segunda-feira, 25 de abril de 2016

VACINAÇÃO CONTRA A GRIPE TEM INÍCIO EM MAIS DE 3 MIL POSTOS


 » Ascom da Secretaria de Saúde
Vacina imuniza contra os três subtipos de vírus da doença

Gestantes, crianças com idades entre 6 meses e menores de cinco anos, além de pacientes renais crônicos, já podem procurar os postos de saúde em todo o Estado do Rio para a vacinação contra a gripe. Antecipada pela Secretaria de Saúde como medida preventiva, a campanha teve início nesta segunda-feira (25/4), para estes grupos prioritários. Ao todo, cerca de 3 mil postos de saúde, nos 92 municípios, estão disponibilizando a vacina.

– É importante que os grupos prioritários compreendam a necessidade de se proteger. A antecipação da campanha para estas pessoas é uma medida preventiva que adotamos, diante do aumento do número de casos de H1N1 no Rio de Janeiro. Embora o nosso panorama seja diferente do que se observa em São Paulo, a imunização de gestantes, crianças e pacientes renais crônicos pede prioridade – ressaltou o secretário de Saúde, Luiz Antônio Teixeira Jr., que acompanhou o início da vacinação na Clínica da Família Sérgio Vieira de Mello, no Catumbi, Zona Norte da capital, junto com o secretário municipal de Saúde do Rio, Daniel Soranz.

Grávida de 28 semanas, Laisa Bárbara de Oliveira, de 22 anos, esteve na unidade ainda pela manhã, e levou também o filho, Kauan, de 4 anos.

– Achei importante antecipar a campanha para gestantes e crianças, fico mais tranquila. Apesar de ter um pouco de medo, ele entende que precisa se vacinar para não ficar doente. E este ano, eu também preciso me cuidar – afirmou Laisa. 

A antecipação também foi aprovada pela dona de casa Simone Ferreira, de 30 anos, que levou o filho Pedro Gabriel, de 1 ano e oito meses, até a Clínica da Família.

– Achei uma boa medida para prevenir. Pedro está com todas as vacinas em dia e esta não poderia faltar. Ele chorou um pouquinho, mas logo passa e agora ele está protegido – contou a dona de casa.


Calendário nacional

A partir de sábado (30/4), terá início a campanha nacional de vacinação em todo o país, conforme o calendário do Ministério da Saúde. No Estado do Rio de Janeiro, cerca de 4 milhões de pessoas fazem parte dos grupos prioritários. De acordo com as orientações do MS, os grupos incluem, além das crianças com idades entre 6 meses e menores de 5 anos, gestantes e pacientes de doenças crônicas, as mulheres com até 45 dias após o parto, idosos com idades a partir de 60 anos, indígenas e profissionais de saúde. A Secretaria de Saúde esperar imunizar pelo menos 80% destes grupos até 20 de maio. A vacina imuniza contra os três subtipos de vírus da gripe que mais circulam no inverno: A/H1N1, A/H3N2 e Influenza B. 

– É preciso lembrar que a gripe, na grande maioria dos casos, não apresenta complicações, mas entre os grupos prioritários, pode evoluir para formas mais graves. A prevenção é fundamental. A vacina é segura e eficaz, protege contra os principais tipos de vírus da gripe, inclusive o H1N1. Nunca se observou casos de reações graves relacionadas a essa vacina e os benefícios são incontestáveis – destacou o subsecretário de Vigilância em Saúde, Alexandre Chieppe.

Nenhum comentário:

Postar um comentário