sexta-feira, 17 de junho de 2016

NOTA À IMPRENSA

17/06/2016 - 18:18h - Atualizado em 17/06/2016 - 18:19h 


Decreto do Poder Executivo, publicado no Diário Oficial nesta sexta-feira (17/6), estabelece estado de calamidade pública no âmbito da administração financeira do Estado do Rio de Janeiro, devido à grave crise econômica que assola o estado.

O texto afirma que a crise, provocada pela queda na arrecadação, principalmente do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) e royalties e participações especiais do petróleo, vem impedindo o Estado do Rio de Janeiro de honrar os seus compromissos para a realização dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016.
 

O decreto autoriza as autoridades competentes a adotar medidas excepcionais necessárias à racionalização de todos os serviços públicos essenciais.
 

O decreto afirma, ainda, que a crise financeira vem acarretando severas dificuldades na prestação dos serviços públicos essenciais e pode ocasionar o total colapso na segurança pública, saúde, educação, mobilidade e gestão ambiental e a consequente interrupção da prestação de serviços públicos essenciais, que afetaria a população do estado.
 

O Governo do Rio informa que o decreto é mais uma medida de transparência do Estado em relação à crise financeira. Aliado aos decretos nºs 45.680 e 45.682, publicados recentemente, autoriza a adoção de novas propostas destinadas a cortar gastos.

Trata-se, portanto, de um instrumento inserido em um conjunto de providências voltadas a demonstrar que o Estado não medirá esforços para otimizar a gestão pública.


quinta-feira, 16 de junho de 2016

Visualizações de página hoje 16/06 anuncie aqui wilsonleitemendes@yahoo.com.br



Visualizações de páginaMais estatísticas »
Gráfico de visualizações de página do Blogger
Principais origens de tráfego - m.facebook.com | www.google.com.br |wilsonleitemendes.blogspot.com

Procon Teresópolis tem resposta positiva em 80% das demandas 15/06/2016

B.A.S.E. S em Teresópolis: Ação social na Praça Olímpica terá serviços de saúde, atividades esportivas e culturais no fim de semana



– Atendimento odontológico, cadastro de currículos para Banco de Talentos, corte de cabelo, teatro e intervenções artísticas circenses fazem parte da ação social que vai movimentar a Praça Olímpica Luís de Camões neste fim de semana. A iniciativa é do Sistema Fecomércio-RJ (Federação do Comércio do Estado do Rio de Janeiro) e tem o apoio da Prefeitura, através das Secretarias de Esportes e de Segurança Pública.

O evento faz parte do B.A.S.E. S - Base de Ação Social e Educativa, que por meio do Sesc RJ e Senac RJ tem como objetivo promover a inclusão social e capacitação profissional. A programação acontecerá nestes sábado e domingo, dias 18 e 19 de junho, das 9h às 17h. Estão previstas diversas oficinas em áreas como beleza, moda, gastronomia, tecnologia, entre outros, além de atendimentos de saúde e atividades socioculturais e recreativas para adultos e crianças.

FIM DE SEMANA, DIAS 18 E 19 DE JUNHO

• SUSTENTABILIDADE
Sábado e domingo / 10h às 16h
- Oficina de reaproveitamento banners que viram bolsas

• SAÚDE
Sábado e domingo
9h às 17h Atendimento odontológico

10h às 16h
- Orientação sobre DSTs e Câncer de Mama
- Aferição de Pressão Arterial
- Dosagem de Glicose e Colesterol
- Índice de Massa Corporal e Orientação Nutricional
- Escovação e Orientação de Saúde Bucal

13h às 14h
- Contação de História – Saúde no Trânsito

• CULTURA
Sábado e domingo
- Cantinho Cultural | Pontos de Leitura - 10h às 16h
- Teatro de Bonecos - “O Menino e o Jacaré” – 11h
- Intervenção artística circense: perna de pau e malabares - 10h às 16h
- Contação de Histórias – Abridor de Gaiolas - 14h
- Teatro de Lambe-Lambe “Zicartola” - 14h às 16h

Sábado
- Espetáculo infantil “Tem Areia no Maiô” - 15h às 15h40

Domingo
- Fanfarra Damas de Ferro - 15h30

• ESPORTE, RECREAÇÃO E EDUCAÇÃO
Sábado e domingo

10h às 16h
- Miniesportes: tênis de mesa, badminton, mini golfe, mini tênis, esgrima, boxe, arco e flecha e turn ball.
- Oficina de Skate
- Jogos Gigantes: dominó, dama, vareta, amarelinha, jogo da velha e twister
- Espaço Criança – Cama de gato, blocos de montar e encaixe

 10h às 12h / 14h às 16h
- Oficina de DJ

• AÇÃO SOCIAL
Sábado e domingo
- Oficina de essências – 10h às 16h
- Aulão de dança para idosos – 10h30

• EDUCAÇÃO
Sábado e domingo / 10h às 16h
- Oficina de construção de bonecos

• BELEZA E BEM-ESTAR
Sábado e domingo / 10h às 16h
- Quick Massage (massagem rápida)
- Corte de Cabelo
- Maquiagem

• GASTRONOMIA
Sábado e domingo
- Oficina A Horta à Mesa - Caminho Sensorial, Horta Vertical e Mercadinho - 11h às 14h / 15h às 16h
- Oficina de Cupcake - 10h às 11h / 14h às 15h

• SERVIÇOS
Sábado e domingo / 10h às 16h
- Atendimento Programa Senac de Gratuidade (PSG): cadastramento de interessados
- Rio Solidário - Cadastro de currículos para Banco de Talentos
- DETRAN: emissão de 1ª e 2ª vias de RG
- Defensoria pública: assessoria jurídica geral, ofício de habilitação de casamento e ofício de gratuidade para certidões de casamento, nascimento e óbito.

Sine Teresópolis 16/06


quarta-feira, 15 de junho de 2016

Marcha Azul Marinho acontece em Teresópolis





- Percorrendo por duas das principais avenidas da cidade, Lúcio Meira e Feliciano Sodré, as Guardas Municipais do estado do Rio de Janeiro fizeram nesta quarta-feira, 15, a I Marcha Azul Marinho de Teresópolis. O movimento visa apresentar aos legisladores e gestores públicos do município a importância da implantação da Policia Municipal Preventiva. Regulamentado pela Lei 13022/14, o documento confere às Guardas Municipais poder de polícia, auxiliando na manutenção da ordem pública. A mobilização contou com a presença dos guardas civis das cidades do Rio de Janeiro, Macaé, Duque de Caxias, Petrópolis, Belford Roxo, Magé, São João de Meriti e outros.

GOVERNO DO RIO DIVULGA MAIS DE 1,3 MIL VAGAS DE EMPREGO


 » Ascom da Secretaria de Trabalho e Renda
As ofertas podem chegar a ganhos de R$ 3 mil, mais benefícios

O Governo do Rio de Janeiro divulga 1.358 oportunidades de emprego em todo o estado. Os salários podem chegar a R$ 3 mil, mais benefícios. São chances para ambos os sexos e exigem formação entre o ensino fundamental incompleto e o superior completo.

Existem 25 vagas para deficientes, entre elas, dez para Faxineiro, dez para Operador de Caixa e cinco para Recepcionista.

A Capital tem 1.232 chances, com destaque para 150 vagas para Operador de Telemarketing, 100 para Operador de Empilhadeira, 94 para Servente de Limpeza, 75 para Estoquista, entre outras. Na Região Metropolitana, são 38 vagas, sendo dez para Açougueiro, dez para Operador de Empilhadeira, cinco para Recepcionista de Consultório Médico, entre outras.

Para a Região Serrana, são 21 vagas, sendo três para Costureiro, duas para Garçom, duas para Recepcionista de Hotel, entre outras. No Médio Paraíba, são 22 chances. Entre elas estão cinco para Auxiliar de Lavanderia, uma para Pizzaiolo, uma para Ferramenteiro, entre outras. O Noroeste Fluminense oferece 20 vagas para Jardineiro.

As inscrições para se candidatar às vagas coletadas pela secretaria podem ser feita nos postos SINE/Setrabou no site maisemprego.mte.gov.br. A secretaria também mantém em seu site o PDF com a distribuição de chances existentes por região e função.

O banco de dados de emprego pode sofrer alterações momentâneas como inclusão/fechamento de vagas ou ampliação/redução de ofertas.

Procon de Teresópolis tem 80% das reclamações resolvidas

Atendimento acontece de segunda a sexta no 1º piso da Prefeitura



 Em Teresópolis, o Procon, que funciona na Prefeitura, atua na orientação dos consumidores, analisa e encaminha reclamações e busca a melhor solução para cada caso. Cerca de 80% dos atendimentos feitos ao órgão obtêm êxito.

De acordo com a coordenadora da unidade, Martha Correa, são feitos cerca de 20 atendimentos diários, além das ligações recebidas. A maioria das reclamações se refere a mercadorias não entregues no prazo estipulado, com defeitos ou danificadas; e demora no restabelecimento ou ineficiência na prestação de serviços.

“Orientamos as pessoas sobre seus direitos e deveres com relação aos produtos comprados e ao fornecimento de serviços contratados. Se houver alguma falha ou erro da empresa, o cliente pode nos procurar para tentar resolver o problema”, destaca Martha Correa.

A coordenadora explicou que a busca da resolução das demandas é feita inicialmente por telefone. Geralmente, após dois ou três dias, a empresa dá retorno sobre a questão. Cerca de 80% dos atendimentos feitos no Procon de Teresópolis obtêm êxito.

 “A maioria das empresas hoje tem uma preocupação muito grande em atender o consumidor. Se as pessoas estão satisfeitas, vão comprar mais e se não tiverem suas expectativas atendidas, vão reclamar. Então, essas reclamações, na maioria das vezes, são direcionadas ao Procon e aos juizados”.

Martha Correa aconselha o consumidor a procurar primeiro o Procon para resolver a sua demanda administrativamente. Depois, a pessoa pode acionar a justiça para solicitar a reparação indenizatória. “No Procon, a lei não prevê o pedido de indenização. Mas independentemente disso, o consumidor pode buscar na justiça a reparação financeira pelos prejuízos sofridos”, concluiu a coordenadora.

O atendimento no Procon é gratuito e acontece nas segundas, quartas e sextas, das 12h às 18h, e, terças e quintas, das 14h às 18h, sendo que dúvidas podem ser esclarecidas pelo telefone 2742-3352 ramal 205.

Foto: Jorge Maravilha


Companheiro Paul Harris

 Foi entregue ao presidente do Rotary Club Paquequer, radialista  Wilson Mendes,  na última reunião 15/06 o certificado companheiro Paul Harris, uma homenagem do governador do distrito 4750 Américo Xavier Maia Neto 2015/2016. A entrega do diploma foi feita pela Governadora Assistente (GA),  Neuza Biolchini que assume no dia 26/06 a presidência do Rotary Club Teresópolis. 
O que é o companheiro Paul Harris;

No início, os Companheiros Paul Harris costumavam receber um certificado de reconhecimento. Em 1969, a Fundação lançou o primeiro Medalhão Companheiro Paul Harris na Convenção do RI em Honolulu, EUA. A peça foi criada pelo artista japonês Fiju Tsuda, de acordo com as orientações do então curador da Fundação Kyozo Yuasa. Hoje em dia, os homenageados recebem um certificado e um distintivo de lapela, e têm a opção de comprar o medalhão.





Neusa Biolchini Rotary Club Teresópolis e o médico Antonio Francsico


Rotary Teresópolis Paquequer faz parceria com a Cruz Vermelha de Teresópolis

Álvaro Ayres (CVB) Neuza Biolchini (Rotary Teresópolis) e Ricardo (CVB)
Na reunião ordinária do Rotary Club Teresópolis Paquequer, 15/06, no salão dos Rotarys na Taberna Alpina,  foi dado os primeiros passos para uma parceria entre o club e a instituição Cruz Vermelha de Teresópolis. Na ocasião foi proferida uma palestra do médico proctologista, Dr. Antonio Francisco que fez uma explanação sobre Doenças Sexualmente Transmissíveis e como preveni-las. Compareceram ao encontro, Dr. Alvaro Ayres, presidente da Cruz Vermelha em Teresópolis o vice-presidente Ricardo a futura presidente do Rotary Teresópolis Neuza Biolchini e sócios do clube que foram prestigiar o evento que ocorreu no final do ano Rotário. Para o presidente do clube, Wilson Mendes, essa parceria será um avanço no trabalho realizado pela CVB-Teresópolis que sempre contou com o apoio dos dois rotarys da cidade. "Mais uma vez será muito bom trabalharmos juntos ajudando a quem precisa" concluiu. 

A logomarca da Cruz Vermelha Brasileira no salão do Rotary


Rotarianos atentos ao palestrante


Ao fundo a mesa diretora presidida por Wilson Mendes, tendo do lado esquerdo Ana Faria. E do lado direito Àlvaro Ayres e Neuza Biolchini


Dr. Antonio Francisco, médico proctologista

Telefone 199 da Defesa Civil está com defeito. Contatos pelo e-mail decteresopolis@gmail.com


terça-feira, 14 de junho de 2016

2º Curso em Defesa Civil acontecerá no Centro de Informações Turísticas da Várzea



Pré-inscrição continua aberta. Aulas serão
realizadas nos dias 21, 23, 28 e 30 de junho


 Marcado para os dias 21, 23, 28 e 30 de junho, o 2º Curso Básico em Defesa Civil será realizado no Centro de Informações Turísticas (Praça Olímpica Luís de Camões), na Várzea. Voltada aos potenciais agentes voluntários de defesa civil em suas comunidades, a iniciativa tem o objetivo de conscientizá-los e treiná-los nas ações relacionadas à minimização de desastres, como enchentes, alagamentos e escorregamentos de terra.

A pré-inscrição continua aberta e qualquer pessoa interessada com mais de 18 anos pode participar. É preciso apresentar original e cópia de documento de identidade com foto, comprovante de residência e atestado médico para as atividades práticas, preencher e assinar a ficha de inscrição.

Para se inscrever, basta clicar no link http://www.dcteresopolis.blog.br/cbedc.asp ou se dirigir à Secretaria Municipal de Defesa Civil. O órgão funciona na Avenida Rotariana, 1.595/2º andar – prédio do Centro de Informações Turísticas de Teresópolis, no Soberbo, com atendimento de segunda a sexta, das 9h às 18h.

Dia 21/06, Terça-feira, 18h:
MÓDULO I – INTRODUÇÃO E CONCEITOS GERAIS
• Aula inaugural.
• Histórico, Legislação, Conceituação Básica em Defesa Civil, Defesa Civil de Teresópolis, Problemas que envolvem a comunidade e possibilidades de atuação, Introdução à percepção de risco, Conceitos básicos de Ameaça, Vulnerabilidade e Risco.
• Desastres naturais, tecnológicos, sociais, biológicos e mistos, Conceito de desabrigado e desalojado, Abrigo temporário, As especificidades de um abrigo: recepção, triagem, atividades educativas e recreativas.


Dia 23/06, Quinta-feira, 18h:
MÓDULO II – PERCEPÇÃO DE RISCOS HIDROLÓGICOS, GEOLÓGICOS E ESTRUTURAIS
• Introdução à prevenção de desastres; tipologia, cenários, indicadores, critérios; identificação e mapeamento de áreas de risco de enchentes e inundações.
• Identificação e mapeamento de áreas de risco de escorregamentos; principais estruturas da construção; noções de sintomas e falhas nas estruturas.

Dia 28/06, Terça-feira, 18h:
MÓDULO III – METEOROLOGIA, MONITORAMENTO e SISTEMA DE ALERTA E ALARME
- Introdução à meteorologia e monitoramento; monitoramento de cheias.
- Operacionalização do sistema de alerta e alarme.

Dia 30/06, Quinta-feira, 18h:
MÓDULO IV – COMBATE A INCÊNDIO, SALVAMENTO E PRIMEIROS SOCORROS
- Combate a incêndio.
- Salvamento, primeiros socorros.
- Encerramento.

BOM DIA CIDADE 14 06 2016 | O SEU ADVOGADO RESPONDE - DR. JARBAS CARVALHO

WILSON MENDES ENTREVISTA MAURÍCIO LOPES

WILSON ENTREVISTA VEREADOR SÉRGIO PIMENTEL

CORPO DE BOMBEIROS INICIA POSTAGEM DA TAXA DE INCÊNDIO


 » Ascom da Secretaria de Defesa Civil
Vencimentos estão agendados entre os dias 11 a 15 de julho

O Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Rio de Janeiro (CBMERJ) iniciou a postagem dos boletos da taxa de incêndio 2016. Os vencimentos, referentes ao exercício de 2015, estão agendados entre os dias 11 e 15 de julho. Os valores do tributo variam entre R$ 25,49 (para imóveis com até 50 metros quadrados de área construída) e R$ 1.529,12 (bens não-residenciais com mais de mil metros quadrados).

As cobranças serão enviadas por correio. O contribuinte que não receber ou quiser se antecipar pode consultar o site do Funesbom e imprimir o boleto, desde que tenha em mãos o número de inscrição predial, que consta do carnê do IPTU. Em seguida, basta informar o município. Até a data do vencimento, o pagamento pode ser efetuado em qualquer agência bancária ou nas casas lotéricas.


Taxa de Incêndio - A contribuição é uma obrigação tributária, prevista no Código Tributário do Estado do Rio de Janeiro. É exigida aos municípios abrangidos pelo sistema de prevenção e extinção de incêndios, tanto naqueles que possuem o serviço instituído pelo Estado, quanto nos municípios vizinhos, desde que as suas sedes sejam distantes até 35 km (trinta e cinco quilômetros) das sedes dos municípios em que o serviço esteja instalado.
 

Os recursos são aplicados no reequipamento operacional, na capacitação e atualização de recursos humanos e na manutenção do Corpo de Bombeiros e dos órgãos da Secretaria de Estado da Defesa Civil, sempre visando à melhoria da prestação de serviços à população.

Isenção - Conforme prevê a legislação vigente ficam isentos do pagamento da taxa de incêndio os aposentados, pensionistas e portadores de deficiência física, proprietários ou locatários de apenas um imóvel residencial no Estado do Rio de Janeiro, medindo até 120 (cento e vinte) metros quadrados, e que percebam proventos ou pensão de até 5 (cinco) salários mínimos, além de igrejas e templos de qualquer culto. A isenção será concedida CBMERJ mediante a apresentação, pelo beneficiário, da prova do atendimento dos requisitos acima estabelecidos.


Step Inteligente e Solidário arrecada roupas de frio para instituições 1...

Procon-RJ autua sites de quatro lojas por ofertas enganosas no Dia dos Namorados


img-sem-imagem_1465928319.57.jpg

Com base em levantamento feito pela própria Autarquia, o Procon Estadual autuou as empresas CNova (responsável pelos sites das redes Ponto Frio, Extra e Casas Bahia) e B2W (responsável pelo site das Lojas Americanas) por propagandas enganosas em ofertas para o Dia dos Namorados. O monitoramento dos sites sob responsabilidade destas empresas foi feito tomando como base os preços anunciados entre 11 e 13 de maio, cerca de um mês antes do Dia dos Namorados, e comparados com os valores anunciados como promoções em 10 de junho. Em alguns casos, produtos custavam até R$ 100 a mais do que há um mês, configurando falsas promoções.



Foram monitorados cerca de 500 produtos dos setores de games, informática, perfumes, relógios, tablets e smartphones. Ao todo, o monitoramento encontrou sete produtos com problemas. De acordo com o Procon Estadual, o número baixo pode ser explicado pelo fato de que foram feitas menos promoções para o Dia dos Namorados em 2016 em comparação com os anos anteriores. Foram três irregularidades encontradas no site do Ponto Frio, duas no das Lojas Americanas, uma no do Extra e uma no das Casas Bahia.



O produto com a maior diferença de preço detectado foi o notebook Sansung Chromebook 2 Intel Dual Core nas Lojas Americanas. No site da empresa, em 11 de maio, ele custava R$ 1.199. No monitaramento realizado no mesmo site, no dia 10 de junho, ele estava em promoção com o preço de R$ 1.299.



As lojas autuadas terão um prazo de 15 dias úteis, contados a partir da notificação, para apresentar as defesas. Caso o prazo não seja cumprido ou os argumentos não sejam aceitos pelo Setor Jurídico do Procon Estadual, as empresas poderão ser multadas. O valor máximo, previsto pelo Código de Defesa do Consumidor, (CDC), pode chegar à casa dos R$ 9 milhões. Os sites das lojas MagazineLuiza, O Boticário, Submarino e Walmart também foram monitorados, mas não foram encontradas irregularidades neles.



> Ofertas com problemas



Lojas Americanas



Notebook HP 14AC139BR Intel Core I5



Preço em 12 de maio: R$ 2.649



Preço em 10 de junho: R$ 2.699,10



Diferença: R$ 50,10






Notebook Samsung Chromebook 2 Intel Dual Core



Preço em 12 de maio: R$ 1.199



Preço em 10 de junho: R$ 1.299



Diferença: R$ 100






Casas Bahia



Smartphone Samsung Galaxy J1 Mini Duos branco



Preço em 12 de maio: R$ 448,90



Preço em 10 de junho: de R$ 642 por R$ 499,21



Diferença: R$ 50,31






Extra



Tablet Bravva BV-Quad, 8GB, tela 7 polegadas



Preço em 12 de maio: R$ 209



Preço em 10 de junho: R$ 234,90



Diferença: R$ 25,90






Ponto Frio



Smartphone Samsung Galaxy J7 Duos branco



Preço em 12 de maio: R$ 1.198



Preço em 10 de junho: R$ 1.199



Diferença: R$ 1






Smartphone Samsung Galaxy Gran Prime Duos G531H



Preço em 12 de maio: R$ 729



Preço em 10 de junho: R$ 756



Diferença: R$ 27






Smartphone Samsung Galaxy S6 Edge



Preço em 12 de maio: R$ 2.344,90



Preço em 10 de junho: R$ 2.399



Diferença: R$ 54,10