sábado, 20 de setembro de 2014

Quiosques do Soberbo não funcionarão nos próximos dois finais de semana



Domingo tem música na Feirinha com a Banda Comadre Dávilla
  Em reunião realizada, no Centro de Informações Turísticas do Soberbo, ficou definido que os quiosques que funcionam na Praça Senta a Pua, e que serão substituídos pelos novos, de alvenaria, não funcionarão nos próximos dois finais de semana. O objetivo é finalizar as obras de remodelação do espaço público e que são realizadas pela Prefeitura, como ajardinamento, pintura e instalação dos aparelhos das academias populares.

A reunião foi realizada entre o secretário de Turismo, Ronaldo Fialho, e os representantes dos trabalhadores dos quiosques, Luiz Nepomuceno Junior, Adriana Lopes e Rita Bendita Lopes e Raimunda Menezes.

O secretário falou sobre o andamento das obras e fez algumas colocações sobre o funcionamento dos quiosques, lembrando o respeito às normas legais, relativas à fiscalização sanitária e de outros órgãos do poder público.

Ronaldo Fialho informou que os quiosques não funcionarão nos próximos quinze dias. “Para evitar a degradação dos novos quiosques e dar maior comodidade aos turistas e visitantes, os quiosques não funcionarão ao público nos próximos dois finais de semana. No entanto, o Centro de Informações Turísticas estará aberto e funcionando normalmente no atendimento ao público”, afirmou o secretário.

Comadre Dávilla na Feirinha
A Secretaria de Turismo informa ainda que, dando continuidade ao projeto ‘Música na Feirinha’, de valorização e de incentivo ao turismo, neste domingo, 21, haverá show a partir das 14 horas com a Banda Comadre Dávilla. O local é a praça de alimentação e eventos da Feirinha de Teresópolis, que funciona nos fins de semana na Praça Higino da Silveira, no Alto. A iniciativa conta com a parceria da ALFA – Associação Livre da Feirinha do Alto, do Teresópolis Convention & Visitors Bureau e do Sesc.
 

sexta-feira, 19 de setembro de 2014

Convite para palestra sobre Síndrome Alcoólica Fetal


22º Salão Nacional da Primavera será aberto ao público neste sábado



Solenidade de premiação acontece na próxima semana

 A partir deste sábado, 20, estará aberto oficialmente, na Casa de Cultura Adolpho Bloch, o 22º Salão Nacional da Primavera. Promovido pela Sociedade dos Artistas de Teresópolis - Soarte, em parceria com a Prefeitura, através da Secretaria de Cultura, o salão deste ano conta com a participação de cerca de 100 obras, entre pinturas, desenhos e esculturas. Os melhores trabalhos serão conhecidos no dia 26 de setembro, às 19h, quando será realizada, também na Casa de Cultura, a cerimônia de premiação.

Com inscrições realizadas no início de setembro, o Salão da Primavera deste ano conta com obras confeccionadas por artistas plásticos de Teresópolis, Rio de Janeiro e Cabo Frio, entre outros municípios do estado.

Os trabalhos inscritos serão avaliados na próxima semana pela comissão julgadora, que selecionará as obras tendo como base critérios como qualidade técnica e criatividade. Os melhores trabalhos serão premiados com medalhas de ouro, prata e bronze, além de receber menções honrosas.

Além do Salão da Primavera, será entregue ainda no dia 26 a premiação aos vencedores do 7º Concurso Nacional de Poesia, também promovido pela Soarte, com tema livre e dividido entre as categorias adulto e juvenil.

Com montagem do coordenador de exposições da Secretaria de Cultura, Ricardo Guarilha, os trabalhos do Salão da Primavera ficarão abertos à visitação pública até o dia 11 de outubro, podendo ser vistos de segunda a sábado, das 10h às 18h, na Casa de Cultura.

“Com certeza teremos uma grande noite de festa, premiando trabalhos de excelente qualidade, dignos não só dos artistas teresopolitanos, mas de todos aqueles que compõem a Soarte, uma das mais tradicionais entidades de Teresópolis com dedicação às artes plásticas. Não só a noite de premiação, mas a exposição em si merece o prestígio do público”, comenta o secretário de Cultura, Arnaldo Almeida.

Texto: Geórgia Jahara
Foto: Regina Tavares
Arte e-banner: Ricardo Guarilha

quinta-feira, 18 de setembro de 2014

Candidatas a Miss Teresópolis visitam Prefeitura

Recepcionadas pelo prefeito Arlei, candidatas a Miss Teresópolis Oficial 2015 visitaram a Prefeitura

Prefeito Arlei e Luis Costa, coordenador do concurso de beleza

Liniane Souza, representando a Quinta da Barra, busca coroação como Miss Teresópolis 2015

Prefeito Arlei entregou um buquê de flores para cada candidata a miss

Prefeito Arlei entregou um buquê de flores para cada candidata a miss

Prefeito Arlei e as 14 candidatas a Miss Teresópolis Oficial 2015


 Recepcionadas pelo prefeito Arlei, as 14 candidatas ao título de Miss Teresópolis Oficial 2015 visitaram a Prefeitura na tarde desta quinta-feira, 18, acompanhadas do coordenador do concurso, Luis Costa. O objetivo foi apresentar ao executivo municipal as participantes do concurso de beleza que representam 14 bairros e localidades da cidade. O Miss Teresópolis Oficial 2015 acontece neste sábado, 20, às 20h, no Ginásio Pedro Jahara, o Pedrão. No evento, a atual Miss Teresópolis, Yasmin Motisuki, passará a coroa para a vencedora.

“Gostaria de parabenizar o Luis Costa por mais este concurso de beleza de Teresópolis.  A Prefeitura atua como parceira do evento, pois a iniciativa traz para nossa cidade uma imagem positiva e leva o nome de Teresópolis para diversos lugares”, disse o prefeito Arlei.

Luis Costa falou sobre os oito anos do evento na cidade. “Precisamos mostrar que nossa cidade é repleta de mulheres bonitas. Teresópolis é tricampeã no Miss Estado do Rio de Janeiro, participamos do Miss Brasil, e nossas mini-misses estão seguindo carreira em grandes emissoras. Esses são alguns frutos do trabalho que realizamos há quase dez anos”, disse.

Representando a Quinta de Barra, Liniane Souza participa de concursos de beleza desde os 13 anos. Aos 19 anos, a candidata a Miss Teresópolis Oficial 2014 possui um título na carreira. Liniane foi Miss Teresópolis Juvenil aos 14 anos de idade. “Quando venci o Miss Juvenil foi uma experiência maravilhosa na minha vida, algo que carrego até hoje”, disse a participante, torcendo para que chegue logo o grande dia do Miss Teresópolis. “Estou muito ansiosa, mas preparada. Que a vencedora represente bem a nossa cidade na etapa estadual”, finalizou.

Com o discurso na ponta da língua, as candidatas ao título 2014 conversaram com o prefeito sobre diversos temas, entre eles, saúde, educação, ações de políticas públicas e moradia. Após o bate-papo, o prefeito Arlei entregou um buquê de flores para cada candidata, desejando sorte. “Desejo boa sorte e muito sucesso a todas, independente do resultado final”, concluiu. Em seguida, todas as participantes conheceram o hall da Prefeitura, onde é contada a história política da cidade.

Texto: Heliny Quintanilha
Fotos: Marco Esteves

quarta-feira, 17 de setembro de 2014

Em Teresópolis, final de semana dedicado ao Orgulho LGBT



No sábado, 20, ação social promovida pelo Grupo Diversidade, e no dia 21, a 4ª Parada do Orgulho LGBT prometem movimentar a cidade

Apostando em uma campanha contra a discriminação e a favor de políticas públicas em Teresópolis, no próximo final de semana, 20 e 21, A ONG Grupo Diversidade de Teresópolis realizará dois eventos dedicados ao Orgulho LGBT (Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais). No sábado, 20, uma ação social acontece na Praça Balthasar da Silveira – a da Matriz de Santa Teresa. E no domingo, 21, a 4ª Parada do Orgulho LGBT Teresópolis movimenta as ruas do centro da cidade.

A ação social, que acontece na Praça Balthasar da Silveira a partir das 10h, terá serviços de saúde, como aferição de pressão, medição de glicose e vacinação, além da emissão da 2ª via de documentos.

Já a 4ª Parada do Orgulho LGBT de Teresópolis promete animar o domingo do teresopolitano. A concentração para a passeata acontece no pátio da Prefeitura Municipal, às 13h, de onde os participantes seguirão até a Avenida J. J. de Araújo Regadas, na Várzea, onde haverá shows com a temática LBGT até as 21h30.

“Temos como principal objetivo promover a mobilização da comunidade LGBT, tanto dia 20 quanto no dia 21, sendo um evento voltado para um público geral. Estamos há cinco anos em busca de políticas públicas para a classe LGBT”, disse o presidente da ONG Grupo Diversidade LGBT de Teresópolis, Luciano Lima.

Texto: Heliny Quintanilha
Fotos: Jeferson Hermida

Hemonúcleo de Teresópolis comemora 14 anos



Aniversário terá café da manhã especial e sorteio de brindes


 O Hemonúcleo de Teresópolis completa no sábado, dia 27, 14 anos de existência e para comemorar será oferecido para os doadores um café da manhã especial durante a próxima semana, entre os dias 22 e 26, além de sorteio de brindes, como camisas e garrafas de água. O slogan escolhido para marcar a data é ‘14 Anos Salvando Vidas. A Vida em Suas Veias’.

O Hemonúcleo de Teresópolis é responsável pelo fornecimento de sangue para o próprio município e também para São José do Vale do Rio Preto, Guapimirim e Bom Jesus de Itabapoana. O banco de sangue tem capacidade para coletar até 25 bolsas por manhã. Na parte da tarde, são feitos o fracionamento e a armazenagem do material, que segue para o HemoRio (Instituto Estadual de Hematologia Arthur de Siqueira Cavalcanti) para testagem sorológica.

O banco de sangue possui um ambulatório de inaptos, no qual é feito atendimento às pessoas que se prontificaram a ser doadoras, mas que a análise sorológica apontou alguma patologia, impedindo a doação. Esse atendimento é feito às quintas-feiras, na parte da tarde pela médica responsável pelo local, Jéssica de Souza Campos.

“Não nos preocupamos somente com os receptores de sangue, mas também com os doadores. Assim realizamos o atendimento das pessoas inaptas, dando orientações sobre os resultados apontados na testagem sorológica. Nós solicitamos um exame confirmatório, notificamos a Divisão de Vigilância Epidemiológica e fazemos os encaminhamentos adequados”, explica a médica.

Atualmente o Hemonúcleo atende a cerca de 300 doadores por mês, somando em 2014, até o momento, em torno de três mil atendimentos. Para incentivar o gesto de doar, são promovidas ações voltadas para esse intuito, como a palestra que Jéssica Campos realizou no Unifeso esta semana para estudantes dos cursos de Administração, Ciências Contábeis e de Direito, dentro do projeto da universidade Calouro Solidário.

Serviço volta a funcionar de segunda a sexta

Para doar, é necessário estar bem alimentado, mas não ter ingerido alimentos ricos em gordura, possuir boa saúde e idade entre 16 e 67 anos. Quem estiver apto a doar deve comparecer ao Hemonúcleo da cidade (Rua Francisco Sá, 299 – Várzea) para realizar a doação. O atendimento que desde o último dia 1º de setembro estava sendo feito segundas, quartas e sextas, a partir da próxima segunda, dia 22, volta a ser de segunda a sexta, das 8h às 12h.

terça-feira, 16 de setembro de 2014

Secretario de Segurança Pública alerta população para a falsificação de talões do estacionamento rotativo

Secretário Marcos Antônio da Luz mostra o talão falsificado do Pare Legal

VERDADEIRO: Talão da Prefeitura devidamente identificado com brasão

FALSO: Talão não possui o brasão da Prefeitura de Teresópolis



Pare Legal da Prefeitura em novo endereço

 Com o intuito de promover mais facilidade para os usuários do Pare Legal (estacionamento rotativo municipal), a Secretaria de Segurança está transferindo a sede do serviço para o Centro Administrativo Municipal, na Várzea, antigo prédio do Fórum. Atualmente, o Pare Legal funciona no terminal rodoviário José de Carvalho Janotti.

“O Pare Legal é o estacionamento cobrado no centro da cidade pela Prefeitura, para que possamos manter a manutenção da via. A partir da semana que vem, já estaremos funcionando no Centro Administrativo para oferecer mais comodidade às pessoas que compram os talões”, explicou o Secretário de Segurança Pública, Marcos Antônio da Luz.

Este final de semana, o Secretário Da Luz tomou conhecimento da falsificação de talonários do Pare Legal. Após a apreensão de um talão falsificado, o secretário alerta a população para essa prática.

“É importante que possamos transmitir à população o que está acontecendo com relação aos talões do Pare Legal. As pessoas devem ficar atentas que existem dois indivíduos entregando talonários da Prefeitura falsificados, principalmente no bairro do Alto e no início da Avenida Feliciano Sodré, próximo a Casa e Vídeo”.

Os talões do estacionamento rotativo possuem o brasão da Prefeitura e são distribuídos por funcionários devidamente identificados. Os talões falsificados não possuem identificação da Prefeitura de Teresópolis, além de ter um valor mais caro: os talões adulterados custam R$ 3, enquanto o estacionamento da Prefeitura custa R$ 2.

“Caso um usuário pegue um talonário e verifique que ele não possui o emblema da Prefeitura e está sendo entregue por uma pessoa não identificada com o uniforme do Pare Legal, este usuário deve ligar para o número 3642-8299, telefone da Guarda Municipal, e denunciar. Assim poderemos fazer a apreensão e realizar a detenção desses indivíduos”, finalizou o Secretário Marcos Antônio da Luz.

Texto: Heliny Quintanilha
Fotos: Ramon Pozes

CRAS Alto comemora o Dia do Idoso com passeio ao Rio de Janeiro




Grupo vai visitar Forte de Copacabana e o Museu de Arte Moderna

Em comemoração ao Dia Nacional do Idoso, celebrado em 27 de setembro, integrantes do Serviço de Fortalecimento de Vínculos e Convivência Familiar do Centro de Referência de Assistência Social - CRAS/Alto, vinculado à Secretaria M. de Desenvolvimento Social, vão fazer um passeio ao Rio de Janeiro, no próximo dia 25. O grupo vai visitar o Forte de Copacabana e o Museu de Arte Moderna, além de fazer um piquenique no Aterro do Flamengo.

“Na nossa gestão, já realizamos passeios dentro do município. Desta vez, os participantes terão a oportunidade de ir à capital. Promover essas atividades é importante porque incentiva a convivência entre eles em ambientes diferenciados, fora das instalações do CRAS”, destaca a coordenadora do CRAS/Alto, Adriana Marques, explicando que o grupo sairá em um ônibus fretado do Ginásio Pedro Jahara, o Pedrão, às 8h, com retorno por volta das 16h.

O CRAS Alto funciona de segunda a sexta, das 8h às 17h. Atende em torno de 1.600 famílias do Corta Vento, Cascata Guarani, Beira Linha, Jardim Serrano, Granja Guarani e Alto, oferecendo oficinas de artesanato, costura artesanal, alongamento, memória e alfabetização; assistência psicológica; palestras; reuniões de apoio e cadastramento no Programa Bolsa Família, entre outros serviços. O telefone para informações é (21) 2742-3045.

Inscrições para o Conselho Tutelar são prorrogadas até o dia 19 de setembro





  O Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) prorrogou o prazo de inscrição para a eleição ao cargo de conselheiros tutelares 2014/2015. Os candidatos poderão se inscrever entre esta quarta, 17, e sexta, 19 de setembro. A eleição se refere ao preenchimento de duas vagas para conselheiro titular e a dez para conselheiro suplente. Os interessados podem se candidatar pessoalmente na sede do CMDCA (Rua Nilza Chiapeta Fadigas, 190, 2º andar, Sala 4, Várzea), das 9h às 13h.



Quem desejar se inscrever deve estar atento aos requisitos para a função de conselheiro tutelar, entre eles, ter mais de 21 anos, ensino médio completo e experiência comprovada de, no mínimo, dois anos na área de defesa dos direitos ou de atendimento à criança e ao adolescente. A eleição acontece no dia 16 de novembro. Entretanto, os candidatos inscritos farão provas objetiva e discursiva e de redação no dia 12 de outubro.
​ Segue abaixo cronograma das etapas da seleção.​



O CMDCA é responsável pelo processo de eleição, que é rigorosamente fiscalizado pelo Ministério Público. O Conselho Tutelar é um órgão permanente e autônomo, que tem como missão zelar pelo cumprimento dos direitos da criança e do adolescente, conforme os princípios estabelecidos pelo Estatuto da Criança e do Adolescente.



Os conselheiros tutelares têm como função atender casos em que crianças e adolescentes têm seus direitos violados ou são vítimas de negligência, exploração, discriminação, violência e crueldade.

Eventos
Datas
Período de  Inscrição
11/08/2014 à 05/09/2014
Prorrogação
17 a 19/09/2014
Divulgação do Resultado
23 a 25/09/2014
Recurso e Impugnação
26 a 30/09/2014

Divulgação Resultado Final

03/10/2014

Estudo Dirigido

11/10/2014

PROVA OBJETIVA/PROVA DISCURSIVA/REDAÇÃO

12/10/2014

Divulgação dos Gabaritos Preliminares das Provas Objetivas

---------

Interposição de Recursos contra as questões das Provas

--------

Resultado dos Recursos contra as questões das Provas

--------

Divulgação/Publicação do Resultado Final

23/10/2014

Eleição dos Membros do Conselho

16/11/2014

Publicação Resultado da Eleição

17 a 19/11/2014

Curso de Capacitação

24/11/2014 à 5/12/2014

Resultado Final do Processo de Eleição Conselho Tutelar

08/12/2014

Posse Conselheiros Tutelares

09/12/2014 à 12/12/2014



Obs: As datas marcadas com ---- dependem da empresa contratada para a prova

segunda-feira, 15 de setembro de 2014

Hoje dia, 15 de setembro é o Dia de Prevenção da SAF



Dr. Álvaro Ayres da Cruz Vermelha Brasileira e do Rotary Club Teresópolis Paquequer

Saúde divulga resultado da análise da água de treze fontes da cidade

 


Dando continuidade à vigilância periódica da qualidade da água das fontes da cidade, a Secretaria Municipal de Saúde divulgou o resultado do exame microbiológico feito nesta terça-feira, dia 9 de setembro. De acordo com as amostras coletadas em 13 pontos, e analisadas pelo Laboratório Bacteriológico de Análise de Água para Consumo Humano, da Secretaria de Saúde, as fontes João Raposo (Tijuca), Taumaturgo e Praça Tauma a Secretaria Municipal de Saúde divulgou o resultado do exame microbiológico feito no dia 11 de agosto. turgo encontram-se impróprias para consumo.

Como a água pode sofrer variações de potabilidade, devido a alterações climáticas e do ambiente do entorno onde as fontes se localizam, os usuários são orientados a sempre ferver ou filtrar e clorar a água antes de ser consumida. O procedimento atende a Portaria 2.914/2011, do Ministério da Saúde, que dispõe sobre os procedimentos de controle e de vigilância da qualidade da água para consumo humano e seu padrão de potabilidade.

O monitoramento microbiológico da água das fontes da cidade é feito pela equipe do Programa Vigiágua, setor ligado à Divisão de Vigilância Ambiental da Secretaria de Saúde. Atendendo determinação do Ministério da Saúde, o acompanhamento é periódico, a fim de garantir que a água consumida pela população atenda ao padrão e normas estabelecidas na legislação vigente.

Resultado da análise
• Fonte Judite (Alto) – Própria para consumo
• Fonte Amélia (Alto) – Própria para consumo
• Fonte Alexandre Fleming (Vale do Paraíso) - Própria para consumo
• Fonte Brahma (Várzea) - Própria para consumo
• Fonte Fonte Santa – Própria para consumo
• Fonte Perpétuo (Rua Zenóbio da Costa, nº 148) – Própria para consumo
• Fonte Santa Ângela (Vale do Paraíso) – Própria para consumo
• Fonte São Sebastião (Pimenteiras) - Própria para consumo
• Fonte da Saúde (Tijuca) – Própria para consumo
• Fonte Sete Tanques (Rosário) – Própria para consumo
• Fonte João Raposo (Tijuca) – Imprópria para consumo
Fonte Taumaturgo (Taumaturgo) – Imprópria para consumo
Fonte Praça Taumaturgo (Taumaturgo) – Imprópria para consumo

*Tendo em vista os resultados, foi orientada a adoção das seguintes medidas: 1) Interdição das fontes impróprias e investigação de possíveis danos na tubulação ou outras formas de contaminação da água; 2) Orientação aos usuários para que filtrem a água antes de beber, mesmo a das fontes que estão próprias para consumo; 3) Providenciar o reforço e a ampliação do serviço de monitoramento das fontes públicas, conforme solicitado pela Câmara Técnica de Saneamento do Comdema – Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente; 4) Informar a população sobre a potabilidade de cada fonte através da manutenção de placas indicativas.