segunda-feira, 10 de junho de 2013

Testes gratuitos de respiração no Rio nesta sexta-feira


Respire fundo; puxe o ar pelo nariz e solte pela boca. Essa simples ação do corpo humano, para muitos, pode ser um problema de “tirar o fôlego”. Dados da Organização Mundial da Saúde (OMS) mostram que uma em cada sete pessoas no mundo sofre com algum tipo de alergia respiratória. Além disso, a incidência de problemas respiratórios aumenta em 40% no inverno, segundo a Associação Brasileira de Otorrinolaringologia e Cirurgia Cérvico-Facial (ABORL-CCF).

Fundamental para a nossa sobrevivência, o olfato está diretamente ligado ao paladar e é um grande aliado para evitar perigos, como alimentos estragados, escapes de gás ou presença de fogo. Tal sentido do corpo humano também é importante nas nossas relações com outras pessoas. Através dos feromônios, o olfato também está relacionado ao despertar de emoções e da memória. Segundo o Ministério da Saúde, a mucosa olfativa corresponde a 90% das sensações gustativas. Além disso, um estudo realizado nos EUA revela que 50% da população norte-americana entre 60 a 85 anos tem distúrbios de olfato.

Por isso, nos dias 14 e 15 de junho, começa a quarta edição da campanha “Respire pelo Nariz e Viva Melhor”, uma iniciativa da Academia Brasileira de Rinologia (ABR) em parceria com a ABORL-CCF. O objetivo é conscientizar a população sobre os cuidados com o nariz, as vias aéreas superiores e com a respiração em geral. A ação consiste em levar por 14 cidades, simultaneamente, testes que divertem e ensinam mais sobre a saúde respiratória, como o “Teste de Glatzel”, que mede a permeabilidade nasal com o auxílio de um espelho especial, o “SNOT-22” – questionário que avalia a possibilidade de rinossinusite crônica, a “Escala de Epworth”, que mede o grau de sonolência do indivíduo, e o tradicional “Jogo dos Aromas”, teste em que o público tenta identificar apenas com o olfato 10 cheiros diferentes escondidos em uma caixa surpresa.

Segundo a otorrinolaringologista Wilma Terezinha Anselmo-Lima, presidente da ABR, levar informações corretas e com credibilidade é um dos compromissos primordiais desta campanha. “Promover esta atividade lúdica por várias cidades ao mesmo tempo reforça ainda mais o nosso propósito de conscientizar a população leiga em escala nacional sobre a importância da respiração saudável e do papel do otorrino no tratamento e acompanhamento de tais afecções”, diz.
 
O também otorrinolaringologista da ABORL-CCF, Edwin Tamashiro, coordenador nacional da campanha, explica que os distúrbios olfativos mais comuns são as “anosmias”, perda total do olfato, e as “hiposmias”, diminuição de tal capacidade. “Os distúrbios do olfato podem ter causas obstrutivas, como desvio de septo, polipose nasal ou resfriado. Nesses casos, as substâncias odoríferas não conseguem chegar à área olfatória do nariz. Há ainda as causas neurológicas, como alterações no epitélio olfatório ou nas áreas do cérebro responsáveis pela percepção dos cheiros”, diz o especialista.  

O importante é fazer o diagnóstico correto, pois muitas causas dos problemas olfativos como a perda do olfato, são curáveis. Dependendo da doença de base, o tratamento é direcionado caso a caso. “O otorrinolaringologista, por ser especialista em nariz, é o profissional mais habilitado para identificar e diagnosticar corretamente as alterações de olfato”, conclui Romano.
 
Cidades visitadas:

Belo Horizonte / Brasília / Campinas / Curitiba / Fortaleza / Goiânia / Londrina /
Marília / Porto Alegre / Recife / Ribeirão Preto / Rio de Janeiro / São José do Rio Preto / São Paulo


Campanha “Respire Pelo Nariz e Viva Melhor” – edição 2013 (Rio de Janeiro)
Data: 14 e 15 de junho 
Horário: das 10h às 22h nos shoppings e das 9h às 17h nos parques e praças

Local da campanha no Rio: Barra Shopping
Av. das Américas, 4666 - Barra da Tijuca

Nenhum comentário:

Postar um comentário