quinta-feira, 9 de abril de 2015

Teresópolis elabora o Plano Municipal de Educação

O secretário municipal Leonardo Vasconcellos comemora a discussão democrática da Educação em Teresópolis

 Realizando reuniões com os setores, a professora Fátima Machado trabalha para a criação do Plano Municipal de Educação

 Em reunião com as equipes gestoras da Rede Municipal, a professora Fátima Machado pretende envolver toda a sociedade na discussão do PME



Teresópolis elabora o Plano Municipal de Educação
Em uma iniciativa da Secretaria Municipal de Educação e do Conselho Municipal de Educação, Teresópolis iniciou a elaboração do Plano Municipal de Educação (PME), de acordo com a Lei 13.055/2014, que define estratégias e metas a serem seguidas e alcançadas nos próximos dez anos. O objetivo é estabelecer um consenso das necessidades educacionais da sociedade local em torno da construção de uma política pública da Educação, de forma ativa e participativa.


“Neste momento os trabalhos estão na fase do levantamento da atual realidade da Educação em nosso município, desde a Educação Infantil até o Ensino Superior. A pesquisa é feita por uma comissão técnica legalmente instituída, com representação das Instituições Educacionais, Sindicatos dos Professores, Secretarias da Prefeitura, representantes de pais e alunos, Conselho Tutelar e Conselho Municipal de Educação”, explica o secretário municipal de Educação, professor Leonardo Vasconcellos.


Como um documento democrático e participativo, a elaboração do Plano Municipal de Educação remete à reflexão sobre a educação no Município como um instrumento organizador da vontade coletiva da sociedade civil que, com base científica e com a utilização de recursos previsíveis, deve ter como intuito responder às necessidades sociais a partir de sua instituição.


À frente desta movimentação está a professora Fátima Machado, presidente do Conselho Municipal de Educação. Ela vem trabalhando com firmeza a fim de envolver os atores e a população para definir os objetivos do Plano de acordo com os objetivos do Município, explicitando e concretizando as mediações e relações entre ambos.


“Já estamos disponibilizando para toda a sociedade teresopolitana, através da internet e de outros mecanismos, o Plano Nacional de Educação e a Minuta do Plano Estadual de Educação. É necessário que todos tomem conhecimento destes planos, já que o PME deverá estabelecer metas alinhadas aos mesmos. Em breve divulgaremos dia, horário e local para os interessados se reunirem e propor estratégias coerentes e factíveis para a melhoria da Educação de nosso município”, avisa a professora.


As reuniões já estão acontecendo e a expectativa é de caminhar com a elaboração do Plano Municipal de Educação, de forma a definir as estratégias que garantirão a consecução ou atingimento das metas. Até o momento foram realizadas mais de dez reuniões envolvendo os principais atores do processo educacional municipal: Secretarias Municipais, equipes gestoras da rede pública e privada, sindicatos, Apae, Assind – Associação Síndrome de Down, representantes do Ensino Superior e Técnico Profissionalizante, entre outros.


“Nosso próximo passo será uma reunião com a Comissão Técnica Organizadora, que é responsável pela coordenação, organização e condensação de todas as etapas desenvolvidas até a finalização do PME. Neste encontro, através dos dados levantados pela Comissão, traçaremos o diagnóstico da Educação em Teresópolis e formularemos o documento base que será discutido nas escolas e pela sociedade civil em reuniões futuras”, explica Fátima Machado.


Prevista para o dia 25 de maio, a Conferência Municipal de Educação dará forma final ao documento. Também será instituído o Fórum Municipal de Educação, que deverá acompanhar, a partir de então, as diretrizes, estratégias e ações de curto, médio e longo prazo para que a gestão da Educação Municipal promova as mudanças e inovações necessárias, de acordo com a realidade do Município.


“Vivemos um momento histórico para a Educação Municipal. Estamos promovendo a discussão democrática do setor em nossa cidade, estabelecendo metas e criando estratégias para garantir que o direito e a qualidade da Educação avancem em nosso município nos próximos dez anos”, comemora o secretário Leonardo Vasconcellos.


Para conhecer o Plano Nacional de Educação e o Plano Estadual de Educação basta acessar o site da Prefeitura pelo endereçowww.teresopolis.rj.gov.br, e clicar no banner intitulado “Participe da elaboração do Plano Municipal de Educação”. O internauta terá acesso ao blog do Conselho Municipal de Educação, onde os dois documentos estão disponibilizados.

Texto e fotos: Marcelo Ferreira.


Nenhum comentário:

Postar um comentário