quarta-feira, 14 de agosto de 2013

Alterdata apoia projeto Caminhos da Serra do Mar





A Alterdata, empresa desenvolvedora de softwares contábeis e de gestão, é a responsável por toda a sinalização e folders explicativos do projeto “Os Caminhos da Serra do Mar”, que será inaugurado no próximo dia 15 de agosto, pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), entidade responsável pelo Parque Nacional da Serra dos Órgãos (Parnaso). Trata-se de trilha de longa duração que percorre diversos municípios e corta algumas das unidades de conservação do Mosaico da Mata Atlântica Central Fluminense. Ao todo o caminho tem 68 km e pode ser percorrido em até seis dias. A trilha inaugural será realizada entre os dias 15 e 20 de agosto.


O roteiro inaugural da trilha será através do Caminho do Ouro, que será realizada no dia 15 de agosto; Cobiçado Ventania, dia 16; e Uricanal, no dia 17. Entre os dias 18 e 20 será realizada a travessia Petrópolis-Teresópolis. Entre os dias 15 e 18 o caminhante não pernoitará dentro da Unidade de Conservação (UC). Já entre 18 e 20 de agosto o caminhante contará com a infraestrutura da UC para pernoite em abrigos e acampamento.


Em seus trechos, no Caminho do Ouro, na Travessia Cobiçado Ventania, na Trilha Uricanal, e na Travessia Petrópolis-Teresópolis, o caminhante poderá contar com sinalização adequada, descrição das trilhas e comprovará sua caminhada com um carimbo em seu “passaporte”. Entre os ambientes visitados durante o percurso, destaque para os diversos ecossistemas associados ao bioma Mata Atlântica, como mata de encosta, campos de altitude, além de paredões rochosos, picos, poços e cachoeiras. O principal objetivo de criação desta trilha é o de favorecer a conservação ambiental e promover o uso dos espaços através de uma estratégia de conservação.

Sobre as trilhas

Trilha Uricanal – relativamente leve, faz a ligação entre os bairros do Caxambu e do Bonfim. Tem um total de 11,5km e pode ser percorrida em 4 horas. É, em grande parte, acompanhada de rios que formam poços e cachoeiras cristalinas, ótimos pontos de parada para um banho refrescante. Neste trecho, o caminhante percorre a todo o momento uma mata densa, com grande biodiversidade. A "Toca do Caçador" é um atrativo à parte. Usada durante anos para a prática ilegal de caça, serve hoje de abrigo ao caminhante. Com um pouco mais de tempo, o visitante tem a possibilidade de conhecer os "Pinheirinhos" e o pico do Alcobaça, atrativos que ficam fora do eixo principal da trilha.





Caminho do Ouro – Também considerado leve, o Caminho do Ouro tem 11,5 km e o visitante leva em torno de 4 horas para percorrer. Tem início em Vila Inhomirim, acolhedor e histórico distrito de Magé. Patrimônio Histórico tombado pelo INEPAC, o caminho foi aberto em 1723 para trazer esse precioso mineral das Minas Gerais até o Rio de Janeiro. Neste trecho caminha-se sobre a história. O visitante tem a oportunidade de conhecer a primeira ferrovia do país e a estrada carroçável da Serra da Estrela, considerada a obra mais grandiosa da época do império. A beleza da mata bem preservada torna esta caminhada ainda mais deslumbrante.

Trilha da Pedra do sino – Essa trilha, considerada leve, também pode ser percorrida em 4 horas e tem 11,5 km. Após dormir em um tradicional abrigo de montanha ou área de camping, o visitante tem a oportunidade de assistir ao espetacular nascer do sol a 2.275 metros de altitude, ponto mais alto da Serra dos Órgãos, no cume da Pedra do Sino. Durante o inverno, devido às baixas temperaturas que podem atingir 0 ºC, é comum ver uma fina camada de gelo sobre a vegetação pela manhã. Ao longo da suave descida até a sede Teresópolis, o caminhante pode observar a Mata Atlântica em suas diferentes formas de vegetação, passando por campos de altitude e por uma floresta densa e preservada, com abundante fauna e flora, cachoeiras e cavernas.

Subida do Morro do Açu – Trilha pesada, tem 8 km e leva em torno de 6 horas para ser percorrida. Para contemplar o pôr do sol no Morro do Açu o caminhante deve entrar pela portaria do Parque Nacional da Serra dos Órgãos em Petrópolis, situada a 1.125 metros de altitude. Após percorrer uma forte subida de aproximadamente 2.200 metros, chega-se aos Castelos do Açu, um dos pontos culminantes do parque. Logo no início da trilha, o caminhante passa por poços, cachoeiras e mirantes. Ao final deste dia de caminhada o visitante pode pernoitar em um abrigo de montanha, equipado de cozinha, camas e água quente, ou em uma área de camping ao lado dos castelos.

Travessia Açu–Sino – Trilha pesada, com 9 km, percorrida em 7 horas, é o principal trecho da Travessia Petrópolis-Teresópolis e reconhecida como uma das mais belas travessias do país. Neste dia, considerado o mais pesado dos Caminhos da Serra do Mar, conta com bela vista do complexo de montanhas da Serra dos Órgãos. A vegetação é peculiar, semelhante à encontrada nos Andes. A trilha possui trechos que exigem maior atenção e preparo do caminhante, como o famoso "lance do Cavalinho”. Com tempo bom, é possível visualizar toda a Baía de Guanabara, Morro do Corcovado, Pão de Açúcar e Pedra da Gávea ou ainda ter a sensação de caminhar acima das nuvens.


Sobre a Alterdata

Fundada em 1989 por Ladmir Carvalho e José Ronaldo da Costa, a Alterdata é uma empresa que desenvolve softwares de Gestão Empresarial (ERPs), Automação Comercial, Contábil e Imobiliária, sistemas para Nota Fiscal Eletrônica, Ponto Eletrônico, entre outros. Especializada em soluções para Pequenas e Médias Empresas, atende hoje a mais de 25 mil clientes em todo o Brasil, principalmente Escritórios de Contabilidade, Comércio, Indústria e Administradoras de Imóveis. Com 75 bases pelo país e mais de 1.000 colaboradores diretos. A empresa é uma das principais empregadoras de Teresópolis, na região serrana do Rio de Janeiro.

A empresa inaugurou recentemente seu novo prédio que faz parte de umprojeto sustentável de 12 mil m², com aproveitamento da água da chuva, captação de energia solar e estação própria de tratamento de esgoto. No terraço do prédio, ao invés de cimento que gera aquecimento interno, o piso é de grama, o que corresponde a 45% de economia de energia com ar condicionado. Além disso, os vidros das janelas permitem maior entrada de luz e conservação térmica, que também evita o uso excessivo de ar condicionado.

A Alterdata também investiu em espaços direcionados ao bem estar social e pessoal dos funcionários. As salas foram projetadas com diretrizes do departamento Recursos Humanos com o objetivo de gerar maior conforto e integração entre os funcionários, além da criação de áreas de lazer.


Natatsha Fonseca

Nenhum comentário:

Postar um comentário