sábado, 17 de maio de 2014

Senador Crivella vai se reunir com lideranças em Teresópolis no dia 24/05


Senador Crivella e o Vereador Antonio Francisco
Conforme tinha prometido ao Vereador Antonio Francisco, num Encontro de Lideranças Políticas, realizado no Rio de Janeiro, o Senador Marcelo Crivella estará no próximo sábado, dia 24/05,  em Teresópolis, para se reunir com as lideranças do município e analisar as suas demandas. O Senador, quando ministro da Pesca foi um dos grandes incentivadores do desenvolvimento dessa atividade, a Aquicultura em nossa município, e até hoje mesmo fora do ministério continua dando total atenção a esse setor.Abaixo o convite feito pelo senador.

Agentes de leitura participam de formação


Primeiro etapa reúne profissionais da capital e da Região Serrana

A Secretaria de Estado de Educação deu início ontem aos encontros de Formação do Programa de Leitura Escolar 2014. Até esta terça-feira (13/05), profissionais das Diretorias Regionais Metropolitanas III, IV,VI e Serrana I participam de atividades no auditório CE Chico Anysio. As ações do PLE contam com a parceria do Instituto Ayrton Senna e consistem em um conjunto de propostas e orientações que visam ao acesso e à permanência de diferentes práticas de leitura, fundamentais para o desenvolvimento cognitivo, cultural e social do aluno.

Como parte do cronograma, agentes de leitura tiveram a oportunidade de apresentar projetos com bons resultados, desenvolvidos nas bibliotecas no ano passado. O professor Henrique Miranda expôs o seu trabalho, realizado no Colégio Estadual Visconde de Cairu, no Méier.


- A partir desse pequeno trabalho feito na biblioteca, temos grandes oportunidades, principalmente, porque trabalhamos com jovens que possuem um universo imenso de aprendizagem. Para mim, o maior reconhecimento é quando formamos um aluno leitor. Não importa a quantidade de livros que ele tenha lido, mas se esses livros mudaram algo em seu mundo particular -, afirmou o agente de leitura, que também leciona História.

A previsão da Seeduc é formar 1.130 profissionais este ano. Para isso, serão realizados mais quatro dias de encontros: 14 e 15/05, em Volta Redonda, para a Diretoria Regional Médio Paraíba; e 26 e 27/05, em Campos dos Goytacazes, para as Regionais Norte e Noroeste Fluminense, e, em Nova Friburgo, para a Serrana II. Em 2013, 550 agentes de leitura passaram pela formação.

- O encontro vale para ressaltar o quanto o PLE evoluiu na rede estadual e que estamos colhendo frutos positivos desde o ano passado. O agente de leitura precisa estar consciente de que ele é fundamental para dinamizar a biblioteca, tornando-a um espelho vivo, para que o aluno seja protagonista desse ambiente -, afirmou a diretora de Articulação Curricular, Adriana Lessa.

Para a assistente técnica de Livro e Leitura da Secretaria, Cirlene Fernandes, os agentes possuem também uma função de grande valor: mediar a leitura dentro da unidade escolar.

- O objetivo da formação é situar o agente no seu âmbito profissional, fazendo surgir neles a necessidade de captar os alunos para a biblioteca, além de despertar a curiosidade e a vontade de ler -, destacou.

sexta-feira, 16 de maio de 2014

Nota sobre o funcionamento da Feirinha de Teresópolis durante a Copa



A Secretaria de Turismo informa que a Feirinha de Teresópolis terá funcionamento diferenciado durante a Copa do Mundo:

A praça de alimentação terá atendimento ao público todos os dias a partir do dia 23/05/14 a 13/07/14, no final da Copa.

No mês de junho, os estandes estarão montados e funcionando nos dias 12, 13, 14, 15, 17, 19, 20, 21, 22, 23, 26, 27, 28 e 29 e em julho, nos dias 3, 4, 5, 6, 8, 9, 10, 11, 12 e 13.

A programação poderá sofrer  alterações.

812 Aprovados devem se apresentar até dia 23


O governador Luiz Fernando Pezão autorizou a convocação de mais 812 aprovados no concurso da Polícia Militar de 2010. Os candidatos têm até a próxima sexta-feira, 23, para se apresentar no Centro de Formação e Aperfeiçoamento de Praças, para iniciar o curso de formação de soldados. Vejam algumas notícias publicadas hoje em nossa #RedeGOVRJ.

Mais uma praça ganha estrutura para receber a Academia da Saúde

Parque Nacional

Parque Nacional


Além dos preparativos na Praça Maria Corina, na Barra, outras ações de manutenção foram feitas nesta sexta-feira, 16


 A Prefeitura de Teresópolis, através da Secretaria M. de Serviços Públicos, vem dando continuidade ao projeto que visa incentivar a pratica de atividades físicas ao ar livre, ajudando a prevenir várias doenças. Nesta sexta-feira, 16, funcionários da secretaria deram inicio a preparação da Praça Maria Corina Paim, na Barra do Imbuí, para a instalação de mais uma Academia da Saúde ao Ar Livre.



A iniciativa visa à implantação de outras quatro academias nas praças Higino da Silveira, a da Feirinha de Teresópolis, Francisco Graciano da Silva, na Beira Linha, José Augusto Vieira, em frente à Escola M. Sakurá, na Ermitage, e Praça Nilo Peçanha, a da escola Ginda Bloch, no Alto, onde os preparativos já estão em andamento. O projeto é coordenado pela Secretaria M. de Saúde e segue os preceitos do Programa Academia da Saúde, do Governo Federal.



O programa Academia da Saúde segue recomendação da Organização Mundial de Saúde (OMS), de incentivar a prática de atividade física por 30 minutos cinco dias por semana. Pesquisa realizada pelo Ministério da Saúde aponta que em 2009 mais de 16% dos adultos ouvidos eram sedentários, ou seja, pessoas que não faziam nenhuma atividade física no tempo livre.



O trabalho de preparação consiste na marcação dos pontos e na construção da base para colocação dos aparelhos. A partir daí, os equipamentos são instalados.



Mais ações

Além dos preparativos na Praça Maria Corina, na Barra, outras ações de manutenção foram feitas nesta sexta-feira por trabalhadores da prefeitura.



No Soberbo, a Piscina Sloper, na altura da portaria da sede do Parque Nacional da Serra dos Órgãos, está recebendo manutenção, com pintura e limpeza do local, muito frequentado por banhista no verão. Na Av. Oliveira Botelho, no Alto, onde a manutenção é constante, outra turma realiza a limpeza da via com varrição, poda e capina.



Outra equipe se concentrou na desobstrução de uma galeria na Rua Carmela Dutra, em Agriões. Frentes de trabalho ainda estiveram no Panorama, onde um dos espaços públicos também foi contemplado com capina, poda e limpeza, e nas ruas Tenente Luís Meirelles (Jardim Meudon), Melvin Jones (Meudon) e no entorno da cachoeira da Cascata do Imbuí com serviços de limpeza.

Vereador Antonio Francisco participa de Encontro Técnico para Implementação do Consorcio para Aquicultura e Agricultura Familiar

Senador Marcelo Crivella




Troca de informações na hora do almoço com moradores e trabalhadores na Aquicultura.


Mais explicações sobre como usar a Aquicultura para o desenvolvimento econômico e Sustentável

Comitiva ministerial junto com o Vereador Antonio Francisco.

A visita ao Entreposto

Técnico dá explicações de como funciona a Aquicultura em Teresópolis

Superintendente Federal do Ministério da Pesca e Aquicultura no Rio de Janeiro, Suely Amaral e comitiva junto com criador de peixes em cativeiro


Dando continuidade ao trabalho que vinha sendo realizado,  pelo então Ministro da Pesca e Aquicultura, o hoje senador Marcelo Crivella,  aconteceu no dia 6/05, em Teresópolis, o Encontro Técnico para Implementação do Consórcio Intermunicipal para Aquicultura e Agricultura Familiar. Participaram do evento,  a Superintendente Federal do Ministério da Pesca e Aquicultura no Rio de Janeiro, Suely Amaral, Rubens Maciel representando o Senador Crivella e Edson Guedes do Núcleo de Pesquisa Avançada em Aquicultura – Nupa Sudeste 02. Na ocasião os membros da comitiva ministerial foram recebidos pelo vereador Antonio Francisco, na Câmara Municipal de Teresópolis, e depois estiveram  nos locais onde já estão implantados e em franco desenvolvimento, a Aquicultura no município. Foram visitados criadouros na Fazenda - Serra do Capim  e no Entreposto de Pesca 3  Pilares em Cruzeiro as margens da Estrada Rio-Bahia – BR- 116. Abaixo, fotos feitas nas localidades pela assessoria da Superintendente, que tem trabalhado para o desenvolvimento desse setor em toda a região, principalmente em Teresópolis com o apoio do vereador Antonio Francisco.

Em 27/04/2013
Marcelo Crivella, Ministro da Pesca e Aquicultura, participará de seminário em Teresópolis
Marcelo Crivella, Ministro da Pesca e Aquicultura, estará presente no seminário "Cultivo conjugado de vegetais, frutas e legumes com pescado – Uma alternativa promissora", organizado pelas prefeituras de Nova Friburgo, Teresópolis e Sumidouro. No encontro, serão apresentadas linhas de crédito e como funcionará a assistência técnica aos interessados, prevista no Plano Safra da Pesca e Aquicultura. O evento será realizado no dia 27/4, a partir das 11h, na Escola Municipal Francisco Maria Dállia (Estrada Teresópolis-Friburgo, km 28), em Bonsucesso. Esse encontro teve a participação de várias lideranças políticas da Região Serrana e também do vereador Antonio Francisco (PP), de Teresópolis.

quinta-feira, 15 de maio de 2014

Presidente do TJRJ se reúne com representantes das Comarcas de Magé e São José do Vale do Rio Preto


A presidente do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro, desembargadora Leila Mariano, reuniu-se nesta quarta-feira, dia 14, com o deputado estadual Nilton Salomão e representantes dos municípios de Magé, na Região Metropolitana, e de São José do Vale do Rio Preto, na Região Serrana. 
Acompanhado de representantes da subseção da OAB de Magé, o deputado Salomão encaminhou pedido de elevação da Comarca de Magé em entrância especial e ofereceu a desapropriação de uma área para a construção de um novo fórum. A desembargadora Leila Mariano disse que seis comarcas já solicitaram a elevação de entrância e que o Judiciário fluminense precisa fazer um estudo para elencar as prioridades sem provocar aumento de despesa. Segundo a presidente, o TJ do Rio já está no seu limite de gastos previstos pela Lei de Responsabilidade Fiscal.
Quanto ao pedido dos representantes do município de São José do Vale do Rio Preto - de construção de um novo fórum na comarca em área já desapropriada - a desembargadora Leila Mariano explicou que a Resolução 114/2010 do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) dispõe sobre o planejamento, execução e monitoramento de obras no Poder Judiciário.  De acordo com a determinação, os tribunais devem elaborar um plano de obras a partir de suas necessidades e de seu planejamento estratégico.
A desembargadora acrescentou que o Tribunal de Justiça vai iniciar, ainda este mês, a elaboração do plano de obras do Judiciário fluminense.Posteriormente, o plano será submetido à aprovação do Órgão Especial. O plano de obras contemplará todos os prédios do PJERJ e será fruto da análise de equipes multidisciplinares formadas por integrantes das Diretorias Gerais de Engenharia, Tecnologia da Informação, Logística, Segurança Institucional, Gestão de Pessoas, que irão examinar a estrutura física e adequação à prestação jurisdicional. 
A presidente lembrou ainda que na última segunda-feira, dia 12, o Tribunal Pleno (composto por todos os desembargadores) votou um anteprojeto de lei de organização judiciária, com o objetivo de torná-lo mais adequada aos novos tempos e demandas da Justiça, uma vez que o Código de Organização Judiciária do Estado do Rio de Janeiro (Codjerj) está em vigor há 40 anos. De acordo com ela, o Tribunal de Justiça vai esperar a aprovação da lei para examinar as prioridades. 
Também participaram do encontro os juízes Tania Paim, auxiliar da Presidência,  Flávio Silveira Quaresma, diretor do Fórum e titular da Vara Criminal de Magé, e Érika Bastos de Oliveira Carneiro, titular da Vara Cível de Magé.

Mutirão de conciliação envolvendo Amil atinge 94,74% de acordos



O Centro Permanente de Conciliação do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro realizou, na última sexta-feira, dia 9, um novo mutirão para a solução de conflitos entre consumidores e prestadores de serviços. Os participantes foram as empresas Amil, Bradesco, Banco do Brasil, Itaú, Samsung, Santander, TIM, Via Varejo, além da concessionária de energia Light.
A Amil obteve um índice de 94,74% de conciliação em 20 ações, enquanto o Banco do Brasil atingiu 81,08% em um total de 44 processos. A intenção do Centro Permanente de Conciliação é sempre incentivar as partes a celebrarem o acordo e, assim, acelerar o trâmite processual. A Light foi a empresa que reuniu maior número de acordos: 173, totalizando um índice de 71,05%. Ao total, foram realizadas 502 audiências com um índice de 67,44% de acordos.

quarta-feira, 14 de maio de 2014

Seeduc abre formação para diretor-adjunto


Inscrições começam nesta quarta-feira

A Secretaria de Estado de Educação publicou, nesta quarta-feira (14/05), o edital para a realização do Programa de Formação em Gestão Escolar para os diretores-adjuntos em efetivo exercício. As inscrições acontecem de 14 a 26 de maio, no site da Seeduc (clique aqui).

O Programa de Formação em Gestão Escolar ficará sob a responsabilidade da Superintendência de Desenvolvimento de Pessoas (SUPDP). O curso acontecerá em duas fases, na modalidade semipresencial, por meio da metodologia de ensino à distância organizado com: atividades de estudo em ambiente virtual de aprendizagem (AVA), intercaladas com atividades presenciais e prova final escrita. Será considerado aprovado o candidato que alcançar no mínimo 50% (cinquenta por cento) de aproveitamento na pontuação em cada uma das fases do Programa.
 

Confira aqui o edital completo
 

COMISSÃO DISCUTE POLÍTICAS PÚBLICAS DE ATENDIMENTO AOS IDOSOS





“A implementação de políticas públicas para o idoso: pactuando caminhos intersetoriais” é o tema da audiência pública que a Comissão de Assuntos da Criança, do Adolescente e do Idoso da Assembleia Legislativa do Rio (Alerj) irá realizar nesta quinta-feira (15/05).  A audiência será às 10h, na sala 316 do Palácio Tiradentes. O encontro é decorrente de reuniões anteriores da comissão, que debateram a demanda por “Centros Dia”, o atendimento por profissionais cuidadores e as instituições de acolhimento de longa permanência.
O objetivo agora é apresentar o que vem sendo feito pelas autoridades estaduais e discutir políticas públicas intersetoriais que possam atender as necessidades dos idosos e de suas famílias, conforme previsto no Estatuto do Idoso. Presidente do colegiado, a deputada Claise Maria (PSD) afirma que é necessário que diversos setores trabalhem integrados para garantir o direito do idoso."A saúde, a educação, o esporte e o lazer, a cultura, o trabalho e demais áreas sociais devem estar envolvidas na proteção dos direitos dos idosos, para que os mesmos sejam atendidos plenamente e com isso tenham seus direitos assegurados", defende a parlamentar.
Foram convidados representantes do Conselho Estadual de Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa e das secretarias estaduais de Saúde, de Assistência Social e Direitos Humanos, de Envelhecimento Saudável e Qualidade de Vida e de Esporte e Lazer. Também foram chamados órgãos, associações e instituições do estado e de municípios do Rio ligados ao assunto.  

Prefeitura realiza plantio de mudas de plantas ornamentais nos canteiros da Reta


 Como parte do projeto de embelezamento da cidade, a Prefeitura de Teresópolis, através da Secretaria de Meio Ambiente, vem realizando o plantio de mudas ornamentais por todos os canteiros das principais avenidas e nos bairros. A ação faz parte do projeto de revitalização da cidade, que inclui os trabalhos de substituição e o plantio de novas mudas de plantas ornamentais, entre folhagens e flores.

Para o secretário de Meio Ambiente, André de Mello, a importância vai além da preservação e do embelezamento da cidade. “O trabalho de arborização urbana é também uma das intervenções de alta eficiência no combate às altas temperaturas na cidade. Ao investir na arborização urbana, a Prefeitura visa também incentivar o plantio de árvores, colaborando com o sombreamento das ruas“, lembrou.

De Mello ressaltou ainda a importância da população em colaborar com a preservação das mesmas, não derrubando, nem arrancando as mudas. “As plantas fazem parte do nosso patrimônio, precisamos cuidar para que a nossa cidade fique ainda mais bela. Por isso pedimos a colaboração de todos, para que nos ajudem a manter a nossa cidade arborizada e florida. Cabe a cada munícipe fazer a sua parte, não degradando o patrimônio público que, afinal, é de todos”, destacou. 

De Mello relata que o governo municipal está pondo em prática o programa ‘Prefeitura nos bairros’, que visa solucionar os problemas ambientais com ações de preservação e prevenção. “Uma vez por mês, equipes do Meio Ambiente visitam os bairros e estudam as carências ambientais de cada um, para saber quais tipos de espécies de vegetação devemos levar para reflorestar as áreas degradadas”, explicou. O programa já alcançou os bairros Vale da Revolta, Fonte Santa e Caxangá; o próximo será Paineiras.

Dia do meio ambiente
De acordo com o secretário, a Prefeitura está preparando uma programação especial para comemorar a Semana do Meio Ambiente, que acontece em junho. Coordenada pela Secretaria M. de Meio Ambiente, a ação de conscientização sobre preservação ambiental vai contar com caminhada pelo Parque Natural Municipal Montanhas de Teresópolis e exposição de projetos ambientais, produtos orgânicos e campanhas ecológicas em estandes montados na Praça Juscelino Kubitschek, em Araras, a da Casa de Cultura Adolpho Bloch, além de plantio de mudas, nas Paineiras.

COMISSÃO DE EDUCAÇÃO DISCUTE ENSINO PROFISSIONALIZANTE





A Comissão de Educação da Assembleia Legislativa do Rio (Alerj), presidida pelo deputado Comte Bittencourt (PPS), realizará audiência pública nesta quarta-feira (14/05), às 10h, para discutir o Plano Estadual de Educação (PEE) e ensino profissionalizante. Representantes da Secretaria de Estado de Educação (Seeduc) foram convidados para falar sobre o a transferência dos cursos técnicos da pasta para a Fundação de Apoio à escola Técnica (Faetec). O encontro acontecerá na sala 316 do Palácio Tiradentes.

Essa é a quarta audiência pública realizada com o objetivo fiscalizar o cumprimento das metas previstas no PEE. “O plano vê a Faetec como o braço técnico do Estado, por isso, deve ser responsável por essa modalidade de ensino. Porém essa mudança tem que ser feita de forma responsável, com amplo diálogo com a sociedade para que sejam vistas as demandas de cada região. O que não pode haver é um prejuízo aos cursos já existentes", afirmou Comte.

terça-feira, 13 de maio de 2014

ANIMA TERÊ 2014 começa nesta terça, 13


Evento tem expectativa de público de 10 mil crianças 
Teve início nesta terça-feira, 13, a quinta edição do ANIMA TERÊ, o Festival de Animação, Cultura e Tecnologia de Teresópolis, organizado pelo Serviço de Tecnologias Educacionais da Secretaria Municipal de Educação. O evento, que acontece até a próxima sexta-feira, 16, no Ginásio Poliesportivo Pedro Jahara, o Pedrão, com entrada franca, é realizado em parceria com a Fundação CECIERJ Consórcio CEDERJ e Casa de Oswaldo Cruz/Fiocruz. Nesta edição, o festival além de contar com oficinas de animação, terá exposições de ciências, jogos e equipamentos interativos.

“Este ano o ANIMA TERÊ conta com algumas novidades como a oficina de Robótica, do Museu Ciência e Vida, a Caravana da Ciência da Fundação CECIERJ Consórcio CEDERJ, e o projeto Ciência Móvel – Vida e Saúde para Todos que é uma iniciativa do Museu da Vida (Casa de Oswaldo Cruz/Fiocruz) que tem como objetivo oferecer uma série de atividades interativas, entre elas o girotech - um simulador de exercícios como os realizados pelos astronautas da Nasa -, diferentes exposições e atividades multimídia”, destaca a diretora do Serviço de Tecnologias Educacionais da Secretaria Municipal de Educação, Bernadete Duarte.

Entre visitas à Esfera Eletroestática – que arrepia todos os pelos do corpo – e a bicicleta que gera energia ao ser pedalada, os alunos que compareceram ao primeiro dia do ANIMA TERÊ 2014 não esqueceram das oficinas de animação, uma das principais atrações do evento.

Alunas da Escola Municipal Sakurá, Maísa da Rosa e Gabriela dos Santos, de 12 e 11 anos, visitaram pelo segundo ano o ANIMA TERÊ. “A gente está achando muito legal, principalmente o girotech. Pena que eu tenho medo”, disse Gabriela. “Nós viemos no ano passado e também foi muito legal. Vamos fazer novamente nossa animação com desenhos”, emendou Maísa.

Apresentando novas linguagens educacionais, assim como objetivando proporcionar a articulação entre as linguagens visual, corporal e as contribuições da tecnologia nos processos de construção do conhecimento, o 5° ANIMA TERÊ também visa à ampliação do conhecimento dos professores e alunos sobre tecnologia como ferramenta de trabalho pedagógico, além do estímulo ao trabalho em grupo, exercitando a parceria e sociabilidade nos quatro dias do Festival.

“A Secretaria de Educação tem muito orgulho desse projeto, que envolve tantas novas formas de aprender e alcançará em quatro dias cerca de dez mil alunos. Aqui, nós conseguimos unir ciência e tecnologia para transformar o Ginásio Pedrão em uma grande e divertida sala de aula”, comemorou o secretário municipal de Educação, professor Leonardo Vasconcellos.

A participação no 5° ANIMA TERÊ é gratuita e aberta para alunos de qualquer rede de ensino. As inscrições devem ser agendadas através do telefone 2742-1411 e os horários de funcionamento do evento são: Quarta (dia 14): Manhã (De 8h a 12h) e Tarde (De 13h as 17h) e Noite (De 18h as 20h); Quinta (dia 15): Terça (dia 13): Manhã (De 8h a 12h) e Tarde (De 13h as 17h); Sexta (dia 16): Manhã (De 8h a 12h).

Secretaria de Esportes e Lazer oferece aulas de musculação para a Melhor Idade


Interessados devem estar matriculados em outra atividade da pasta

 Com o objetivo de melhorar a qualidade de vida, através do fortalecimento da musculação e das articulações, a Secretaria Municipal de Esportes e Lazer oferece aulas de musculação para a Melhor Idade. Alunos que já fazem parte de alguma atividade da Secretaria podem utilizar a academia, localizada nas dependências do Ginásio Pedro Jahara, o Pedrão, como exercício adicional.

As aulas de musculação para a terceira idade são orientadas pelo professor Silvio Fernando e acontecem as segundas e sextas-feiras, em dois horários: das 13h às 15h e das 16h às 19h; e nas terças e quintas-feiras, também em dois horários: das 9h às 13h e das 19h às 20h. Os horários são livres para os alunos realizarem suas atividades.

A Secretaria Municipal de Esportes e Lazer também oferece hidroginástica, dança sênior, alongamento e ginástica para a Melhor Idade. Os interessados podem se inscrever nas atividades, para isso, basta comparecer na sede da Secretaria (Rua Tenente Luis Meireles, 211, Várzea), portando atestado médico, tipo sanguíneo e cópias da certidão de nascimento ou da carteira de identidade e do comprovante de residência, além de duas fotos 3x4.

Guarda Municipal faz demonstração de treinamento com cães adestrados



 Treinar cães para atuar na área de segurança pública é um trabalho que vem sendo desenvolvido há sete meses pela Guarda Municipal de Teresópolis. Atualmente, sete cães das raças pastor alemão, pastor holandês, pastor belga, belga malinois e rottwailler estão sendo treinados diariamente para serem usados em ações de proteção e busca de explosivos, armas e entorpecentes.

Nesta segunda-feira, 12 de maio, uma demonstração do treinamento dado aos cães foi realizada no Várzea Futebol Clube, na Ermitage. O objetivo da ação foi divulgar o 1º Encontro de Unidades K9 em Teresópolis, que acontece no próximo dia 25, no Ginásio Poliesportivo Pedro Jahara, o Pedrão, a partir das 8h.

Toda a ação desta segunda-feira foi acompanhada pelo inspetor comandante do grupo
de operações com cães da Guarda Municipal do Rio de Janeiro, Aluísio Alvarenga, e pelos agentes da Guarda Municipal de Teresópolis Gil Wellington e Lomba, que atuam diretamente com os cachorros.

O agente Gil Welligton ressaltou a importância do uso dos animais em operações que exijam rapidez e precisão. "O trabalho do cão é de suma importância para o serviço de segurança. O cachorro treinado para encontrar entorpecentes trabalha mais rápido e com mais precisão, cobrindo uma área muito maior do que o ser humano conseguiria cobrir. E o fato do agente da Guarda trabalhar com um animal causa um impacto maior, diminuindo os riscos de confronto", explicou.

Ainda segundo Gil, três desses cachorros vão participar nas operações de busca de explosivos, armas e entorpecentes da Polícia Civil do Rio de Janeiro durante a Copa do Mundo.

Encontro de Unidades K9 
Promovido pela Prefeitura, através da Secretaria de Segurança Pública, o 1º Encontro de Unidades K9  está sendo organizado pela CIA de Operações com Cães da Guarda Municipal de Teresópolis e contará com a participação de forças policiais e de guardas municipais das cidades do Rio de Janeiro, Casemiro de Abreu e da anfitriã Teresópolis, além dos estados do Amapá e do Paraná.

Para o Encontro está prevista a participação de oito equipes: Batalhão de Ações Especiais com cães da PM do Rio de Janeiro, 1º Batalhão de Polícia do Exército, 5º Batalhão de Suprimento do Exército de Curitiba, no Paraná, Polícia Civil e Guarda Municipal do Amapá. As Guardas Municipais de Teresópolis, de Casemiro de Abreu e do Rio de Janeiro também vão marcar presença. Cada grupo poderá competir com até três cães.

O evento terá uma competição, com a realização de três provas com cães treinados (detecção de entorpecentes, de armas e de explosivos e abordagem policial). A programação ainda contará com performance do Show Dog, da Guarda Municipal do Rio.

Treinamento
Treinados pelos instrutores Aroldo Santos e Ronaldo Jacques, os cachorros têm o procedimento iniciado com a base de faro, onde o animal tem contato com um cenário fictício; dessa forma é escondido um objeto com a essência do entorpecente para que o cão encontre. Após essa ação, o animal faz um sinal indicando o local do objeto.

Já no treinamento de proteção, o cão adota outra postura. A intenção e a força que o animal coloca é o grande diferencial. Os animais recebem sempre um estímulo para realizar os procedimentos e também na conclusão de cada modalidade.

Os animais passam por treinos diários e têm acompanhamento médico regular durante a semana, quando o canil recebe a visita do veterinário João Carlos Oliveira, que presta toda assistência médica aos cães.

Tanto o trabalho de adestramento dos instrutores de intervenção e proteção, quanto o do médico veterinário, é voluntário.

Enem 2014: inscrições começam nesta segunda-feira (12/05)


Prazo vai até o dia 23 de maio; provas acontecerão nos dias 8 e 9 de novembro

Alunos de todo o país já podem se inscrever para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2014. O sistema foi aberto às 9h desta segunda-feira (12/05) e será encerrado às 23h59 do dia 23 de maio. Para se cadastrar, clique aqui.
As provas serão realizadas nos dias 8 e 9 de novembro.


Como se inscrever para o Enem 2014

Para se inscrever no Enem 2014, o estudante deve acessar o site oficial do exame, disponível no endereço eletrônico http://enem.inep.gov.br/. A taxa de inscrição é de R$ 35 e seu pagamento deve ser efetuado somente no Banco do Brasil, por meio da GRU Simples (Guia de Recolhimento da União). O valor pode ser pago até o dia 28 maio, sob pena de não ser confirmada a inscrição.

No ato da inscrição, o estudante deve informar seu CPF e sua data de nascimento. Depois deverá fornecer várias informações pessoais, educacionais e socioeconômicas, escolher a opção de língua estrangeira (inglês ou espanhol), o local de prova do Enem 2014, se necessita de atendimento especial para fazer a prova e se deseja utilizar o seu desempenho para obter certificação de conclusão de ensino médio.

São isentos do pagamento da taxa os concluintes do Ensino Médio em 2014 matriculados em escola da rede pública de ensino e aqueles que declararem e comprovarem carência socioeconômica.

Após concluir a inscrição, é essencial guardar número da inscrição e a senha, pois são indispensáveis para o acompanhamento do processo, para consulta e impressão do cartão de confirmação da inscrição, obtenção dos resultados individuais e inscrição em programas de acesso ao ensino superior, programas de bolsa de estudos e de financiamento estudantil, entre outros programas do Ministério da Educação (MEC).

Algumas semanas antes da prova, os estudantes receberão em suas casas o Cartão de Confirmação de Inscrição Enem 2014, que será enviado para o endereço informado pelo estudante. No documento constam as seguintes informações: número de inscrição, nome completo, local, hora e data da prova do Enem 2014, indicação de eventual necessidade de atendimento diferenciado, opção de língua estrangeira e informação sobre a possível finalidade de certificação. Quem não receber pode ter acesso ao cartão de confirmação do Enem 2014 no site do INEP.

segunda-feira, 12 de maio de 2014

Rodoviários do Rio decretam greve de 48 horas a partir de meia-noite


Rodoviários do Rio decretam greve de 48 horas a partir de meia-noite

 O Rio de Janeiro,  deve voltar a viver amanhã, dia  13 de maio, mais um dia de caos. O Sindicato dos Rodoviários está  anunciando  mais  uma paralisação dos transportes coletivos, a partir de zero de terça-feira. Com isso, trabalhadores voltarão a ter os mesmos problemas da greve de advertência, que segundo os representantes das empresas de ônibus deixou mais de quatrocentos veículos depredados. Extra oficialmente, o que se comenta é que o número de carros que por lei deve ser colocados em circulação será seguido pela categoria. A Prefeitura do Rio já está montando um esquema especial para atender os passageiros. A Guarda Municipal e a Polícia Militar ficarão de prontidão para evitar danos ao patrimônio público e privado.    Lembrando aos teresopolitanos, que por acaso tenha algum compromisso  no Rio, ou trabalhem na capital do estado além dos Rodoviários, a rede pública de ensino do Estado e do Muncípio também estão em greve por tempo indeterminado.

REDUZIDA A IDADE PARA ATENDIMENTO PREFERENCIAL NOS BANCOS





Agora é lei: pessoas a partir de 60 anos terão direito a atendimento preferencial nas agências bancárias do estado. A redução da idade para obter o benefício, que hoje favorece pessoas com 65 anos ou mais, foi sancionada pelo governador Luiz Fernando Pezão e publicada nesta segunda-feira (12/05) no Diário Oficial do Poder Executivo. A lei, número 6.771/14, de autoria da deputada Claise Maria (PSD), adéqua a legislação estadual ao que diz o Estatuto do Idoso. Para isso, altera a Lei 4.223/03, que trata do atendimento nas agências bancárias. “Buscávamos saber se o atendimento preferencial, com oferta de assentos, estava sendo seguido e notamos que os anúncios da lei estavam com a idade de 65 anos, contrariando o estatuto”, explicou a deputada, que preside a comissão de Assuntos da Criança, Adolescente e Idoso.

 A lei também prevê que o controle de atendimento seja realizado através de emissão de senhas numéricas, emitidas pela instituição bancária e devolvidas ao cliente após o devido atendimento. As agências bancárias deverão informar, ainda, que a senha numérica deve conter a data e o horário de chegada e do efetivo atendimento rubricada pelo funcionário.

ADOLESCENTE APRENDIZ NA CEF

O Programa de Aprendizagem tem como objetivo proporcionar à juventude brasileira os conhecimentos teóricos e práticos necessários ao desempenho de uma profissão e promover a inclusão social de jovens e adolescentes em situação de vulnerabilidade socioeconômica.
O Programa prevê a inclusão social, a capacitação profissional em serviços bancários e administrativos, ao mesmo tempo em que estimula a prática da cidadania, de valores éticos e profissionais.
Além disso, os Programas de Aprendizagem buscam incentivar e manter o aprendiz na escola, na medida em que, para participar do Programa o adolescente ou jovem deve estar inscrito no curso de aprendizagem e regularmente matriculado, com freqüência comprovada à escola, caso não tenha concluído o Ensino Médio.
A contratação de Aprendizes para atuação na CAIXA ocorre por meio de parceria com Entidades Conveniadas e está limitada ao percentual entre 5% até 15% de empregados/as por estabelecimento (CGC), calculada sobre as ocupações da Empresa na forma estabelecida pela legislação vigente.
O Programa de Aprendizagem engloba os programas Adolescente Aprendiz e Jovem Aprendiz:

ADOLESCENTE APRENDIZ

O Programa Adolescente Aprendiz contribui para a formação de profissionais capacitados para as atuais exigências do mercado do trabalho e com vivência mais ampla da sociedade. Com a reformulação do Programa, em 2012, foram contratados 3 mil aprendizes. Atualmente, a oferta de vagas é decorrente dos desligamentos dos adolescentes aprendizes e da abertura de novas unidades.
Os requisitos são:
  • Idade para ingresso no programa – entre 14 e 6 meses e 16 anos incompletos;
  • Renda familiar de até 50% do salário mínimo per capita;
  • Escolaridade – mínimo 9º ano do ensino fundamental ou cursos de Educação para Jovens e Adultos.
Direitos:
  • Remuneração de 1 salário mínimo nacional por mês;
  • Auxílio-alimentação;
  • Vale-Transporte;
  • Férias;
  • FGTS: 2%.

Exposição ‘Teresópolis, casa da Seleção’ Será aberta amanhã dia 13



A Copa do Mundo está chegando e Teresópolis vem se preparando para ser a casa da seleção Brasileira. E seguindo este clima, a Prefeitura, através da Secretaria de Cultura, preparou uma exposição, abordando o tema da Copa, que será aberta ao público na próxima terça-feira, 13, na Casa da Memória Arthur Dalmasso.

Com o título ‘Teresópolis, casa da Seleção’, a exposição vai ocupar todo o primeiro piso da Casa da Memória, com painéis ilustrados, vídeo, fotografias, documentos e objetos, narrando a trajetória da Seleção Brasileira em Teresópolis. A mostra contará desde a criação da antiga CBD – Confederação Brasileira de Desportos, passando pela transformação em CBF (Confederação Brasileira de Futebol), as primeiras vindas da seleção a Teresópolis, a construção do Centro de Treinamento Heleno Nunes, na Granja Comary, e as delegações que passaram pela cidade desde então. No vídeo, poderão ser vistos grandes momentos de atuação da Seleção Brasileira ao longo das Copas.

Curiosidades a respeito da Seleção Brasileira, das Copas do Mundo e do futebol em geral também serão abordadas na exposição, que ficará aberta à visitação até o fim da Copa, em julho.

A mostra é resultado de pesquisa da equipe do Patrimônio Histórico, Artístico e Cultural de Teresópolis, com orientação da chefe do Patrimônio, Regina Rebello, e supervisão do coordenador de exposições e designer gráfico, Ricardo Guarilha.

Além da exposição, a Secretaria de Cultura está preparando ainda uma decoração especial, alusiva à Copa do Mundo, que vai adornar a fachada da Casa de Cultura Adolpho Bloch também a partir da próxima semana. Um grande painel temático será instalado no local, dando as boas-vindas ao público e mostrando que a Cultura também torce pela Seleção Brasileira nesta Copa.

“Será um período em que seremos o centro mundial das atenções. Teresópolis receberá milhares de turistas, jornalistas, curiosos, em busca da Seleção. Então, nada mais justo que estejamos preparados para receber estas pessoas com carinho e dedicação, mostrando não apenas a hospitalidade teresopolitana, mas oferecendo também ao público opções de entretenimento, com informação e arte. Desde já, estão todos convidados a visitar nossa exposição”, comenta o Secretário de Cultura, Arnaldo Almeida.

A exposição ‘Teresópolis, casa da Seleção’ poderá ser vista a partir de terça-feira, 13, na Casa da Memória Arthur Dalmasso (Praça Balthasar da Silveira, 91 – Centro), com visitação de segunda a sábado, das 13h às 17h.

domingo, 11 de maio de 2014

Secretário concede entrevista coletiva sobre a proposta de greve anunciada pelo Sepe



O secretário de Estado de Educação, Wilson Risolia, concedeu, na manhã desta sexta-feira (09/05), uma entrevista coletiva sobre a greve na rede estadual de ensino, anunciada pelo Sindicato Estadual dos Profissionais de Educação (Sepe). Na ocasião, o secretário ressaltou que considera o movimento inoportuno, já que todos os itens acordados com o Supremo Tribunal Federal (STF) foram cumpridos.


- Ficamos surpresos com o anúncio, já que as reuniões de negociação com os sindicatos estão ocorrendo. O próximo encontro do Grupo de Trabalho está marcado para o dia 12 deste mês. O problema é que o Sepe se recusa a participar – disse o secretário.

O secretário destacou que não foi notificado oficialmente sobre a greve, o que, de acordo com a orientação jurídica, deve ocorrer 48 horas úteis antes do movimento. Uma nova reunião com o ministro Luiz Fux está marcada para a próxima terça-feira (13/05).

- O mais importante é saber que a nossa rede continua trabalhando. No último dia 7, quando foi anunciada a paralisação, nenhuma escola fechou. Dos 75 mil professores, apenas 302 faltaram. A rede está comprometida em gerar resultados, em não deixar o aluno sem aula. Este ano, por conta da Copa do Mundo, teremos um calendário apertado.  Caso o movimento se concretize, infelizmente, o maior prejudicados será o aluno.

Em relação ao reajuste, Risolia explicou que a proposta é de que seja de 8%. No entanto, antes da aprovação, o processo passa pela Casa Civil e por uma votação na Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj).

- O que posso garantir é que haverá reajuste com aumento real. A nossa proposta teve como referência o percentual concedido no ano passado, mas vai depender da aprovação na Alerj.
 
Quanto à reivindicação sobre um terço da carga horária para planejamento, Risolia ressaltou que, atualmente, está de acordo com o estabelecido pelo Conselho Nacional de Educação. Na rede estadual, cada hora-relógio em sala de aula equivale a 50 minutos. Os professores com jornada de 22 horas, único grupo que possui uma defasagem na carga horária, a Seeduc oferecerá uma compensação financeira.

Sobre a situação dos professores regentes, o secretário destacou que, em 2013, 84% dos docentes trabalhavam em apenas uma escola. Este ano, esse número passou para 93%. Isso significa que apenas 7% lecionam em duas escolas ou mais. Segundo Risolia, a proposta é ter, em cinco anos, 100% dos professores com uma matrícula por escola.

- A Secretaria propôs que essa solução fosse discutida com toda a categoria, pois beneficiaria uns e causaria transtornos para outros, já que 80% dos docentes têm carga horária de 16 horas semanais. No entanto, até hoje não recebemos propostas dos sindicatos para resolver a questão. É inegável que conquistamos grandes avanços nos últimos anos, principalmente com a implantação das escolas de Ensino Médio Integral – ressaltou.

Ainda durante a entrevista, Risolia disse que ratifica a posição do STF, de que não é possível reduzir carga horária dos funcionários administrativos sem reduzir salários.

- Por uma questão jurídica, não podemos reduzir a carga horária de um profissional. Esse assunto foi discutido na reunião com o Supremo e, por haver uma restrição legal, nem consta no acordo firmado.

Simpósio internacional no Rio vai discutir tráfico de pessoas


Nos dias 29 e 30 de maio, o Conselho Nacional de Justiça realizará o IV Simpósio Internacional para o Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas. O evento, que ocorrerá no Tribunal Regional do Trabalho da 1ª Região, discutirá temas específicos entre os agentes que lidam cotidianamente com o problema, para fins de capacitação e aperfeiçoamento profissional. 
Ao longo dos dois dias, nos horários entre 9h e 18h, serão realizadas palestras que abordarão questões como: Marco Legal e Político sobre o Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas; Múltiplas dimensões do tráfico de pessoas: Modalidades de exploração, fluxo e rotas do tráfico; Rede de enfrentamento, atendimento e proteção às vítimas do tráfico de pessoas; Metodologia integrada de coleta de dados; Grandes eventos e Experiências internacionais exitosas e políticas de cooperação internacional no enfrentamento ao tráfico de pessoas.
Em outubro de 2013, o Ministério da Justiça divulgou pesquisa inédita sobre tráfico de pessoas nos 11 estados de fronteira do Brasil. O estudo mostra que pelo menos 475 brasileiros, no período de 2005 a 2011, foram identificados como vítimas do tráfico de pessoas. A maioria deles é de mulheres entre 18 e 29 anos e adolescentes. Mas além delas, outros grupos também estão vulneráveis ao tráfico.
Ainda de acordo com a pesquisa, o Brasil possui características que dificultam o enfretamento ao tráfico de pessoas: é um pais de origem, trânsito e destino de vítimas. Há brasileiros encontrados no exterior e estrangeiros no Brasil, vítimas do tráfico de pessoas. Há casos de brasileiras vítimas de tráfico para fins de exploração sexual na Europa Ocidental e paraguaias no Brasil vítimas da mesma modalidade. Com relação ao trabalho escravo, por exemplo, há bolivianos, paraguaios, peruanos, chineses e bangalis explorados no Brasil, assim como são encontrados brasileiros na Europa.
Promessas de contratação em clubes esportivos do exterior, de casamento com estrangeiros, de cirurgias de mudança de sexo (travestis) e de trabalho como modelo são alguns dos muitos artifícios de traficantes para atrair as vítimas.
Serviço
Data: 29 e 30 de maio de 2014 Local: Tribunal Regional do Trabalho da 1ª Região - Rio de Janeiro/RJ (Avenida Presidente Antônio Carlos 251, 4º andar, Centro) Horário: das 9h às 18h Público-alvo: 81 vagas para magistrados e 129 para membros do Ministério Público, representantes do Ministério da Justiça, advogados públicos (Defensoria Pública da União, Estados, AGU), auditores fiscais do Trabalho, polícias judiciária e administrativa, Secretarias de Educação e da Saúde e Rede de Atendimento às Vítimas. Inscrições:  até 21 de maio, no endereço eletrônico http://www.cnj.jus.br/eventos/pages/public/inscricao/inscricaoEvento.jsf?idEvento=96.