segunda-feira, 27 de julho de 2015

Rodas de conversa marcam a Semana da Amamentação em Teresópolis



Com o slogan ‘Amamentação e trabalho: vamos fazer funcionar’, será realizada de 1 a 7 de agosto a SMAM - Semana Mundial da Amamentação 2015, uma realização da WABA (Aliança Mundial de Ação Pró-Amamentação) e Ibfan (Rede Internacional em Defesa do Direito de Amamentar), com o apoio do Ministério da Saúde e da Sociedade Brasileira de Pediatria. O tema, sobre mulheres trabalhadoras que amamentam, revive a campanha da SMAM de1993 sobre a iniciativa de um local de trabalho amigo das mães trabalhadoras.

Em Teresópolis, serão intensificadas neste período as rodas de conversa nas unidades de estratégia de saúde da família, com a proposta de envolver o maior número de grupos e pessoas de diversas idades possíveis. A campanha é coordenada pela Divisão de Programas de Saúde da Secretaria Municipal de Saúde, que tem à frente a pediatra Maria da Conceição Monteiro Salomão, que há 25 anos incentiva a prática do aleitamento materno em Teresópolis.

Desde o início da década de 1990, Teresópolis investe em estratégias de conscientização e de mobilização de gestantes e da sociedade, alertando para a importância da prática do aleitamento materno. O município possui quatro postos com o título de Unidade Básica Amiga da Amamentação, política pública do Governo do Estado voltada para a atenção básica. São eles o Centro Materno Infantil, na Várzea, e as unidades da Estratégia de Saúde da Família da Barra do Imbuí, de Venda Nova e de Vargem Grande.

Entre as mais recentes estratégias de sucesso para a promoção, proteção e apoio ao aleitamento materno no município estão o Centro de Lactação e Posto de Coleta de Leite Humano, entregues oficialmente à população em agosto de 2011. As duas unidades foram implantadas graças à parceria firmada entre a Prefeitura, o Programa de Assistência Comunitária do Consulado do Japão no Rio de Janeiro e Rotary Club, contando ainda com a cooperação técnica do Banco de Leite do Instituto Fernandes Figueira. 

Funcionando no Centro Materno Infantil, localizado no prédio da antiga Casa de Saúde Nossa Senhora de Fátima, na Várzea, o posto em como objetivo ajudar a suprir a demanda de leite materno no município, bem como apoiar e orientar as mães que tenham dificuldades quanto à amamentação. Todo o leite coletado é enviado ao Banco de Leite do Instituto Fernandes Figueira, no Rio de Janeiro, unidade de referência da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), onde é processado e qualificado. Depois de pasteurizado, o produto está pronto para servir de alimento para prematuros e crianças internadas com necessidades especiais.


EDITORIAL SMAM 2015
A Organização Mundial de Saúde (OMS) recomenda que as crianças recebam somente leite materno até os seis meses de idade e, de forma complementar, até os dois anos. Por isso, é importante todo tipo de apoio às mães que amamentam. 
  
São muitas as pesquisas demonstrando que a amamentação fortalece o vínculo mãe-bebê-família, protege a criança contra várias doenças, melhora o desenvolvimento da cavidade bucal, resultando na formação de dentes mais bonitos, proporciona menos problema de fala, respiração e mastigação e também ajuda a proteger a mãe contra o câncer de mama e de ovário.

Milhares de mulheres no Brasil não encontram apoio para manter a amamentação depois que retornam ao trabalho e, como consequência, desmamam seus bebês antes do período recomendado. Esta interrupção diminui a proteção da criança contra doenças e eleva as chances de maior ausência das mães do seu local de trabalho para cuidar de seus filhos.

O Ministério da Saúde e a Sociedade Brasileira de Pediatria lançaram a estratégia “MULHER TRABALHADORA QUE AMAMENTA”, com três eixos de ação: salas de apoio à mulher trabalhadora que amamenta; a extensão da Licença Maternidade – Empresa Cidadã - Lei federal 11.770, e creche no local de trabalho (para empresa com mais de 30 mulheres em idade fértil) ou auxílio-creche. 

Algumas empresas e instituições já aderiram ao projeto, ampliando a licença maternidade para seis meses e criando um lugar apropriado para a trabalhadora que amamenta esvaziar as mamas durante a jornada de trabalho, permitindo que ela possa levar para casa o leite retirado e oferecer ao seu filho posteriormente. Este tipo de iniciativa beneficia a dupla mãe-criança e também a empresa, que ao dar maior conforto e valorizar as necessidades das mulheres, facilita uma maior adesão ao emprego e passa a ter uma imagem mais positiva perante os funcionários e a sociedade.

A estrutura para implantar as salas de apoio não é complexa. Essencialmente, o local precisa garantir privacidade à mulher, ter um lavatório para os cuidados de higiene das mãos e dos seios, um freezer, mesa e cadeira. Todos os critérios para a implantação das salas de apoio estão contemplados na Nota Técnica Conjunta nº 01/2010, da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa/MS).

São objetivos da SMAM 2015:

1. Promover o apoio multidimensional de todos os setores para possibilitar às mulheres, em todos os lugares, trabalhar e continuar amamentando.

2. Reforçar as ações dos empregadores para que os locais de trabalho se tornem amigos da família/pai/companheiro/bebê e mãe, facilitando e apoiando ativamente as mulheres trabalhadoras para que continuem a amamentar.

3. Informar as pessoas sobre os avanços mais recentes dos direitos de Proteção à Maternidade a nível mundial, e aumentar a conscientização sobre a necessidade de fortalecer a legislação nacional e sua implementação.

4. Apresentar, facilitar e reforçar práticas de apoio que possibilitem às mulheres que trabalham no setor informal a amamentarem.

5. Envolver e formar parceria com grupos-alvos específicos, por exemplo, sindicatos, organizações de proteção dos direitos do trabalhador/da mulher, grupos de mulheres e grupos de jovens, para proteger os direitos da amamentação das mulheres pelos locais de trabalho.


Maria da Conceição M. Salomão
Divisão de Programas de Saúde
Secretaria Municipal de Saúde

Nenhum comentário:

Postar um comentário