quarta-feira, 26 de novembro de 2014

TJ do Rio alcança índices positivos na Semana Nacional da Conciliação


Na realização da Semana Nacional de Conciliação, o Centro Permanente de Conciliação dos Juizados Especiais Cíveis do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro (TJRJ) registrou um dos mais altos índices de acordos nas 382 audiências que aconteceram nesta terça-feira, dia 25, entre consumidores e empresas de telefonia. O percentual obtido foi de 90,6%. 
Este foi o segundo dia de participação do TJ do Rio na Semana da Conciliação, que se estenderá até sexta-feira, dia 28. A previsão é de que, até o final da semana, sejam concluídas 1.911 audiências com 21 empresas. Na segunda-feira, a agenda foi aberta com a Oi/Telemar e na terça-feira, com a Claro/Embratel, Nextel, Vivo, Sky e Tim. Hoje, será a vez da Light, Amil, Samsung e Unimed. As audiências acontecem no Beco da Música 121, sala T05, térreo – Lâmina V do Complexo Judiciário, Centro do Rio. 
O juiz Flávio Citro Vieira de Mello, coordenador do Centro, comemora os percentuais obtidos. Segundo o magistrado, ”esses resultados da Semana da Conciliação têm sido altamente positivos. Iniciamos o primeiro dia do movimento pela conciliação com 82% de acordos, junto às empresas Oi / Telemar, mas ontem especialmente os índices registrados com a empresa Claro / Embratel superaram todas as expectativas, alcançando 97% de acordos em 149 processos”. 
Além dos 97,78% nos 149 processos da Claro/Embratel, os demais índices nesta terça-feira foram: 94,12% nos 17 processos da Sky; 93,15% nos 78 processos da Nextel; 83,08% nos 81 processos da Vivo; e 76,47% nos 57 processos da Tim.
Simultaneamente ao evento nacional, também é realizado no TJ do Rio a “Semana da Desjudicialização” do Projeto Expressinho, com o objetivo de fazer a conciliação entre consumidores e empresas antes das ações serem propostas. As audiências do projeto ocorrem na Av. Erasmo Braga 115, corredor “E”, sala 104 – Lâmina I do Complexo Judiciário, Centro do Rio, as audiências têm a participação das empresas Oi/Telemar; Consul/Brastemp/ Whirlpool; Via Varejo/Casas Bahia/Ponto Frio; Santander; Sky; Itaucard; Itaú; Light; B2W/Americanas.com /Submarino/Shoptime; e TIM.
Já na conciliação pré-processual, em que o consumidor pode fazer um acordo sem a necessidade de comparecimento, a novidade é que três novas empresas passaram a integrar a iniciativa: Amil, Universidade Estácio de Sá e Samsung. A lista de e-mails e das empresas pelos quais os consumidores podem fazer contato de maneira virtual está disponível no link http://www.tjrj.jus.br/web/guest/institucional/conciliacao-pre-processual. Mais informações pelo telefone 3133-9378.
Conciliação na Baixada
Pela primeira vez, também é promovido um mutirão de conciliação na 5ª Vara Cível da Comarca de Nova Iguaçu/ Mesquita, na Baixada Fluminense do Rio.  Até sexta-feira, serão realizadas 123 audiências entre a Light e seus usuários. O endereço do fórum é Rua Dr. Mário Guimarães 968, Bairro da Luz, Centro de Nova Iguaçu.
P.C./N.C

Nenhum comentário:

Postar um comentário