Através do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), o Senai Rio está com inscrições abertas para 3.145 vagas em diversos cursos gratuitos em suas unidades até o próximo domingo, dia 15 de julho. Entre essas oportunidades que estão sendo oferecidas aos alunos do 2º ou 3º ano do Ensino Médio regular na rede pública estadual de ensino, está o curso técnico de automação industrial.

O técnico em automação industrial atua na instalação e manutenção de instrumentos de controles de processos de fabricação. Ele utiliza tecnologia das áreas de eletrônica, mecânica, microinformática e aplicações. Com 320 vagas distribuídas em quatro unidades do Senai (Benfica, Duque de Caxias, Itaguaí e Macaé), o curso tem duração de aproximadamente dois anos e visa qualificar o aluno numa área que cresce a cada dia, como explica o chefe de Educação Profissional do Centro de Tecnologia Senai Automação e Simulação, Maurício Rocha Bastos.

"Ele é um mercado crescente a medida que as indústrias se modernizam. A grande base da indústria é a mecãnica. Hoje os técnicos em automação ja correspondem cerca de 15% dos profissionais de nivel técnico de uma planta industrial. A tendência de crescimento do tecnico de automação é o mesmo do crescimento da indústria. Esse percentual tende aumentar", diz.

As inscrições deverão ser feitas no site da Secretaria de Estado de Educação http://conexao.educacao.rj.gov.br/pronatectec/, que também ficará responsável pela seleção dos candidatos. Mais informações sobre as vagas do Senai no Pronatec também podem ser consultadas no site www.firjan.org.br/cursosenai


Paulo Santos/ O Dia