segunda-feira, 16 de setembro de 2013

MAIS DE 17 MIL CLASSIFICADOS FARÃO A 2ª FASE DA OLIMPÍADA BRASILEIRA DE MATEMÁTICA NO PRÓXIMO SÁBADO (21/09)

No próximo sábado (21/09), mais de 17 mil estudantes, classificados na primeira fase da Olimpíada Brasileira de Matemática das escolas públicas e privadas do país, participarão de mais uma etapa da competição. Na mesma data, haverá a aplicação da primeira etapa para os estudantes de graduação no nível universitário.


A prova terá duração de 4h30 em todos os níveis e será aplicada nas mesmas instituições onde os competidores estudam. Os horários de aplicação das provas devem ser confirmados diretamente com os professores responsáveis nas instituições de ensino.





A correção dos exames será realizada pelos professores das instituições participantes, segundo o gabarito oficial, a ser publicado no próximo dia 24, no site da Olimpíada (www.obm.org.br).


Classificam-se para a terceira e última fase os estudantes que atingirem a pontuação mínima exigida para cada nível, segundo o critério a ser estabelecido pela Comissão Nacional de Olimpíadas de Matemática, com base nos resultados nacionais alcançados nas fases anteriores da Olimpíada.


As provas finais ocorrerão nos dias 19 e 20 de outubro, em locais a serem definidos. A divulgação dos estudantes premiados com medalhas de ouro, prata e bronze, além de menções honrosas, está prevista para dezembro.


Os medalhistas da competição serão convidados a participar da 17ª Semana Olímpica, em janeiro de 2014 – evento que dará inicio ao processo de seleção para representar o país em competições internacionais de Matemática.


Sobre a Olimpíada


A OBM é uma competição realizada desde 1979, cujos objetivos são estimular o estudo da Matemática, contribuir para a melhoria do ensino no país, identificar e apoiar estudantes com talento para a pesquisa científica, e selecionar e preparar as equipes brasileiras que participam das diversas competições internacionais de Matemática, onde competem os melhores estudantes de cada país.


O projeto é uma iniciativa conjunta do Instituto Nacional de Matemática Pura Aplicada (Impa); da Sociedade Brasileira de Matemática (SBM); do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq/MCTI); da Secretaria de Ciência e Tecnologia para Inclusão Social (Secis); do Ministério de Educação (MEC), por intermédio da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes); do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE); e do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia de Matemática (INCT-Mat).


Para outras informações relacionadas à competição, consulte:
www.obm.org.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário