quinta-feira, 8 de novembro de 2012

Batalhão de Policiamento Turístico da PM do Rio vai ganhar casa nova


.
O Batalhão de Policiamento em Áreas Turísticas (BPTur) da Polícia Militar fluminense está próximo de ganhar uma nova sede. Começam em 2013 as obras no antigo Hospital 4º Centenário, em Santa Teresa, prédio de 12 andares que foi cedido pelo município ao Estado para abrigar as novas instalações do Batalhão. Ao todo, serão investidos R$ 3,8 milhões para os três pavimentos da unidade. Atualmente, o BPTur divide o prédio com o 19º Batalhão de Polícia Militar (BPM), em Copacabana.

Com o novo espaço, será possível dobrar o efetivo do batalhão, atualmente de 240 policiais, que utilizam equipamentos como o speedy para patrulhamento especial. O número de bicicletas da unidade também saltará de 20 para 40.

De acordo com o comandante do BPTur, tenente-coronel Joseli Cândido da Silva, a ideia é aproveitar os nove andares excedentes que a nova sede terá para implantar um hotel, com recursos e administração da iniciativa privada ou de instituições de ensino. Neste caso, o local funcionaria como hotel-escola, para estudantes de turismo.
– Teremos mais espaço para implantar outras atividades, com as mesmas características e padrões do policiamento de proximidade. A nova sede será um passo importante para sedimentarmos a doutrina de segurança turística segundo a qual cada policial pode ser um embaixador do Rio de Janeiro – disse o comandante do BPTur.
Localização estratégica
A parte operacional do batalhão, com 48 homens, quatro quadriciclos, oito bicicletas e quatro patrulhas – continuará funcionando na sede do 19º BPM, para atender a orla da Zona Sul.
– A localização em Santa Teresa é estratégica. Estaremos perto do Cristo Redentor, do aeroporto Santos Dumont, da Lapa , entre outros pontos. Mas o efetivo que atua na Zona Sul não vai deixar de existir – explicou o comandante.
De acordo com o comandante-geral da Polícia Militar, coronel Erir Ribeiro Costa Filho, o BPTur é uma unidade que investe na formação de seus integrantes.
– Esta nova sede aumentará a capacidade do BPTur de ser uma referência, num momento em que o Rio começa a ser a capital do mundo, graças a esta sequência de grandes eventos – afirmou o comandante.

Nenhum comentário:

Postar um comentário