DO GRUPO ECONOMIA SOLIDÁRIA - Com vários artesanatos locais. 
Dia: Sábados e domingos, 10h às 17h. 
Local: Centro de Informações Turísticas - Av. Rotariana s/n – Soberbo.

EXPOSIÇÃO “MEMÓRIAS DA CIDADE” – A história de Teresópolis contada através de Fatos e Imagens.
Local: Calçada da Fama – Várzea.

EXPOSIÇÃO “MEU AVÔ E SUA HISTÓRIA” – A mostra preserva a memória de José Francisco Lippi, o “Seu Pepino”, em documentos e objetos que contam também a história de Venda Nova.
Sábados, domingos e feriados, 10h às 17h.
Local: Museu de Venda Nova - Estrada Teresópolis-Friburgo, km 15 – Venda Nova.

FEIRINHA DE TERESÓPOLIS – Mais de 500 estandes com artesanato, moda, acessórios e praça de alimentação.
Funcionamento: Sábado, domingo e feriados.
Local: Praça Higino da Silveira – Alto, das 9h às 18h.

ESPAÇO MULHER – Feira de artesanato local valorizando a autonomia feminina, com responsabilidade ambiental, baseando-se nos princípios da Economia Solidária.            
Sextas, Sábados e Feriados, 9h às 18h.
Local: Praça Balthasar da Silveira – a da Matriz de Santa Teresa – Várzea.


OFF LOUNGE - Um lugar com boa música e alto astral,  bebidas selecionadas e cardápio de dar água na boca.
Endereço: Av. Feliciano Sodré, 901 – Várzea. 

CLUBE CASA DE PORTUGAL
FLASH BACK
Dia: Toda sexta-feira, 22h.
Ingresso: R$ 10,00 (feminino) e R$ 15,00 (masculino).
Classificação: 18 anos
Endereço: Av. Lúcio Meira, 850, Várzea.
Informações: (21) 2742-1505.
MÚSICA AO VIVO COM CALDOS NO RESTAURANTE DO CLUBE
Dia: Toda quinta-feira, 19h às 22h.
FORRÓ DA CASA DE PORTUGAL
Dia: Todos os domingos, 20h.
Ingressos: R$ 8,00 (fem.) e R$ 15,00 (masc) e sócio gratuito.
Endereço: Av. Lúcio Meira, 850, Várzea.
Informações: (21) 2742-1505.


RESTAURANTE DON PHILLIPE – HAPPY HOUR
De quarta a sexta, 18h30 às 20h30, acompanhada de refeições a La Carte sugeridas pelo Chef.
Classificação: 18 anos.
Endereço: Rua Capitão Edmundo Nascimento, nº 53 – Várzea.
Mais informações: (21) 2641-4230.


FORRÓ NEJA DO SANCHO - TRIO XOTE CARIOCA
Toda quinta-feira, 22h.
Classificação: 18 anos.
Ingresso: Mulheres: R$ 5,00 e Homens: R$ 8,00.
Local: Sancho Panza Café - Av. Oliveira Botelho, 72 – Alto.
  

KARAOKÊ CASA DA SOGRA – Com Música ao Vivo
De quinta a domingo, 20h30 até o último cliente.
Endereço: Av. Feliciano Sodré, 911 – Várzea.
Mais Informações: (21) 2743-8005.


FESTIVAL DE MASSAS DO HOTEL ALPINA
Todas as sextas-feiras, das 19h30 às 23h, no restaurante do Hotel.
Endereço: Rua Cândido Portinari, nº 837 – Golfe.
Mais informações e reservas: (21) 2741-4999.

BOLICHE  
  

CHERIM DE CAFÉ 
 

 
   ZERO GRAU





  VEM AI !!!!!




MUSEU DOS ESPORTES  – Conta um pouco da história dos Desportistas Teresopolitanos que representam ou representaram a cidade em competições nacionais e internacionais. Entre as atrações do acervo estão medalhas, troféus, equipamentos e materiais esportivos utilizados nas competições, além de fotos.
De segunda a sexta-feira, 12h às 18h.
Local: Ginásio Pedrão – Rua Tenente Luiz Meirelles, 211 – Várzea.


VILLA ST. GALLEN – Uma Vila inteiramente montada aos moldes dos pequenos vilarejos europeus. A vila oferece desde o requinte da culinária francesa, alemã e variados tipos e classificações de cervejas, ao lado de uma micro cervejaria, na Bierfest.
Endereço: Rua Augusto do Amaral Peixoto, 166 - Alto.   
Mais Informações: (21) 2642-1575.

    
VIVA ITÁLIA, ALEGRIA À MESA – O Viva Itália recria a atmosfera dos famosos ambientes da península itálica em Teresópolis. Na Cantina É Vero, é oferecido o melhor da gastronomia italiana, com massas produzidas no local, além de uma adega com mais de 250 rótulos com  os melhores vinhos do mundo. Na Doce Infância, pode ser saboreado o verdadeiro Gelato Italiano, produzido artesanalmente na “Fábrica Del Gelato”, além dos cafés, doces e chocolates. O Mercatto Pastifício oferece os produtos e pães da Cantina, para que o cliente possa levar para casa estas maravilhas. Venha viver a Itália em Teresópolis.
Endereço: Av. Oliveira Botelho, 617 – Alto.
Mais Informações: (21) 2642-0548/2642-4618.


KARAOKÊ CASA DA SOGRA
De terça a domingo, 15h até o último cliente.
Endereço: Av. Feliciano Sodré, 911 – Várzea.
Mais Informações: (21) 2743-8005.
  
CONFRATARIA DO CHOPP
De terça a sexta, 17h às 01h.
Sábados das 14h ás 01h.
Endereço: Rua Yeda, 512 - Tijuca
Mais Informações: (21) 2742-1843


HAUS BOWLING CENTRO DE ENTRETENIMENTO (BOLICHE)
De terça a sexta, 17h às 01h.
Sábados e domingos, 15h às 02h.
Endereço: Rua Tenente Luiz Meirelles, nº 1900 – Bom Retiro.
Mais Informações: (21) 2642-3862.


LA CAVE BISTRÔ –  Bistrô estilo francês, com ambiente deliciosamente acolhedor, onde você saboreia uma comida artesanal elaborada com ingredientes cuidadosamente selecionados, harmonizando com um dos nossos 200 rótulos de vinho. Com música ao vivo nos finais de semana.
Terça e Quarta, 10h às 18h.
Quinta a Sábado, 10h às 0h. (Bistrô)
Domingo, almoço até 16h.
Local: Av. Oliveira Botelho, 499 – Alto.
Mais Informações: (21) 2642-3862.


BAR CENÁRIO BIER - Comida de Boteco e Cerveja Artesanal
De terça a domingo, 18h às 00h.
Endereço: Rua Carmela Dutra, nº 306 - Agriões.
Mais informações: (21) 9-8883-8232.


CREMERIE GENÈVE - Restaurante de culinária francesa. Você pode visitar a criação de cabras leiteiras e a queijaria, fazer compras na lojinha e almoçar ou jantar no restaurante.
De segunda a quinta, 9h às 12h e de 13h às 17h. De sexta a domingo, 9h às 17h.
Restaurante de Sexta a Domingo.
Endereço: Estrada Teresópolis-Friburgo, km 16 - Venda Nova.
Informações: (21) 3643-6391 / 3643-6394.



PARC MAGIQUE - Parque de Diversões Coberto
Local: Hotel Village Le Canton
Endereço: Estrada Teresópolis-Friburgo  (RJ-130), Km 12,5 - Vargem Grande.
Telefone: (21) 2741-4200.
Horários de Funcionamento:
Quartas e quintas, 10h às 17h. (Somente para Excursões)
Sextas e sábados, 16h às 21h30.
Domingos e feriados, 11h às 18h30.
Manutenção: Segundas e Terças.

  
PISTA DE NEVE
Local: Hotel Village Le Canton
Endereço: Estrada Teresópolis-Friburgo  (RJ-130), Km 12,5 - Vargem Grande.
Horários de Funcionamento:
Quartas e quintas, 10h às 17h. (Somente para Excursões)
Sextas e sábados, 16h às 21h30.
Domingos e feriados, 11h às 18h30.
Manutenção: Segundas e Terças.
Idade mínima para Bóia Canadense 05 anos.
Idade mínima para Snow/Esqui 08 anos.
 Valor das atividades: Esqui R$ 60,00 / Snow R$ 45,00 / Bóia Canadense R$ 20,00
USO OBRIGATÓRIO DE TÊNIS.
USO OBRIGATÓRIO DE COLETES (BÓIA) E COLETES E EQUIPAMENTOS DE SEGURANÇA (SNOW E ESQUI);
PREENCHIMENTO OBRIGATÓRIO DO TERMO DE RESPONSABILIDADE ;
MENORES DE 16 ANOS SÓ PODEM UTILIZAR A PISTA DE NEVE COM A PRESENÇA DO RESPONSÁVEL PARA ASSINATURA DO TERMO DE RESPONSABILIDADE.
HORÁRIOS: O MESMO DO PARC MAGIQUE