quarta-feira, 27 de maio de 2015

Circuito ‘Rio Eco Run’ 2015 tem etapa confirmada em Teresópolis

Na manhã desta quarta-feira, 27, o subsecretário de Turismo, Carlos Tucunduva, recebeu na sede da secretaria, no Soberbo, representantes da P&D Consultoria, Alexandre Nicolsky e Ivan Nicolsky. Em pauta, a confirmação de Teresópolis como uma das etapas da ‘Rio Eco Run’ 2015, corrida de aventuras que é realizada em cinco etapas, em cidades diferentes: Rio de Janeiro, Búzios, Teresópolis e Nova Friburgo. A primeira etapa, no Rio de Janeiro, está marcada para o dia 12 de setembro. A etapa Teresópolis terá sua data confirmada em breve, mas já está certo que será no mês de novembro.

O ‘Rio Eco Run’ tem o tema ‘Corra, Cuide, Respire’ e é considerado o I Circuito de Corrida Mista, asfalto e trilha com foco e ações efetivas na sensibilização e conscientização socioambiental no estado do Rio de Janeiro. O evento reunirá atletas profissionais e amadores.

“As provas serão disputadas nas modalidades, 5km, 10km e 21km, sempre alternando asfalto e trilha. O foco são os atletas de nível, mais experientes, porém com o espaço para atletas amadores”, afirmou Tucunduva comemorando a vinda da prova para Teresópolis. Tucunduva pontuou que haverá um ranking acumulativo, com atrativas premiações e brindes para os participantes, que serão divulgados em breve.

O representante da P&D Consultoria, Alexandre Nicolsky, afirmou que serão feitas várias ações ligadas ao meio ambiente durante o evento. “Vão acontecer ações de sensibilização paralelamente em cada etapa, buscando o envolvimento e a conscientização dos atletas e da população local para a conservação e a proteção do meio ambiente”.

Alexandre destacou ainda que a corrida já tem patrocinadores e apoiadores e que a mesma tem tudo a ver com a cidade serrana. “Teresópolis é um município excelente para este tipo de modalidade. O Parque Nacional da Serra dos Órgãos é ideal para receber os competidores na parte da floresta. No asfalto, temos este local do Soberbo, além de outros próximos ao parque”.

Durante a reunião, ficou definido que o Parque Nacional da Serra dos Órgãos abrigará toda a parte de corrida na floresta. Já a largada, deverá acontecer na Praça Senta a Pua, no Soberbo, local onde deverá ficar toda a estrutura do evento.

A produção dos eventos executará várias medidas compensatórias e deixará um legado nas localidades utilizadas pelo Circuito Eco Run, através da ‘Recicloteca’ e da ‘Lix Solução Sustentável’. Serão plantadas mudas, além de serem dadas palestras e oficinas de conscientização ambiental. Apoiam a iniciativa os governos do estado do Rio de Janeiro e o federal, através do Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis) e do ICMBio (Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade), dentre outros.

Texto: SecTur

Nenhum comentário:

Postar um comentário