quinta-feira, 16 de julho de 2015

Música e teatro agitam Feirinha do Alto nos próximos dias

Banda de pagode ‘Nosso Lance’ vai tocar na Feirinha do Alto, no próximo domingo, a partir das 14h





A Feirinha de Teresópolis, que funciona na Praça Higino da Silveira, no Alto, será contemplada, nos próximos dias, com eventos que irão animar os frequentadores do local, turistas e expositores.
No próximo domingo, 19, tem a apresentação do grupo de pagode ‘Nosso Lance’, que irá tocar, a partir das 14h, na Praça de Alimentação. Sorteios e brindes para os presentes e também outras atividades musicais no local estão na programação.
Já no dia 25 de julho, acontecem no mesmo local, às 11h, a apresentação da peça infantil ‘O Circo de Lampezão e Maria Bonita’, e a partir das 12h, através de parceria com o Sesc Teresópolis, “Música com Roda de Tambores”.
Está marcado para o dia 26, domingo, às 11h, teatro de rua, com a peça ‘Júlia’ e, às 12h, ‘Música de Câmara’, com a Petrobras Sinfônica. No sábado seguinte, dia 1º de agosto, tem teatro infantil, também na Praça de Alimentação, com a peça ‘Uirapuru’, às 11h.


O secretário de Turismo, Ronaldo Fialho, ressalta que as atividades na Feirinha acontecem em parceria com os feirantes, com o intuito de promover o espaço, atrair mais turistas e visitantes, proporcionando entretenimento e lazer.



“Estamos sempre trabalhando no intuito de que a Feirinha possa contar com atrações gratuitas para nossos visitantes. É importante destacarmos também as parcerias firmadas na realização dos eventos”, afirmou o secretário.


Teresópolis participa de lançamento de programa de incentivo à cultura

 Apresentação do PADEC 2015 pela secretária de Cultura do estado do Rio, Eva Doris Rosental

 O ministro interino da Cultura, João Brant, destacou a importância de se realizar ações que apontem para um futuro de mais cultura


 Governador Pezão fala em multiplicar recursos destinados à cultura

Secretário de Cultura, Ronaldo Fialho, e subsecretária da pasta, Cleo Jordão, com  governador Pezão na cerimônia de lançamento do PADEC 2015

 Secretário de Cultura, Ronaldo Fialho, e subsecretária da pasta, Cleo Jordão, com a secretária estadual da Cultura, Eva Doris, durante o lançamento do PADEC 2015 


Governo federal anuncia recursos para projetos aprovados




O secretário de Cultura, Ronaldo Fialho, e a subsecretária da pasta, Cleo Jordão, compareceram nesta quarta-feira, 15 de julho, ao lançamento da etapa 2015 do PADEC – Programa de Apoio ao Desenvolvimento Cultural dos Municípios -, instituído pela Secretaria de Estado de Cultura do Rio de Janeiro (SEC), em parceria com a Secretaria de Articulação Institucional, do Ministério da Cultura (MinC). A cerimônia aconteceu no salão nobre do Palácio Guanabara, no Rio de Janeiro, e contou com as presenças do ministro interino de Cultura João Brant; do secretário de Articulação Institucional do MinC, Vinícius Wu; do governador do Rio de Janeiro, Luiz Fernando Pezão; e da
​​secretária de Cultura do estado do Rio, Eva Doris Rosental. Deputados, vereadores, prefeitos e secretários municipais, entre outras autoridades também participaram do ato.

Em pauta, o repasse de R$ 3,5 milhões em recursos para secretarias municipais de Cultura de todo o estado do Rio, exceto a capital. Nesta terceira edição do programa serão financiados cursos de formação de gestores públicos e agentes culturais, apoiadas as construções dos sistemas municipais de cultura e implantados e modernizados espaços culturais municipais. O PADEC tem o objetivo de apoiar projetos culturais em todos os municípios do estado do Rio de Janeiro, exceto a capital, e atende parte das estratégias estabelecidas no Plano Estadual de Cultura, uma das peças integrantes do Sistema Estadual de Cultura do Rio de Janeiro.


Para o secretario municipal de Cultura, Ronaldo Fialho, Teresópolis, com certeza, será agraciada, mais uma vez, com os recursos oriundos do programa, que nesta etapa será de R$ 260 mil. “Nossa cidade se beneficiou bastante nas edições anteriores do PADEC. Nós elaboramos três projetos, contando que pelo menos um fosse aprovado e, no entanto, conseguimos os três, lembrando o Cultura de Raiz, o Cultura nos Bairros e a Folia de Reis, além da nossa Kombi, também comprada com o dinheiro do PADEC. Então, acredito que desta vez seremos favorecidos de novo com os projetos de revitalização, equipando os espaço públicos culturais da nossa cidade”, comentou Fialho.


Eva Rosental anunciou que, nesta etapa, será lançado um edital que beneficiará pelo menos 16 municípios com a construção de aparelhos culturais como teatros, cineclubes e bibliotecas. A apresentação estimulou o governador, que, em seu pronunciamento, falou em multiplicar recursos destinados à cultura. O ministro interino da Cultura, João Brant, falou em nome do ministro Juca Ferreira, que está em uma curta licença. Ele destacou a importância de se celebrar e de se realizar ações que apontem para um futuro de mais cultura, de mais parceira e de mais motivação. Brant destacou ainda que a cultura deve ser entendida como parte de um projeto de desenvolvimento de nação.
O Programa

O PADEC foi criado em 2010 como programa permanente de repasse destinado à realização de projetos de caráter estruturante. Os municípios devem apresentar uma contrapartida de 20% do valor financiado. Os projetos devem estar distribuídos em quatro linhas de apoio: fortalecimento da identidade cultural local, melhoria da infraestrutura para a cultura local, qualificação da gestão municipal da cultura e preservação do patrimônio material.

A edição 2015 do PADEC terá como foco três linhas de ação para o desenvolvimento da Cultura no estado. Uma delas é o Curso de Formação de Gestores Públicos e Agentes Culturais, que nesta segunda edição do programa irá funcionar a partir de parcerias com a Fundação de Apoio à Escola Técnica (FAETEC) e a Fundação Cecierj. A primeira edição do curso foi realizada com o apoio da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) e 371 alunos concluíram o curso nos últimos dois anos.
Nesta etapa, a SEC pretende qualificar 390 alunos, entre gestores públicos municipais de cultura, conselheiros municipais de cultura, agentes e animadores culturais, com acompanhamento de tutores, professores, e equipe pedagógica, e um grupo de até 2.000 alunos, na modalidade livre MOOC (Massive Online and Open Course - Curso massivo aberto online).
O PADEC 2015 irá financiar também a Aplicação de Metodologia de Apoio para a organização dos Sistemas Municipais de Cultura em municípios fluminenses. O objetivo desta proposta é a estruturação dos Sistemas Municipais de Cultura por meio da elaboração dos Planos e Fundos Municipais de Cultura. Esta metodologia será acompanhada por pesquisadores do programa de Pós-Graduação em Cultura e Territorialidade da Universidade Federal Fluminense (UFF), com previsão de atender até 40 municípios fluminenses.
O apoio à Implantação e Modernização de espaços culturais municipais completa o quadro de ações do PADEC em 2015. Ele viabilizará a compra de equipamentos para espaços culturais municipais (novos ou já existentes), que possibilitem a exibição de filmes, peças teatrais, espetáculos musicais e outras atividades culturais. Assim, o PADEC atende à demanda destes municípios e amplia o acesso de agentes, produtos e do público às produções do setor.
Ele viabilizará a compra de novos equipamentos para espaços culturais multiuso, para a exibição de filmes, produção de peças de teatro e outras atividades culturais. Assim, o PADEC atende à demanda destes municípios e amplia o acesso de agentes, produtos e do público às produções do setor. ​


Texto - Gisele Barreto
Fotos - Lipe Nascimento

Procon Estadual interdita a lanchonete Furka´s em Petrópolis e descarta 266kg de alimentos



Ação foi realizada em conjunto com a 105° DP. Sócio da lanchonete foi preso



O Procon Estadual, ligado à Secretaria de Estado de Proteção e Defesa do Consumidor, interditou uma lanchonete nesta quinta-feira (16/07) em conjunto com a 105ª DP (Petrópolis). A nova ação da Operação Ratatouille Imperial teve como alvo três estabelecimentos em Petròpolis. Um deles - o Fuka's Lanchonete, no centro de Petrópolis - foi interditado. Os fiscais descataram no estabelecimento 266kg e 300g de alimentos impróprios ao consumo.
Localizada na Av. Imperador, 474, no Centro de Petrópolis, a Fuka's Lanchonete Ltda não possuía o certificado de potabilidade de água, nem o certificado do corpo de bombeiros. Além disso, o estabelecimento apresentou péssimas condições de higiene e conservação de sua cozinha e 265kg e 900g de alimentos sem informações de fabricação e validade. Havia também 400g de capeletti de carne vencido.Também na cozinha, os fiscais encontraram fezes de rato, freezers e geladeiras com mofo, iscas para roedores, piso quebrado, fiação aparente, bancadas de manipulação com frestas e valetas, fogões e maquinários engordurados, pias com azulejos quebrados, tampas dos freezers enferrujadas e ausência de paletes para armazenamento de produtos.

Entre os produtos descartados na lanchonete, havia 400g de capeletti de carne vencido e diversos produtos sem especificação de fabricação e validade entre: 3kg de frango a passarinho; 6kg de caldo de legumes; 13kg de lasanha; 5kg de molho madeira; 10kg de carne assada; 3kg de frango assado; 25 kg de carne bovina; 3kg e 500g de carne de porco; 30kg de carne de frango; 3kg de carne moída; 2kg de feijão; 4kg de extrato de tomate; 8kg de caldo verde; 2kg de sopa de legumes; 2kg de caldo de feijão; 5kg de sopa de ervilha; 5kg de canja; 10kg de creme de aipim; 6kg de presunto; 7kg de queijo; 22kg de bacon; 5kg de picanha; 4kg de coxinha de frango; 30 pizzas de (500g), 40kg de Linguiça calabresa; 5kg de salsicha; 400g de batata; 1kg de muçarela; 500g de salpicão; 500g de salada de batata; 1kg purê de batata; 4kg de macarrão e 15kg de rabada bovina. O estabelecimento foi interditado e o sócio foi conduzido à DP.

Não foram encontradas irregularidades no Restaurante Lago Sul (Rua República da Argentina, Quitandinha) e na Pastelaria Favorito (Av. Imperador, Centro).

quarta-feira, 15 de julho de 2015

Procon Estadual prende gerentes de dois supermercados Extra e descarta mais de duas toneladas



20150715_112948edt2_1436990493.54.jpg

Fiscais do Procon Estadual e policiais da Delegacia do Consumidor (Decon) realizaram nesta quarta-feira (15/07) uma fiscalização em filiais do Supermercado Extra de Niterói e do Rio em nova ação da Operação Secos e Molhados. Os dois supermercados da rede Extra localizados em Niterói foram autuados por vender produtos impróprios ao consumo. Os gerentes das filiais foram levados presos à sede da Decon. A fiscalização descartou duas toneladas, 248 kg e 672g de alimentos impróprios ao consumo.
O Extra localizado na Rua Visconde do Rio Branco, 381, Centro de Niterói, possuía um local destinado à troca de embalagens e etiquetas de alimentos que estavam vencidos por outras com nova data de validade. Fiscais e policiais flagraram funcionários do estabelecimento no momento em que reembalavam produtos vencidos. Havia embalagens com etiquetas com datas de vencimento desde o dia 10 deste mês e produtos já embalados com datas de hoje. Entre produtos vencidos no local os fiscais encontraram salgados, embutidos, pizzas e carnes. Também foram encontrados 3.960 potes de margarinas de 500g, somando 1980kg do produto armazenados inadequadamente. O gerente do estabelecimento foi preso e os fiscais descartaram, apenas neste supermercado, 2 toneladas e 98kg de alimentos.
Já no Extra da Rua Desidéria de Oliveira, também no Centro de Niterói, foram encontrados vencidos 150 kg e 672g de produtos, entre chocolates, frios, pães, embutidos e carnes. Os fiscais também constataram que o armazenamento dos produtos estava sendo feito de forma diferente da estipulada pelo fornecedor, o que prejudica sua conservação e sua qualidade. O gerente foi levado preso para a Decon e o padeiro foi encaminhado como testemunha.
Não foram encontradas irregularidades nas filiais do Extra localizadas na Rua do Riachuelo, 208, no Centro e na Rua Barata Ribeiro, 189, em Copacabana.
Balanço da Operação Secos e Molhados:
1 - Rua Desidéria de Oliveira S/N – Niterói:Produtos vencidos: 32 caixas de chocolate de 300g, uma caixa de chocolate de 162g, 48 unidades de chocolate embarra, 4 kg de chocolate. Produtos encontrados na área de preparação da padaria, com data de validade expirada:1kg e 500g de queijo muçarela sadia, 100g de copa de lombo defumado, 100g de peito de frango, 300g de presunto seara, 3kg e 300g de queijo muçarela, 2kg e 500g de panettone de frutas (estes produtos seriam manipulados para ser vendido como torrada). Sem especificação: 500g de massa de pastel, 350g de queijo muçarela fatiada. Produtos descongelados encontrados em câmara frigorífica: 26 kg de steak de frango; 5kg e 500g de empada; 4kg e 500g de pastel de forno; 26kg e100g de salgados; 33 kg de bolinha de queijo; 25 kg de empanada de frango. O fornecedor informava que os produtos deveriam estar armazenados em temperatura a -12°C, no entanto, os produtos eram armazenados em temperatura a -15°C, contrariando informação do fornecedor e deixando desta forma os produtos impróprios para consumo. O gerente foi preso e o padeiro foi encaminhado para a delegacia como testemunha.
2 - Rua Visconde do Rio Branco, 381, Centro – Niterói: Produtos na área de manipulação e embalagem com indício de que seriam reembalados. Os fiscais viram o funcionário embalando carnes com aparência esverdeada e ao lado carnes ainda embaladas em bandejas. Várias embalagens com pizzas vencidas com data de hoje e ao lado outras já com etiquetas com vencimento para o dia seguinte e ainda algumas etiquetas com datas de hoje arrancadas das bandejas. O mesmo foi observado com salgados. Demonstrando que a área era de manipulação de datas e etiquetas dos seguintes produtos: 13kg e 500g de salgados e embutidos vencidos entre 10/07/15 e 13/07/15: 3kg e 200g de pizza; 3kg e 100g carne bovina; 72kg de salgados e embutidos impróprios. Produtos vencidos encontrados na área de vendas: 1kg e 100g camarão; 4kg de cortes suínos, 700g de lombo suíno. Produtos impróprios por acondicionamento inadequado: 3960 unidades (500g cada) Margarina, 17kg e 500g de camarão encontrados na câmara fria vencidos. Problema na indicação de preço de produtos na gôndola (produto exposto na corresponde à etiqueta do preço). Ausência do Livro de Reclamações. Ausência do certificado corpo de bombeiros. Prazo de 48h para apresentação do documento na sede do Procon Estadual. O gerente foi preso.

O COLETIVO PI TRAZ PARA O RIO DE JANEIRO A AÇÃO ENTRE SALTOS, E CONVIDA O PÚBLICO A PARTICIPAR, ATUANDO COMO PERFORMER E PERCORRENDO A CIDADE










Pela primeira vez o Estado do Rio de Janeiro recebe a intervenção urbana Entre Saltos, do Coletivo PI, famoso grupo de São Paulo, que realiza intervenções efêmeras e impactantes pela cidade. A ação faz parte do Festival de Inverno do SESC Rio e passará pelas cidades de Teresópolis e Nova Friburgo, contando com a participação do público em geral, que pode atuar como performer. O coletivo pretende reunir pessoas de todos os gêneros, idades e profissões, discutindo através da arte, a feminilidade na sociedade contemporânea.


A RUA COMO PALCO E ESPAÇO PARA REFLEXÃO


No mês de Julho, o Coletivo Pi visita as cidades de Teresópolis e Nova Friburgo, durante o Festival de Inverno do SESC Rio, com a sua premiada performance Entre Saltos. O grupo, que vem construindo uma sólida história de intervenções urbanas, pesquisa e criação em performances na cidade, surpreende o público carioca, utilizando a rua como palco e espaço para reflexão sobre o gênero feminino.
A performance Entre Saltos, que recebeu o Prêmio Funarte – Mulheres nas Artes Visuais e deu origem a um documentário com o mesmo nome, aborda a figura da mulher no mundo contemporâneo e trata da construção da feminilidade e a imagem do feminino, em relação à esfera pública. A ação se dá em forma de uma caminhada pública feita por muitas mulheres, homens, e demais interessados. Todos com um sapato de salto alto no pé e outro na mão, enfatizando o equilíbrio e o desequilíbrio enfrentados pelo feminino na metáfora do “sapato de salto alto”, colocando a rua como extensão do corpo e da vida.
“Entre Saltos é uma performance para ser realizada por artistas e não artistas, performers e não performers. Qualquer pessoa interessada nesse tipo de manifestação artística pode se inscrever para participar das oficinas preparatórias. É uma ação que não está restrita apenas às mulheres, e sim a qualquer pessoa interessada em refletir sobre o gênero feminino”, explica Priscilla Toscano, performer e diretora do Coletivo PI.
Ao término, os performers constroem uma instalação com os sapatos utilizados. “A instalação é uma forma de deixarmos nossa marca na cidade, um vestígio da passagem do coro. Por isso ela é única em cada trajeto realizado, feita em site specific” explica Natalia Vianna, performer e diretora de arte do Coletivo PI.
Sobre o salto e a performance, Priscilla Toscano ainda comenta: “O salto alto é o elemento principal dessa performance, pois o elegemos como símbolo para discutir os vários papéis da mulher na sociedade. Trata-se de uma provocação sobre o constante subir e descer do salto , metáfora do equilíbrio e desequilíbrio, da força e fragilidade que permeiam o universo feminino.”
Em 2013, o Coletivo PI recebeu o Prêmio FUNARTE - Mulheres nas Artes Visuais e elegeu quatro grandes centros urbanos do Brasil, que receberam essa inusitada intervenção urbana. Passando por São Paulo, Campinas/SP, Porto Alegre/RS e Salvador/BA, e registrando toda a movimentação em torno dessa intervenção, que chegou a incluir em seu roteiro o Jardim Itatinga (Campinas) e suas profissionais do sexo, o Coletivo criou o documentário “Entre Saltos”, que foi exibido no Sesc Belenzinho, como parte da programação especial“Mulheres em Cartaz”, culminando com a performance ocorrida no Dia Internacional da Mulher (08 de março).


Ao todo, cerca de 170 pessoas já participaram da intervenção reunindo as quatro cidades do Brasil por onde Entre Saltos já passou. Agora, a performance chega ao Rio de Janeiro, e acontece em Teresópolis - dia 24 de julho - eNova Friburgo - dia 30 de julho, a partir das às 15h. O coro percorrerá as ruas das cidades, finalizando com uma instalação feita com os sapatos usados durante o percurso.


Antes da performance, o Coletivo PI também realiza uma oficina preparatória, para as pessoas interessadas em participar. As oficinas acontecem nas unidades do Sesc, das 14h às 18h, durante dois dias. Durante a atividade, serão expostos os conceitos sobre a intervenção urbana, as provas de figurinos e a preparação para a caminhada pela cidade. Para participar da performance, não é necessário ser artista. Os únicos requisitos são participar dos dois dias de oficina preparatória e trazer um par de sapatos de salto alto que possa ser doado para compor a instalação. As atividades são gratuitas e o figurino é de responsabilidade do Coletivo PI. Para participar é preciso preencher o formulário de inscrição disponível no site www.coletivopi.com.


O COLETIVO PI


O Coletivo Pi criado em 2009, pelas atrizes e diretoras Pâmella Cruz e Priscilla Toscano, é um núcleo de performance e intervenções urbanas que realiza intervenções e ações híbridas, trabalhando nas fronteiras das linguagens: teatro, vídeo, instalações plásticas, dança, entre outras. O núcleo é formado também por Natalia Vianna, Chai Rodrigues, Mari Sanhudo e Jean Carlo Cunha.
A pesquisa do grupo tem como base o diálogo entre o artista e o espaço na construção de formas poéticas que representem e transformem um espaço (físico ou imaginário), resgatando memórias, discutindo suas funções e propondo novas percepções nas relações entre o sujeito e a cidade. E um dos objetivos do coletivo, é pensar e realizar intervenções e performances sob a ótica do gênero feminino, reafirmando a rua e locais utilizados cotidianamente como espaços da experiência, memória e afetividade.
Em 2013, o Coletivo PI recebeu o Prêmio FUNARTE - Mulheres nas Artes Visuais, com a performance urbana “Entre Saltos”, chegando a reunir cerca de 150 pessoas atuando em cada uma de suas ações, passando por cidades como São Paulo, Campinas/SP, Porto Alegre/RS e Salvador/BA.
Fruto deste trabalho é o documentário “Entre Saltos”, que apresenta um panorama geral das quatro ações, realizadas. Entre os entrevistados estão a representante da Associação das Mulheres Guerreiras de Campinas,Denise Martins, que defende a proposta de regulamentação da prostituição; e a artista plástica mexicana Ana Tereza Fernández, que foi uma das convidadas especiais do projeto.
Já em 2014, com grande sucesso de público, realizou temporada do seu espetáculo inspirado em pensadores como Michel Foucault e Zygmunt Bauman, chamado “O retrato mais que óbvio daquilo que não vemos”, resultado de sua ocupação artística na Casa das Caldeiras.
Em 2015, realizou a performance Contornos, no Sesc Ipiranga e Universidade Presbiteriana Mackenzie, questionando o corpo feminino na sociedade e suas marcas, criando uma tela pintada com seus corpos. Em parceria com o SESC-SP, realizou temporada da intervenção “Na Faixa”, propondo uma reflexão sobre as relações com a terceira idade na sociedade contemporânea. Viajou por diversas cidades de São Paulo, realizando intervenções efêmeras, promovendo encontros de gerações, na faixa de pedestres, surpreendendo motoristas e passantes. Também em 2015, realizou a série de Saraus Culturais sobre "Literatura Feminina Contemporânea", no espaço histórico Casa das Rosas, em São Paulo.
FICHA TÉCNICA ENTRE SALTOS | RIO DE JANEIRO
Criação e realização: Coletivo PI
Direção e coordenação das oficinas: Priscilla Toscano e Pâmella Cruz
Produção: Natalia Vianna
Assistentes de produção: Chai Rodrigues, Jean Carlo Cunha, Marcelo Prudente e Marcelo D’Ávilla
Performers: Priscilla Toscano, Pâmella Cruz, Natália Vianna, Jean Carlo Cunha, Marcelo D’Ávilla e Marcelo Prudente


PARA ROTEIRO - Performance - Entre Saltos
Intervenção urbana vencedora do Prêmio Funarte Mulheres nas Artes Visuais 2013. A ação se dá em forma de um desfile público com mulheres e demais interessados, vestidos com roupas vermelhas, levam um salto alto nos pés e outro na mão, questionando a feminilidade da mulher moderna. Para participar da intervenção, é necessário se inscrever através do formulário no site do Coletivo Pi, e comparecer às oficinas preparatórias.www.coletivopi.com. Entrada Gratuita - Recomendação Livre - Vagas Limitadas


ENTRE SALTOS | TERESÓPOLIS
Oficina de Intervenção Urbana
Data: 22 e 23 de julho (quarta e quinta-feira)
Horário: das 14 às 18h
Local: SESC Teresópolis - Avenida Delfim Moreira, 749 – Várzea – Teresópolis/RJ
Ministrantes: Pâmela Cruz, Priscilla Toscano, Natalia Vianna e Jean Carlo Cunha
Conteúdo/Programação: Introdução à Intervenção Urbana; Exposição de fotografias e vídeos de algumas das principais referências sobre a linguagem e suas relações com o teatro, a dança, a performance e as artes visuais; Discussões sobre o universo feminino, o corpo da mulher e a cidade; Exercícios práticos performativos centrados no conceito de coralidade e preparo para atuar na rua; Orientação sobre a construção da instalação de Entre Saltos; Prova de sapatos e figurinos


Intervenção urbana Entre Saltos
Data: 24 de julho (sexta-feira)
Horário: 13h às 18h30 (Duração: 1h30. O horário compreende preparação – performance – desmontagem)
Local/Trajeto: A concentração e a saída do coro será na unidade do SESC Teresópolis. O trajeto da performance percorrerá diversos pontos do centro da cidade.
Saída da Intervenção: 15h


ENTRE SALTOS | NOVA FRIBURGO
Oficina de Intervenção Urbana
Data: 28 e 29 de julho (quarta e quinta-feira)
Horário: das 14 às 18h
Local: SESC - Nova Friburgo - Avenida Presidente Costa e Silva, 231 – Centro – Nova Friburgo/RJ


Intervenção urbana Entre Saltos
Data: 30 de julho (sexta)
Horário: 13h às 18h30 (Duração: 1h30. O horário compreende preparação – performance – desmontagem)
Local/Trajeto: A concentração e a saída do coro será na unidade do SESC Nova Friburgo. O trajeto da performance percorrerá diversos pontos do centro da cidade
Saída da Intervenção: 15h

Educação firma parceria com AfroReggae e Odebrecht para projeto social no Fischer

 
O secretário de Educação Leonardo Vasconcellos com a coordenadora do Consórcio Travessia, Naira Pereira, e a coordenadora de Educação do Campo e Diversidade, Adriana Vital

Naira Pereira, coordenadora do Consórcio Travessia, fala sobre a integração das políticas de educação e assistência social

A diretora Rosângela de Resende comemora a chegada do Consórcio Travessa na sua escola

Adriana Vital, coordenadora de Educação do Campo e Diversidade, acompanha de perto a implantação do projeto no Fischer

Mariza Souza Ferreira, coordenadora do CRAS Fischer, conta que o projeto vem estabelecendo novos paradigmas no atendimento à população 



Com a intenção de aprimorar os mecanismos educacionais e incentivar a aprendizagem dos alunos, organizar e articular a gestão social, promover a participação da família na vida escolar das crianças e formar uma rede de suporte para o desenvolvimento social da comunidade, a Secretaria Municipal de Educação firmou parceria com o Consórcio Social Travessia, formado pelo Grupo Cultural AfroReggae e Odebrecht, para atender a Escola Municipal Heleno de Barros Nunes. O projeto tem previsão de duração de dois anos, envolve uma equipe multidisciplinar e conta também com a participação direta do Centro de Referência da Assistência Social (CRAS) do Fischer.


“A Secretaria de Educação está sempre em busca de parcerias que possam somar e trazer benefícios aos nossos alunos. O trabalho social desenvolvido pelo Consórcio Travessia já é referência em diversos municípios, além de Teresópolis, e um projeto desse porte, desenvolvido em uma comunidade carente, como a do Fischer, com certeza nos trará inúmeros dividendos”, analisou o secretário municipal de Educação, professor Leonardo Vasconcellos.


Além de Teresópolis, apontada para receber o projeto em função da tragédia de 2011, nove cidades foram escolhidas para as ações do Consórcio Social Travessia: Areal, Engenheiro Paulo de Frontin, Macuco, Pinheiral, Rio das Flores, Santa Maria Madalena, São José de Ubá, Trajano de Moraes e Varre-Sai.


“Teresópolis foi contemplada entre essas dez cidades em função da calamidade de 2011, então nossa intenção é trabalhar junto às famílias e ao equipamento mais importante da cidade, que é a escola. Para firmarmos essa parceria na Escola Heleno de Barros Nunes, contamos com a ajuda do CRAS, porque esse projeto visa trabalhar tanto a política de educação, quanto a de assistência social, integradas para ajudar alunos e famílias”, explica Naira Pereira, coordenadora do Consórcio Social Travessia em Teresópolis.


Trabalhando com o apoio de uma equipe multidisciplinar, o Consórcio Social Travessia procura dar apoio aos professores na organização de novos processos pedagógicos, apoiar práticas inovadoras, aplicar o questionário de Risco Social Familiar para conhecer as privações dos alunos e construir um plano individual de capacitação.


Para a diretora Rosângela de Resende, a ação do Consórcio veio ao encontro da filosofia e das expectativas da direção da unidade escolar. “Em uma comunidade carente com a do Fischer, não bastam saberes pedagógicos. Precisamos trabalhar também o lado social, acolhendo as famílias e levantando a autoestima da comunidade. Há três anos já vínhamos fazendo isso, e agora o Consórcio vem exatamente com essa proposta, alcançando as famílias, motivando os professores e trazendo também um crescimento pedagógico para a escola. Só temos a agradecer o privilégio de termos sido a única escola no município a receber esse projeto, por que o Fischer merece”, comemora a diretora.


Adriana Vital Santana, coordenadora de Educação do Campo e Diversidade da Secretaria Municipal de Educação, acompanha de perto a implantação do projeto, com reuniões semanais realizadas todas as quintas-feiras. Segundo ela, os objetivos finais do projeto são transformar vidas e mudar a realidade da comunidade. “Através de diversas ações, buscamos o aumento da participação dos pais e responsáveis na escola e a diminuição progressiva da evasão e da repetência”, explica Adriana.


Para Mariza Souza Ferreira, coordenadora do CRAS Fischer, o projeto estabelece novos paradigmas no atendimento do CRAS. “O Consórcio veio para somar às políticas públicas e está sendo de grande valia, porque faz com que a gente entenda que o nosso papel é somar e contribuir para que as nossas famílias tenham um melhor atendimento. O Consórcio Travessia mostra que podemos ir além dos nossos limites, e que esses limites somos nós mesmos que colocamos”, avaliou Mariza.
Texto e fotos: Marcelo Ferreira.



terça-feira, 14 de julho de 2015

Teresópolis realiza a XII Conferência Municipal de Saúde

Carlos Otávio Sant`Anna, secretário de Saúde, ressalta que a conferência é uma oportunidade de discussão das demandas que cercam a saúde do município diretamente com a sociedade, tanto civil organizada, quanto prestadora dos serviços profissionais da área



 Conferência de Saúde debate os grandes desafios do Sistema Único de Saúde em Teresópolis, propondo as soluções viáveis para a boa execução dos serviços
Teresópolis realiza a XII Conferência Municipal de Saúde


 A XII Conferência Municipal de Saúde de Teresópolis Foi realizada na última sexta-feira, 10, e no sábado, 11, no auditório do Unifeso. Promovida cada dois anos, por determinação do Conselho Nacional de Saúde, a Conferência é realizada pela Secretaria Municipal de Saúde e Conselho Municipal de Saúde. Seu objetivo principal é discutir os grandes desafios do Sistema Único de Saúde em Teresópolis, propondo as soluções viáveis para a boa execução dos serviços.

Para o secretário municipal de Saúde, Carlos Otávio Sant’Anna, a conferência é uma oportunidade de discussão de todos os problemas que cercam a saúde do município diretamente com a sociedade, tanto civil organizada, quanto prestadora dos serviços profissionais da área. Comprometido com a solução das principais demandas que os teresopolitanos na área de saúde, como o funcionamento do Centro de Hemodiálise, o secretário fez questão de ressaltar a importância do diálogo entre todas as partes envolvidas.

“Toda gestão tem que ser pautada a médio e longo prazo. Nós começamos a trabalhar, primeiramente, abrindo o diálogo tanto com os prestadores de serviço e também com a sociedade civil organizada, com a participação efetiva da Secretaria de Saúde em todas as reuniões do Conselho Municipal. Com isso, buscamos soluções para garantir o bom funcionamento dos serviços prestados a médio e longo prazo”, explica Carlos Otávio Sant’Anna.

Com relação à questão da Hemodiálise, o secretário informou que o Edital de chamamento Público já está em fase de finalização e publicação, para que uma clínica especializada venha administrar o centro. “Todo o processo está sendo feito com muito cuidado para que não haja qualquer questão judicial que venha a emperrar o processo, prejudicando ainda mais a população”, conclui Carlos Otávio.

O Conselho Municipal de Saúde tem caráter de deliberação e a conferência acompanha esta característica. Além da discussão dos problemas que a saúde pública enfrenta em Teresópolis, a conferência também elege o próximo Conselho e Saúde para o biênio 2015/2017, e ainda os representantes de Teresópolis na Conferência Estadual de Saúde.

O presidente do Conselho Municipal de Saúde, Waldir Paulino Pinheiro da Costa, ressaltou a importância da participação da sociedade nas reuniões públicas do órgão. “O Conselho Municipal de Saúde é aberto para toda a sociedade teresopolitana. É formado em 50% por usuários, ou seja, pela população, 25% por representantes do setor privado e 25% do setor público. A participação popular é extremamente importante porque é ela quem identifica as questões para levar até nós, que temos a incumbência de levar as demandas ao poder público”.
As reuniões do Conselho Municipal de Saúde acontecem toda a terceira 5ª feira de cada mês, a partir das 19h, na Secretaria de Saúde, na Tijuca.

Fotos: Roberto Ferreira


Divulgado resultado das inscrições para a Eleição do Conselho Tutelar




Pré-candidatos indeferidos podem recorrer até o próximo dia 17

  Após análise da documentação exigida no edital de convocação, o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) divulgou nesta segunda-feira, 13, a relação dos pré-candidatos a conselheiro tutelar selecionados para a primeira eleição unificada do órgão. Os pré-candidatos indeferidos terão até o próximo dia 17 para recorrer, contudo todos os candidatos precisam comparecer ao CMDCA (R. Nilza Chiapeta Fadigas, 190/2º andar, Várzea para tomar ciência do resultado da inscrição respeitando o prazo do Cronograma de Eventos. O atendimento acontece de segunda a sexta, das 12h30 às 17h. 

A eleição segue resolução do Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente (Conanda), que marcou para o dia 4 de outubro a eleição unificada em todo o Brasil. Serão preenchidas dez vagas de titulares e outras dez de suplentes para o período 2016-2019.

Outras informações podem ser obtidas pelo e-mail cmdcatererj@gmail.com.

Nº DE INSCRIÇÃO

NOME DO CANDIDATO

DEFERIDA/INDEFERIDA

001
DJAIR MARCELINO ALVES JUNIOR
DEFERIDA
002
TATIANA OLIVEIRA DE ABREU CHARLES
DEFERIDA
003
CHEILA LOURENÇO SAMPAIO
DEFERIDA
004
VANDA REGINA DE OLIVEIRA
DEFERIDA
005
MARCIA REGINA MIRANDA DA COSTA
DEFERIDA
006
RENATA DOS SANTOS BULHÕES
DEFERIDA
007
SÁDIO SOARES DA SILVA
DEFERIDA
008
ANA PAULA LIMA DA SILVA MAIA
DEFERIDA
009
VÂNIA DA SILVA MORAES
DEFERIDA
010
DOUGLAS WILLIAN DIAS
DEFERIDA
011
CLÉIA SOARES DE NOVAIS
DEFERIDA
012
RENATA DA SILVA MAURICIO
DEFERIDA
013
DANIEL AUGUSTO PINTO JUNIOR
INDEFERIDA
014
ANDRÉA DA SILVA KAMEL
DEFERIDA
015
RODRIGO PINTO RIBEIRO
DEFERIDA
016
TÂNIA RAIMUNDA MONTEIRO
INDEFERIDA
017
ROGER TAKAYAS DOS SANTOS
INDEFERIDA
018
LUIZ JORGE DA SILVA
INDEFERIDA
019
CRISTINA MOREIRA MARTINS
INDEFERIDA
020
JULIETH LEITE SILVESTRE
DEFERIDA
021
THIAGO FERREIRA DUQUE
DEFERIDA
022
JANAÍNA ANDRADE MENDES
INDEFERIDA
023
VALDILÉIA FERREIRA DA S. E FERREIRA
DEFERIDA
024
LUSIANE SANTOS DA SILVA
DEFERIDA
025
GUILHERME FISHER S. DOS SANTOS
INDEFERIDA
026
PATRÍCIA CHAVES DA CUNHA
DEFERIDA
027
IVO SALVADOR DE ALBUQUERQUE
INDEFERIDA
028
SANDRA MARIA JOAQUIM
DEFERIDA
029
TÂNIA CRISTINA DE SOUZA BRAGA
INDEFERIDA
030
GLÓRIA REGINA BARROS GONÇALVES
DEFERIDA
031
ANDRÉIA CRISTINA MEDEIROS DE LIMA
DEFERIDA
032
MARIA DE JESUS FELIX FIGUEIRA
DEFERIDA
033
RENATA COELHO
DEFERIDA
034
ELIANE DE JESUS QUEIROZ
DEFERIDA
035
CRISTINA MEDEIROS CLAUSSEN
DEFERIDA
036
TAMARA MURTHA DA SILVA
INDEFERIDA
037
SUELY MANHÃES PLÁCIDO
DEFERIDA
038
JAQUELINE SILVA DO N. CARVALHO
DEFERIDA
039
RAQUEL GARCIA SOARES AMARANTE
DEFERIDA
040
ADRIANA DE FARIAS DE LIMA
DEFERIDA
041
ROSALDA SOARES PEREIRA
DEFERIDA
042
ERICA MACIEL CUNHA
DEFERIDA
043
MARCIA CASTILHO FREITAS
DEFERIDA
044
ANA MARIA BARBOSA DE OLIVEIRA
INDEFERIDA
045
MÔNICA DA SILVA PINHO
DEFERIDA
046
MARTA FERREIRA ALDÊIA
DEFERIDA
047
CRISTIANE DA ROCHA E SILVA
INDEFERIDA
048
ALINE SOARES DA ROSA
INDEFERIDA
049
TAIANE GOMES DA COSTA GONÇALVES
DEFERIDA


Cronograma (sujeito a alterações):


Eventos                                              Datas



Inscrição                                                 1º de junho a 7 de julho



Divulgação do resultado                               13 de julho


Recurso e impugnação                                  14 a 17 de julho



Divulgação do resultado final                        21 de julho



Estudo dirigido                                               25 de julho



Prova objetiva/prova discursiva/Redação       25 de julho



Divulgação dos gabaritos preliminares            A definir



Interposição de recursos                                  A definir



Resultado dos recursos                                   A definir



Divulgação/Publicação do resultado final      28 de agosto



Eleição dos conselheiros tutelares                  04 de outubro



Publicação do resultado da eleição                 06 a 09 de outubro



Curso de capacitação                                       A definir



Resultado final do processo de eleição           Após o término da capacitação



Posse dos conselheiros tutelares                      10 de janeiro de 2016