quinta-feira, 7 de agosto de 2014

Friburgo promove curso para Agentes Locais de Desastres Naturais


7:11:15


Da Redação



O município de Nova Friburgo - região serrana fluminense - promoveu o primeiro encontro do curso para Agentes Locais de Desastres Naturais com os coordenadores da Secretaria Municipal de Saúde e do Centro de Estudos e Pesquisas em Emergências e Desastres em Saúde (Cepedes/ Fiocruz).
O curso será realizado em oito encontros presenciais nos meses de agosto, setembro e outubro sob a coordenação local da Subsecretária de Vigilância em Saúde, Dra. Thaís Ribeiro e os seus coordenadores, Rodrigo Pereira, Felipe Oliveira e André Luiz.

O tema do curso aborda a definição de risco, vulnerabilidade, resiliência, mapeamento de áreas de risco assim como a elaboração de um plano de gestão de risco com as etapas de preparação, resposta e recuperação de desastres.

Estes agentes são intermediadores das partes que integram o SUS (Sistema Único de Saúde), o Sistema Nacional de Proteção e Defesa Civil e as comunidades em que exercem seu trabalho, reunindo assim condições de fomentar, articular, mobilizar práticas educativas, executar ações de prevenção e as primeiras respostas aos desastres naturais.

Segundo o Secretário de Saúde, Dr. Luis Fernando, esta foi mais uma iniciativa da Secretaria de Saúde, para trazer benefícios, melhorias e capacitação, tornando os agentes locais mais capazes e preparados para situações como a que vivemos em 2011. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário