quinta-feira, 2 de julho de 2015

02 de julho – Dia do Bombeiro Brasileiro


dia nacional do bombeiro


No dia 2 de julho é comemorado o Dia do Bombeiro Brasileiro, essa data foi decretada no ano de 1954 e desde então é usada para homenagear os corajosos homens que exercem essa profissão, completando mais de 150 anos em 2015.


Os registros iniciais de um Corpo de Bombeiros aqui no Brasil, são datadas de aproximadamente 1856, com ordem de Dom Pedro II para a criação dessa corporação. Antes disso, os incêndios eram apagados pela própria população com a ajuda de pessoas que estivessem próximas ao local, essa tarefa certamente era um pouco mais arrisca, visto que essas pessoas ainda não tinham o treinamento necessário.
Os bombeiros são muito respeitados e considerados por muitos como verdadeiros “heróis”, não só pela coragem mas também pelo grande número de vidas que salvam frequentemente no combate ao incêndio. Além disso, esses profissionais também são altamente capacitados para realizar resgates em acidentes, afogamentos, tentativa de suicídio e até mesmo socorro de animais que correm perigo.
O Corpo de Bombeiros podem ser acionados através do número 193, porém é aconselhável que sejam chamados apenas quando realmente houver a real necessidade, principalmente pela quantidade de demanda que possuem e dos inúmeros serviços importantes que realizam.
Além de todas as outras tarefas citadas anteriormente, os bombeiros também são famosos pelos treinamentos de primeiros socorros e prevenção de acidentes, geralmente ministradas em escolas e instituições de ensino, ensinando inclusive jovens e adolescentes a salvar vidas em um momento de urgência.

Nenhum comentário:

Postar um comentário