terça-feira, 24 de fevereiro de 2015

EJA diurna já é realidade na Escola Presidente Bernardes













Com palestras e oficinas alunos têm oportunidade de ensino na Educação para Jovens e Adultos da Rede Municipal

Visando atender jovens alunos em defasagem escolar, a Secretaria Municipal de Educação (SME) iniciou este ano o projeto EJA Diurna, na Escola Estadual Presidente Bernardes, no bairro de São Pedro. A proposta é atender cerca de 150 alunos com um planejamento pedagógico diferenciado, que inclui atividades como teatro, música, circo, atividades esportivas, criação literária e dança, entre outras oficinas ofertadas no projeto da Educação de Jovens e Adultos da Rede Municipal de Ensino.





“Os jovens que estão na EJA Diurna hoje já passaram pela escola regular e ela, por sua vez, não deu conta de garantir a eles a aprendizagem necessária. Agora esses adolescentes estão dando à Escola mais uma chance, e a instituição não pode desperdiçá-la. Nossa equipe está empenhada em ofertar a esses estudantes essa nova oportunidade e cumprir seu papel com esses meninos e meninas", avalia o secretário municipal de Educação, professor Leonardo Vasconcellos.





Nesta terça-feira, 24, os alunos da EJA diurna tiveram palestras com a professora e psicóloga Erika Neves e a professora e educadora sexual pela Sociedade Brasileira de Sexualidade Humana, Gabriella Freidman Mattos. O objetivo é motivá-los no ano letivo que se inicia.





A primeira palestrante, Érika Neves falou sobre educação emocional. “Precisamos garimpar o ouro que cada um tem. Seus valores, desejos e potencialidades, para que eles possam iniciar o ano cientes de que estão tendo uma nova chance e que cada um tem suas habilidades e limitações, e ambas podem ser trabalhadas na escola. Queremos plantar sementes e acolhê-los nesta nova etapa”, explicou a psicóloga.





Em seguida, a educadora sexual Gabriella Freidman conversou sobre Educação Sexual. “Sexo é um assunto importante e nossa proposta hoje é conversar sobre assuntos que não são costume serem tratados na escola. Sexo é coisa séria e por isso mesmo pode e deve ser aprendido na escola”, concluiu a professora.





Cuidado, motivação e empenho





Para a diretora da escola, Criselídia Nicolau de Moraes, esses momentos diferenciados ofertados na estratégia pedagógica da Educação de Jovens e Adultos da Rede Municipal de Ensino, devem motivar os alunos que estão fora da faixa etária escolar a encarar a escola com mais interesse e disposição.





“Essa é uma proposta excelente e esperamos que os alunos e moradores do bairro passem a acreditar mais no potencial que a Escola Presidente Bernardes tem, já que temos bastante espaço para receber toda essa clientela que está fora da faixa etária escolar. Além de ser uma oportunidade, para esses jovens que terminarão o ensino fundamental, de continuarem o ensino médio na mesma escola”, destacou a diretora.





Segundo Ana Paula Coutinho, coordenadora da EJA na Rede Municipal, a possibilidade ofertada a esses alunos é muito importante. “Essa é uma grande oportunidade para resgatarmos esses jovens, tanto em relação a escolaridade quanto a sua autoestima, mostrando a importância da escola e do aprendizado. Queremos que eles entendam que podem almejar e sonhar com um futuro diferente e bem melhor”, apontou a coordenadora.





Texto e fotos: Marcelo Ferreira

Nenhum comentário:

Postar um comentário