quarta-feira, 2 de outubro de 2013

Agricultura promove festival do morango em Nova Friburgo









Maior produtor comercial de morango do Estado do Rio de Janeiro, Nova Friburgo, na Serra, terá, entre os dias 4 e 27 de outubro, um evento que marcará o início da safra da fruta no município. O Festival do Morango tem como objetivo incentivar a produção, a venda direta e o aumento do consumo local, além de divulgar técnicas sustentáveis de manejo. O evento é fruto de parceria entre o Friburgo Shopping, Nova Friburgo Convention Visitors & Bureau, Amorango (Associação dos Produtores de Morango de Nova Friburgo) e a Secretaria de Estado de Agricultura e Pecuária, através da Emater-Rio e dos programas Rio Rural, Frutificar e Prosperar.


Nos dias 4 e 5, haverá feira e exposição de morangos, derivados e sistemas de produção no 1º piso do Friburgo Shopping, de 10h às 21h, com entrada franca. No local, será possível adquirir e degustar outros produtos típicos da agroindústria familiar como, por exemplo, geleias, mel, iogurtes, pães de mel, queijos, embutidos, entre outros. Paralelamente, 35 restaurantes, hotéis e pousadas dos bairros Centro, Mury, Cônego, São Pedro da Serra e Lumiar participam do festival preparando sobremesas com a fruta no período do evento.


Nos quatro sábados de outubro acontecerá edição especial do projeto Mãos na Massa, no Mercado da Vila Amélia (Coopfeira). Serão oficinas gratuitas de culinária com sugestões de baixo custo, saborosas e fáceis de cozinhar tendo o morango como estrela da festa. As receitas são de personalidades locais como moradores, chefs e produtores rurais. As oficinas acontecem sempre a partir das 10h, com limite de 20 participantes. Os interessados devem retirar uma senha no Box 3, a partir das 9h, para terem direito à participação com degustação.


A primeira oficina, no dia 5, será ministrada por Tasso Freire, do Makaha's Buffet. Ele irá ensinar o preparo de doces como Delícia de Morango, Quindim de Morango e Torta de Morango com Chantilly. No dia 12, será a vez de Renata Hermeto, chef formada pela Mausi Sebes e professora do curso de Gastronomia da Universidade Cândido Mendes. O terceiro sábado (19/10) terá presença da extensionista social da Emater-Rio, Sônia Gabri. E o último encontro (26/10) será comandado pela produtora rural Fernanda Schuenck Hottz, do distrito de Campo do Coelho.


A parte técnica do cultivo do morango também terá destaque no evento. No dia 15, às 19h, em Campo do Coelho, haverá uma palestra para agricultores, extensionistas rurais e estudantes com o pesquisador da Embrapa Agroindústria de Alimentos, Rodrigo da Silveira Campos. Na ocasião, serão apresentados alguns resultados de pesquisas na área de pós-colheita e embalagens do morango.


Incentivos à produção

Em abril deste ano, os produtores de morango de Nova Friburgo conquistaram o registro de marca coletiva concedido pelo Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI), graças ao apoio do Sebrae-RJ e da Emater-Rio. Além disso, já possuem marca e slogan próprios e embalagens padronizadas. Em 2011, o secretário Christino Áureo autorizou a inclusão do morango no rol de produtos financiados pelo Frutificar, programa setorial de fomento à fruticultura irrigada no território fluminense. A medida integrou as ações emergenciais de reconstrução das áreas rurais da serra, após a catástrofe climática da região Serrana.


“O Frutificar foi fundamental na recuperação das lavouras, uma vez que viabilizou a compra de mudas e, dessa forma, garantiu a continuidade da produção. Com essa novas conquistas, o consumidor tem a certeza de estar adquirindo um morango de origem conhecida, um produto de sabor e com qualidade”, explicou Christino.


Atualmente, a Amorango conta com quase 20 produtores associados, que produziram, em 2012, cerca de 165 mil caixas da fruta, provenientes dos 353 mil pés plantados no município serrano.


O Festival do Morango tem o apoio da Acianf (Associação Comercial, Industrial e Agrícola de Nova Friburgo), Embrapa Agrobiologia, Embrapa Agroindústria de Alimentos, Prefeitura de Nova Friburgo e da Aprorio (Associação dos Produtores Agroindustriais do Estado do Rio de Janeiro).

Um comentário: