quarta-feira, 12 de setembro de 2012

Prefeitura do Rio reserva vagas de carros para maiores de 65 anos


100 vagas já foram implantadas na Zona Sul do Rio, diz CET-Rio.
Outras 300 vagas serão reservadas nas próximas semanas.


O Bom Dia Rio desta quarta-feira (12) falou sobre as vagas reservadas pela prefeitura para maiores de 65 anos. A seleção de vagas para os idosos está sendo feita pela CET-Rio. Segundo o órgão, 100 vagas já foram implantadas na Zona Sul do Rio, nos bairros de Copacabana, Ipanema, Leblon e Lagoa Rodrigo de Freitas. Nas próximas semanas, de acordo com a CET-Rio, outras 300 vagas serão reservadas. As vagas são sinalizadas de modo a indicar a exclusividade do uso por parte dos idosos.
O critério de localização das vagas parte de um estudo feito pela CET-Rio avaliando a demanda e a faixa etária dos locais de estacionamento. A Secretaria municipal de Transportes (SMTR) pede a colaboração da população no sentido que a utilização dessas vagas sejam respeitadas.

No dia 27 de agosto a SMTR baixou uma resolução regulamentando o cartão de gratuidade de estacionamento para o idoso. A decisão veio após a publicação do Decreto Municipal nº 36.117, que reserva 5% das vagas do sistema Rio Rotativo em todo o município do Rio para maiores de 65 anos. A reserva vale também para estacionamentos públicos com características de área fechada.
A SMTR já abriu 1.208 processos para aquisição do cartão. Desse total, cera de 18% já foi entregue. A secretaria informa que o prazo para o recebimento varia de 15 a 30 dias, a partir da entrega dos formulários solicitando o cartão. De acordo com a CET-Rio, até julho deste ano, o número de vagas pertencentes ao sistema Rio Rotativo era estimado em 45 mil vagas.
O cartão deverá ser colado no pára-brisa do veículo para facilitar a fiscalização.
Para adquirir o cartão, o idoso, com idade acima de 65 anos, deve procurar de 9h às 16h, nos dias úteis, um doa 10 posto de atendimento da SMTR (abaixo relação dos endereços) e apresentar a seguinte documentação:

1) Requerimento encaminhado ao Coordenador da Coordenadoria de Regulamentação e Infrações Viárias (CRV), da SMTR;
2) Cópia da Carteira Nacional de Habilitação (CHN), no prazo de validade, em nome do idoso;
3) Cópia do Certificado de Registro e Licenciamento do Veículo (CRLV), somente na categoria particular, do exército vigente ou imediatamente anterior, em nome do idoso;
4) Cópia do comprovante de residência em nome do requerente.
Veja os pontos de atendimento:
- Rua do Riachuelo, nº 257 - Centro
- Avenida Bartolomeu Mitre, nº 1.297 - Leblon
- Rua Visconde de Santa Isabel , nº 34 – Vila Isabel
- Rua 24 de Maio, nº 931 – Fundos – Engenho Novo
- Rua Orçadas, nº 435 – sala 7 – Ilha do Governador
- Avenida Monsenhor Félix, nº 512 – Irajá
- Avenida Ayrton Senna, nº 2.001 – Barra da Tijuca

- Rua Fonseca, nº 240 - 2º andar - Bangu
- Rua Dom Pedrito, nº 1 – Campo Grande
- Rua Fernanda, nº 155 – sala 8 – Santa Cruz

Nenhum comentário:

Postar um comentário