quinta-feira, 30 de julho de 2015

Quatro pessoas são presas em operação do Procon Estadual e da Decon


20150730_104835edt2_1438285447.54.jpg
O Procon Estadual, ligado à Secretaria de Estado de Proteção e Defesa do Consumidor, e a Delegacia do Consumidor (Decon) realizaram, nesta quinta-feira (30/07), a Operação Deus nos Acuda, que fiscalizou distribuidoras de alimentos e restaurantes do Mercado de São Sebastião, na Penha,bairro da Zona Norte do Rio. O objetivo foi checar irregularidades apuradas em uma investigação da Decon.Ao todo, quatro pessoas foram levadas presas para a Decon: um funcionário responsável pelo frigorífico central do mercado e os gerentesdo Karioca´s Restaurante, do Maná Grill e da Churrascaria Três Marias. Foram descartadas pela fiscalização três toneladas e 610 kg de alimentos impróprios ao consumo.
Somente no frigorífico central do Mercado São Sebastião, que fica localizado na Rua do Alho, 118, os fiscais encontraram três toneladas e 530kg de alimentos vencidos, incluindo salgadinhos diversos. A Comlurb teve que ser acionada para fazer o descarte, devido à grande quantidade de alimentos.Uma parte do frigorífico central, utilizada como depósito, foi interditada. Lá havia uma grande quantidade de produtos, alguns deles com validade vencida há cinco anos. Foi dado um prazo de 30 dias para que o espaço seja esvaziado e limpo.
No Maná Grill, os fiscais descartaram cerca de 20kg de alimentos impróprios ao consumo, entre carnes e massas para salgados. No momento da fiscalização não foi apresentado o certificado do Corpo de Bombeiros. Foi dado um prazo de 48 horas para que o documento seja levado à sede do Procon Estadual. Caso o contrário, o estabelecimento será interditado.
O Karioca´s Restaurante também deverá apresentar o certificado do Corpo de Bombeiros no mesmo prazo. Lá os fiscais encontraram muita sujeira na cozinha e problemas na temperatura dos alimentos, que não estavam resfriados ou estavam com a temperatura abaixo do indicado. Os agentes deram um prazo de 15 dias para que seja efetuado o reparo na cozinha.Não foram encontradas irregularidades no Centro de Distribuição Prezunic e no Deposito do Supermercado Princesa, ambos noMercado São Sebastião.
Balanço da Operação Deus nos Acuda:
1 - Maná Grill (Rua do Arroz, 105): Produtos vencidos: 11kg de carne bovina (lagarto); 4kg e 500g de carne bovina (lagarto). Produtos sem especificação de validade: 1kg de linguiça calabresa; 500g de fígado; 600g de massa para croquete; 800g de bacalhau desfiado; 1kg e 500g de coxa temperada. Duas lixeiras sem tampa na cozinha. Prazo de 48 horas para apresentação do certificado do corpo de bombeiros sob pena de interdição. Gerente foi conduzido à Decon.
2 - Churrascaria Três Marias (Rua do Milho, 80): Ausência do Código de Defesa do Consumidor para consulta. Certificado de dedetização vencido. Produtos sem especificação de validade: 8kg de molho de tomate; 1kg de salmão e bacalhau; 15kg e 900g de cupim; 2kg de polvo. Alimentos estocados em contato com o chão. Câmara fria com piso quebrado acumulando água e restos de alimentos, prazo de 15 dias para reparo sob pena de interdição. Sócio-gerente foi conduzido à Decon.
3 - Karioca's Restaurante (Rua do Arroz, 101): Alimentos sem especificação de validade: 2kg e 470g de muçarela; 1kg e 380g de apresuntado; 845 g de alcaparras; 2kg e 800g de molho de pimenta; 2kg e 215g de peito de peru; 2kg e 310g de frutos do mar; 1kg e 255g de pastel chinês; 6kg e 210g de carnes; 4kg e 910g de linguiça; 100g de frango. Vencidos: 385g de aipim; 480g de pão e 915g de maisena. Cozinha apresentando sujeira. Prazo de 15 dias para regularização. Rampa de manuseio de sushi não resfriada. (26 graus marcando no termômetro do estabelecimento). Rampa de alimentos em temperatura inadequada. (Água a 37 graus e alimento a 33 graus). Dedetização vencida em 25/07/2015. Prazo de 15 dias para regularização. Ausência do certificado do corpo de bombeiros. Prazo de 48 horas para apresentar sob pena de interdição. Gerente foi conduzido à Decon.
4 - Makro (Rua do Alho, 1.095): Produtos encontrados na câmara fria sem placa de identificação de impróprio para consumo:6 kg de hambúrguer hot pocket vencido em 28/07/2015. Ausência do certificado de potabilidade da água.
5 - Frigorífico Central do Mercado São Sebastião(Rua do Alho, 118/134): Produtos vencidos: três toneladas e 530kg de salgados, entre empadas de frango; quibes; bombons de queijo com requeijão; pães de queijo; rissoles de queijo; rissoles de carne; folheados de frango; pães de batata; coxinhas; bolinhas de queijo; bolinhos de bacalhau; de bacalhau com batata frita; rissoles de camarão; bacalhau com nata e cenouras. O responsável que estava no frigorífico foi levado para a Decon. Parte do frigorífico foi interditada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário