quarta-feira, 7 de agosto de 2013

Escolas municipais terão que instalar câmeras de segurança

A Câmara do Rio derrubou nesta terça-feira um veto do prefeito Eduardo Paes a um projeto de lei da vereadora Rosa Fernandes (PMDB), de novembro de 2011, que estabelece que todas as 1.076 escolas da rede municipal de ensino são obrigadas a instalar câmeras de segurança para registrar imagens das principais áreas internas e de acesso.

O texto diz que cada unidade precisa ter, no mínimo, dois equipamentos, mas o número deve ser definido de acordo com a quantidade de alunos e funcionários. Atualmente, segundo a Secretaria municipal de Educação, 462 colégios — menos da metade — possuem o sistema de monitoramento.
Com o veto, a lei segue para a promulgação.
 
. A prefeitura, que não quis comentar a nova regra, terá de cumpri-la ou entrar na Justiça contra o texto. Os 32 vereadores que estavam presentes no plenário votaram a favor da derrubada do veto. O curioso é que a própria Rosa Fernandes não compareceu.
— Tive a ideia do projeto na época da chacina na escola de Realengo. O fato de haver câmeras que registraram tudo foi fundamental. Além de inibir vandalismo, é importante ter documentado, registrado, quem transita por essas unidades. Não será um custo alto e o próprio colégio tem autonomia para pequenos investimentos — alegou a vereadora.


Ruben Berta - O Globo

Nenhum comentário:

Postar um comentário