sábado, 23 de maio de 2015

NOVO CONTRATO DE CONCESSÃO DA PONTE RIO-NITERÓI É ASSINADO



A partir de 1º de junho, valor da tarifa do pedágio será de R$ 3,70

O governo federal assinou nesta segunda-feira (18/5), no Palácio do Planalto, em Brasília, o contrato com a EcoPonte, a nova empresa concessionária que vai administrar a Ponte Rio-Niterói. A empresa assume a operação o primeiro minuto do 1º de junho, quando passa a valer o novo valor da tarifa, R$ 3,70, um deságio de 36,67% no preço da tarifa do pedágio praticado atualmente (R$ 5,20). Participaram da cerimônia a presidente da República, Dilma Rousseff, e os ministros Joaquim Levy (Fazenda), Nelson Barbosa (Planejamento), Antonio Carlos Rodrigues (Transportes), o secretário Transportes, Carlos Roberto Osorio, o prefeito de Niterói, Rodrigo Neves, e o presidente da EcoPonte, Marcelino Rafart Seras.

A EcoPonte realizará R$ 1,3 bilhão em investimentos que incluem obras de infraestrutura viária que vão facilitar os acessos à ponte tanto do lado do Rio quanto do de Niterói. Entre as intervenções estão a construção do Mergulhão da Praça Renascença, em Niterói, e da Avenida Portuária, no Rio de Janeiro, incluindo novos acessos diretos da ponte para a Linha Vermelha e a Avenida Brasil. As obras, no valor de R$ 420 milhões, foram elaboradas pela Secretaria de Estado de Transportes em parceria com a ANTT e deverão ser executadas até o 5º ano da concessão.


Do lado do Rio de Janeiro, as intervenções incluem a construção da Avenida Portuária, para conexão de veículos pesados entre a Avenida Brasil e o Porto do Rio, no Caju. A Avenida Portuária terá um impacto positivo significativo no trânsito, uma vez que o grande volume de caminhões de carga que acessa o Porto do Rio deixará de circular nas imediações da Rodoviária Novo Rio e do Into, acessando o porto direto da Avenida Brasil tanto para a chegada quanto para a saída.

A Avenida Portuária também contará com uma ligação direta da ponte com a Linha Vermelha e a Avenida Brasil para os veículos que vem de Niterói. Estudos indicam que 40% do fluxo de veículos neste sentido têm como destino as zonas Norte e Oeste do Rio de Janeiro, a Baixada Fluminense e as rodovias Whashington Luis e Dutra. A construção desse acessos diretos, com duas faixas de rolamento, para a Linha Vermelha e para a Avenida Brasil, reduzirão os constantes congestionamentos da chegada da ponte ao Rio de Janeiro. No lado de Niterói, a implantação do Mergulhão da Praça Renascença vai melhorar o fluxo de veículos não apenas no acesso à ponte, como também no acesso ao Centro de Niterói.
 

- A assinatura do novo contrato de concessão da ponte garante novos investimentos fundamentais para melhorar a mobilidade da Região Metropolitana. Vencida essa importante etapa, nosso foco agora é conseguir junto ao Governo Federal novos investimentos para melhorias das rodovias federais já concedidas em nosso estado como a Dutra, a Washington Luiz e a BR 101- Norte - disse Carlos Roberto Osorio.

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