sábado, 3 de março de 2012

Vale da Prata e Vargem Grande recebem água tratada



Parceria entre Prefeitura e Cedae beneficiará cerca de 1,7 mil famílias


  O Prefeito Arlei esteve nesta sexta-feira, 02, no Vale da Prata, na periferia, e em Vargem Grande, no 3º Distrito, acompanhado da equipe da Cedae que, em parceria com a Prefeitura Municipal, colocou tubulação para abastecimento de água tratada nas localidades. A visita foi acompanhada pelos Secretários de Orçamento Participativo, José Maria Rodrigues, e de Meio Ambiente e Defesa Civil, Coronel Roberto Silva, e pelos Vereadores Dr. Carlão, Major Anderson e Anginho.
                                                                                  
No Vale da Prata, foi concluída a obra de interligação da rede de abastecimento, com cerca de 1,5 km de extensão. A ação contou com o apoio da CRT (Concessionária Rio-Teresópolis), que permitiu a travessia do encanamento pela BR-116. “Esta é mais uma vitória para a comunidade. Procurei a Cedae e fechamos esta parceria, que vai se estender para outras localidades que ainda não têm acesso à água tratada”, adiantou o Prefeito Arlei. Segundo ele, o contrato com a concessionária de água será renovado e a Prefeitura reivindicará algumas contrapartidas. “Faremos algumas exigências neste novo contrato, como o tratamento do esgoto sanitário do município e o abastecimento de água de qualidade nas comunidades que ainda não têm”, adiantou.

Em Vargem Grande, cerca de 3 mil metros de rede de água estão sendo construídos na Rua Diógenes Pedro da Costa. A previsão é que o serviço seja finalizado em 15 dias. Na sequência, as servidões de acesso também receberão a canalização.

José Luiz Daflon, Gerente Serrano da Cedae, destacou que cerca de 700 famílias serão beneficiadas com a interligação no Vale da Prata e mais de mil residências em Vargem Grande poderão ter acesso à água tratada. “Este era um anseio antigo da Cedae e graças a essa parceria com o Prefeito Arlei vamos beneficiar centenas de famílias com água de qualidade”, afirmou. Para ter acesso à água canalizada, as famílias devem ir à Secretaria Municipal de Planejamento, no terceiro andar da Prefeitura, e solicitar o memorando de número de sua residência. Este documento deverá ser levado à Cedae para que seja feita a vistoria e, posteriormente, a ligação da água.  

Segundo o Secretário de Meio Ambiente e Defesa Civil, Coronel Roberto Silva, os imóveis precisam obedecer a critérios legais para que possam receber a água tratada. “Os imóveis não podem estar localizados em áreas de risco, nem de preservação ambiental. Seguindo todas essas exigências, o Poder Público autoriza a ligação da água canalizada”, explicou. 

Para o Vereador Dr. Carlão, o acesso à água de qualidade é uma questão de saúde pública. “A implementação desse projeto mostra o respeito da Prefeitura, do Estado e da Câmara de Vereadores pelos cidadãos e também a preocupação com a saúde. Estamos unidos pensando socialmente e hoje saldamos uma dívida com essas comunidades. Com a água da Cedae chegando às casas e o esgotamento sanitário sendo bem feito, com certeza haverá uma redução das doenças comuns, como verminoses e viroses”, ressaltou o Vereador, que também é médico.

O Vereador Major Anderson também comemorou a conquista. “Quando o Prefeito Arlei assumiu o cargo, ele disse que seu principal objetivo era atender o povo. Antes, com os desentendimentos entre a Prefeitura e a Cedae, só quem perdia era a população. Agora, o povo recebe o presente, pois as famílias do Vale da Prata e de Vargem Grande passarão a ter o direito de requerer água tratada em suas casas”, festejou.

Silas Macedo, Presidente da Associação de Moradores de Vargem Grande, disse estar feliz por essa conquista. “Esta era uma luta antiga dos moradores de Vargem Grande. É um ganho para a comunidade e mostra que a Prefeitura está se preocupando em trabalhar pela população. O Prefeito Arlei está fazendo um trabalho sério e correto e nós temos que aplaudir esta iniciativa”, elogiou.

Texto: Fabiana Fuchs
Fotos; Marco Esteves

Prefeito Arlei e equipe da Cedae conversam sobre a chegada da água tratada para os moradores do Vale da Prata


Nenhum comentário:

Postar um comentário