sexta-feira, 12 de dezembro de 2014

Neli Pampillón lança livro no Bistrô 1912 da Vila Sankt Gallen





 Foi realizado na última quinta-feira, 11, no Bistrô 1912 da Vila Sankt Gallen, no Alto, o lançamento do Livro ‘Viajar é Preciso...’ Escrito pela ocupante da cadeira nº 05 da Academia Teresopolitana de Letras, Neli Pampillón, o livro descreve através de histórias, curiosidades e fotos, suas diversas viagens internacionais.

O evento contou com a presença de familiares da autora, amigos, convidados, escritores, da subsecretária de Cultura, Cléo Jordão, e dos servidores da Secretaria de Cultura, Romildo Pires, Regina Rebello e Luciana Daumas, que prestigiaram a autora.

“Parabéns à escritora e amiga muito querida Neli Pampillón pelo lançamento de seu mais recente livro ‘Viajar é Preciso...’. Neli é autora de enorme talento e orgulho não só à classe autoral do município, bem como, a todos os teresopolitanos por sua elucidação descritiva acerca dos lugares visitados e sua fina ironia, própria de quem possui a verdadeira verve de escritora. Desejo maior sucesso e desde já aguardo o próximo”, comentou o secretário de Cultura, Ronaldo Fialho.

Texto: Geórgia Jahara

Atenção radialistas!


quinta-feira, 11 de dezembro de 2014

Empresários de Teresópolis se unem para criar atrativos Natalinos





A partir de um encontro sobre turismo e gastronomia do Sebrae/RJ, em abril desse ano, um grupo de empresários do setor resolveu dar continuidade aos encontros e foi criado o "Polo Teresópolis", a exemplo de outros criados no Rio pelo Programa Sebrae na Mesa, como o bem sucedido, Polo do Lido, de Copacabana, que enviou representantes aqui para contar seu caseDesde então, vêem realizando cursos de capacitação e eventos voltados para a gastronomia e o turismo, sempre com apoio do Sebrae e de seus consultores e de outros parceiros que foram chegando tais como o Teresópolis Convention, a ALFA - Associação da Feirinha e a Prefeitura, através da Secretaria de Turismo. Hoje contam com 25 integrantes que vão desde expositores da Feirinha a publicitários, donos de restaurantes, hotéis e até de uma cervejaria, a Sankt Gallen. 

Anunciam agora sua Primeira Mostra Natalina, quando cada empreendimento participante apresenta o que tem de melhor para essa época de congraçamento.

"Trabalhamos com produtos tradicionais mas também com uma linha saudável e ecológica de alimentos, nosso cardápio conta com opções integrais, vegetarianas, sem glúten e ainda com frutas e verduras frescas. E o nosso Natal não poderia ser diferente", conta Geozeli Camargo, da cafeteria Cheirim de Café, que criou uma decoração natalina rústica.  

E já estão saindo do forno de vários integrantes delícias como as tradicionais rabanadas, bolos e panetones artesanais e surgindo decorações de vitrines e iluminação com leds cada vez mais caprichadas para serem contempladas na cidade, algumas já se tornam um atrativo. Produziram também uma fun page e mapa impresso informando tudo isso e em breve estará espalhado pela cidade. 

"É muito bom ver empresários tradicionais ao lado de novos talentos trabalhando em conjunto e criando algo novo e que pode se transformar em um evento fixo no calendário da cidade, os turistas vão gostar muito do Auto de Natal", convida Ricardo Raposo, publicitário e um dos idealizadores da Mostra Natalina.

Nos dias 13 e 14; e 20 e 21 de dezembro (sábados e domingos), organizaram a presença de "Papai Noel e seu Trenó", onde será possível as crianças tirarem fotos, e também vão presentear a cidade com um Coral de 35 vozes do centenário, Grêmio Musical Paquequer, que vai apresentar seu Auto de Natal no dia 14 de dezembro, domingo, às 14h. No repertório, canções como Noite Feliz, Então é Natal, Todo Louver, Adeste Fidelis, Brilha Jesus, Agnus Dei, Halleluiah e Anjos descem a cantar prometem emocionar a todos. Tudo acontece sempre na Feirinha de Teresópolis de artesanato, que fica no bairro do Alto.

quarta-feira, 10 de dezembro de 2014

Coral Infantil da Escola M. Aclimea de Oliveira abre o Natal 2014 em Teresópolis



Espetáculo acontece na sacada da Prefeitura, nesta quarta, 10, às 19h,
e terá Papai Noel

  A abertura do Natal em Teresópolis acontece nesta quarta, dia 10, às 19h, quando será promovida, na sacada da Prefeitura, apresentação do Coral Infantil formado por alunos da Escola M. Aclimea de Oliveira Nascimento. O evento será realizado também na quinta, 11, e na sexta, 12, no mesmo horário. 

Com meia hora de duração, o espetáculo consiste em um concerto com a participação de 30 crianças devidamente caracterizadas, que vão se apresentar na sacada da Prefeitura, em meio a cenário e iluminação especiais, com repertório que inclui os grandes clássicos natalinos, como ‘Jingle Bell’ e ‘Noite Feliz’ e também da MPB.

O coral da escola, localizada no bairro de São Pedro, existe desde 2009 e é formado por alunos do 1º ao 4º ano do Ensino Fundamental, tendo como regente o professor Cândido Neto. O concerto, que teve ensaios especiais ao longo dos últimos dias, contará ainda com a ilustre presença de um dos maiores símbolos natalinos, o Papai Noel.

PROJETO REGULAMENTA IDADE DO IDOSO EM LEIS ESTADUAIS


0
Visando estabelecer uma faixa etária para a terceira idade no Estado do Rio, a Assembleia Legislativa do Rio (Alerj) aprovou, nesta terça-feira (09/12), em discussão única, o projeto de lei 3.150/14, do deputado Luiz Martins (PDT). Pelo texto, as leis estaduais em vigor voltadas para esse público num total de 25 , e que tenham como referência a idade de 65 anos, deverão ser adequadas para 60 anos. Entre elas estão a que concede desconto para espetáculos em espaços públicos (Lei 1.817/91); a que dá prazo para despacho em processos administrativos (Lei 2.078/93); e a que dá prioridade de atendimento em agências bancárias (Lei 2.157/93). Nossa intenção foi fazer uma adequação ao Estatuto do Idoso, que limita a idade em 60 anos. É um grande benefício e um reconhecimento para com quem tanto contribuiu para o crescimento desse estado. O projeto segue para o governador Luiz Fernando Pezão, que terá 15 dias úteis para sancionar ou vetar o texto.

terça-feira, 9 de dezembro de 2014

Clientes Baixa Renda precisam efetuar recadastramento



- A Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica) atualizou as regras para recebimento da Tarifa Social de Energia Elétrica – Baixa Renda. Apenas os clientes que estiverem com os dados atualizados nos Programas Sociais do Governo Federal poderão receber a Tarifa Social de Energia Elétrica (TSEE). Os clientes que ainda não estão com os dados em dia precisam efetuar o recadastramento junto às prefeituras municipais para continuarem recebendo o benefício na conta de luz, que pode chegar a até 65% de desconto na conta de luz, de acordo com o consumo de energia elétrica.

Os clientes da Ampla que não tiveram o NIS (Número de Inscrição Social) ou o Benefício de Prestação Continuada (BPC) da Assistência Social localizados na base do Ministério do Desenvolvimento Social (MDS), que apresentaram renda per capita irregular ou que tiveram o NB (Número de Benefício) desativado, têm até o dia 30 de dezembro para efetuar o recadastramento.

Os clientes que estão com o benefício da Tarifa Social de Energia cadastrado em mais de uma unidade consumidora devem efetuar o recadastramento até o dia 27 de fevereiro, e aqueles que estão com o NIS vencido (data da última atualização superior a 2 anos) precisam se recadastrar até o dia 30 de abril.

As exigências de atualização foram estabelecidas pela Agência Nacional de Energia Elétrica através da Resolução 414 e valem para todas as distribuidoras de energia elétrica.

Quem tem direito à Tarifa Social de Energia Elétrica:

1 – Famílias com renda menor ou igual a meio salário mínimo por pessoa, o que hoje dá R$ 362,00 por pessoa, inscritas no Cadastro Único do Governo federal e com dados atualizados nos últimos dois anos;

2 - Renda total da família de até três salários mínimos, o que hoje dá R$ 2.172,00, desde que alguém da família seja portador de doença que necessite de aparelhos ligados à energia elétrica de forma continuada. É preciso apresentar atestado médico comprovando a necessidade do mesmo a cada ano ou sempre que terminar o prazo de validade do documento anterior;

3 – Idosos e deficientes que recebem o Benefício de Prestação Continuada (BPC) da Assistência Social;

Os clientes da Ampla que estiverem com pendências e precisarem regularizar seu cadastro junto às secretarias de Assistência Social serão comunicados por meio de cartas e avisos na conta de energia. É importante ler todas as informações da fatura, já que só permanecerão com a TSEE aqueles que se enquadrarem nas condições estabelecidas pelo Governo federal para concessão do benefício.

Professores e alunos do CEFOP visitam Asilo São Vicente de Paulo

Professores e alunos do CEFOP visitam Asilo São Vicente de Paulo, em São Pedro

Professores e alunos do CEFOP visitam Asilo São Vicente de Paulo, em São Pedro

  Buscando ultrapassar os limites da sala de aula, assim como inspirar em seus alunos lições de cidadania, procurando construir atitudes, posturas e revisão de valores entre os estudantes, o Centro de Formação Profissional de Teresópolis (CEFOP) realizou uma visita o Asilo São Vicente de Paulo, em São Pedro. Na oportunidade, professores e alunos do CEFOP presentearam os idosos, interagiram carinhosamente e realizaram um lanche a base de frutas.

“O que de mais importante ficou pra gente nesse ano de 2014 foi ir além dos muros do Centro de Formação. Esse trabalho de responsabilidade social onde estamos doando as toalhinhas higiênicas feitas em nosso curso de artesanato, fazendo esse lanche de confraternização com os idosos, saindo da nossa zona de conforto e indo além. É motivador e pretendemos no ano que vem visitar outras instituições também”, disse a diretora do CEFOP, Vanderlea Garcia.

O CEFOP – Centro de Formação Profissional de Teresópolis, abriga o Programa Point Jovem, onde jovens estudantes recebem uma educação que vai além do instrumento que capacita o saber constituído, através de cursos empreendedores visando à absorção imediata pelo mercado de trabalho local e o reforço escolar. Cursos como artesanato, manicure e informática são algumas das formações oferecidas no Centro, também localizado no bairro de São Pedro.

Durante a visita ao asilo, além das toalhinhas confeccionadas no próprio CEFOP, professores e alunos ofereceram um lanche à base de frutas aos idosos, uma doação do Green Fruit, empresa de hortifrutigranjeiros teresopolitana. Para Fátima Machado, orientadora pedagógica do CEFOP, a parceria com empresários locais é vital para esse tipo de ação.

“Temos muito que agradecer o pessoal do Green Fruit que doou as frutas para o nosso lanche com os idosos. Se todos tivessem atitudes como essa, com certeza o mundo seria melhor. Cantamos músicas, trocamos experiências e ver a alegria que tomou conta da casa foi muito gratificante”, comemorou Fátima, já fazendo planos para novas visitas em 2015.

O CEFOP funciona de segunda a sexta, na Rua Pache de Faria, 204, no bairro de São Pedro, próximo a Escola Municipal Sebastião Branco. O programa Point Jovem oferece diversos cursos além de reforços pedagógicos para alunos com dificuldades. As inscrições gratuitas para 2015 já estão abertas e os alunos interessados deverão levar duas fotos 3x4, fotocópia do documento de identidade ou da certidão de nascimento, do comprovante de residência e declaração escolar. Para mais informações, o telefone para contato é o (21) 3642-6558.

Texto: Marcelo Ferreira
Fotos: Divulgação



Campanha de vacinação contra pólio e sarampo termina na sexta, dia 12



 Esta sexta-feira, 12, é o último dia da Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite e a de Seguimento contra Sarampo. Com isso, as crianças da faixa etária de 6 meses a 5 anos incompletos (4 anos, 11 meses e 29 dias) que ainda não foram imunizadas devem ser levadas a um dos 19 postos de saúde da cidade e do interior. O atendimento acontece das 8h às 16h e a apresentação do cartão de vacinação é obrigatória. Estão sendo aplicadas vacinas contra poliomielite – também conhecida como paralisia infantil, a tríplice viral (sarampo/rubéola/caxumba) e a tetravalente viral (sarampo/rubéola/caxumba/varicela).

De acordo com o balanço parcial divulgado pelo Setor de Imunização, da Secretaria Municipal de Saúde, Teresópolis registra desde o início da campanha, que começou no dia 8 de novembro, 79,91% de cobertura vacinal contra a poliomielite, com 7.605 doses aplicadas, e de 72,18% contra sarampo, com 6.062 doses.

Confira os locais de vacinação:

• Cidade: Unidade de saúde de Albuquerque; PSFs de Araras, Barra do Imbuí, Beira Linha, Fonte Santa, Quinta Lebrão, Granja Guarani, Granja Florestal, Meudon, Perpétuo, Pimenteiras, Rosário; Centro de Saúde Armando de Sá Couto e Centro Materno Infantil, na Várzea.

• Interior: Unidades de saúde de Bonsucesso, Pessegueiros, Vieira; PSFs de Vargem Grande e Venda Nova.

                  COBERTURA – POLIOMIELITE
Idade

Meta

Doses aplicadas

Cobertura

 6 meses a 1 ano
1.118
1.014
90,70%
1 ano
2.238
1.609
71,96%
2 anos
2.008
1.602
79,78%
3 anos
2.045
1.715
83,86%
4 anos
2.110
1.665
78,91%
Total
9.517
7.605
79,91%

-
                COBERTURA– SARAMPO
Idade

Meta

Doses aplicadas

Cobertura

1 ano
2.236
1.408
62,97%
2 anos
2.008
1.577
78,54%
3 anos
2.045
1.638
80,10%
4 anos
2.110
1.439
68,20%
Total
8.399
6.062
72,18%

segunda-feira, 8 de dezembro de 2014

Seeduc publica Calendário Escolar 2015


Ano letivo começa no dia 09 de fevereiro

A Secretaria de Estado de Educação publicou, nesta segunda-feira (08/12), no Diário Oficial, o Calendário Escolar 2015 referente ao Ensino Regular, à Educação de Jovens e Adultos (presencial e semipresencial) e à Educação Indígena. Para visualizá-lo, clique aqui.

Alunos da Escola M. Monsenhor Mário do Carmo Bennassi, em Vieira, se formam bombeiros-mirins

Sessenta alunos da Escola M. Monsenhor Mario do Carmo Bennassi se formaram no projeto Bombeiro-Mirim

Os alunos Daniella Monteiro e João Marcelo Telles

 Durante a formatura, foram entregues certificados a todos que concluíram o curso




Sessenta estudantes tiveram aulas de prevenção de acidentes, cidadania
e noções de primeiros socorros
 O projeto Bombeiro-Mirim do Corpo de Bombeiros de Teresópolis formou na última quinta-feira, 4, 60 alunos da Escola Municipal Monsenhor Mário do Carmo Bennassi, em Vieira, no 3º Distrito. Durante três meses, os estudantes tiveram aulas de disciplina, prevenção de acidentes, cidadania, noções de primeiros socorros e de combate a incêndios. As atividades foram coordenadas pelo 1º Destacamento de Bombeiro Militar do 16º GBM de Bonsucesso, localizado também no 3º Distrito. Durante a formatura, foram entregues certificados a todos que concluíram o curso.

Para a diretora da escola, Lucimar Thuller Siqueira, a capacitação foi fundamental para as crianças e para a comunidade. “Ficamos muito feliz, porque além de ter o prazer de trazer o curso, nós temos na escola crianças que estão começando a se formar e serão excelentes cidadãos em nossa cidade”, disse.

De acordo com o comandante do Destacamento de Bombeiro Militar de Bonsucesso, capitão Iann, mais do que instruções, o diferencial do projeto é o desenvolvimento de disciplina e senso de grupo nos Bombeiros-Mirins, colaborando na formação do caráter de crianças e adolescentes.

“Além dos trabalhos que realizamos com a comunidade em geral, como a Semana de Prevenção, esse projeto do Bombeiro-Mirim tem uma grande importância no futuro de nossa população. Essas crianças são próxima geração que vai ter uma consciência maior de ajuda ao próximo”, finalizou o capitão Iann. 

Para a aluna Daniela Monteiro, de 11 anos, as aulas práticas foram as mais legais do curso. “Aprendi que a gente pode salvar a vida das pessoas, aprendi a montar padiola. Foi tudo muito legal”.

Já o aluno João Marcelo Telles destacou a parte de cidadania como a mais importante do projeto. “Gostei de várias atividades do curso, como salvar as pessoas. Isso foi muito importante para mim e para todos que participaram”, disse.

Texto: Heliny Quintanilha
Fotos: Davi Almada

domingo, 7 de dezembro de 2014

BR-116/RJ TEM TRÁFEGO EM PARE E SIGA ENTRE 8 E 19 DE DEZEMBRO NO KM-49,4

         A Concessionária Rio-Teresópolis (CRT) avisa aos usuários da Rodovia Santos Dumont (BR-116/RJ) que, entre 8 e 19 de dezembro, haverá implantação do sistema de pare e siga no Km-49,4 (Teresópolis), já que a pista precisará ser parcialmente interditada no local para permitir a realização de serviço no sistema de drenagem daquele trecho.
A CRT pede aos motoristas para que dirijam com maior cautela ao passar neste trecho no período indicado, o qual estará devidamente sinalizado e com equipes da concessionária atuando na orientação dos usuários. Outras informações podem ser obtidas pelos números 0800-0210278 e 0800-0210279 (deficientes auditivos e de fala), que funcionam em plantão 24h.