sexta-feira, 10 de maio de 2013

Aneel divulga as regras de bandeiras tarifárias da conta de luz


A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) divulgou, nesta sexta-feira, no Diário Oficial da União os procedimentos comerciais para a aplicação do sistema de bandeiras tarifárias. As contas de luz passarão a apresentar um quadro com bandeiras verde, amarela ou vermelha indicando se o consumo de energia do mês custará mais ou menos. As novas regras vão se basear no nível dos reservatórios da região onde mora o consumidor.
O sistema entrará em vigor em 1º de janeiro de 2014. Porém, a partir de 1º de junho, as regras terão um “ano-teste“, como a Aneel divulgou no mês passado. O teste busca simular os resultados obtidos com a aplicação hipotética das bandeiras e divulgar aos consumidores o novo sistema.
Durante essa fase, as empresas precisam incluir nas contas mensagens informando o significado e o custo de cada bandeira. Por exemplo, quando os reservatórios estiverem cheios e as condições de geração da eletricidade forem favoráveis, a bandeira para a região ficará verde e não haverá pagamento adicional. Por outro lado, as bandeiras amarela e vermelha indicam a cobrança adicional para o consumidor.
Confira as cobranças previstas no sistema de bandeiras:
Bandeira verde: condições favoráveis de geração de energia. A tarifa não sofre nenhum acréscimo e parte de um patamar mais baixo que a tarifa calculada pela metodologia atual;
Bandeira amarela: condições de geração menos favoráveis. A tarifa sofre acréscimo de R$ 1,50 para cada 100 quilowatt-hora (kWh) consumidos;
Bandeira vermelha: condições mais custosas de geração. A tarifa sobre acréscimo de R$ 3,00 para cada 100 kWh consumidos.
EXTRA GLOBO

Nenhum comentário:

Postar um comentário