terça-feira, 7 de junho de 2016

Guardas Municipais são homenageados na Câmara


Merecida homenagem aos Guardas Municipais Alessandro Barbosa Lomba e Gil Wellington Rodrigues de Barros, integrantes da equipe K9, pelo brilhante desempenho no auxílio da prisão de traficantes que chegavam à cidade, com grande volume de drogas e ao Guarda Municipal Alessandro Pinho, pela dedicação e empenho no atendimento à população




Corrida de Rua ‘Teresópolis By Night’ vai reunir centenas de atletas de diversas cidades



Inscrições terminam nesta sexta, 10


 O município será sede de mais um grande evento esportivo, a etapa ‘Teresópolis By Night 2016’. Com realização do Circuito Desafio, a corrida de rua acontece no próximo dia 18, a partir das 20h30, e terá 6km de percurso, com largada e chegada na Praça Nilo Peçanha, no Alto, a da Escola Ginda Bloch. As inscrições podem ser feitas até sexta, dia 10, pelo sitewww.circuitodesafio.com.br.

Antes e depois da corrida, atletas e o público em geral poderão assistir na Praça ao show de pop e rock com Pablo & Bernardo Band. A iniciativa conta com o apoio da Prefeitura, por meio das secretarias de Esportes e Lazer e de Segurança Pública.

Os corredores deverão completar o percurso em até 50 minutos para computarem pontos ou receberem os troféus. Haverá prêmios em dinheiro para os três primeiros gerais e troféus para os três melhores de cada uma das 13 faixas etárias (masculino e feminino) e para a categoria especial Pessoa com Deficiência Física.

SETRAB DIVULGA MAIS DE MIL E DUZENTAS VAGAS EM TODO O ESTADO DO RIO


As ofertas podem chegar a ganhos de R$ 3 mil, mais benefícios e são para ambos os sexos, com exigências do ensino fundamental incompleto ao superior completo

O Governo do Estado do Rio de Janeiro e a Secretaria de Estado de Trabalho e Renda (Setrab) divulgam a existência de 1.284 oportunidades de emprego em todo o estado. Os salários podem chegar a R$ 3 mil, mais benefícios. São chances para ambos os sexos e exigem formação entre o ensino fundamental incompleto e o superior completo.
Para deficientes existem 130 vagas. Entre elas estão 40 de Atendente de Lanchonete, 31 para Auxiliar de Escritório, 28 para Vendedor, 12 para Porteiro, entre outras.

A Capital tem 1.113 chances, com destaque para 200 vagas para Vendedor, 200 vagas para Operador de Empilhadeira, 100 para Estoquista, entre outras. A Região Metropolitana oferece 13 oportunidades sendo três para Ajudante de Motorista, três para Motorista de Caminhão, três para Vendedor, entre outras.

Para a Região Serrana são 25 vagas, com cinco para Costureiro, três para Faxineiro, duas para Auxiliar de Escritório, entre outras. O Médio Vale do Paraíba oferece uma vaga para Almoxarife, uma para Empregado Doméstico e uma para Babá.

As inscrições para se candidatar às vagas coletadas pela secretaria podem ser feitas nos postos SINE/Setrab (http://www.rj.gov.br/web/setrab/exibeconteudo?article-id=2566341) ou no site maisemprego.mte.gov.br. A secretaria também mantém em seu site o PDF com a distribuição de chances existentes por região e função.

A Setrab esclarece que o banco de dados de emprego pode sofrer alterações momentâneas como inclusão/fechamento de vagas ou ampliação/redução de ofertas. Para manter o Painel de Vagas o mais atualizado possível, a Secretaria passou a divulgá-lo duas vezes na semana, sendo uma na terça-feira à tarde e outra na sexta-feira.
 

Pedrão recebe 1º ‘Step Inteligente e Solidário’ neste sábado, 11



Inscrições para o evento podem ser feitas mediante a doação de agasalhos e cobertores

 Neste sábado, 11, acontece no Ginásio Pedro Jahara, o Pedrão, o 1º ‘Step Inteligente e Solidário’, organizado pela academia New Limit e com participação de professores de fitness de Teresópolis e do Rio de Janeiro. A iniciativa conta com o apoio da Prefeitura, através da Secretaria de Esportes e Lazer.

O evento contará com aulas abertas ao público, que deve se inscrever na New Limit (Rua Nova Friburgo, 110, Várzea), mediante a doação de roupas para frio (casacos e cobertores) para todas as faixas etárias.

A inscrição pode ser feita de segunda a sexta, das 6h às 23h; aos sábados, das 9h às 13h, e das 16h às 19h; e aos domingos, das 10h às 13h. As doações serão encaminhadas para instituições de assistência social de Teresópolis.

Com início às 8h30, o evento contará com uma apresentação de alunos da academia, às 8h40, e seguirá com três aulas ao longo da manhã: Step (9h); Step Inteligente (10h); e Dança Fitness (11h).

Profissionais da UPA participam de treinamento para reduzir mortalidade por infarto agudo do miocárdio

Profissionais lotados nas emergências das unidades de saúde da rede estadual participam de treinamento

 Secretário de Saúde de Teresópolis Julio Cesar Ambrosio e equipe da UPA comemoram participação no treinamento




 Equipe composta por médicos, enfermeiros e farmacêuticos da UPA de Teresópolis participou de capacitação, ministrada pela Secretaria de Estado de Saúde aos profissionais das emergências e Unidades de Pronto Atendimento da rede estadual. Em pauta, o protocolo que visa a redução dos casos de óbitos em decorrência do infarto agudo do miocárdio, que podem ser evitados – em alguns casos – com o diagnóstico imediato e conduta devida.

Esta foi a segunda vez que a UPA de Teresópolis enviou uma equipe para participar do treinamento. Agora, os profissionais da unidade contam com um canal direto para esclarecimento de dúvidas e orientação que auxilie no diagnóstico.

O Secretário de Saúde de Teresópolis, Julio Cesar Ambrosio, acompanhou o curso. “Foi muito proveitoso. Este protocolo com certeza vai melhorar, e muito, a condição dos pacientes com infarto”. 

As UPAs que alcançarem metas previstas receberão uma placa com a certificação de Unidade Amiga do Coração, concedida pelo Governo do Estado.

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), as doenças cardiovasculares foram responsáveis por 17 milhões de mortes em 2011, que representam 3 em cada 10 óbitos. Destes, 7 milhões de pessoas morrem por doenças isquêmicas do coração e 6,2 milhões por acidente vascular encefálico. O principal representante das doenças isquêmicas do coração é o infarto agudo do miocárdio.



Texto e fotos: Secretaria Municipal de Saúde


quinta-feira, 2 de junho de 2016

MOTORISTA CONSEGUE CONVERTER JUSTA CAUSA APLICADA APÓS BATER ÔNIBUS


A Sétima Turma do Tribunal Superior do Trabalho manteve decisão que converteu em dispensa imotivada a justa causa aplicada pela Auto Ônibus Fagundes Ltda., de Niterói (RJ), a um motorista que colidiu veículo da empresa com um táxi. Para a maioria dos ministros, não houve prova da relação entre o acidente e alguma negligência do empregado. O relator, ministro Cláudio Brandão, ainda afastou do caso a presunção de culpa prevista no Código de Trânsito Brasileiro (CTB).
Na ação judicial, o motorista argumentou que o motivo da batida foi uma falha no sistema de freios do ônibus. A Auto Fagundes afirmou que aplicou a justa causa em função da desídia (negligência), não só pelo acidente, mas devido a reiteradas ausências ao serviço e outras faltas anteriores punidas com advertências e suspensões. Segundo a empresa, a colisão só aconteceu porque o condutor deixou de manter distância mínima de segurança com relação ao outro carro.
A juíza da 6ª Vara do Trabalho de Niterói (RJ) julgou improcedente o pedido por acreditar que o trabalhador não comprovou sua versão do incidente. A sentença considerou válida a dispensa por desídia, com fundamento no artigo 482, alínea "e", da CLT, em razão das recorrentes faltas contratuais cometidas pelo empregado e registradas por fiscais da empresa.
O Tribunal Regional do Trabalho da 1ª Região (RJ), no entanto, determinou o pagamento das verbas rescisórias, levando em conta a alegação do condutor de que as faltas anteriores foram perdoadas tacitamente quando foi promovido de função. Conforme o Regional, a Auto Fagundes tinha de comprovar a culpa do empregado pela batida, mas não o fez.
TST
No julgamento do recurso da empresa, o ministro Cláudio Brandão explicou ser necessário, para o reconhecimento judicial da justa causa, prova evidente da atitude grave atribuída ao trabalhador. "O ônus probatório recai sobre quem alega a desídia, no caso, a Auto Fagundes, mas ela não se desvencilhou da obrigação", disse.
O relator também não aceitou tese de que a culpa do motorista consistiu no descumprimento de dispositivos do CTB sobre atenção e cuidados com o trânsito. "Em consequência do princípio protetivo que permeia as relações de emprego, torna-se inviável a aplicação da presunção extraída dos artigos 28 e 29, inciso II, do CTB em prejuízo do empregado", afirmou.
O ministro Douglas Alencar Rodrigues divergiu por identificar elementos suficientes para a configuração da desídia. "Além da presunção de culpa decorrente da batida por trás, o histórico funcional demonstra a reincidência em infrações contratuais", afirmou.
No entanto, prevaleceu o voto do relator, acompanhado pelo ministro Vieira de Mello Filho, para quem o TRT-RJ não detalhou as faltas anteriores a ponto de relacioná-las à participação do motorista no acidente. Ele ainda afirmou que a presunção de culpa do condutor que bateu seu carro na traseira de outro veículo não fundamenta, por si só, a justa causa.
(Fonte: TST)

Feira da Agricultura Familiar ‘Vem para a Roça’ será permanente nos bair...

Ampla realiza obras na rede elétrica em bairros de Petrópolis

cid:image002.jpg@01D1BBEE.6A493C10


Companhia também realizará manutenções na rede de Teresópolis; Distribuidora precisará interromper o fornecimento de energia em alguns pontos para realizar os serviços

 Nesta sexta-feira (3/6) e no final de semana, a Ampla realizará em Petrópolis obras de instalação de equipamentos de automação e modernização da rede elétrica, além de substituição de fiação. Em Teresópolis, a distribuidora realizará manutenção na rede neste período. Para a realização dos serviços, serão necessários desligamentos programados de energia em partes de algumas ruas. O detalhamento das ruas e horários pode ser conferido no endereço: www.ampla.com, clicando na aba “A Ampla” > “Para os clientes” > “Aviso de manutenção na rede elétrica”.

As obras de automação e modernização da rede elétrica que estão sendo executadas em Petrópolis trarão, no médio prazo, melhoria na qualidade do fornecimento de energia para os clientes. Entre os bairros contemplados na sexta-feira (3) e no final de semana estão Quarteirão Brasileiro, Pedra do Rio, Morim, Itaipava, Retiro, Secretário, Pinheiros, Valparaíso e Arcas.

Além destas obras, também haverá desligamentos programados de energia para manutenção da rede elétrica em Teresópolis e Petrópolis. Amanhã (3/6) serão realizados serviços como substituição de postes, podas e troca de equipamentos nas duas cidades. Em Petrópolis, haverá manutenção no bairro Independência. Já em Teresópolis haverá manutenção da rede nos bairros Botafogo, Fisher/Matadouro, Vale Feliz e Laginha.

A Ampla ressalta que os desligamentos programados de energia ocorrem com frequência na área de concessão da companhia e seguem um cronograma previamente estabelecido. A distribuidora avisa aos clientes com antecedência, com publicações em veículos locais, conforme determina resolução da Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica). A companhia também informa sobre os desligamentos no site e nas redes sociais da empresa.

Sobre a Ampla

A Ampla Energia e Serviços S.A., uma empresa da multinacional de energia Enel, distribui energia elétrica para 66 municípios do Estado do Rio de Janeiro, abrangendo 73% do território estadual, com a cobertura de uma área de 32.188 km². A Região Metropolitana de Niterói e São Gonçalo e os municípios de Itaboraí e Magé somam a maior concentração do universo de 2,99 milhões de clientes atendidos pela companhia. A distribuidora também desenvolve um programa de Responsabilidade Social que é baseado no tripé da sustentabilidade, que abrange os aspectos sociais, econômicos e ambientais. 

Ministério da Saúde adia Campanha de Multivacinação Infantil



Ação será feita em conjunto com a imunização contra Poliomielite,
no segundo semestre


 Em virtude da necessidade de otimizar as ações,  o Ministério da Saúde definiu que a Campanha Nacional de Multivacinação e a Campanha Nacional contra a Poliomielite serão realizadas conjuntamente,  no segundo semestre de 2016, em data a ser agendada.

A Campanha de Multivacinação para atualização da caderneta das crianças menores de cinco anos (0 a 4 anos, 11 meses e 29 dias) estava marcada para acontecer entre os dias 11 e 17 de junho.