Relatório da reunião realizada no Auditório da Alterdata
no Dia: 24/02/2014
SITUAÇÃO DOS 3% PARA O FINDO DE HABITAÇÃO DE INTERESSE SOCIAL
1 Permanece a dúvida quanto à inclusão no orçamento de 2014 da destinação dos 3% do orçamento próprio da prefeitura previsto na Lei Orgânica para o Fundo Municipal de Habitação de Interesse Social.
1.1 Foram apresentadas e aprovadas minutas dos pedidos de esclarecimentos que serão encaminhados à administração municipal e ao legislativo, elaboradas pela Prof. e Dra. Tânia.
1.2 Continua os estudos das opções de ação em caso de não atendimento ou dos esclarecimentos não contemplar os pedidos.
PROGRAMA MINHA CASA MINHA VIDA DE ZERO A TRÊS
– REUNIÕES COM CONSTRUTORAS
2 Após diversas reuniões e trocas de informações na semana que passou, além da confirmação da disponibilidade da Caixa, verificou-se ser mais producente a realização de reuniões individuais com os representantes das diversas construtoras objetivando conhecer os benefícios de tal empreendimento e de sua alavancagem.
2.1 Algumas construtoras já foram contatadas e manifestaram interesse em trabalhar a questão.
2.2 Também algumas informações sobre procedimentos que nos chegaram, foram apresentadas pelo Claudio Carneiro, que são:
2.2.1 Para a cidade de Teresópolis está autorizada a construção de 3.200 habitações (podendo chegar a 5.000) totalmente subsidiadas, para os que foram afetados pela tragédia de 2011 ou estão em área de risco. O valor do subsídio é de até R$70.000,00 e das 3.200 unidades, 1.600 referem-se as unidades habitacionais em construção na Fazenda Ermitage.
2.2.2 Existem divergências de procedimentos entre a Lei Municipal e a Federal que serão esclarecidas nas reuniões pela Caixa.
2.2.3 Para as empresas se habilitarem a financiamento para essas construções precisam estar “gericadas” (avaliação cadastral, patrimonial, etc.) na Caixa.
2.2.4 A Caixa informa que se a obra estiver aprovada pela Prefeitura e a construtora “gericada” a liberação da verba para as obras serão liberadas em 15 dias.
– TERRENOS PARA CONSTRUÇÃO DE MORADIAS
3 Foi identificada a disponibilidade de um terreno na localidade de Salaquinho, em local considerado fora de área de risco, por um valor de R$60.000,00. Foi entregue a planta da propriedade ao arquiteto Mariano para análise técnica (topografia, gabarito, etc.). A rua ainda não é pavimentada, mas conta com água, energia e transporte próximo. Deveremos estudar meios para conseguir recurso para sua aquisição e, em seguida, tratar da infraestrutura e urbanização.
4 Chegou, também, informação da existência de um terreno com 6.000 m2 em Vargem Grande. O Marcelo Glauber se comprometeu de fazer a verificação e conseguir maiores informações.
AGRADECIMENTOS ESPECIAIS PELO APOIO AO FÓRUM DE HABITAÇÃO
5 Objetivando reconhecer importantes apoios recebidos, foi proposto e aprovado registrar o importante apoio recebido pela Presença Samaritana, pelo Lions Club e pelo Rotary Club, dentre as inúmeras entidades participantes e apoiadoras.
5.1 E em especial, o envio de mensagem ao Dom Orani Tempesta, arcebispo do Rio de Janeiro, nomeado no sábado, dia 22/02, pelo Papa Francisco como cardeal da Igreja Católica, em reconhecimento de seu empenho e apoio às ações em prol dos afetados pela tragédia de 2011.
5.1.1 O expediente deverá ser apresentado na próxima reunião dia 10/03, 2ª feira após o Carnaval, para assinatura dos que estiverem presentes.
OUTRAS QUESTÕES
6 PRESENÇA SAMARITANA. Frei Marcelo informa que reuniões periódicas estão sendo realizada com moradores das comunidades do Caleme, Granja Florestal e do Rosário.
6.1 Informou que o Pe. Rafael está buscando o envolvimento das diversas paróquias da cidade.
6.2 Destacou que a instituição está contando com importante apoio do Dr. Leandro.
7 O Rogério proprietário do Rogeriu's Buffet Casa de Festas disponibilizou salão de reunião em seu hotel no bairro de Fátima para eventos do Fórum de Habitação.
8 O IPAN informa ter interesse em firmar parceria para divulgar seus produtos educacionais sobre “fenômenos meteorológicos” e aplicativo. Propôs repassar à AVIT o correspondente a 10% de suas vendas, como subsídio aos trabalhos com os afetados. A questão é aqui encaminhada ao conselho gestor da instituição para apreciação.
9 L C Ribeiro informou que esta semana terá reunião ordinária do Conselho Municipal da Cidade e Desenvolvimento Sustentável. No dia 27/03 às 18h30, excepcionalmente no auditório da Secretaria de Educação, no Ed. APA na Av. Feliciano Sodré 1083 - 3º andar, com a seguinte pauta: - Informe sobre o plano municipal de saneamento; - Aprovação do calendário de reuniões do ano de 2014; - Apreciação do relatório anual das atividades do conselho, e - Debate sobre a integração dos conselhos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário