sábado, 10 de novembro de 2012

Defesa Civil mobiliza moradores da Ilha do Caxangá para simulado e testa sirenes do Sistema de Alerta e Alarme:

Nesta sexta-feira, 9, equipe da Defesa Civil Municipal estará na comunidade da Ilha do Caxangá, no Alto, às 19h. O objetivo é mobilizar os moradores para que participem do exercício simulado de desocupação das áreas de riscos de deslizamentos e de alagamentos em época de chuva forte, marcado para o dia 29 de novembro. Seguindo determinação da Secretaria de Estado de Defesa Civil, a ação acontecerá no Dia Estadual de Redução de Desastres em 19 comunidades, na cidade e no interior.
Trata-se de um treinamento prático, quando os moradores serão orientados por agentes e voluntários da Defesa Civil, bem como líderes comunitários, sobre como proceder quando as sirenes do Sistema de Alerta e Alarme tocarem, indicando que a chuva atingiu níveis críticos.
No dia 29, o exercício simulado acontecerá nas comunidades que contam com sirenes ou NUDECs (Núcleos Comunitários de Defesa Civil). A Defesa Civil já está percorrendo os bairros a fim de mobilizar os moradores para que participem do treinamento de prevenção.
Já neste sábado, dia 10, será realizado o teste mensal para checar o funcionamento das 24 sirenes do Sistema de Alerta e Alarme implantado pelo Governo do Estado em 13 comunidades. A ação de rotina tem como objetivo checar os equipamentos e localizar os problemas de comunicação que possam existir, para imediata correção. As sirenes serão acionadas às 10h por sistema remoto, através da internet, da Sala de Operações da Defesa Civil Municipal, na Tijuca.
Mais sirene e NUDEC
O Sistema de Alerta e Alarme implantado pelo Governo do Estado em Teresópolis ganhou o reforço de mais uma sirene, que foi instalada na última semana na Escola Municipal Estado de Israel, no bairro Granja Florestal. O objetivo é ampliar a área de abrangência do equipamento na comunidade, que foi bastante afetada pelo temporal de janeiro de 2011.
Com isso, subiu para 24 o número de sirenes instaladas em Teresópolis, e que estão distribuídas pelos seguintes locais: Santa Cecília (1), Fischer (1), Caxangá (1), Corta Vento (1), Pimentel (2), Rosário (2), Perpétuo (2), Vale da Revolta (2), Coreia (2), Fonte Santa (2), Caleme (2), Granja Florestal (3) e Quinta Lebrão (3).
Dando continuidade à instalação de Núcleos Comunitários de Defesa Civil (NUDECs) nas áreas de risco do município, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Defesa Civil está implantando duas novas unidades: em Santa Cecília, que se encontra em fase de conclusão, e no Corta Vento. Com a finalidade de desenvolver um processo de orientação permanente junto à população, os moradores são treinados para atuar na prevenção e minimização dos riscos e desastres nas áreas mais vulneráveis a deslizamentos de encostas e de alagamentos em época de temporais. Atualmente Teresópolis conta com NUDECs em funcionamento em 17 comunidades, na cidade e no interior, reunindo 227 voluntários treinados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário