quinta-feira, 19 de fevereiro de 2015

Vacinação de meninas de 9 a 11 anos contra HPV começa em março




Meninas e mulheres soropositivas de 9 a 26 anos também serão imunizadas
Terá início no dia 2 de março a vacinação das meninas de 9 a 11 anos contra o HPV (vírus do papiloma humano), que previne contra o câncer de colo de útero. O atendimento acontecerá nos postos de saúde do município, de segunda a sexta, das 9h às 16h. Deverão ser apresentados documento de identidade e o cartão de vacinação. De acordo com o Setor de Imunização da Secretaria Municipal de Saúde, a meta é imunizar 4.188 adolescentes desta faixa etária.





Este ano, também deverão receber a vacina contra o HPV meninas e mulheres entre 9 e 26 anos soropositivas, de preferência que façam uso de antiretrovirais e que tenham prescrição médica.


“As adolescentes que tomaram a 1ª dose da vacina em 2014 e que não concluíram o esquema vacinal devem voltar ao posto de saúde para a 2ª dose a partir de março, pois o objetivo desta imunização é contribuir para a redução da incidência do câncer de colo de útero, bem como a diminuição do índice de mortalidade por esta grave doença”, orienta Daurema Docasar, chefe do Setor de Imunização.



O HPV é um vírus transmitido pelo contato direto com pele ou mucosas infectadas por meio de relação sexual. Também pode ser transmitido da mãe para filho no parto. Estimativa da Organização Mundial da Saúde aponta que 290 milhões de mulheres no mundo são portadoras da doença.



A vacina tem eficácia comprovada para proteger mulheres que ainda não iniciaram a vida sexual e, por isso, não tiveram nenhum contato com o vírus. Hoje, é utilizada como estratégia de saúde pública em 51 países, por meio de programas nacionais de imunização. Entretanto, ela não substitui a realização do exame preventivo ginecológico, nem o uso do preservativo nas relações sexuais.


A campanha de introdução dessa vacina no calendário vacinal das adolescentes foi realizada entre 10 de março e 10 de abril de 2014 em todo o Brasil pelo Ministério da Saúde. Em Teresópolis, balanço final aponta que no ano passado 3.681 meninas de 11 a 14 anos receberam a 1ª dose da vacina contra o HPV, com uma cobertura de 88,96% do público-alvo. Destas, apenas 2.004 retornaram aos postos de saúde para receber a 2ª dose.

Nenhum comentário:

Postar um comentário