domingo, 30 de novembro de 2014

Dia Estadual de Redução de Riscos de Desastres: Simulado da Defesa Civil mobiliza moradores da Ilha do Caxangá





 
  Realizado com sucesso neste sábado, dia 29, pela Secretaria Municipal de Defesa Civil, o exercício simulado de desocupação na Ilha do Caxangá, no bairro do Alto, mobilizou um bom número de moradores. Também participaram do treinamento técnicos de Defesa Civil, agentes comunitários e voluntários do NUDEC (Núcleo Comunitário de Defesa Civil) e da Unidade de Proteção Comunitária implantados no local, além de pessoal do 16º Grupamento de Bombeiro Militar. A ação marcou o Dia Estadual de Redução de Riscos de Desastres, comemorado pelo terceiro ano consecutivo no Rio de Janeiro, sob a coordenação da Secretaria de Estado de Defesa Civil.
Por volta das 10h, o alto-falante do Sistema de Alerta e Alarme instalado na comunidade divulgou aviso alertando sobre a realização do treinamento. Às 10h10 as sirenes tocaram simulando um evento real, e os moradores deixaram as suas casas e se dirigiram à Capela São Paulo e também à quadra de esportes da localidade. Esses são os dois pontos de apoio pré-definidos pela Defesa Civil como locais seguros para os quais todos devem se dirigir em caso de inundação da área, considerada de risco para alagamento. Um terceiro ponto é o Colégio Estadual Euclydes da Cunha.
Coordenando o simulado, o secretário municipal de Defesa Civil, coronel Roberto Silva, parabenizou a participação dos moradores. “Eu vejo as pessoas conscientes e cada vez mais participativas nesse processo preventivo. Facilita muito as nossas ações ter na comunidade pessoas preparadas, mobilizadas e sabendo como agir. Essa é a essência da Defesa Civil: a prevenção e a preparação das comunidades. Parabenizo os moradores da Ilha do Caxangá”, enalteceu.
Morador há 28 anos no local e integrante da comissão comunitária que atua na região, o carpinteiro João Carlos Carvalho aprovou o treinamento. “Muito válido diante desse período de chuva que está por vir a gente saber exatamente onde são os pontos de apoio e como a Defesa Civil e o Corpo de Bombeiros poderão nos auxiliar. Isso deixa os moradores muito mais tranquilos para passar por um período de chuva e possível enchente”, opinou. O vizinho e colega de profissão, Rogério dos Santos Araújo, também considerou o exercício válido. “É um ponto positivo. Vemos hoje, num dia de sábado, uma mobilização bem grande de moradores que há tempos não via. O pessoal está unido em prol da prevenção”, comentou ele, que mora há 38 anos na Ilha do Caxangá.

Prevenção
A Ilha do Caxangá é contemplada com três importantes ações de prevenção de defesa civil: as sirenes do Sistema de Alerta e Alarme, que são acionadas preventivamente quando o volume de chuvas atinge de 30 a 35 mm no intervalo de uma hora, indicando risco de inundação; o Núcleo Comunitário de Defesa Civil, em que voluntários são treinados para dar a primeira resposta aos moradores em época de fortes chuvas, até a chegada dos órgãos oficiais de socorro; e com uma UPC – Unidade de Proteção Comunitária, que conta com agentes comunitários contratados pelo Estado para alertar e orientar a população em casos de emergência.

Limpeza do rio
Outra ação realizada recentemente na área, a pedido da Prefeitura, foi a limpeza do trecho do Rio Paquequer que corta a comunidade, trabalho realizado por equipe do Inea – Instituto Estadual do Ambiente. O desassoreamento dos trechos mais críticos dos rios que cortam os bairros Meudon, Beira Linha, Bom Retiro e a comunidade da Ilha do Caxangá teve início em setembro, dentro do programa 'Limpa Rio”, do Governo do Estado, de limpeza de corpos hídricos. A proposta é aumentar a capacidade de vazão da água na temporada de chuva, evitando transbordamento e diminuindo a probabilidade de cheias.
 
Fotos – Marcelo Rosa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário