segunda-feira, 22 de setembro de 2014

Em Teresópolis, Projeto Mais Leitura Itinerante vende mais de 10 mil livros

Todas as crianças saíram da tenda com, pelo menos, um livro nas mãos


Alunos da Escola Municipal Wesceslau Brás visitaram o estande no último dia de exposição

 O projeto estadual Mais Leitura Itinerante permaneceu até esta sexta-feira, 19, na Praça Balthasar da Silveira – a da Matriz de Santa Teresa, na Várzea. O atendimento teve início na última segunda-feira, 15, com livros a preços populares (o valor varia entre R$ 2 e R$ 4) para estimular o hábito da leitura. Em uma semana na cidade, mais de 10 mil livros foram vendidos, atendendo aos públicos infantil, infanto-juvenil e adulto, através de 1.500 títulos, entre técnicos, romances, infantis, biografias e auto-ajuda, entre outros.

“É um projeto social promovido pela Imprensa Oficial, com o apoio do Governo do Estado e das prefeituras, que visa levar livros à população a preços populares, para facilitar o acesso às pessoas que não têm condição de comprar, incentivando a leitura”, disse a responsável pelo atendimento, Anne Santos, ressaltando a participação do teresopoliatano. “Em média cada pessoa que passou pelo nosso estande comprou quatro livros. Tivemos uma boa participação também das crianças, que compareceram e compraram bastante exemplares”, concluiu.

Para encerrar com chave-de-ouro o Projeto Mais Leitura Itinerante em Teresópolis, os alunos da Escola Municipal Wesceslau Brás, localizada em Albuquerque, visitaram o estande na manhã desta sexta-feira. A escola atende alunos do Pré I ao 5º ano, totalizando cerca de 140 crianças.

“A proposta de escola é incentivar a formação de leitores. É importante que as crianças venham e comprem o seu livrinho, aprendendo a importância que o livro tem na vida escolar e futura de cada um”, apontou a diretora da escola, Marcia Pires Monteiro.

Todos os alunos saíram da tenda com, pelo menos, um livro nas mãos. A pequena Ranielle da Silva Heller, de 8 anos, estava bastante empolgada com o exemplar que comprou,  ‘A boneca de pedra’. “Eu gosto de ler, porque é bem legal”.

Criado em 2011 para democratizar o acesso à cultura, o Projeto Mais Leitura Itinerante conta com quatro agências fixas, nas unidades do Rio Poupa Tempo de São Gonçalo, Bangu, São João de Meriti e no Bay Market, em Niterói. A média de venda é de 15 mil livros por mês em cada unidade. Mais de 100 mil cidadãos são titulares do “Cartão do Leitor”, que garante um "livro-brinde" a cada 10 livros comprados.

Texto: Heliny Quintanilha
Fotos: Jeferson Hermida



Nenhum comentário:

Postar um comentário