sexta-feira, 11 de julho de 2014

Lucas de Moraes no Comary

Fim de semana no Comary

Liminar suspende retirada de gatos da sede da Prefeitura do RJ



Os advogados de duas ONGs de proteção animal do Rio de Janeiro obtiveram uma liminar na 15ª Vara de Fazenda Pública que proíbe a prefeitura de continuar o trabalho de retirada dos gatos que vivem no Centro de Administração São Sebastião (CASS), sede administrativa da prefeitura, na Cidade Nova. No último dia 4 de julho, sob alegação de que havia risco à saúde pública, a prefeitura determinou o despejo da colônia de gatos. Segundo o município, 52 felinos foram levados para o Gatil São Francisco de Assis. As ONGs afirmam, no entanto, que o número de transferidos passou de 80.
Ao analisar o pedido, o juiz entendeu que os cerca de 150 felinos que habitam o entorno do CASS, por receberem alimentação e cuidados de tratadores, estariam, assim, protegidos pela lei municipal 4956/2008, que trata da existência de animais comunitários. O juiz Luiz Fernando de Andrade Pinto ressaltou, ainda, que o laudo emitido pela Vigilância Sanitária, em que teria se baseado o poder municipal para alegar risco de saúde pública, tem data de 13 de abril de 2010, “o que afasta a circunstância de risco iminente”. Ainda segundo o texto do juiz, “em razão das condições impostas aos indivíduos daquela população no abrigo em que vêm sendo recepcionados, ad cautelam recomenda-se a suspensão do ato até que verificada a efetiva necessidade da movimentação firmada pela municipalidade”.
— O juiz suspendeu a retirada dos gatos, sob pena de multa diária de R$ 1 mil. Agora prosseguimos com a ação, mas sabendo que os animais que restaram ficarão em segurança. Fizemos uma modificação no texto inicial da ação e incluímos o pedido de devolução dos gatos que foram despejados — disse o advogado Julio Dornelles Goulart.
A prefeitura já foi notificada e informou que Procuradoria Geral do Município entrará em contato com Sepda para analisar os argumentos e entrar com o recurso para reverter a decisão da Justiça.
REMOÇÃO CAUSOU PROTESTOS
No dia 3, a ONG Oito Vidas e a Suipa entraram na Justiça com uma Ação Civil Pública, com pedido de liminar, para evitar a retirada dos animais. Os cerca de150 gatos que viviam no CASS começaram a ser removidos no dia seguinte. A decisão da prefeitura gerou polêmica e protestos, inclusive nas redes sociais. Organizações que protegem animais questionam a legalidade da remoção, já que a maioria dos animais vivia no terreno havia mais de uma década, e todos recebiam cuidados veterinários e alimentação. De acordo com as ONGs, protetores foram impedidos de entrar no a prefeitura para acompanhar a ação.

Fonte: O Globo 

Processo Judicial Eletrônico chega em Teresópolis e Magé

Nesta sexta feira (11/7), o Processo Judicial Eletrônico chegou às VTS de Magé e Teresópolis. Sabia que a economicidade é uma das vantagens?



Fonte:: Twitter TRT

RJ- A Secretaria estadual de Educação do Rio de Janeiro convoca professores do concurso de 2013



A Secretaria estadual de Educação do Rio de Janeiro realiza a primeira convocação dos aprovados no concurso realizado no fim do ano passado, cujo resultado foi homologado no dia 29 de abril deste ano. Foram chamados 416 profissionais de diversas disciplinas, sendo 231 com carga horária semanal de 16 horas e 185 com jornada de 30 horas semanais. A listagem completa pode ser consultada no site da Seeduc.
Os professores devem no local designado, de acordo com a escala deconvocação, com documento de Identidade, CPF, Pis/Pasep, Título de Eleitor, Carteira de Trabalho, Certificado de Reservista, diploma de conclusão, comprovante de residência e registro no Conselho Regional de Educação Física (somente aos concorrentes desta disciplina).


Fonte: Extra Globo

Término do ano Rotário tendo como presidente Dr. Jarbas de Carvalho Júnior



Da esquerda para a direita, Mari Nilze, Sergio Paiva, Bordini e Jarbas Carvalho





Alvaro Ayres tendo ao lado as bandeiras do Brasil, Teresópolis, Rotary e do Estado do Rio de Janeiro

Álvaro Ayres e Wilson Mendes

Rede municipal de ensino é destaque nacional



A competência do trabalho desenvolvido pelos profissionais da Secretaria Municipal de Educação em Teresópolis vem ganhando cada vez mais destaque e se tornando referência. No dia 24 de junho, a matéria “Gestores municipais batem de porta em porta atrás de crianças fora da escola”, divulgada no site da organização não-governamental Todos pela Educação, e replicada pelo portal de notícias IG, cita que Teresópolis vem obtendo sucesso nas estratégias adotadas para garantir o direito da criança à educação. Fundado em 2006, o Todos Pela Educação é um movimento da sociedade brasileira que tem como missão contribuir para que até 2022, ano do bicentenário da Independência do Brasil, o País assegure a todas as crianças e jovens o direito a Educação Básica de qualidade.

Já a reportagem “Educação é avaliada em Teresópolis”, publicada no site Agenda 21 Comperj nesta quarta, 9 de julho, repercute os bons resultados do programa federal Mais Educação na rede municipal, que registrou a aprovação de 90% dos alunos no ensino regular em 2013.

Nos últimos dois anos Teresópolis vem obtendo ótimos resultados na área da Educação. A conquista de medalhas na OBMEP - Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (ouro e bronze em 2014, e prata e bronze em 2013), além da excelente colocação no IDEB (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica), em 2012, confirma a melhoria da qualidade do ensino no município.

As experiências bem-sucedidas da Educação Municipal foram relatadas durante o 6º Fórum Nacional Extraordinário da Undime – União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação, realizado de 27 a 30 de maio em Florianópolis (Santa Catarina), e onde Teresópolis marcou presença. O encontro teve como tema o fortalecimento da gestão das políticas educacionais para garantir o direito à educação e reuniu 1.400 participantes, entre secretários municipais de educação, técnicos e educadores.

Para o secretário municipal de Educação, Leonardo Vasconcellos, os resultados positivos se devem a uma política pública séria, que é posta em prática, em sua gestão, pelo governo do prefeito Arlei. “Educação não se faz do dia para a noite, se faz com continuidade. Eu acredito que esse trabalho de continuidade é que vem trazendo esses resultados. Temos uma política pública de educação, não partidária ou de um grupo. O governo do prefeito Arlei acredita que o desenvolvimento de Teresópolis é através da Educação”, assinalou.

Segundo o secretário, a melhoria da qualidade do ensino na rede municipal é uma preocupação permanente da equipe da Secretaria de Educação. “Temos programas de capacitação interna continuada para nossos professores e diretores, com profissionais renomados de todo o país. Também aderimos ao Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (para que todas as crianças matriculadas na rede de ensino público estejam alfabetizadas até os oito anos de idade). Inclusive, nós temos um grupo próprio do PNAIC que desenvolve esse trabalho. Existe ainda o Mais Educação, que é o programa de educação com jornada estendida. Tudo o que se possa fazer em prol do aluno, para que ele fique mais tempo na escola, e com aprendizado melhor apurado, nós temos feito”, assegurou Leonardo Vasconcellos.

Desafio: manter o aluno em sala de aula
Único município do estado do Rio de Janeiro destacado na reportagem do Todos pela Educação, e replicada pelo Portal IG, Teresópolis figura ao lado de Borba (Amazonas), Saloá (Pernambuco), Coaraci e Serrinha (Bahia) como bom exemplo de mobilização de combate à evasão escolar. No caso de Teresópolis, o foco é a redução da evasão principalmente na Educação de Jovens e Adultos (EJA), onde os estudantes, além das aulas regulares, podem se inscrever em oficinas de trabalho e de arte (como grafite, dança, curso para garçom, manicure, cabeleireiro, cursos de inglês e espanhol, de técnicas de secretariado). A condição para participar do projeto é ter boa frequência nas aulas regulares. A íntegra da matéria pode ser conferida através dos links

Aprovação de 90% dos alunos
Já a matéria do site Agenda 21 Comperj divulga o resultado da pesquisa de avaliação do programa Mais Educação, implantado em 40 escolas municipais e que amplia a jornada escolar através da oferta de atividades extracurriculares culturais e lúdicas. A pesquisa, realizada no fim do ano passado, revelou que 90% dos alunos no Ensino Regular que frequentaram 75% ou mais das atividades Mais Educação foram aprovados no ano letivo. Fatores como a valorização da proposta de Educação Integral, a adequação de espaços físicos escolares e a capacitação constante de profissionais envolvidos foram apontadas como merecedoras de atenção e de investimentos para uma melhor qualidade do tema no município.
A reportagem pode ser acessada através do link http://agenda21comperj.com.br/noticias/educacao-e-avaliada-em-teresopolis.

Números positivos
A reforma de 26 unidades escolares desde que o prefeito Arlei assumiu a Prefeitura, a construção do novo prédio da Escola Francisco Maria Dállia, em Bonsucesso, no 3º Distrito, a criação das creches Professora Mara Luciana Brandão Bravo, na Beira Linha, e Edomiro dos Reis Pacheco – Tio Domiro, no Jardim Féo, bem como do Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) Antonio Bento de Souza, no Meudon, e a contratação de professores compõem o quadro positivo da Educação Municipal.

Atualmente, Teresópolis possui 94 unidades na Rede Municipal de Ensino, entre creches, centros de educação infantil e escolas, e atende a 23.988 alunos. No total, 1.543 professores trabalham na rede, sendo 1.487 concursados. Dos 56 professores contratados, 30 firmaram contrato com a Prefeitura para atuarem a partir deste ano.

Em 2014, a Prefeitura distribuiu uniformes de verão para todos os alunos da Rede Municipal de Ensino, compostos de camiseta e bermuda para os meninos e camiseta e saia para as meninas, além de material de papelaria e 4.200 unidades de mobiliário a nove escolas municipais.

Balanço – Secretaria Municipal de Educação
94 Unidades de Ensino na Rede Municipal
1.543 Professores
26 Escolas Reformadas
Construção de Escola para 700 alunos
Criação de duas creches municipais e de um centro de educação infantil
Distribuição de Uniformes para os 23.988 Alunos da Rede Municipal
4.200 Unidades de Mobiliários para nove escolas
 

Seeduc nomeará 293 professores ainda este mês


Servidores começam a trabalhar imediatamente

A Secretaria de Estado de Educação já encaminhou à Casa Civil os processos referentes à nomeação de 293 aprovados nos concursos públicos para professor Docente I (16 horas e 30 horas), realizados em 2011 e 2013. Após a publicação no Diário Oficial, que ocorrerá ainda este mês, os profissionais deverão comparecer à Coordenação de Gestão de Pessoas das respectivas Diretorias Regionais para efetivarem a admissão e a posse, e darem início imediato ao trabalho em sala de aula.

Os candidatos deverão comparecer ao local designado, de acordo com a escala de convocação, munidos de documento de identidade, CPF, Pis/Pasep, Título de Eleitor, Carteira de Trabalho, Certificado de Reservista, diploma de conclusão, histórico escolar e comprovante de residência.

Desse quantitativo, 141 convocações são referentes ao concurso de 2011 e 152 ao de 2013. Entre as disciplinas contempladas estão Física, Artes, Biologia, Educação Física, Espanhol, História, Sociologia, Ciências, Inglês, Filosofia, Disciplinas Pedagógicas, Português, Geografia, Matemática e Química.

Com a publicação, os novos servidores irão se juntar aos 3.690 professores já admitidos até junho deste ano.

Confira, abaixo, a validade dos concursos para professor vigentes:

*2011 (16 e 30 horas) - 17/2/2016
* 2013.1 (16 e 30 horas) - 21/8/2015
* 2013.2 (16 e 30 horas) - 29/4/2015

quinta-feira, 10 de julho de 2014

Rio Futsal: Teresópolis/PMT/Kaedo é campeão estadual na categoria Sub-13





 Após a recente conquista da 6ª Copa InterTV de Futsal – Região Serrana pelos meninos da Sub-14,  a equipe de futsal Teresópolis/PMT/Kaedo conquistou mais um título, sagrando-se campeã na categoria Sub-13 do Campeonato Estadual da Liga Rio Futsal.


Em partida realizada no dia 5 de julho na quadra do CSSE, no Rio de Janeiro, Teresópolis venceu a equipe do Marã T.C. pelo placar de 06x05, sob o comando do técnico Sid Tavares. O artilheiro do grupo foi Adenilson, com 53 gols. Já o Sub-15 não conseguiu vencer a equipe do Bangu pela disputa do 3º lugar e terminou a competição na quarta colocação, o mesmo acontecendo com a categoria Sub-17.

As categorias de base de futsal de Teresópolis contam com o apoio da Prefeitura, através da Secretaria Municipal de Esportes, e da Liga Teresopolitana de Desportos (LTD), têm o patrocínio da Kaedo Cosméticos e de vários colaboradores.

“Parabéns a todos os atletas, comissão técnica e diretoria pelo brilhante trabalho realizado. Agradecemos aos nossos patrocinadores e colaboradores pelo empenho para que pudéssemos alcançar nossos objetivos”, enalteceu Zeca Godinho, coordenador das equipes de futsal da Secretaria de Esportes.

No dia 26 de julho, Teresópolis estreia no Campeonato Carioca da Rio Futsal, enfrentando o Fluminsense.

Ouvidoria do TJRJ divulga estatísticas de junho


A Ouvidoria do Poder Judiciário do Estado do Rio de Janeiro divulgou, nesta quinta-feira, dia 10, as estatísticas de junho do órgão. O Aviso nº 08/2014, que trata do assunto, assinado pela ouvidora-geral, Andréa Maciel Pachá, foi publicado hojeno Diário da Justiça Eletrônico.
Foram recebidas, no último mês, 2.673 manifestações de usuários. Destas,  já foram respondidas 1.536, o equivalente a 43%, e encontram-se em processamento 1.137 (57%).
Foram respondidas diretamente pela Ouvidoria 57% das manifestações. A maior parte dos usuários optou pela web (2.068) como canal de acesso para registrar sua manifestação. O teleatendimento (489), seguido do atendimento pessoal (99) ficaram comoo segundo e o terceiro canais mais procurados. Outros 15 usuários optaram pela petição como meio de manifestação, enquanto apenas dois utilizaram formulários nas urnas.
No primeiro semestre, foram recebidas, ao todo, 20.317 manifestações.  O mês com maior número de contatos realizados por usuáriosfoi o de fevereiro, com 4.287 registros.

Prova escrita de concurso para magistratura será no dia 27


A prova escrita do XLVI Concurso para Ingresso na Magistratura de Carreira do Estado do Rio de Janeiro, que compõe a segunda etapa do certame, será aplicada no próximo dia 27. A informação foi divulgada no Diário da Justiça Eletrônico desta quinta-feira, dia 10, pelo presidente da comissão do concurso, desembargador Sérgio Lúcio de Oliveira e Cruz.
O exame será realizado às 9h na Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro (Emerj), na Rua Dom Manuel, 25, Centro.  O prazo de duração da prova será de cinco horas, sendo obrigatória a permanência do candidato no local por, no mínimo, uma hora a contar do início da realização do exame.
A prova deverá ser feita com caneta esferográfica azul ou preta, indelével, fabricada em material transparente.  Somente será admitido na sala o candidato que estiver portando documento de identidade original em perfeitas condições, de forma a permitir, com clareza, a sua identificação.

Exposição ‘Teresópolis, outros olhares’ em exibição a partir da próxima semana




 A partir da próxima segunda-feira, 14, estará em exibição a mais nova exposição promovida pela Prefeitura, através da Secretaria de Cultura. Com o título ‘Teresópolis, outros olhares’, a mostra itinerante retratará o trabalho de quatro fotógrafos teresopolitanos, e começará seu roteiro pela área externa da Casa de Cultura Adolpho Bloch.

Com montagem e supervisão do coordenador de exposições da Secretaria de Cultura, Ricardo Guarilha, a mostra é uma homenagem pelo aniversário de 123 anos de Teresópolis, sob uma nova ótica. O município, em suas mais variadas nuances, é o destaque da exposição, porém, sob olhares de quatro diferentes profissionais de fotografia. Participam da exposição os fotógrafos Roberto Ferreira, Marcello Medeiros, José Nasser e Roberto Alves.

Montada em totens com imagens impressas, a mostra ficará exposta inicialmente na área externa da Casa de Cultura Adolpho Bloch, localizada à Praça Juscelino Kubitschek, s/nº - Araras. E, em médio prazo, será levada a outros espaços na cidade.
“Por sua beleza natural incomparável, imagens de Teresópolis sempre despertam o interesse do público. Desta vez, buscamos um formato diferente, mostrando os diferentes olhares sobre nossa cidade, a partir das lentes de quatro fotógrafos. Desde já, estão todos convidados a conferir a exposição”, destaca o Secretário de Cultura, Arnaldo Almeida.

Além desta, também pode ser vista até o fim do mês de julho na galeria da Casa de Cultura, a exposição ’60 anos de arte’, uma retrospectiva da carreira do artista plástico Sami Mattar. Com 30 telas, em estilo surrealista, a mostra pode ser vista de segunda a sábado, das 10h às 18h.

Texto: Geórgia Jahara

quarta-feira, 9 de julho de 2014

Novos telefones do Conselho Tutelar em Teresópolis

A Prefeitura de Teresópolis, através da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, informa os novos números de telefone celular do Conselho Tutelar:

(21) 9 6885 5005 (claro)
(21) 9 9695 5005 (vivo)

Órgão permanente e autônomo, o Conselho Tutelar tem a missão de fazer cumprir os direitos da criança e do adolescente, conforme os princípios estabelecidos pelo Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA). A Prefeitura mantém toda a estrutura necessária para seu funcionamento, como sede, mobiliário, equipamentos, telefone fixo na sede e celular para plantão, veículo com motorista e pessoal de apoio administrativo.

O Conselho Tutelar funciona de segunda a sexta, das 8h às 18h, na Rua Nilza Chiapeta Fadigas, 190, Várzea, e o telefone de contato é (21) 3641-3019. Aos sábados e domingos, o atendimento pode ser acionado também pelo Dique Denúncia, o Disque 100.

Vagas no Sine Teresópolis

 
Atenção para as  41 vagas disponibilizadas esta semana pelo Sine Teresópolis. O órgão alerta: a vaga pode ser preenchida a qualquer momento, dependendo da procura, mesmo antes da chegada do candidato ao Sine, visto que alguns empregadores podem fazer a seleção na própria empresa e não avisar o banco de emprego.

Empresas interessadas em disponibilizar vagas e trabalhadores podem se inscrever no posto do SINE e banco de empregos de Teresópolis, localizados na Travessa Ranulfo Féo, 36, loja 42, Centro. Os trabalhadores devem apresentar a carteira de trabalho, identidade, CPF e o cartão cidadão (PIS). O horário de atendimento é de segunda a sexta, das 8h30 às 16h30. O telefone para informações é (21) 2641-0357.

Almoxarife 1

Atendente de balcão 5

Auxiliar de administração 1

Auxiliar de depósito 5

Auxiliares administrativos e

de escritórios

Cozinheiro geral 1

Eletricista 4

Empregado doméstico nos

serviços gerais

Gerente administrativo de

lanchonete

Gerente de loja e

supermercado

Operador de caixa 1

Professor de inglês 1

Promotor de vendas 8

Serralheiro de alumínio 2

Vendedor - no comércio de

mercadorias

Vidraceiro 1

Vigia 4

Vigilante 1

terça-feira, 8 de julho de 2014

Secretaria de Educação convoca professores aprovados em concursos


Docentes devem ficar atentos à escola de convocação

A Secretaria de Estado de Educação publicou, no Diário Oficial desta terça-feira (08/07), a convocação de 32 aprovados referente aos concursos de 2013 – Inspetor de Alunos e concurso 2013.1.

Os candidatos devem comparecer ao local designado, de acordo com a escala de convocação, munidos de documento de identidade, CPF, Pis/Pasep, Título de Eleitor, Carteira de Trabalho, Certificado de Reservista, diploma de conclusão, histórico escolar e comprovante de residência.

Confira, abaixo, as páginas do Diário Oficial:
- Página 37
- Página 38 

Juizado do Torcedor realizou 21 audiências em jogos no Maracanã


Em todas as seis partidas da Copa do Mundo 2014, realizadas até agora no Maracanã, o posto do Juizado do Torcedor e dos Grandes Eventos, instalado no estádio pelo Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro (TJRJ), registrou algum tipo de ocorrência. 
Foram realizadas 21 audiências, das quais em 16 ficou estabelecida transação penal, com pagamento de multa ou cesta básica. Os atos ilícitos foram de natureza diversa, incluindo a venda de ingressos por cambistas, apreensão de drogas, desacato e calúnia. 
Na partida entre as seleções da França x Alemanha, na última sexta-feira, dia 4, o posto do juizado atendeu somente o caso de um colombiano que portava a identidade de outra pessoa. 
Marlon Daniel Castro Viancha foi detido ao tentar entrar no estádio, vestido com uma camiseta de voluntário da FIFA e credencial em nome e com a foto de Rafael Thoson Parise. Segundo foi apurado, a credencial da Fifa era autêntica. 
Na audiência realizada no Juizado, ficou determinada uma transação penal para o colombiano, que terá de pagar uma multa.

segunda-feira, 7 de julho de 2014

Prefeitura reforça sinalização nas ruas e avenidas










Os serviços de sinalização de trânsito são constantes em Teresópolis. Depois do novo asfaltamento da Av. Delfim Moreira, no centro da cidade, a secretaria de Segurança Pública deu inicio às operações de sinalização viária. Além da avenida, outras ruas dos bairros São Pedro, Barra e Paineiras foram beneficiadas com a pintura de faixas horizontais e quebra-molas.

A demarcação de vagas para veículos no Centro também está sendo reforçada.



O trabalho é uma iniciativa da Prefeitura que visa melhorar a qualidade de tráfego na cidade e reduzir acidentes. A operação está sendo feita para reforçar as marcações das faixas de pedestres, linhas de retenção e de divisão de pista e setas indicativas de direção.



Segundo o prefeito Arlei, a manutenção da sinalização é outra responsabilidade do seu governo. “A sinalização viária é fundamental para auxiliar motoristas e pedestres a terem maior segurança no trânsito”, ressaltou. Além das faixas, estão sendo pintadas no asfalto palavras de advertência como “Atenção”, “Devagar” e “Pare”, alertando aos motoristas para que diminuam a velocidade nestes locais. 



O secretário de Segurança Pública, Marcos Antonio da Luz, falou sobre a ação. “Muitas ruas da cidade foram drenadas e pavimentadas. Por isso estamos refazendo a sinalização viária, para proporcionar mais segurança aos motoristas, pedestres, ciclistas, todos que transitam pelas ruas. O trabalho de sinalização é muito importante para informar aos condutores de veículos aquilo que ele pode ou não fazer, evitando acidentes”, concluiu.

Para dinamizar os trabalhos, Da Luz determinou que a maior parte do serviço fosse feito à noite para não atrapalhar o trânsito durante o dia. A prioridade são os locais de cruzamentos perigosos e onde há grande fluxo de pedestres. A revitalização das ruas está sendo realizada com tinta termoplástica, que tem durabilidade maior que as comuns.


Justiça do Rio funcionará em regime de plantão nesta terça-feira


O Poder Judiciário estadual funcionará em regime de plantão nesta terça-feira, 8 de julho, para atendimento às medidas de caráter urgente (habeas corpus, prisão preventiva, busca e apreensão de menor, medida para ingresso em local onde exista alguém em risco etc). O expediente forense e os prazos processuais em todo o Estado do Rio foram suspensos em razão do decreto que estabeleceu ponto facultativo nas repartições estaduais a partir das 12h desta terça,  dia do jogo Brasil e Alemanha pela Copa do Mundo Fifa Brasil 2014. 
Na capital, o Plantão Judiciário funciona na Rua Dom Manuel,  s/nº,  e no interior do Estado, os Juízes de plantão nas varas e comarcas atenderão,  cumulativamente, a todas as comarcas de sua região, nas sedes dos respectivos fóruns em que se encontram em exercício. 
O Ato Executivo nº 1310/2014 foi assinado nesta segunda-feira, dia 7, pela presidente do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro, desembargadora Leila Mariano. Além da Copa do Mundo, a presidente do TJ do Rio considerou que não é viável a ocupação de toda máquina administrativa para funcionamento pelo período de apenas  uma hora, uma vez que o ponto facultativo nas repartições públicas estaduais será  a partir das 12h e o disposto no artigo 230 do Código de Organização e Divisão Judiciária do Estado do Rio de Janeiro (CODJERJ)  estabelece que o expediente forense será iniciado às 11h e encerrado às 18h. Mais informações sobre o Plantão Judiciário podem ser obtidas no site do TJRJ www.tjrj.jus.br

Prefeitura e repartições municipais funcionam até meio-dia nesta terça, 8

 


Torcedores assistirão ao jogo entre Brasil e Alemanha
nos telões instalados no Parque Regadas e em Bonsucesso

Nesta terça-feira, 8, o expediente na Prefeitura e nas repartições públicas municipais será encerrado às 12h, devido ao jogo de Brasil e Alemanha pela semifinal da Copa do Mundo. Entretanto, fica mantida a prestação dos serviços essenciais para a população.

Como acontece desde a abertura do Mundial, os torcedores da cidade e do interior poderão acompanhar a partida nos telões instalados pela Prefeitura na Avenida J. J. de Araújo Regadas – o Parque Regadas, na Várzea, e na Praça Samuel de Paula Macário, em Bonsucesso, no 3º Distrito.

URGÊNCIA E EMERGÊNCIA - Para atendimento médico de urgência, a Unidade de Saúde 24h Dr. Eitel Haje, no bairro de São Pedro, e o Serviço de Pronto Atendimento, em Bonsucesso, funcionarão em regime de plantão. Instalada na Rua Tenente Luiz Meirelles, no Bom Retiro, a UPA (Unidade de Pronto Atendimento 24 Horas) funciona dia e noite, inclusive sábado, domingo e feriados, para atender os casos de urgência e de emergência de baixa e média complexidade. 

POSTOS DE SAÚDE – Na terça, 8, as unidades e postos de saúde atenderão ao público até 12h. As consultas de rotina serão remarcadas para os dias mais próximos, de acordo com a agenda de cada médico. O atendimento ambulatorial será retomado na quarta-feira, 9.

REMÉDIOS – Devido ao expediente diferenciado, os pacientes que utilizam remédios de uso contínuo para hipertensão arterial e diabetes não serão prejudicados. Isso porque esses medicamentos são adquiridos de graça nas farmácias da cidade cadastradas no programa federal ‘Farmácia Popular do Brasil’. Basta apresentar receita médica e CPF.

DOAÇÃO DE SANGUE – O Hemonúcleo de Teresópolis atenderá até meio-dia, mantendo o plantão 24 horas para atender as demandas dos hospitais.

EDUCAÇÃO – As creches, escolas e centros municipais de educação infantil estarão fechados nesta terça, 8, e os alunos retomarão as atividades na quarta-feira, dia 9. 

SERVIÇOS ESSENCIAIS – A coleta de lixo domiciliar será normal. A Defesa Civil manterá equipe de plantão para atendimentos de emergência, podendo ser acionada pelo telefone 199. O efetivo da Guarda Municipal estará nas ruas orientando o trânsito. A administração do Cemitério Municipal funcionará com plantão 24 horas.

Seeduc convoca Inspetores de Alunos


Candidatos devem ficar atentos à publicação do edital no D.O.

O Secretário de Estado de Educação, Wilson Risolia, assinou, nesta quinta-feira (03/07), a nomeação de 24 aprovados no Concurso 2013 para o cargo de Inspetor de Alunos. O edital deverá ser publicado no Diário Oficial do Estado (D.O.) ainda neste mês de julho. Os candidatos deverão ficar atentos à publicação no D.O. e à escala de convocação.

De acordo com o edital, os nomeados deverão apresentar-se nos locais designados portando documento de identidade, CPF, Pis/Pasep, título de eleitor, carteira de trabalho, certificado de reservista, diploma de conclusão, histórico escolar e comprovante de residência, os nomeados deverão apresentar-se nos locais designados.

Os habilitados pela Equipe de Acompanhamento e Avaliação da Regional serão encaminhados à Superintendência de Perícia Médica e Saúde Ocupacional, para exame médico pré-admissional.

Sobre o Concurso
O Concurso 2013 para o cargo de Inspetor de Alunos foi homologado em setembro de 2013, estando vigente por dois anos. Até o final do mês de junho de 2014, já foram convocados 1.039 candidatos.

domingo, 6 de julho de 2014

SERVIÇO DE VISTORIA ITINERANTE ATENDE MUNICÍPIOS DO INTERIOR


São disponibilizados serviços como licenciamento anual e transferência de propriedade
                                             

O serviço de vistoria itinerante do Detran atende, a partir de segunda-feira (7/7), municípios do interior, como Pinheiral, Piraí, São José do Vale do Rio Preto, Rio das Ostras, Três Rios, Arraial do Cabo, Engenheiro Paulo de Frontin, Mendes, Areal, Iguaba Grande, Rio Claro, Sapucaia, Saquarema e Paraty.

São disponibilizados serviços de licenciamento anual, transferência de propriedade, transferência de município, transferência de jurisdição, 2ª via de CRV, inclusão e baixa de alienação, além de alteração de características. Os procedimentos serão realizados mediante agendamento prévio, pelos telefones 0800 0204 040 e 0800 0204 041 ou no site www.detran.rj.gov.br.

Julho- servidores da Prefeitura do Rio terão o direito de entrar de graça no Museu de Arte do Rio (MAR)


Até o fim deste mês, os servidores da Prefeitura do Rio terão o direito de entrar de graça no Museu de Arte do Rio (MAR), com amigos e parentes. Basta apresentar a carteira funcional ou o contracheque na bilheteria do museu para receber um ingresso para seu acesso e mais três para seus acompanhantes.
O MAR fica na Praça Mauá 5, no Centro do Rio, e funciona de terça-feira a domingo, inclusive nos feriados. Os portões ficam abertos das 10h às 17h. Mais informações podem ser obtidas pelos servidores por telefone. O número da central de atendimento é (21) 3031-2741. Há também o e-mail info@museudeartedorio.org.br.

Fonte: Extra Globo

Cursos gratuitos para professores da Rede Estadual do Rj


O governo do estado recebe inscrições, até o próximo dia 18, para 1.740 vagas em cursos gratuitos de aperfeiçoamento profissional, voltados para professores da rede pública estadual. Há turmas nas áreas de Biologia, Ciências, Física, Geografia, História, Língua Portuguesa, Matemática, Química e Sociologia. Podem participar do treinamento docentes do 9º ano do ensino fundamental e de todas as séries do ensino médio.
Os interessados devem acessar o site http://projetoseeduc.cecierj.edu.br/principal. O treinamento é oferecido pela Fundação Cecierj, do governo do estado, em unidades na Região Metropolitana do Rio e no interior. Haverá aulas presenciais, além de módulos pela internet.
O programa terá carga horária de 180 horas de aperfeiçoamento. Além disso, serão oferecidas disciplinas que completarão outras 200 horas, para caracterizar um curso de especialização, de 11 meses. Os professores selecionados receberão um certificado ao fim da capacitação. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (21) 2380-9108.


Extraído do Extra On Line