quarta-feira, 15 de abril de 2015

Educação promove aulas de artesanato para alunos, professores e comunidade escolar

Alunos da EJA e do Mais Educação participam de oficinas de artesanato

A professora e artesã Denise Emery ensina que qualquer pessoa pode fazer arte

Educação promove aulas de artesanato para alunos, professores e comunidade escolar

 Através de parceria firmada entre a Secretaria Municipal de Educação (SME) e a Mix Artesanato, entre esta segunda e quinta-feira, 13 e 16 de abril, alunos e professores da Educação de Jovens e Adultos (EJA) e do programa Mais Educação, da Rede Municipal de Ensino, têm aulas de artesanato com o patrocínio da Condor Pinceis, indústria do ramo da pintura artística e escolar, presente em mais de 30 países.

“Realizar projetos educacionais, por meio de parcerias entre a Secretaria Municipal da Educação e os diferentes setores da sociedade, tendo em vista o fortalecimento da escola pública, é um dos nossos objetivos. Nossa equipe trabalha constantemente neste sentido e a colaboração com a Mix Artesanato e a Condor Pincéis tem sido muito importante para nossos alunos, desde outras ocasiões”, avalia o secretário municipal de Educação, professor Leonardo Vasconcellos.

O artesanato brasileiro é conhecido em todo o mundo por sua criatividade. A identidade cultural é caracterizada por costumes, ritos, mitos e cores que remetem à paisagem local, fauna e flora, pelos tipos humanos retratados e costumes singulares. O artesanato resulta da junção de saberes acumulados por gerações com esta identidade cultural de cada região, gerando renda e perpetuando valores culturais.

“A proposta da Condor é mostrar que, com a ferramenta certa, com o pincel certo, todo mundo é capaz de pintar. Antigamente acreditava-se que só quem tinha o dom podia pintar, mas hoje descobriu-se que muitas pessoas podem ganhar a vida pintando, e até usar o artesanato com terapia em busca da felicidade e autorrealização. Então mostramos de uma maneira rápida, prática e bonita que todo mundo pode fazer arte”, explica Denise Emery, enviada pela Condor Pincéis para realizar as oficinas.

Com oficinas de pintura escolar e artística, os participantes aprendem a confeccionar de fantoches a diários, panos de prato e outros itens nas aulas ministradas pela professora e artesã Denise Emery.  Como são alunos de diversas faixas etárias, além de professores e membros da comunidade escolar, as oficinas que ofertam essa oportunidade de apreender um pouco mais sobre variadas técnicas de artesanato e pintura são bastante ecléticas. A ideia é ajudar a desenvolver o artesanato na cidade, gerando renda, desenvolvendo a criatividade e criando novas experiências.

“Mais uma vez temos a sorte de trabalhar com a professora Denise Emery, ensinando os nossos alunos e capacitando nossos professores. Dessa vez, ainda teremos uma oficina na Escola Presidente Bernardes voltada também para a comunidade escolar. Ao todo são cerca de 150 pessoas participando dessa iniciativa da Secretaria de Educação que visa estimular e incentivar a prática do artesanato. Para os nossos alunos isso representa descoberta de habilidades e aumento da autoestima, além da possibilidade de geração de renda”, avalia Ana Paula Coutinho, coordenadora da EJA na Rede Municipal de Ensino.

Para a aluna Nilza Ferraz, da Educação de Jovens e Adultos da Escola Municipal Lino Oroña Lema, localizada na Tijuca, essas aulas fazem os alunos se sentirem valorizados. “As aulas da EJA já são muito importantes para mim, que não pude estudar na minha juventude. Tem um ano que estou aqui nesta escola, hoje curso a 7ª etapa e quero ir em frente. Principalmente porque junto com as aulas a gente aprende artesanato, dança e diversas outras coisas que fazem a gente se sentir valorizado”, concluiu a aluna.


Texto e fotos: Marcelo Ferreira


Nenhum comentário:

Postar um comentário