quarta-feira, 29 de julho de 2015

Procon Estadual autua 11 restaurantes no Méier nesta quarta-feira



20150729_103517edt_1438197625.54.jpg
O Procon Estadual, ligado à Secretaria de Estado de Proteção e Defesa do Consumidor, realizou, nesta quarta-feira (29/07), a Operação João Nogueira, com o objetivo de fiscalizar restaurantes do Méier, na Zona Norte do Rio. Os fiscais vistoriaram 19 restaurantes e autuaram 11 deles. Foram descartados 30kg e 96g de alimentos impróprios ao consumo e oito barris de 50 litros de chope cada, vencidos, além de outro de 30 litros sem especificação de validade.
No restaurante Olympiadas do Chopp, localizado na Rua Tenente Cerqueira, 24, havia um cartaz informando que a carne vendida era picanha argentina, mas os fiscais constataram no estoque que a picanha era procedente do Paraguai. Além disso, o estabelecimento não tinha uma cópia do Código de Defesa do Consumidor para consulta nem certificado do Corpo de Bombeiros. Foi dado um prazo de 48 horas para que o documento seja apresentado no Procon, sob pena de interdição. A cozinha do local também estava irregular, com pisos quebrados e ralo aberto, sendo determinado o reparo em um prazo de 15 dias.
No Bistrô Rio, localizado na Rua Silva Rabelo, 48, os fiscais descartaram cerca de 8 kg de produtos que estavam mal armazenados, entre molhos, creme de cebola e ketchup. Não havia no local o Livro de Reclamações, nem foi apresentado o certificado do Corpo de Bombeiros, que deverá ser levado à sede da Autarquia em 48 horas sob pena de interdição. O que mais chamou a atenção dos fiscais no restaurante foi a alta temperatura na cozinha, que dificultava a permanência no local para fiscalização. A equipe determinou que fossem retirados imediatamente os dois botijões de gás que se encontravam na cozinha, por provocar risco ao consumidor. O proprietário deverá manter fora de funcionamento o sistema de gás até que a utilização possa ser feita em segurança.
Os estabelecimentos em que não foram encontradas irregularidades são a Taberna Dom Rodrigues, na Rua Silva Rabelo, 40-A; a Lecadô, na Rua Dias da Cruz, 111; o Restaurante Transas, na Rua Silva Rabelo, 40; o Príncipe da Arábia, na Rua Constança Barbosa, 45A; o Koni, na Rua Dias da Cruz, 250; a Parmê, na Rua Dona Claudina, 281; Bar do Sardinha, na Rua Tenente Cerqueira Leite, 15 e o Sabor do Árabe, na Rua Silva Rabelo, 52.
Balanço da Operação João Nogueira:
1 - Constança Bar (Rua Constança Barbosa, 135-B): Ausência do Livro de Reclamações. Condições de limpeza precárias. Lixeira sem pedal. Certificado de potabilidade de água e de dedetização vencidos, dado o prazo de 15 dias para apresentação dos documentos na sede da Autarquia sob pena interdição.
2 - Restaurante Bom Galeto(Galeria Oxford, Rua Dias da Cruz, 188): Um barril de 50 litros de chope vencido.
3 - Bar Reza Forte (Rua Tenente Cerqueira Leite, 7): Vencidos: 2kg de contrafilé e três barris de chope de 50 litros. Sem especificação de validade: 1 kg de coxa; 2 kg e 200g de base para molho branco sem validade.
4 - Dolce Amore (Rua Constança Barbosa, 140, loja C): Ausência do Livro de Reclamações. Ausência do certificadode potabilidade da água, dado prazo de 15 dias para apresentação na sede da Autarquia sob pena de interdição. Vencidos: 3 litros de leite pasteurizado.
5 - Bar do Dias (Rua Tenente Cerqueira Leite, 15-A): Ausência do Código de Defesa do Consumidor para consulta. Ausência do Livro de Reclamações. Ausência do certificado do Corpo de Bombeiros. Foi dado um prazo de 48 horas para apresentação na sede da Autarquia sob pena de interdição. Sem especificação de validade: 1 kg e 500g carne seca; 500g filet de peixe; 3 kg de sobrecoxa de frango; 1kg de carré; 4kg de carne de sol; 2kg de contra filet bovino. Irregularidades na cozinha: lixeira aberta e sem acionamento por pedal; alimentos dentro de baldes descongelando no chão; barata no armário de mantimentos (certificado de dedetização em dia, foi determinado reforço imediato).
6 - Pimenta Rosa (Rua Tenente Cerqueira Leite, 18): Determinada limpeza da cozinha. Ralo da cozinha aberto. Certificado de potabilidade de água e de dedetização vencidos. Foi dado o prazo de 15 dias para apresentação dos documentos na sede do Procon Estadual, sob pena de interdição.
7 - Olympiadas do Chopp (Rua Tenente Cerqueira, 24, A e B): Ausência do Código de Defesa do Consumidor para consulta. Ausência do certificado do Corpo de Bombeiros, foi dado um prazo de 48 horas para apresentação na sede do Procon Estadual, sob pena de interdição. Irregularidades na cozinha, dado prazo de 15 dias para correção: pisos quebrados; ralo aberto. Cartaz informando venda de picanha argentina, constatada no estoque que a picanha tinha como origem o Paraguai.
8 - Cometa (Rua Dias da Cruz, 394): Três barris de chope Brahma (50L cada) vencidos. Ausência do Código de Defesa do Consumidor para consulta. Ausência do Livro de Reclamações.
9 - Casa do Bacalhau (Rua Dias da Cruz, 426): Sem especificação de validade: 100g de carne seca; 400g de creme de aipim; 50g de linguiça;100g de truta, 400g de maionese. Câmara de resfriados apresentando muita goteira.
10 - Rio's Gourmet (Rua Ana Barbosa, 36, loja R): Reclamação de 25/01/15 não enviada ao Procon. Vencidos: 4 kg e 170g de nhoque; 760 gramas de queijo ralado; 2kg e 516g de uva passa; um barril de 50 litros chope claro. Um barril de 30 litros de chope escuro sem especificação de vencimento.
11 - Bistrô Rio (Rua Silva Rabelo, 48): Produtos mal armazenados: 3kg e 600g de ketchup, 3L e 100 ml de molho shoyu e 1kg de creme de cebola. Ausência do Livro de Reclamações. Ausência do certificado do Corpo de Bombeiros, foi dado um prazo de 48 horas para apresentação na sede do Procon Estadual, sob pena de interdição. Alta temperatura na cozinha do estabelecimento, chegando a dificultar a permanência no local para fiscalização. Determinada a retirada de dois botijões de gás que se encontravam na cozinha, com proibição de uso, um estava sendo utilizado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário