sexta-feira, 9 de março de 2012

VAGAS SINE

Secretaria Municipal do Trabalho e Emprego
Posto SINE - Teresópolis – RJ
Data: 09/03/2012
Vagas disponíveis:
Vaga disponível
Qtde oferecida pela empresa
Balconista Lanchonete
02
Atendente Telemarketing
01
Garçom
06
Barman
01
Caixa Drogaria
02
Caixa Restaurante
02
Ajudante de Cozinha
02
Cozinheira
02
Manobrista
01
Web Designer
01
Pizzaiolo
01
Recepcionista
02
Carpinteiro (Comprovação carteira)
01
Armador de Ferragens  (Comprovação carteira)
01
Bombeiro Hidráulico (Comprovação carteira)
01
Oficial de Serviços Gerais
01
Caseiro (Comprovação carteira)
02
Doméstica
01
Porteiro
01
Vendedor
02
Oficial de Serviços Gerais
01
Agente de Credito
01
WEBMASTER
01
Cortador de Mármore
01
Servente
03
Pedreiro
01
Zelador
01
Mecânico Diesel
03
Mecânico Automóvel
01
Manutenção Mecânica
01
Vendedor Automóvel (c/ experiência no ramo)
01
Vendedor de Caminhões (c/experiência no ramo)
01
Técnico de Segurança do Trabalho (Comprovação carteira, masculino
01
Frentista (Noturno)
01
Ajudante Carga e Descarga  
02
Gerente Administrativo
01
Supervisão de Produção
01

Sorteio de Vale Gás da Nacional gás a vencedora foi Evandra Custodio da Silva, moradora no bairro São Pedro. Todo dia tem sorteio de brindes no Tere Alerta pela rádio Teresópolis basta ligar para o 2643-5555, quando a produção ligar para a sua casa não diga Alô diga Bom Dia Terê Alerta!!

Fotos de Hanna Scalli.




Parabéns, Evandra!!!!!!!:)

Estelionatário está usando o nome da Cedae para aplicar golpes



Um estelionatário usando uniforme da concessionária de água Cedae vem aplicando golpes em alguns moradores do bairro do Alto, usando como subterfúgio para entrar na casa um erro de aferição no valor da conta de consumo. Segundo uma vitima que não registrou queixa na 110DP, o golpe consiste em aferir o hidrômetro com o argumento de que a conta está sendo cobrada com um valor acima do consumido.  Depois de convencer o morador do erro,  ele pede o número da conta bancária para que a companhia de água faça a devolução da diferença. Quando o consumidor se distrai ele retira do talão vários cheques e sai sem deixar pistas. O marginal além do uniforme usa também o crachá da empresa. A denúncia foi encaminhada a superintendência da Cedae em Teresópolis e ao Disque Denúncia da Policia Militar que atende pelo telefone 2742-7755.

Ação mulher na Fonte Santa



O posto de saúde familiar do bairro Fonte Santa, as margens da estrada Rio- Bahia realiza no dia 11 de março-domingo, um evento em comemoração ao Dia Internacional da Mulher. Os profissionais de saúde que trabalham nessa unidade convidam os moradores dos bairros Fonte Santa e Quinta Lebrão para participarem dessa festa que contará com distribuiçãode brindes ,aferição de pressão e atendimento profissional feito pelas  médicas Denise Borges, Maria Cristina e Denise Gomes Barbosa. Os organizadores esperam contar com a participação da comunidade nesse dia em que acontecerá mais uma etapa do projeto “Ação Mulher 2012”.

Prefeitura inicia Operação Cidade Limpa




Ação de recolhimento de carros abandonados em vias públicas começou nesta quinta-feira

 Foi iniciada nesta quinta-feira, dia 08, a Operação Cidade Limpa, iniciativa de recolhimento de carros e sucatas de veículos abandonados em vias públicas. A ação, que será realizada constantemente pela Secretaria Municipal de Segurança Pública, começou no bairro de São Pedro. Até a próxima semana, a equipe pretende percorrer ainda os bairros Paineiras e Alto. O objetivo é desobstruir calçadas e ruas, facilitando a circulação de pedestres e veículos.

“Veículos mal conservados abandonados em vias públicas, além de atrapalhar o trânsito e a livre circulação dos pedestres, acabam se transformando em depósitos de lixo e de água parada ou, até mesmo, esconderijo de pessoas mal intencionadas. Tudo isso prejudica a população”, disse o Secretário de Segurança Pública, Marcos Antônio Da Luz.

 Os carros recolhidos são removidos para o Depósito Municipal, em Três Córregos. Para a liberação do veículo, o proprietário deve estar com a documentação em dia e pagar as despesas de reboque e diárias. A população interessada em denunciar onde se encontram veículos abandonados deve ligar para (21) 3642-8299.


Texto: Fabiana Fuchs
Foto: Marco Esteves



Operação Cidade Limpa: Prefeitura recolhe carros e sucatas de veículos abandonados em vias públicas
https://mail.google.com/mail/ca/images/cleardot.gif


quinta-feira, 8 de março de 2012

Evento comemorativo Dia da Mulher

Secretaria Municipal dos Direitos da Mulher
Endereço: Rua Heitor de Moura Estevão nº279
Vázea- Teresópolis - RJ -  Cep 25950-000
Tel: 2643-4741 - 2643-4884
Prefeitura Municipal de Teresópolis 




quarta-feira, 7 de março de 2012

Congresso aprova multa a empresa que pagar salário menor a mulher

O Senado aprovou nesta terça-feira projeto que multa as empresas que pagarem às mulheres salários inferiores aos dos homens quando ambos ocuparem as mesmas funções.

A multa estipulada pelo projeto é de cinco vezes a diferença entre os salários durante todo o período de contratação da funcionária.

Como a proposta foi aprovada em caráter terminativo pela Comissão de Direitos Humanos no Senado, e já foi aprovada na Câmara, segue para sanção da presidente Dilma Rousseff --se não houver pedido para que seja votada no plenário da Casa.

Relator do projeto na comissão, o senador Paulo Paim (PT-RS) disse que a multa obriga as empresas a pagarem às mulheres salários equivalentes aos dos homens como forma de acabar com a discriminação entre os sexos.

"A iniciativa é bem-vinda pois se revela com grande sensibilidade social e política com uma causa justa, já que consistirá numa ferramenta jurídica a efetivar o princípio de igualdade de todos perante a lei de homens e mulheres em direitos e obrigações", disse Paim.

Segundo o senador, a multa não sofre desatualização monetária --o que facilita a sua aplicação.

"O valor é proporcional ao agravo, tem caráter pedagógico bastante perceptível por guardar estreita vinculação com as consequências do ato discriminatório e inova ao estabelecer que o seu valor será revertido em favor da empregada discriminada", afirmou Paim.

O relator afirma que a proposta não é inconstitucional, uma vez que a legislação brasileira prevê a "igualdade de todos perante a lei" entre os direitos fundamentais da Constituição Federal.
Fonte: Folha Online - 06/03/2012



Texto : Gabriela Guerreiro



UNIFESO convida


Acontece nesta quinta, dia 8 de março, no Tribunal do Júri, no Campus Sede do UNIFESO, mesa redonda sobre o tema “Aplicação da Lei Maria da Penha”. Oferecida pelo curso de Direito, a atividade acontece das 19h às 22h, e vai contar com a participação da promotora Dra. Soraya Taveira  Gaya; do delegado titular da 110ª Delegacia de Polícia, Dr. Walter Barros; e da médica Dra. Maria da Conceição Monteira Salomão.









Promotora de Justiça Soraya Gaya



De tanto os ouvintes do programa Terê Alerta reclamarem  quanto aos carros nas calçadas a Prefeitura Municipal de Teresopolis, resolveu atraves da Secretaria Municipal de Segurança Pública tomar uma decisão que era solicitada pela população- retirar as sucatas das calçadas e multar os veiculos estacionados em locais proibidos. A editoria do blog recebeu da Assessoria de Comunicação essa noticia;

Prefeitura recolhe carros abandonados em vias públicas

  A Secretaria Municipal de Segurança Pública dá início nesta quinta-feira, 8, à operação de recolhimento de carros e sucatas de veículos abandonados em vias públicas. A ação começará pelos bairros de São Pedro e Paineiras e será realizada das 7 às 15h. O objetivo é desobstruir ruas e calçadas e facilitar a circulação de veículos e pedestres.

“A ideia é livrar as ruas e calçadas dos veículos abandonados, que acabam se transformando em depósitos de lixo e de água parada, além de esconderijo para pessoas mal intencionadas, oferecendo risco à população”, explica o Secretário de Segurança, Marcos Antonio da Luz, acrescentando que os carros recolhidos serão removidos para o Depósito Municipal, em Três Córregos. 
A operação será levada a todos os bairros.

Texto: Silvia Pimentel

Secretaria de Educação promove Programa de Capacitação dos Cuidadores





  A Secretaria Municipal de Educação, através da Divisão de Educação Especial, iniciou nesta terça-feira, 6, em seu auditório no Edifício APA, o Programa de Capacitação dos Cuidadores. A iniciativa tem como objetivos acolher, integrar e reconhecer os profissionais que atuam na função de apoio pedagógico, refletindo sobre as atividades, posturas e competências necessárias para o desenvolvimento dos alunos com necessidades especiais.

  O Secretário Municipal de Educação, professor Leonardo Vasconcellos, explica que a função do cuidador é justamente apoiar os alunos especiais, criando uma relação de afetividade, observando suas potencialidades e cuidando para não enfatizar suas limitações. “É uma função nova em nossos quadros e que é vista com muito carinho pela Secretaria Municipal de Educação, já que esses profissionais trabalham com foco na inclusão a partir da socialização”, ressaltou.

  Reconhecendo a importância desse profissional, da possível ampliação do quantitativo de cuidadores e da demanda de trabalho com foco na inclusão, a Divisão de Educação Especial da Secretaria de Educação tornou realidade a capacitação, com objetivo de garantir a participação efetiva do aluno com necessidades especiais nas atividades pedagógicas, respeitando seu ritmo e suas potencialidades.

  Para a cuidadora Ângela Aparecida de Souza, do CEMEI Maria Tereza, a iniciativa foi realmente importante. “Essa capacitação é essencial para satisfazer nossos anseios e tirar dúvidas quanto à função de cuidador. Sei que não há uma fórmula mágica para o trabalho, mas tenho certeza de que esses encontros podem nos ajudar muito em relação ao nosso desempenho”, comemora Ângela.

  O Programa de Capacitação dos Cuidadores será realizado em quatro encontros, com duração máxima de quatro horas por encontro, e os cuidadores receberão um certificado de participação com frequência mínima exigida de 75%. Os encontros terão como técnica de trabalho: grupo operativo, simulação de situação-problema, discussão de casos e aulas expositivas.

  Segundo a psicóloga e psicopedagoga Márcia Cristina, chefe da Divisão de Educação Especial da Secretaria, este é apenas o começo do trabalho que será realizado com os cuidadores municipais visando ao seu aperfeiçoamento e capacitação. “Este é o pontapé inicial que nasceu da necessidade de oferecer uma formação a este personagem que surgiu recentemente no cenário da educação especial do município”, diz Márcia.

  Os próximos encontros acontecem nos dias 3 de abril, 8 de maio e 5 de junho, todos realizados no Auditório da Secretaria Municipal de Educação, no Centro da cidade.

Texto e fotos: Marcelo Ferreira

  





A Chefe da Divisão de Educação Especial, Márcia Cristina, inicia o Programa de Capacitação dos Cuidadores
https://mail.google.com/mail/ca/images/cleardot.gif


Cuidadores da Rede Municipal de Educação participam da capacitação


Auxílio transporte 2012: beneficiários assinam termo de compromisso dia 12




  Publicado nas Matérias Oficiais da Prefeitura no último sábado, 3, edital solicitando que os 149 estudantes habilitados e classificados no programa do auxílio transporte 2012 compareçam na Secretaria de Desenvolvimento Social no dia 12 de março (Av. Alberto Torres, 1148 – Alto).  

Eles deverão apresentar a cópia do cartão bancário contendo os dados da conta corrente de sua titularidade, onde será depositado o valor do benefício, além da grade de horário atualizada, a fim de preencher o Termo de Compromisso. Quem não comparecer ou deixar de apresentar algum dos documentos solicitados será desclassificado e perderá a ajuda de custo. O atendimento acontecerá das 9h às 16h.

Receberão o auxílio transporte 2012 quatro alunos de Educação Profissionalizante e 145 estudantes de cursos do Ensino Superior. Dos 149 beneficiados e que têm renda bruta familiar igual ou inferior a quatro salários mínimos (R$ 2.488), 106 estudantes pagam transporte diário e receberão 50% do salário mínimo de auxílio transporte. Já os 43 alunos de transporte eventual farão jus a 25% do mínimo.

Esses percentuais atendem ao artigo 5º do Decreto Nº 4.174, de 31 de janeiro de 2012, que dispõe sobre a nova regulamentação da inscrição, seleção, concessão e pagamento do auxilio transporte a alunos residentes em Teresópolis. 
A previsão é de que o benefício seja liberado todo dia dez de cada mês.

Análise aponta que água de sete fontes da cidade é boa para consumo


    De acordo com as amostras coletadas pela Secretaria Municipal de Saúde e analisadas em fevereiro pelo Laboratório Central Noel Nutels (LACENN-RJ), referência neste tipo de serviço, a água de sete das dez fontes examinadas em Teresópolis está própria para consumo. São elas: Fonte Judith, no Alto; Fonte Fonte Santa; Fonte Brahma; Fonte Santa Ângela, no Vale do Paraíso; Fonte Tijuca e Fonte da Saúde, na Tijuca; e Fonte São Sebastião, em Pimenteiras. As fontes Amélia, no Alto, Taumaturgo e Praça Taumaturgo estão impróprias para o consumo. O relatório aponta presença de coliformes fecais na água.

Para evitar riscos à saúde, é recomendada a adoção de medidas preventivas antes do consumo, já que a água das fontes pode sofrer variações de potabilidade, devido a alterações climáticas e do ambiente do entorno onde elas se localizam. Por isso, os usuários são orientados a sempre ferver ou filtrar e clorar a água, a fim de eliminar microorganismos causadores de doenças.

A vigilância da qualidade da água das fontes da cidade é uma ação de rotina, feita mensalmente sob a responsabilidade da equipe do programa Vigiágua, setor ligado à Divisão de Vigilância Ambiental da Secretaria de Saúde. O controle segue determinação do Ministério da Saúde, a fim de garantir que a água consumida pela população atenda ao padrão e normas estabelecidos na legislação vigente. O monitoramento também atende à solicitação da Câmara Técnica de Saneamento do Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente.


Texto: Fabiana Fuchs

terça-feira, 6 de março de 2012

Rua Maracajés pede socorro



Buracos, falta de iluminação pública e ausência de manutenção são algumas das reclamações  feitas pelos moradores da Rua Maracajés na servidão do mesmo nome, bairro Jardim Meudon. A moradora Marly Santos foi uma das vitimas dos enormes buracos existente nessa rua e também na servidão. A ouvinte do programa Terê Alerta  reclama ainda da iluminação pública o que leva os moradores a ficarem a mercê dos bandidos que aproveitam -se da falta de energia  para usar drogas e ameaçar os transeuntes. As reclamações foram encaminhadas à Secretaria de Serviços Públicos e também ao comando do 3° Batalhão da Policia Militar para que uma patrulha passe a fazer o policiamento ostensivo 

Inseto barbeiro foi encontrado no bairro Espanhol em Teresópolis




    A moradora Karina Fermiano, moradora no bairro Espanhol, enviou a produção do programa um e-mail, relatando ter encontrado o inseto transmissor da doença de Chagas, na Servidão Alfredo Soares, 68 próximo a uma padaria. De acordo com  Karina, foi feita uma limpeza na servidão e logo depois, começaram a aparecer os transmissores da doença,  em paredes e degraus que ligam a parte baixa do bairro com as casas mais altas. Algumas fotos do inseto  foram encaminhadas à Secretaria Municipal de Saúde quel  ficou de enviar ao local uma equipe de técnicos para confirmar o fato. Na opinião dos moradores a presença de funcionários da saúde municipal no bairro é de fundamental importância no combate ao percevejo que está aparecendo em vários lugares do bairro Espanhol.
Vale lembrar que os barbeiros também chamados chupões, chupanças, bicudos,fincões ou protocós são insetos muito conhecidos das populações rurais de várias regiões do Brasil.Sua importância é grande pois podem ser transmissores de uma grave doença para o homem- A Doença de Chagas.

segunda-feira, 5 de março de 2012


No dia 8 de março comemoramos o Dia Internacional da Mulher, como não poderia deixar de ser,  estaremos dedicando um grande espaço para divulgar algumas informações sobre os avanços que as mulheres estão conseguindo obter nos novos tempos, para isso fomos procurar algumas informações que servem como indicativo de como a mulher era tratada e por que no dia 8 de março é celebrado o Dia Internacional da Mulher;
Dicas de saúde e bem estar da mulher você também encontrará aqui.  :)

Quem tem direito à licença-maternidade? 

A licença-maternidade é um direito de todas as mulheres que trabalham no Brasil e que contribuem para a Previdência Social (INSS), seja através de empregos com carteira assinada, temporários, trabalhos terceirizados e autônomos ou ainda trabalhos domésticos. 

O valor da licença-maternidade é igual ao do salário mensal no caso de quem tiver carteira assinada ou exercer trabalho doméstico. 

Mesmo donas-de-casa ou estudantes que não tenham salário, mas que decidam pagar mensalmente para a Previdência, podem usufruir da licença depois de pelo menos 10 meses de contribuições. Nesse caso, o valor do salário-maternidade é o do salário referência da contribuição (se a pessoa contribui sobre o salário mínimo, recebe na licença um salário mínimo por mês). 

Têm direito ainda ao afastamento mulheres que sofrem um aborto espontâneo ou dão à luz um bebê natimorto, assim como mulheres que adotam crianças. 

De quanto tempo é o afastamento? 

O afastamento é de no mínimo quatro meses ou 120 dias corridos -- que vale para todas as mulheres -- e de no máximo seis meses, dependendo do tipo de ocupação que a futura mamãe tenha. Isso porque a lei que prevê a ampliação da licença de quatro para seis meses ainda não foi aprovada para todas as categorias profissionais. 

Atualmente as funcionárias públicas federais têm direito ao afastamento de seis meses ou 180 dias, assim como servidoras da maioria dos Estados do país e de inúmeros municípios. Além delas, mulheres que trabalham para empresas privadas podem ou não ter o benefício, dependendo da decisão da própria companhia, que recebe um incentivo fiscal para estender a licença, mas não é obrigada a fazê-lo. 

Alguns sindicatos do país também procuram negociar junto às empresas a ampliação para seis meses da licença para trabalhadoras dos seus setores. A maneira mais garantida de você saber se terá ou não direito aos seis meses é procurando informações no departamento de recursos humanos da sua companhia ou conversando diretamente com seu chefe, se estiver em uma empresa menor. 

No caso específico de adoções, o tempo de licença varia conforme a idade da criança adotada. Se ela tiver até 1 ano de idade, a licença é de 120 dias; se tiver entre 1 e 4 anos, a licença é de 60 dias; e se tiver de 4 a 8 anos, a licença é de 30 dias. 

Abortos espontâneos antes de 23 semanas de gestação dão direito a um afastamento de duas semanas. Perdas após a 23a semana são consideradas pela lei como parto, portanto a licença passa a ser de 120 dias. 

Quem paga o salário da licença-maternidade? 

No caso de mulheres com carteira assinada, a empresa paga o salário integral, que depois é repassado à companhia pelo INSS. Nas instâncias em que a empresa concede a ampliação de dois meses da licença, para os 180 dias, o empregador paga a totalidade desses salários e depois desconta o valor inteiro do imposto de renda. 

Para as mães que são autônomas, exercem trabalho doméstico ou adotam um bebê, o pedido da licença tem que ser feito diretamente na Previdência, que se encarregará dos pagamentos. 

Mulheres com mais de um vínculo empregatício têm direito a receber o salário-maternidade relativo a cada um dos empregos. 

E quem estiver desempregada pode receber a licença ? 

Sim, as mulheres desempregadas também têm direito à licença, lembrando que grávidas com carteira assinada não podem ser demitidas a partir do momento em que notificam a gestação ao empregador e se não estão mais em período de experiência de três meses. A empresa que demitir uma mulher grávida sem ser por justa causa deve pagar todos os salários correspondentes ao período de licença a que ela teria direito, além dos outros direitos trabalhistas. 

No caso de uma demissão por justa causa ou por iniciativa da própria da mulher, ela terá direito à licença remunerada paga pelo governo, mesmo que tenha parado de contribuir à Previdência durante um determinado prazo. 

Esse prazo é de 12 meses a partir da demissão ou da última contribuição para todas as pessoas e de 24 meses para aquelas que tenham contribuído por ao menos 10 anos. O período de "proteção previdenciária" pode ainda ser estendido por outros 12 meses se a mãe comprovar que continua desempregada. 

Um exemplo prático. Uma mulher que foi demitida em janeiro, parou imediatamente de pagar o INSS e ficou grávida no mês seguinte ainda assim poderá entrar com o pedido de salário-maternidade junto ao governo. O valor do salário será calculado de acordo com a categoria profissional a que pertence a pessoa. 

A partir de quando vale a licença-maternidade? 

Na verdade, o afastamento começa quando a futura mamãe decidir -- pode ser até 28 dias antes do parto, ou então a partir da data de nascimento do bebê. Se tiver algum problema médico, é possível ampliar o repouso duas semanas antes e duas semanas depois do parto (com apresentação de atestado médico). 

Para se que se inicie o recebimento do salário-maternidade, é necessário apresentar um atestado médico ou a certidão de nascimento do bebê. Fora esses documentos, as empresas costumam também pedir a carteira de trabalho e o número do PIS. 

Para mais informações sobre licença-maternidade e diferentes categorias profissionais, acesse o site da Previdência Social e procure por "salário-maternidade". 

A mulher pode juntar férias à licença-maternidade? 

Sim, é possível juntar os 30 dias de férias à licença-maternidade. Para isso, a mulher tem de ter direito às férias (depois de um ano de trabalho) e precisa da aprovação da empresa. 

As férias costumam ser acrescentadas ao final da licença-maternidade. 

Vale lembrar que os meses de afastamento da licença equivalem normalmente como trabalho para a contagem do direito às próximas férias. 

E o pai, tem direito a afastamento? 

O pai da criança tem direito a uma licença-paternidade remunerada de cinco dias corridos, a partir da data de nascimento do bebê. 

A licença-paternidade vale para funcionários com carteira assinada. 

Existem projetos tramitando no Congresso brasileiro para ampliar a licença para 15 dias corridos. 

Períodos de licença maternidade no mundo