quinta-feira, 4 de julho de 2013

Blitz do Procon Carioca notifica seis agências por descumprimento da Lei da Fila do Banco

Lei determina que clientes não fiquem mais de 15 minutos nas filas

                 



O Procon Carioca, órgão da Secretaria de Defesa do Consumidor da Prefeitura do Rio, realizou nesta quinta (04/07) uma blitz em diversas agências bancárias da cidade para conferir o cumprimento da lei municipal 5.254/2011.


A equipe do Procon Carioca, fiscalizou nove agências bancárias do Banco do Brasil, Bradesco, Caixa Econômica, HSBC, Itaú e Santander nos bairros da Tijuca e Estácio. Seis agências foram notificadas por irregularidades, das quais uma foi multada em R$ 10 mil por ser reincidente e as outras cinco foram advertidas por terem sido monitoradas pela primeira vez.



De acordo com a secretária Municipal de Defesa do Consumidor, Solange Amaral, as agências bancárias têm que cumprir a lei e respeitar o consumidor, atendendo-o no prazo máximo de 15 minutos. A secretária informou ainda que os bancos são obrigados a fornecer senhas que registrem o horário de entrada na fila e devem devolver as senhas com o horário do atendimento.


Desde de 2012 o Procon Carioca vem monitorando algumas agências bancárias com maior número de reclamações. O consumidor que quiser se queixar do desrespeito à Lei da Fila do Banco pode ligar para a Central 1746, da Prefeitura do Rio, ou fazer um registro pelo site www.1746.rio.gov.br.


AGÊNCIA MULTADA (Reincidente) – Banco Santander (Rua General Roca, 661 – Tijuca – Ag.1334)


AGÊNCIAS ADVERTIDAS – Banco do Brasil (Rua Barão de Mesquita, 248 – Tijuca – Ag.30104); Bradesco ( Rua Conde de Bonfim, 372 – Tijuca – Ag.3463); Caixa Econômica (Praça Saens Peña, 33 – Tijuca – Ag. 2906); Itaú ( Rua Conde de Bonfim, 390 – Tijuca- Ag. 5631 e Rua Estácio de Sá, 155 – Estácio – Ag.438).

Sobre o Procon Carioca


Em quinze meses de funcionamento, o Procon Carioca — que já recebe queixas de compras pela internet, desrespeito á Lei da Fila do Banco, TV por assinatura e prazos de marcação de consultas por planos de saúde — acumula índice de solução, em até sete dias, de 85%.

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